Clube Português Motociclismo
GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: karloxilva em Junho 01, 2017, 21:01:04, 21:01
-
Para quem não conhece:
http://www.pdfmotomanual.com (http://www.pdfmotomanual.com)
Não falta o "Manual Imbecil da Moto" (em "Humor", está em castelhano).
Algumas definições técnicas:
"Um motor está cheio de coisas complicadas. O motor não se abre nunca. Primeiro, porque dá azar, e depois porque não há deus que o volte a montar. Se alguém experimenta abri-lo, inteira-se de que lhe sobram parafusos e molas, o que demonstra que os construtores desperdiçam sem vergonha e os engenheiros são cruéis com os condutores em geral".
"Para que serve uma mota? Na realidade para nada, mas tem algumas vantagens. Em primeiro lugar, a economia em limpa pára-brisas". Em segundo lugar "qualquer trapalhão não corre o risco de entalar os dedos ao fechar o porta-bagagens".
Conselhos de Segurança:
"A cabeça de um motociclista deve estar sempre protegida, por isso não há que esquecer as aspirinas quando se sai de uma farra".
Considerações sociológicas:
"Os motociclistas não comunicam entre si? Falso, o motocilista é naturalmente extrovertido, o motociclista está em todo o lado. Podem ser vistos no hospital, na reabilitação, nas esquadras de polícia e nas comissões de retirada de carta de condução..."
E algumas definições para se perceber os diversos tipos de motas.
"Trail": "Antigamente denominada de 'scrambler', a trail pode circular à vez por estradas e trilhos. Recomendada para alcoólicos, invisuais e outros condutores erráticos".
"GT": Moto construída em redor das malas, cuja capacidade de carga varia de um relógio de ringue até uma armário de três elementos".
"Scooter": "O resultado do cruzamento de uma pequena banheira com assento e um cavalo de baloiço".
"Harley": Moto de outra época em que o preço era directamente proporcional à idade do seu proprietário".
"Desportiva": é exactamente o contrário de uma "Custom", moto totalmente carenada, de guiador baixo e selim muito alto, e com um motor sumamente nervoso. Indispensável para os que têm a medula espinal directamente ligada ao acelerador.
Divirtam-se.
-
Adoro esta:
"Scooter": "O resultado do cruzamento de uma pequena banheira com assento e um cavalo de baloiço".
Boa partilha !!! :palmas:
Já me ri hoje. Boa disposição é o que precisamos.
-
Grato pela partilha...
:cool: :cool: :cool:
-
Relativamente a manuais de utilizador e serviço, a bíblia é:
https://www.manualslib.com/
Serve para tudo e tem para muitas motos.
Se não está neste site... então é porque vai dar algum trabalho encontrar!
Visualmente não é atractivo, mas dá para para navegar e pesquisar directamente através do site.
Aqui nos favoritos do browser tenho ainda os seguintes:
http://www.mybikemanuals.com/ - Contém os manuais de utilizador para a generalidade das marcas e modelos.
https://www.carlsalter.com/ - Contém uma boa colecção de manuais de serviço, embora pouca coisa recente.
Um dos problemas com os manuais de serviço / reparação para veículos mais recentes é que são distribuidos aos agentes sob a forma de dvd ou aplicação para pc.
Portanto, torna-se complicado encontrar disponível. Embora ocasionalmente vai surgindo quem disponibilize.
-
Andava à procura do manual de serviço para a minha e encontrei nesse 1º LINK. Thanks. :nice: :nice:
São 654 páginas :D mas com tempo a ver se faço uma coisa que tenho em mente fazer eu próprio.
-
Alguém está interessado no manual da XADV 750?
Tenho os dois, enviados pela Honda Portugal a meu pedido, o em inglês e o em português, mas só o primeiro está em condições de partilhar, o em português é a versão técnica para impressão industrial com as marcas de alinhamento para corte e dobragem...
Manual XADV 750 (RC95) Inglês (https://7rgo03.s.cld.pt)
Se alguém quiser o em português envie PM...
Sent from my iPhone using Tapatalk