Do tempo em que as matrículas tinham lugar no guarda-lamas...
(https://s1.postimg.org/9tj2kcy09b/WP_20170806_005.jpg)
Ontem, num normalíssimo passeio nocturno aqui pela minha zona, deparei-me com um motociclo que chama à atenção, fazendo-o não só pela sua raridade, como pelo aspecto ainda bastante cuidado tendo em conta a sua já muito longa idade.
Tratava-se de uma Vespa que - presumo apenas - seja ali dos inícios dos anos 60', com algumas marca(zitas) aqui e acolá se vistas de perto e com uns respeitáveis mais de 81.000kms marcados no odómetro.
Mas o que me chamou à atenção foi algo que se deixou de ver por completo de há uns muito longos anos para cá...algo que no fundo dei logo a entender no título escolhido para este tópico.
Porventura os mais velhos nestas "andanças" irão recordar-se de que era comum, mas nos dias que correm já é muito raro ver um motociclo com a matrícula no guarda-lamas frontal, com a indicação a fazer-se de ambos os lados....e isto sem esquecer que se mantinha na mesma a indicação na retaguarda.
Provavelmente estaria noutros tempos (+50 anos??) algo no Código da Estrada que a isso obrigasse, mas deixou de se ver e...bem...chamou-me desta vez à atenção, apesar de já ter visto o mesmo noutros modelos igualmente com umas largas dezenas de anos. Alguns desses casos com um pequeno suporte das chapas de matrícula no guarda-lamas, em zona central do mesmo, e a indicação da matrícula a fazer-se de ambos os lados.
(https://s2.postimg.org/60epxa3bd/WP_20170806_004.jpg)
Trata-se de um pequeno pedaço da história ligado ao motociclismo e que, possivelmente como tantas outras coisas, ficou no passado e sem qualquer reflexo no futuro.
Quanto a este modelo em si e que me atrevi a captar 3 fotos numa zona algo escura, fez-me "atirar o palpite" naquele momento de que era máquina que dormiria regulamente na rua, sem receio de que seja olhada com cobiça, pois que os mais novos não a sabem admirar ou dar o devido valor, o que para o caso é uma vantagem....isto apesar de o seu valor ser bem mais elevado do que o seu ar antigo pode dar a entender a muitos.
A adivinhar também pela quantidade de autocolantes, quase de certeza já tinha entrada numa série de provas e o seu dono (que gostaria de conhecer) por certo se encontraria inscrito nuns quantos clubes de motociclismo...
Um belo pedaço de história, terá esta unidade da Vespa para contar. :nice: :nice:
Nota: Lamento a qualidade das fotos, mas dada a fraca luminosidade, não foi possível melhor...e eu sou avesso ao uso do flash.
(https://s1.postimg.org/welf6q8z3/WP_20170806_006.jpg)