Quando é que mais...
...é demais!?
(https://www.cycleworld.com/sites/cycleworld.com/files/styles/655_1x_/public/import/embedded/wp-content/uploads/2013/04/GVWR-101.jpg?itok=0Wnci32k)
Há uns dias atrás, quando ia levar o puto ao colégio e depois de ter deixado a irmã na escola, apercebi-me de um grupo de motos (poucas) totalmente carregadas...a arrancar de um semáforo no sentido contrário àquele em que seguia.
A situação não passaria do normal e vista tantas vezes, não fosse o facto de me ter apercebido do enorme volume que levavam, ao ponto de dificultar por certo o mais pequeno movimento corporal. Seria impossível fazê-lo e mesmo para descer da moto só com ajuda ou numa zona em que se apoiassem.
Levanta-se neste caso a questão não do peso (essa é correlacionada ainda assim), mas sim da limitação imposta à condução, fazendo inclusivamente perigar o próprio condutor, quem transporte atrás ou com quem se cruze, em virtude de um aumento na possibilidade em perder o controlo da moto pela restriçao de movimentos.
Não ponho em causa, como não o fiz na altura em que presenciei aquele grupo a arrancar, que os motociclos tivessem alguma dificuldade especialmente notória em +/- "digerir" a carga a que as sujeitaram, mas um condutor envolvido por sacos, mochilas, malas, equipamento, tendas, estacas, acessórios e bugigangas, torna-se em algo - quando em plena condução - que faz exsurgir a questão com que decidi intitular este tópico...
...Quando é que mais....é demais?
Nunca andei carregado, nem sequer de perto, como aquilo que vi, pelo que deixo o tópico à vossa disposição para opinião sobre o tema, testemunho pessoal ou simplesmente dar a conhecer algum caso de que tenham conhecimento e em situação idêntica à que relatei.
Nota: a imagem colocada é meramente ilustrativa e deve pertencer a algum repórter de um Dakar no passado.