Garantias!
Com o que posso contar? Como fazer? Que prazos tenho? Que soluções?
(http://www.dgpj.mj.pt/sections/noticias/a-dgpj-aconselha-os/downloadFile/photo_f0/logo_casa.jpg)
De forma algo regular - mais do que seria desejável - lemos aqui no fórum e noutros fóruns ligados ao sector automóvel e de motociclos, a existência de grandes dificuldades em serem aceites reclamações em período de garantia, ou então notícia de alegados concessionários/oficinas que determinam por si mesmos que algum componente não está abrangido por garantia e exige pagamento para a reparação/substituição...ou, pior ainda, um apontar directo ao cliente, responsabilizando-o por um mau uso ou desconforme com as características do veículo, mesmo nada havendo que justifique tal tipo de interpretação e leviandade nas conclusões...
Pois é assim importante divulgar que felizmente existe um centro de resolução alternativa de litígios em Portugal e que tem competência especializada para resolver estas questões, na forma de informação e aconselhamento jurídico independente e gratuita, capaz de possibilitar ou facilitar a resolução de litígios através da mediação, conciliação ou...caso seja necessário, julgamento arbitral, isto sem qualquer limite de valor.
Sem mais delongas, deixo-vos um documento em PDF (em que o Centro de Arbitragem descreve os passos detalhadamente) e que fica a constar deste tópico para servir de eventuais consultas posteriores, esperando eu que nunca tenham de o consultar atentamente e ao detalhe em virtude de algum tipo de litígio com um concessionário ou oficina. :)
GARANTIA DE PEÇAS > CENTRO ARBITRAGEM SECTOR AUTOMÓVEL (http://www.google.pt/url?q=http://www.arbitragemauto.pt/media/Garantia_Pecas.pdf&sa=U&ved=0ahUKEwiS4O68oMzVAhUD1BoKHQL9AokQFggxMAU&usg=AFQjCNFF6N4zlDKF3nOd_1q8yrjgnzikwA)
Página oficial: http://www.arbitragemauto.pt/