Clube Português Motociclismo

GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: Sapiens21 em Dezembro 29, 2017, 16:53:17, 16:53

Título: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Sapiens21 em Dezembro 29, 2017, 16:53:17, 16:53
Quando é que mais...
...é demais!?



(https://www.cycleworld.com/sites/cycleworld.com/files/styles/655_1x_/public/import/embedded/wp-content/uploads/2013/04/GVWR-101.jpg?itok=0Wnci32k)



Há uns dias atrás, quando ia levar o puto ao colégio e depois de ter deixado a irmã na escola, apercebi-me de um grupo de motos (poucas) totalmente carregadas...a arrancar de um semáforo no sentido contrário àquele em que seguia.

A situação não passaria do normal e vista tantas vezes, não fosse o facto de me ter apercebido do enorme volume que levavam, ao ponto de dificultar por certo o mais pequeno movimento corporal. Seria impossível fazê-lo e mesmo para descer da moto só com ajuda ou numa zona em que se apoiassem.

Levanta-se neste caso a questão não do peso (essa é correlacionada ainda assim), mas sim da limitação imposta à condução, fazendo inclusivamente perigar o próprio condutor, quem transporte atrás ou com quem se cruze, em virtude de um aumento na possibilidade em perder o controlo da moto pela restriçao de movimentos.

Não ponho em causa, como não o fiz na altura em que presenciei aquele grupo a arrancar, que os motociclos tivessem alguma dificuldade especialmente notória em +/- "digerir" a carga a que as sujeitaram, mas um condutor envolvido por sacos, mochilas, malas, equipamento, tendas, estacas, acessórios e bugigangas, torna-se em algo - quando em plena condução - que faz exsurgir a questão com que decidi intitular este tópico...

...Quando é que mais....é demais?


Nunca andei carregado, nem sequer de perto, como aquilo que vi, pelo que deixo o tópico à vossa disposição para opinião sobre o tema, testemunho pessoal ou simplesmente dar a conhecer algum caso de que tenham conhecimento e em situação idêntica à que relatei.


Nota: a imagem colocada é meramente ilustrativa e deve pertencer a algum repórter de um Dakar no passado.
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: TMXR em Dezembro 29, 2017, 17:01:34, 17:01
carregado? isso era impressao tua!


(https://cdnimg.in/wp-content/uploads/2015/06/motorcycles-carrying-heavy-loads-6.jpg?2bbdf3)
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Sapiens21 em Dezembro 29, 2017, 17:03:32, 17:03
O tópico era mais sem entrar nos exemplos Indianos & Companhia,Lda., Miguel.  :D  :nice: :nice:
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Luis Salgueiro em Dezembro 29, 2017, 17:25:06, 17:25
O tópico era mais sem entrar nos exemplos Indianos & Companhia,Lda., Miguel.  :D  :nice: :nice:
´
 Pois, se vamos  por aí ... ui ui !

Há malta que em tours de 4/5 dias para poupar uma diferença de 20 euros por noite  entre o campismo e um hostel, presta-se a uma carga de trabalhos com tendas, esteiras , toalhas, lanternas etc, e tal ... que esta foto retrata com algum exagero
(https://s10.postimg.org/trleljey1/26195901_1420691938052736_4491971032426536923_n.jpg) (https://postimages.org/)(http://)
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: marb em Dezembro 29, 2017, 17:54:31, 17:54
No meu caso, já tive a experiência de levar peso a mais. Em ambas as situações o trajeto foi curto (4/5 kms), mas senti o excesso de peso. Numa delas, a X-Max 125 após uma ida ao hipermercado e um excesso de carga, a moto dançava bastante na estrada e não senti grande segurnça a curvar. Deveria ter ajustado o amortecedor para uma posição mais forte. Recentemente na CB500X, senti alguma instabilidade a curvar (mas nafda por aí além) por levar excesso de peso na top-case, também após uma ida ao hipermercado.

Aquando da viagem de verão aos Picos da Europa, tive o cuidado de não ultrapassar o peso recomendado pela GIVI e talvez por levar as malas laterais (5 kgs em cada uma e 10 kgs na top-case) o peso ia bem distribuido. Nas manobras manuais senti um pouco o peso mas nada por aí além.

(https://i.imgur.com/doCZFGf.jpg)

Ponderei ficar em parques de campismo mas entendi que o peso e o volume de carga que seria obrigado a levar, tornaria mais difícil a viagem e por isso concordo com aquilo que o Luís diz. (Não é apenas a tenda mas também o colchão, as toalhas, o saco-cama, etc...).

É óbvio que se quisermos ir a Marrocos ou à Mongólia, se calhar não teremos alternativa, mas é bom pensar sempre em levar apenas o indispensável, o mínimo possível.
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Sapiens21 em Dezembro 29, 2017, 20:50:35, 20:50
(....)
Há malta que em tours de 4/5 dias para poupar uma diferença de 20 euros por noite  entre o campismo e um hostel, presta-se a uma carga de trabalhos com tendas, esteiras , toalhas, lanternas etc, e tal ... (....)

Sim, a diferença para aquilo que têm de passar de facto parece dificultar o entendimento para tal tipo de escolhas.

Acontece que o gosto pelo campismo (que humildemente admito não ser o meu caso), leva a que a opção se faça muitas vezes não por uma questão económica, mas sim por via do contacto com a natureza e a fuga às quatro paredes de betão de uma qualquer hospedaria.

Vejo o exemplo da minha mulher que adora campismo e o fazia desde pequena, ao passo que eu..não consigo "gramar" aquilo.

Mas vejo o seu exemplo e percebo aquilo que atrai alguém a tomar a opção pelo campismo.

O problema está também em levar "a casa às costas", coisa que a minha curtíssima e envergonhada passagem pelos escuteiros acabou por não conseguir nada de mim.  :corado:
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Luis Salgueiro em Dezembro 29, 2017, 21:09:35, 21:09


.........., coisa que a minha curtíssima e envergonhada passagem pelos escuteiros acabou por não conseguir nada de mim.  :corado:
Tenho 2 filhos que inscrevi nos escuteiros cá da terra . Um fazia daquilo um sacrifício e tirei-o de lá ao fim de um ano. A minha filha andou por lá até à faculdade. Em dois anos consecutivos fez acampamentos na Suiça com o agrupamento e sem sombra de dúvidas que moldou a sua atitude pro-activa ,o chamado 'desenrasque' e  uma pre-disposição para o 'outdoor' .
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: 2low em Dezembro 29, 2017, 21:17:23, 21:17
Sobre este tema há certamente um companheiro que me vem logo à mente: Balasteiro
"Coitadinha" da sua antiga Varadero125 que se fartou de passear por aí fora, carregadinha até cima, com malas laterais, top case e mala de deposito, mas que com esse peso todo não passava dos 70/80kmh... e e...
Para o Balasteiro tenho a certeza que nada era demais e enquanto houvesse espaço livre...

Já outro companheiro que há muito que não o vejo, O DIAS (deve já estar nos 70's), em que com uma pequena scooter chinoca ia buscar a bilha do gás e não era a Pluma da Galp...

Na minha Kawasaki a unica vez que exagerei foi quando levei à pendura um tipo de 92kg, coitada....


MAS tal como já disse num outro local, e por outras palavras:
por mais que nos possa fazer comichão vermos estas situaçãoes que nos parecem exageradas,
enquanto o condutor se sinta confortável e sem colocar a sua vida nem a vida de terceiros em perigo...carreguem tudo e mais alguma coisa: de certeza que não vão andar em excesso de velocidade... eheh



Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: JViegas em Dezembro 29, 2017, 21:23:37, 21:23
Pode-se muito bem acampar com o indispensável e muito levemente e porque não... Confortavelmente. É uma questão de compromisso pessoal.

Com 20€ que poupo (a tal diferença entre acampar ou um hostel) coloco no combustível.  :nice:

Já carreguei a minha...
(https://lh3.googleusercontent.com/WZOBLHww-FxrlGuOuraqTnSRfuheKebMQx6PMATfqn2priYPBOhpwfPFb350uNfPjl7Cc6IulcEt73PsTOvHTQqgkk1s2aSfNvv9ISWyNcpUUViPwjpRdCAjmUgVSTJU46WfVX1Oy7eoAB9IzdFK0DEqh6y_95_wtYPIsJnkMqQ6jRRsGv17xlwJ-3EPMc2QSO_5nbS2nYcapPIPm4xYJfG1-R2058ewDH7VisdOg38quZv7yjCMHlFJlvH052peA3ZL-200c1FcHL7Ykn0K3uUMr0YtefwsYPMZJiO6a5uBZKL7euoGDCKh6PC8QQ2X4ub83UrNKF6ymEnQ_2J6d1xEJr8IeZIc9-10K_bkUkd4xhyUuzWgYnKX0OSJ9lrx_94v2uSOMKJWOUDlxZ89VOO5VDp5HlQLn8xUnyzY-I1ZDk0dSBax7vCV9J_zhs7g1cP2AMHWPRejfZ0aPG0XS8JzAIPpR89gBKNnspsm2ExJA89PVnwqweALXYMkCh8TReapXSokD1p8G9qnnh6ypHqbueV-92yaZO5OnI3tFp1-4hfGyVjMF5pM7ieYpWSnX3RFef3-2uxRp8NklNC7Q37QIJQkBoXC3PZb0k8=w1634-h981-no)

...e senti bem a diferença na condução.  :stuck_out_tongue:
Título: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: AntonioFerreira em Dezembro 29, 2017, 21:46:00, 21:46
Isaac
O que aconteceu ao Tubarão Negro?
Já não consta no teu nik, já foi trocado por outra? qual será?
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Luis Salgueiro em Dezembro 29, 2017, 21:57:37, 21:57
Pode-se muito bem acampar com o indispensável e muito levemente e porque não... Confortavelmente. É uma questão de compromisso pessoal.

Com 20€ que poupo (a tal diferença entre acampar ou um hostel) coloco no combustível.  :nice:

Já carreguei a minha...
(https://lh3.googleusercontent.com/WZOBLHww-FxrlGuOuraqTnSRfuheKebMQx6PMATfqn2priYPBOhpwfPFb350uNfPjl7Cc6IulcEt73PsTOvHTQqgkk1s2aSfNvv9ISWyNcpUUViPwjpRdCAjmUgVSTJU46WfVX1Oy7eoAB9IzdFK0DEqh6y_95_wtYPIsJnkMqQ6jRRsGv17xlwJ-3EPMc2QSO_5nbS2nYcapPIPm4xYJfG1-R2058ewDH7VisdOg38quZv7yjCMHlFJlvH052peA3ZL-200c1FcHL7Ykn0K3uUMr0YtefwsYPMZJiO6a5uBZKL7euoGDCKh6PC8QQ2X4ub83UrNKF6ymEnQ_2J6d1xEJr8IeZIc9-10K_bkUkd4xhyUuzWgYnKX0OSJ9lrx_94v2uSOMKJWOUDlxZ89VOO5VDp5HlQLn8xUnyzY-I1ZDk0dSBax7vCV9J_zhs7g1cP2AMHWPRejfZ0aPG0XS8JzAIPpR89gBKNnspsm2ExJA89PVnwqweALXYMkCh8TReapXSokD1p8G9qnnh6ypHqbueV-92yaZO5OnI3tFp1-4hfGyVjMF5pM7ieYpWSnX3RFef3-2uxRp8NklNC7Q37QIJQkBoXC3PZb0k8=w1634-h981-no)

...e senti bem a diferença na condução.  :stuck_out_tongue:

Eu nunca foi por 20 euros que deixei de encher o depósito , mas adiante , ... a minha curiosidade é : Isso é uma foto de um mini-tour com acampamento no Gerês ou um raid-aventura até ao Pingo Doce para abastecer a despensa ?  :D  :D
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: TMXR em Dezembro 29, 2017, 23:20:30, 23:20
Estou a ver que vocês carregam pouco  :D


(https://s14.postimg.org/blhx8iokx/F5_D3_FAFB-_B252-49_C3-8_B0_D-9_E34_B8987_A7_C.jpg)


Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Sapiens21 em Dezembro 30, 2017, 08:50:08, 08:50
Belo exemplo. É isso mesmo...

Um carregar de tal forma e ocupando todos os espaços, que levanta a questão sobre se o notório exagero e limitação de movimentos, não será levar o conceito "mototurismo" longe demais.

Bem...vai daí e provavelmente para quem se dá a este tipo de aventuras até será perfeitamente aceitável... :)

Mas as limitações são mais que óbvias e o peso extra um empecilho que deve criar imensas dificuldades.

Nota: Até leva o galináceo de borracha preso lá atrás.  :D
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: TMXR em Dezembro 30, 2017, 09:52:42, 09:52
Isaac, pensa assim:


Está tão carregada que eventualmente vai tombar... Nem que seja parada


Mas com tanta tralha dificilmente a moto vai ficar riscada ou afectada mecanicamente  ::P:
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Moto2cool em Dezembro 30, 2017, 10:19:29, 10:19
No sentido exactamente contrário dos excessos que deram origem a este tópico, tenho dado atenção a um tipo que tem história a percorrer mundo numa mota e que não resisto a reproduzir aqui, porque o que ele diz faz todo o sentidoe é forjado pela prática



Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: 2low em Dezembro 30, 2017, 10:53:38, 10:53
(....)Nota: Até leva o galináceo de borracha preso lá atrás.  :D
:lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

No sentido exactamente contrário dos excessos que deram origem a este tópico, tenho dado atenção a um tipo que tem história a percorrer mundo numa mota e que não resisto a reproduzir aqui, porque o que ele diz faz todo o sentidoe é forjado pela prática





Muito bom post!  :ok: :convivio:

(em Portugal não funciona...o povinho tem palas nos olhos)
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Sapiens21 em Janeiro 04, 2018, 13:00:58, 13:00
(....)mas ainda assim continuo a achar que motas pequenas não têm "estrutura" para mais do que pequenos passeios.

Compreendo os teus argumentos e que te levam a essa ideia final, mas depois de já ter visto tantas vídeos e lido histórias de quem percorreu milhares de Kms com pequenas motos/scooters, fico sempre a pensar que a questão da "estrutura" ou motor não será tão linear assim.

A nível mecânico, mesmo sendo hipotéticamente uma 125cc, consegue mais do que se pode pensar.
Leva é muito mais tempo. Mas quem o faz não está para corridas a contra-relógio.  :)

Anda por cá um tópico que relatava vários feitos de uns quantos aventureiros....um deles com uma pequena 50cc e outro com uma Vespa.  :)
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Moto2cool em Janeiro 28, 2018, 15:12:48, 15:12
Será  que nos preocupamos demasiado com o que pode carregar uma mota?

No limite, desde que se consiga andar com ela....   :lolol: :lolol: :lolol:

Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Sapiens21 em Janeiro 28, 2018, 15:38:38, 15:38
O.M.G.  :o

Como é que é possível.... :lolol:
Título: Re: Quando é que mais...é demais!?
Enviado por: Moto2cool em Janeiro 28, 2018, 17:12:05, 17:12
Não reparei se era uma 125 nem se a mulher se considerava como motociclista ou pendura   :megafeliz: mas para viagens longas é capaz de ser desconfortável

Naquela mota a mulher parecia "andar aos papeis"  :lolol: :lolol: :lolol: