História do Motociclismo: O aparecimento dos discos de travão...
(http://s.hswstatic.com/gif/1969-honda-cb750-5.jpg)
Esta questão de quando apareceram afinal os discos de travão nos motociclos, surgiu num dos tópicos aqui do fórum e entendi que era uma boa ideia recordar um pouco da história que está por detrás do aparecimento dos mesmos...
E antes de o fazer, há que dizer que o seu aparecimento se deu primeiramente nos carros de corridas em meados de 1950, não só para melhorar naturalmente a capacidade de travagem, mas também para melhorar a eficácia na dissipação de calor, para melhorar a resistência às solicitações frequentes e até na redução da força a aplicar para diminuir a velocidade.
Pois no caso dos motociclos não foi logo a seguir e teve de se esperar de meados dos anos 50' até 1962, altura em que os travões de disco instalados de fábrica foram usados naquela que é considerada a primeira de todas...e foi uma scooter. Yep! :) E assim é considerada, apesar de haver muito antes algo que se assemelhava a discos, sem o serem propriamente como os conhecemos agora... :)
Ora esta scooter pioneira era nem mais nem menos do que a Lambretta TV175 Series 3, produzida entre 1962 e 1965, e que acabou por derivar também na motorização com 198cc.
Tratava-se de uma scooter com um peso que rondava os 110Kg, tinha 4 velocidades, alcançava pouco + de 90Kmh e....para aquilo que nos interessa aqui para o tema, tinha um sistema de travagem com disco à frente e tambor atrás, o qual chegou a vir protegido com uma espécie de grelha plástica de cor branca.
Ei-la aqui...
(https://beedspeed.com/html-pages/1963_TV_175_Mk3.gif)
No caso das motos de produção em série, a utilização do disco de travão, ocorreu em primeiro lugar na Honda CB750 (corria o ano de 1969), quando um engenheiro da Honda - Harada - olhou com atenção para aquilo que tinha sido desenvolvido por uma empresa de material aftermarket nos EUA, chamada Lockhart, levando isto ao conhecimento do presidente da companhia - Soichiro Honda - o qual aprovou este sistema de travagem e que foi depois alvo de desenvolvimento pela própria Honda, com um rotor feito em aço e um único pistão, o qual se revelou bastante competente em seco, mas que apresentava necessidade de cautela e futuros testes para melhorar a eficácia sempre que se andava à chuva e o disco ficava molhado.
Mais tarde a Honda voltou a destacar-se, tornando-se em 1975 na primeira a colocar no mercado um modelo de produção em série - CB 750 Four - com discos à frente e atrás.
A MV Agusta seguiu-se logo à Honda com os travões de disco, mas segundo pude ler foi tão impopular a sua utilização, que os proprietários de modelos desta marca Italiana curiosamente preferiram converter as suas MV Agusta para levar o velhinho sistema de tambor.
Quanto à BMW também tem o seu nome "gravado" no que toca à história em matéria de travagem, ao tornar-se em 1988 como o primeiro fabricante a desenvolver um sistema anti-bloqueio colocado num motociclo. Terá sido esta na verdade a 1ª geração do agora quase vulgar ABS e que apareceu na K100LT.
(https://cdn.rideapart.com/wp-content/uploads/2013%2F09%2FABS-top.jpg)
Se quiserem saber um pouco mais, passem pelos vários links que aqui deixo e qu abordam não só o tema, como também os modelos indicados neste tópico . :)
http://world.honda.com/history/challenge/1969cb750four/page03.html
https://rideapart.com/articles/motorcycle-history-brakes
https://occhiolungo.wordpress.com/2013/10/07/the-first-disc-brake/
https://rideapart.com/articles/motorcycle-history-antilock-brake-system
História do Motociclismo: O aparecimento dos discos de travão...
(http://s.hswstatic.com/gif/1969-honda-cb750-5.jpg)
Esta questão de quando apareceram afinal os discos de travão nos motociclos, surgiu num dos tópicos aqui do fórum e entendi que era uma boa ideia recordar um pouco da história que está por detrás do aparecimento dos mesmos...
E antes de o fazer, há que dizer que o seu aparecimento se deu primeiramente nos carros de corridas em meados de 1950, não só para melhorar naturalmente a capacidade de travagem, mas também para melhorar a eficácia na dissipação de calor, para melhorar a resistência às solicitações frequentes e até na redução da força a aplicar para diminuir a velocidade.
Pois no caso dos motociclos não foi logo a seguir e teve de se esperar de meados dos anos 50' até 1962, altura em que os travões de disco instalados de fábrica foram usados naquela que é considerada a primeira de todas...e foi uma scooter. Yep! :) E assim é considerada, apesar de haver muito antes algo que se assemelhava a discos, sem o serem propriamente como os conhecemos agora... :)
Ora esta scooter pioneira era nem mais nem menos do que a Lambretta TV175 Series 3, produzida entre 1962 e 1965, e que acabou por derivar também na motorização com 198cc.
Tratava-se de uma scooter com um peso que rondava os 110Kg, tinha 4 velocidades, alcançava pouco + de 90Kmh e....para aquilo que nos interessa aqui para o tema, tinha um sistema de travagem com disco à frente e tambor atrás, o qual chegou a vir protegido com uma espécie de grelha plástica de cor branca.
Ei-la aqui...
(https://beedspeed.com/html-pages/1963_TV_175_Mk3.gif)
No caso das motos de produção em série, a utilização do disco de travão, ocorreu em primeiro lugar na Honda CB750 (corria o ano de 1969), quando um engenheiro da Honda - Harada - olhou com atenção para aquilo que tinha sido desenvolvido por uma empresa de material aftermarket nos EUA, chamada Lockhart, levando isto ao conhecimento do presidente da companhia - Soichiro Honda - o qual aprovou este sistema de travagem e que foi depois alvo de desenvolvimento pela própria Honda, com um rotor feito em aço e um único pistão, o qual se revelou bastante competente em seco, mas que apresentava necessidade de cautela e futuros testes para melhorar a eficácia sempre que se andava à chuva e o disco ficava molhado.
Mais tarde a Honda voltou a destacar-se, tornando-se em 1975 na primeira a colocar no mercado um modelo de produção em série - CB 750 Four - com discos à frente e atrás.
A MV Agusta seguiu-se logo à Honda com os travões de disco, mas segundo pude ler foi tão impopular a sua utilização, que os proprietários de modelos desta marca Italiana curiosamente preferiram converter as suas MV Agusta para levar o velhinho sistema de tambor.
Quanto à BMW também tem o seu nome "gravado" no que toca à história em matéria de travagem, ao tornar-se em 1988 como o primeiro fabricante a desenvolver um sistema anti-bloqueio colocado num motociclo. Terá sido esta na verdade a 1ª geração do agora quase vulgar ABS e que apareceu na K100LT.
(https://cdn.rideapart.com/wp-content/uploads/2013%2F09%2FABS-top.jpg)
Se quiserem saber um pouco mais, passem pelos vários links que aqui deixo e qu abordam não só o tema, como também os modelos indicados neste tópico . :)
http://world.honda.com/history/challenge/1969cb750four/page03.html
https://rideapart.com/articles/motorcycle-history-brakes
https://occhiolungo.wordpress.com/2013/10/07/the-first-disc-brake/
https://rideapart.com/articles/motorcycle-history-antilock-brake-system
Obrigado pelas duvidas tiradas. É sempre bom ter um companheiro assim por perto :convivio:
Mais uma vez Honda e BMW pioneiras na tecnologia.
Não é a toa que são as minhas marcas preferidas!!