Clube Português Motociclismo

Test-Rides / Comparativos / Contactos / Novidades no sector => Comparativos => Tópico iniciado por: Sapiens21 em Julho 01, 2016, 13:31:09, 13:31

Título: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: Sapiens21 em Julho 01, 2016, 13:31:09, 13:31
Teste comparativo entre:
PIAGGIO MEDLEY VS HONDA PCX


(http://www.scooter-station.com/ttesimages/scooters/comparo/Comparatif-PCX-Medley-125-2.jpg)

(http://www.scooter-station.com/ttesimages/scooters/comparo/Comparatif-PCX-Medley125-12.jpg)

(http://www.scooter-station.com/ttesimages/scooters/comparo/Comparatif-PCX-Medley125-13.jpg)


O comparativo entre estas duas excelentes propostas para a cidade é inevitável e não tardará em que surjam muitos mais e provenientes de diversas publicações da especialidade.
Dada a enorme proximidade entre as duas propostas em termos de desempenho e foco direccionado à cidade, sendo uma melhor numas áreas e outras noutras áreas, desde já digo que não me espantará absolutamente nada ver dentro de semanas a Medley a ganhar nalguns comparativos e a PCX (aqui com os updates 2016) a ganhar noutros.
   :) :)


Ora este é mais um bom exemplo que juntou duas propostas que estão dentro do leque das melhores citadinas actualmente no seu segmento!   8)

(https://lh3.googleusercontent.com/-CekwIJFYpKo/V3ZcSa6NNgI/AAAAAAAAEcE/a0NaipMiJxAd9HJ5CTsXP3xof2QMwsnogCCo/s476/1.png)


Comparativo Piaggio Medley 125 VS Honda PCX 125, com as medições efectuadas Scooter-Station:

Velocidade Máxima:
- Piaggio Medley 125 » 103 km/h reais / No velocímetro 110 km/h 
- Honda PCX 125 » 101 km/h reais / No velocímetro 110 km/h

Aceleração dos 0 aos 100m (Stop & Start desactivado)
- Piaggio Medley 125 » 9,3seg
- Honda PCX 125 » 9,4seg.

Aceleração dos 0 aos 100m (Stop & Start activado)
- Piaggio Medley 125 » 9,6seg.
- Honda PCX 125 » 9,6seg.

Peso dos modelos totalmente atestados e distribuição de massas:
- Piaggio Medley 125 » 140,8kg reais (Frente: 58,4kg ; Atrás: 82,4kg), contra 138kg anunciados
- Honda PCX 125 » 131,4kg reais (Frente: 57kg ; Atrás: 74,4kg), contra 130kg anunciados

Consumos alcançados durante o teste:
- Piaggio Medley 125 » 3,3L/100 km
- Honda PCX 125 » 2,8L/100 km

Raio de brecagem (quanto menor, melhor)
- Piaggio Medley 125 » 3,25m
- Honda PCX 125 » 2,53m


(https://lh3.googleusercontent.com/-vFBJYkB6ksc/V3ZcSdND_uI/AAAAAAAAEcM/t9N3fM3cvyMY7bpo_poXknLcWEVZrFhGACCo/s513/2.png)

(https://lh3.googleusercontent.com/-AfLXAIXDoio/V3ZcSRLZQYI/AAAAAAAAEcI/DTFUD5CQVxglcaoKSIM0Fe6XwtPdU-j5gCCo/s510/3.png)

São dois modelos que estão separados por no máx. €200,00 (não incluindo eventuais descontos conseguidos com uma ou outra), ambas com grande qualidade de construção e montagem no segmento em que se inserem e com atributos que as tornam máquinas muito apetecíveis para qualquer interessado em querer entrar pela 1ª vez no "Mundo das motos".   :D


Imagens obtidas em: http://www.scooter-station.com/
Teste integral:  Comparatif - Sccoter-Station (http://www.scooter-station.com/Comparatif-Piaggio-Medley-125-vs-Honda-PCX-2017.html)
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: João_Santos em Julho 02, 2016, 05:59:52, 05:59
Impressionante esta PCX a liderar os mercados desde 2010 em diversos Países. Um motor com tecnologia que muitos construtores vão seguindo, como a posição do Radiador por exemplo. Anda a vapor de gasolina e aguenta quase todas as maldades.

João
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: Sapiens21 em Julho 02, 2016, 09:53:44, 09:53
São máquinas muito bem pensadas para a cidade, cada uma conseguindo mostrar-se um pouco superior em determinada área face à outra.

A Medley tem algo que é bastante apreciado no contexto da cidade...roda maior (pelo menos a da frente), que ajuda bastante em determinado tipo de pisos. O próprio estrado plano para os pés é também muito apreciado em diversos países da Europa. Outro bom adicionamento e que faz a diferença é trazer já ABS.

Quanto à PCX é um caso de gigantesco sucesso porque nasceu muito bem pensada desde o início, tem uma mecânica capaz de aguentar uma utilização intensiva com uma fiabilidade impressionante...e sempre com consumos quase imbatíveis por qualquer concorrente.
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: mneves em Julho 04, 2016, 22:27:08, 22:27
Sempre tive em mente que Piaggio é bom mas algo caro .
Qualidade não falta ,só umas limadelas....
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: João_Santos em Julho 06, 2016, 14:08:38, 14:08
Marco falta o salto para muito bom e a preços acessíveis. Mas o mais importante é a assistência e nisso a Honda é imbativel.

João  :scooter: :scooter:
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: Sapiens21 em Setembro 18, 2016, 21:58:30, 21:58
Por acaso nesta Piaggio o preço até não é excessivo.  :nice:

Notei perfeitamente a qualidade real do modelo e sua solidez em vários pisos, pelo que ao adicionarem-lhe já o ABS e alguma tecnologia actual (Star-Stop), o preço pedido alinha-se no expectável para a categoria.

Veremos como responde o nosso mercado em concreto... ;)
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: CLopes em Setembro 20, 2016, 14:35:02, 14:35
Quando a Pcx sair com Abs, vai reinar durante mais uma década.
E daqui a uns anos vai ser coleccionável como a Vespa.

Mas lá que a Medley é uma Scooter bonita, lá isso é.
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 29, 2016, 23:17:14, 23:17
A Medley é fantástica, Carla.
A condução em cidade é extremamente fácil e imagino que mesmo quem nunca tenha andado num motociclo, a ache muito fácil de conduzir.  :)

Quanto a uma PCX com ABS, é muitíssimo provável...na próxima geração da mesma.  :)
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 30, 2016, 00:27:48, 00:27
http://www.therideadvice.com/abs-motorcycles-vs-non-abs-motorcycles-need-motorcycle-abs/

Seja 125cc ou 1800cc...nem o mais experiente condutor consegue, em determinadas situações,  furtar-se de uma queda numa travagem em piso molhado.

Não sendo o ABS um salvador para tudo e mais alguma coisa, ainda assim ajuda bastante...


Parte final do extenso artigo sobre o assunto:

"Just like helmets for riders and seat belts in cars, it’s a technology that saves lives. If you still don’t want ABS on a motorcycle than more power to you. Just don’t go around saying that ABS is unnecessary or you’re better than it. It’s not and you aren’t."
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: LoneRider em Outubro 30, 2016, 05:13:58, 05:13
Errado.

O Abs serve,  única e exclusivamente,  para impedir que as rodas bloqueiem em casos de travagem brusca/pánico ou emergência.

Depois disto vem aquilo que o Sapiens disse,  que ajuda a melhorar as estatísticas,  bla, bla, bla......

Mas mesmo com um ABS o senhor pode muito bem comer o cú do carro que o precede.
E até tinha distância suficiente para parar em segurança. Mas tal não aconteceu.
Porquê!?
Porque e preciso saber travar.
A sensivelmente 2 años estive no Honda Instituto de Seguridad em Barcelona a fazer um curso de condução onde tive a oportunidade de medir as minhas travagens e aprender o procedimento correcto a ter nas varia circunstâncias (principalmente as mais frequentes).
Fiquei pasmo ao constatar que,  o ABS é  um falso,  porque numa travagem de pânico entra fácilmente em ação e alarga muito a distancia de travagem.
Resultado!?
Não  cais mas vou dar uma beijinho no cú da menina muito gorda que vai ali à  minha frente.
Foi então que me ensinaram que as travagens devem ser praticadas,  para conhecer a tua mota,  a capacidade de travagem e,  quando e em que situações entra em acção o dito cujo falso e ranhoso ABS. Aprendi que a força na manete é crucial para evitar esse amigo da onça entrar em acção,  que a força deve ser progressiva e que se devem travar com os dois travões para que a moto esté o mais estável possível e cargue peso em ambos os trens,  tudo isto para evitar que ele funcione.
Resumindo,  para quê ter ABS se a maior parte do pessoal não sabe usá-lo!?
Depois....
Será assim tão efectivo e com melhorias significativas na segurança uma moto de 150kg estar equipada com Abs!?
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 30, 2016, 09:11:51, 09:11
Errado.
(....)

Com todo o respeito, nao consigo encontrar nada de errado naquilo que escrevi...absolutamente nada.

Aquilo que noto logo de seguida (e novamente com todo o respeito o digo), é uma explicação de alguém que se julga acima de todos os mortais e que olha de alto para os mesmos como se fossem algo idiotas no possível uso de equipamentos de segurança.

Aquele a que chamas de "falso e ranhoso", já salvou muita gente de quedas certas e impossíveis de salvar.

Naturalmente que deve saber-se utilizar (e aqui sim estamos de acordo!!!) , mas vir tornar tão redundante a sua necessidade, parece-me errado na maneira de olhar para um dispositivo de segurança como este e com a importância que tem.

Em piso molhado, numa qualquer situação de necessidade de travagem forte e repentina...gostaria de ver o que faria a experiência sobre-humana quando as rodas bloqueassem e sem ter ABS.


Depois temos isto...


(....)Resumindo,  para quê ter ABS se a maior parte do pessoal não sabe usá-lo!?
Depois....
(....)

A maior parte não sabe usar o ABS?
Quantos deles?? 75%, 90%...

Ou trata-se de uma simples maneira de chegar a uma conclusão retirada do nada, tomando novamente quase todos os motociclistas ao nível das faculdades de uma criança de 7 anos de idade?

O ABS é importante. Ponto!
Deve ser utilizado actuando nos dois travões para maximizar o seu desempenho. Ponto!
O ABS, mesmo em modelos até 150Kg, continua a ser eficaz e a salvar condutores de quedas certas. Ponto!

Se houver tempo, convido os membros a uma leitura atenta daquele extenso teste colocado no link.  :nice: 
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: pedroareias em Outubro 30, 2016, 09:25:59, 09:25
Sapiens21: e agora aquele sistema da Bosch de assistência em curva que as KTM e a Z1000SX vai também ser muito importante.

Sem dúvida, o ABS, tal como antes os pneus radiais, os travões de disco, a assistência em travagem e outras 'novidades' foi um enorme e indiscutível contributo.

Tenho idade suficiente para me recordar dessas discussões nos anos 80 e 90 em revistas, até que mesmo alguns pilotos vieram afirmar que o ABS era uma evolução altamente positiva.


Errado.
(....)

Com todo o respeito, nao consigo encontrar nada de errado naquilo que escrevi...absolutamente nada.

Aquilo que noto logo de seguida (e novamente com todo o respeito o digo), é uma explicação de alguém que se julga acima de todos os mortais e que olha de alto para os mesmos como se fossem algo idiotas no possível uso de equipamentos de segurança.

Aquele a que chamas de "falso e ranhoso", já salvou muita gente de quedas certas e impossíveis de salvar.

Naturalmente que deve saber-se utilizar (e aqui sim estamos de acordo!!!) , mas vir tornar tão redundante a sua necessidade, parece-me errado na maneira de olhar para um dispositivo de segurança como este e com a importância que tem.

Em piso molhado, numa qualquer situação de necessidade de travagem forte e repentina...gostaria de ver o que faria a experiência sobre-humana quando as rodas bloqueassem e sem ter ABS.


Depois temos isto...


(....)Resumindo,  para quê ter ABS se a maior parte do pessoal não sabe usá-lo!?
Depois....
(....)

A maior parte não sabe usar o ABS?
Quantos deles?? 75%, 90%...

Ou trata-se de uma simples maneira de chegar a uma conclusão retirada do nada, tomando novamente quase todos os motociclistas ao nível das faculdades de uma criança de 7 anos de idade?

O ABS é importante. Ponto!
Deve ser utilizado actuando nos dois travões para maximizar o seu desempenho. Ponto!
O ABS, mesmo em modelos até 150Kg, continua a ser eficaz e a salvar condutores de quedas certas. Ponto!

Se houver tempo, convido os membros a uma leitura atenta daquele extenso teste colocado no link.  :nice:
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: João_Santos em Outubro 30, 2016, 09:54:14, 09:54
Isaac não há palavras em certas alturas. Estou quase a ficar em Silêncio.

Não perder tempo é fundamental para salvar a nossa Mente.  :napodeser: :napodeser:

Aos poucos o nosso Querido Fórum vai..........

João  :scooter: :scooter:
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: mneves em Outubro 30, 2016, 18:22:08, 18:22
ABS= antilock braking system
Ou há quem refira antiblock braking system
Título: Re: TESTE COMPARATIVO - Piaggio Medley VS Honda PCX
Enviado por: LoneRider em Outubro 30, 2016, 18:39:51, 18:39
ABS= antilock braking system
Ou há quem refira antiblock braking system

Obrigado pela correcçao! ;)