Clube Português Motociclismo

GERAL => Quadro dedicado à mecânica no geral => Tópico iniciado por: Sapiens21 em Agosto 30, 2017, 16:20:37, 16:20

Título: Limpeza de jantes raiadas...
Enviado por: Sapiens21 em Agosto 30, 2017, 16:20:37, 16:20
Limpeza de jantes raiadas...



(http://www.motofab.com/images/restore/clean/steam_use.jpg)



Gostaria de iniciar o debate em torno desta situação da limpeza de jantes raiadas e que não será tão fácil quanto ter p. ex. apenas 5 ou 6 braços nas jantes.
A limpeza de jantes raiadas pode levar a uma certa minucia e tornar-se exigente, desde logo e à partida...porque é bem mais demorada.


No entanto, segundo pude pesquisar, existem alguns produtos que facilitam bastante esse tipo de prática, levando a que se dissolvam algumas impurezas ou gorduras de forma mais eficaz e sem "atacar" o metal das jantes.


Para quem não pretende gastar algum dinheiro em produtos específicos (p. ex. Motul Cleaning Products), tem sempre a possibilidade de aguçar a arte do engenho, como o caso que aqui trago e em que se faz uso de pasta de dentes e um pedaço de cordel. http://www.motorcycleinfo.co.uk/index6fe6.html?fa=contentGeneric.obxaszqugbllbuna&pageId=99876



(https://s26.postimg.org/kvfvy9g2h/cleaning_spoke_wheels.jpg)


(https://s26.postimg.org/sfdke1ymx/clean_spoke_wheels.jpg)



E a coisa parece bastante simples como se vê na imagem...

Um pouco de cordel (quiçá uns 60-70cm devem chegar) e ter ali uma pasta de dentes por perto. Mas não tenham já problemas com isso, pois o gasto é muito pouco.


Enrola-se o cordel em volta do raio (2 voltas talvez seja o bastante) e aplica-se na zona de fricção uma muito pequena quantidade de pasta de dentes, umedecendo esse local.


Ao puxar o cordel para trás e para a frente de forma repetida (relembrando mais uma vez que o local não pode estar seco), vai resultar numa limpeza e eliminação de resíduos eficaz e que se pode testemunhar pela imagem que aqui deixo.


É ainda importante dizer que os raios não estão ligados à jante de forma igual em todos os motociclos, pelo que o processo aqui relatado pode não servir de forma tão fácil e eficiente em todo os casos.


Imagino que haja outras técnicas, umas mais trabalhosas que outras, umas mais eficazes que outras, umas com melhores resultados finais que outras...mas deixo-vos o tópico à disposição para aqui deixarem a vossa opinião e experiência com situações de limpeza de jantes raiadas. :nice:
Título: Re: Limpeza de jantes raiadas...
Enviado por: jacreis em Agosto 30, 2017, 16:43:58, 16:43
Eu uso um pequeno trapo embebido em WD40  No final passo com um pano limpo .
 Dá trabalho mas no final até fica bem.
Tenho cuidado em não contaminar com o wd40 os discos de travões.
Título: Re: Limpeza de jantes raiadas...
Enviado por: Sapiens21 em Agosto 30, 2017, 19:07:38, 19:07
Eheh  :nice:
Não faltam utilizações dadas ao WD-40.,
Título: Re: Limpeza de jantes raiadas...
Enviado por: Cross em Agosto 30, 2017, 21:24:08, 21:24
É o fio raial... :) 

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Título: Re: Limpeza de jantes raiadas...
Enviado por: Sal em Agosto 30, 2017, 21:41:38, 21:41
Engraçado que essa é a mesma técnica que eu utilizo (mas com um pano) para limpar/polir os colectores da minha montada.
Cansa pouco e funciona muito bem