Clube Português Motociclismo

Convívio CP-MOTO => As viagens e passeios dos nossos membros... => Tópico iniciado por: Grandpa em Janeiro 07, 2018, 00:35:57, 00:35

Título: Montejunto em dia de briol
Enviado por: Grandpa em Janeiro 07, 2018, 00:35:57, 00:35
Por motivos familiares tive que ir até ao Ramalhal.
Como me despachei cedo e o Sol estava apetecivel decidi dar uma volta pela Serra de Montejunto.
Aproveitei bem as estradas nacionais e a ausência de transito.
Á medida que me aproximei da Serra, o frio começou a fazer-se sentir e agravou com a subida.
Mas as curvas e as vistas valeram a pena ter que suportar o briol
Descida em direção ao Cadaval e segui daqui até ao Bombarral.
Dúvida: curvas da Nacíonal até Torres Vedras ao um bitoque na Lourinhã? Ganhou a segunda opção.
Infelizmente o restaurante, apesar da hora tardia, estava ainda com fila de espera. Volta atrás até Nandufe e tenho que fazer o "sacrifício" de ir ao leitão.
Mais reconfortado, rumo a Sintra, tentando antecipar-me á chuva que se advinha. Viagem pela Nacional, passando por Torres, Malveira e Igreja Nova. E com o frio sempre a acompanhar...
Chegado a casa um bom banho quente e uma grande chávena de café aqueceram o corpo. A alma já a tinha aquecido com a viagem e a paisagem.
Nota: não confiar no Sol de inverno. Levar roupa termica.
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180106/b55c0b7bc37fbf878d1d02d28a55e3c3.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180106/6a337e44c071c47628b9f111186e0a32.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180106/0b057f54ee00e6ba770bdf45cf228c7a.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180106/5857a17c472c7e405e7616dbf71a651d.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180106/ed91b68ba965b7b798128de534365ce1.jpg)

Enviado do meu SM-G903F através do Tapatalk

Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: TMXR em Janeiro 07, 2018, 00:52:22, 00:52
Carlos dos leitões???
Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: Grandpa em Janeiro 07, 2018, 01:10:39, 01:10
Carlos dos leitões???
Claro. Só podia ser.

Enviado do meu GT-N5110 através do Tapatalk

Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: TMXR em Janeiro 07, 2018, 12:33:26, 12:33
Carlos dos leitões???
Claro. Só podia ser.

Enviado do meu GT-N5110 através do Tapatalk


Boa escolha... calculei que o bitoque fosse no Avenida... no restaurante do mercado da Lourinha tambem se come muito bem e barato  ;)  :nice:
Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: Cross em Janeiro 07, 2018, 12:40:55, 12:40
Bom passeio companheiro.

Inspiração para uma volta rápida que o tempo hoje está bom.


Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: Sapiens21 em Janeiro 07, 2018, 12:48:49, 12:48
A paisagem reconforta, mas o frio pela manhã entra nos ossos.  :)

Mas em passeio, para "lavar as vistas" das construções de betão, fazer umas curvas e respirar outros ares, vale a pena.  :cool:

Obrigado pelo relato Grandpa.
Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: PBarros em Janeiro 07, 2018, 16:27:01, 16:27
Bonitas vistas  :nice:
Montejunto tá na lista das próximas voltas... :stuck_out_tongue_winking_eye:
Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: Morgas em Janeiro 07, 2018, 18:59:49, 18:59







O primeiro dos muitos objetivos para 2018.  :ok:



Não é por acaso que se encontra a Real Fábrica do Gelo nesta zona. (Se não conhecem vale a pena fazer uma visitinha)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Real_F%C3%A1brica_do_Gelo
Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: TMXR em Janeiro 07, 2018, 22:27:26, 22:27
Estive la ha um par de meses atras... a parte boa é que é pertinho por isso naquelas tardes em que temos 2 ou 3 horas "a mais", pode-se sempre ir la dar um tirinho  ;)

Dar um salto à Arrabida ou Sintra fica sempre mais longe e no caso de Sintra corre-se o risco ao fim de semana de apanhar com mais transito


Convem que o dia esteja limpo para se poder usufruir da bela vista  :convivio:

(https://s14.postimg.org/njkgcmptt/IMG_5914.jpg)

(https://s14.postimg.org/6vsya5aht/IMG_5915.jpg)

(https://s14.postimg.org/jn74gnck1/IMG_5917.jpg)

(https://s14.postimg.org/ua0xm304x/IMG_5919.jpg)

(https://s14.postimg.org/9d4phf9tt/IMG_5921.jpg)
Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: carlos-kb em Janeiro 07, 2018, 22:47:23, 22:47
Montejunto??? Também ainda há dias lá estive!!!

(https://i.imgur.com/l0atRdy.jpg)

(https://i.imgur.com/deEVyLN.jpg)

Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: JViegas em Janeiro 08, 2018, 09:48:12, 09:48
Que excelente passeio.

Já pernoitei nessa serra no parque de campismo que ali se encontra instalado. Fiz alguns percursos pedestres na serra que me maravilharam.

Já não regresso há um bom par de anos. Conto em breve passar por lá.

Obrigado pela partilha.
Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: carlos-kb em Janeiro 08, 2018, 11:02:48, 11:02
Montejunto para mim vale sobretudo pela paisagem. O seu cume aonde se situa a ruína do Convento da Sra. das Neves (e a estação transmissora de Montejunto) é o ponto mais alto da região da Estremadura e de lá se abarca a 360º  toda a envolvente, com uma panorâmica de quilómetros desde o Ribatejo, passando pelas Serras de Aire, até à linha costeira de toda a zona Oeste.

Mas a estrada de subida para lá, tirando cerca de uma dezenas de curvas, é estreita, mal sinalizada e não está com o piso nas melhores condições, pelo que pode trazer alguns sustos numa condução mais empenhada.

Mas se adequarmos ao passeio a Montejunto, na ida, uma passagem pelas curvas da N8 (entre Torres Vedras e o Bombarral) e depois o regresso descendo pela Abrigada e tomar a N9 até Alenquer, a coisa já fica mais compostinha.
A subida ao cume, aconselho fazer-se pelo Cercal e Pragança (vertente Norte), que é bem mais interessante que pela vertente Sul (Vila Verde dos Francos).

Esta é das fotos recentes da ultima ida lá, que mais gosto, e que tirei a descer para a Abrigada. Uma planície de sobreiros no sopé da vertente Nascente, batidos ao vento de nortada forte e agreste.

(https://i.imgur.com/wwbcWBM.jpg)
Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: JViegas em Janeiro 08, 2018, 11:24:38, 11:24
 :pensador:
Hummmm...boas dicas Carlos... boas dicas...  :ok:
Título: Re: Montejunto em dia de briol
Enviado por: tmr em Maio 15, 2018, 15:00:50, 15:00
Boa ideia para um passeio de Sábado de manhã...
Quando forem avisem...