Clube Português Motociclismo
GERAL => Quadro dedicado à mecânica no geral => Dicas & Conselhos... => Tópico iniciado por: mneves em Agosto 06, 2016, 10:52:59, 10:52
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Pois bem ,aqui esta uma tema difícil e que gera muita controvérsia.
Muitos viram questionar qual a melhor,que é a x ou a y,ou que se é para queimar meter o mais barato.
Primeiro conselho Leiam por favor os manuais das motos/scooters.Qualquer uma esta preparada para 91 octanas e superior.
Ha marcas que referem ainda que caso haja batimentos de motor ou ruidos para aumentar octanas ou mudar de marca(yamaha)
Provado dizem estar que nenhuma esta abaixo das normas europeias.
Low cost ou nao?
Na minha opiniao façam o teste,retirem dados e comparem (eu ja fiz).ja utilizei simples,low-cost,95 aditivada,98 e 98 low cost,sei portanto quer nos meus carros quer nas motos/ scooters que ja tive qual a que é mais eficiente qual a que "nem ve-la",qual a que noto o motor mais solto. e ja o fiz mais que uma vez com ajuda informatica.
Ja houve, noutros sitios ,quem se deparasse com comportamentos diferentes usando diferentes tipos de gasolina.
Ha ainda uns que sao septicos.
respeitamos opinioes e informaçoes postadas aqui para o conhecimento geral.
Só um aparte,falei recentemente com um sr dos Usa em que refere que a mais usada por la é de .....87 octanas!!! :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye:
Sim,por isso tem de ter os seus grandes motores,claro quer tem com mais mas muito cara ,referiu ele,depois temos com 90 ou 92 octanas mas so para os grandes desportivos.
Ainda nós reclamamos....
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mneves: o índice de octano nos EUA é diferente do índice de octano Europeu (4 a 6 números abaixo para a mesma gasolina):
https://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating (https://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating)
Uma 89 ou 91 nos EUA corresponde a 93-95 aqui.
E lá há mais variedade, (https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0f/Gas_Station_Pump_Five_Octane_Ratings.jpg/280px-Gas_Station_Pump_Five_Octane_Ratings.jpg)
Esta discutível essa bomba ,se de facto as tem assim (de octana em octana) faço ideia as diferenças nos preços...
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Na Europa usamos o sistema RON (Research Octane Number).
Nos EUA usam o sistema AKI (Anti Knock Index).
São diferentes.
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Os sistema utilizam formas diferentes apra determinar o valor: num alteran o ponto do motor e noutro o valor da taxa de compressao
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Experimentem ir a Sines ou a Leça donde podem ver que o combustível que vai nos diferentes autotanques com as diversas marcas vêm todos do mesmo sitio e da mesma mangueira. Que alguns podem levar os aditivos a posteriori claro que sim mas que efeito prático tem servem para isso os testes.
Se acredito nos testes da petroliferas nada de nada pela mais elementar razão que existe o mesmo que produz é o mesmo que analisa....
Acredito mais nos testes como este da Deco. Teste alias feito à saida das bombas normais. Claro que se a bomba põe agua no gasóleo não será a mesma coisa claro.... por isso escolham as bombas de confiança!
www.igualaolitro.pt/ (http://www.igualaolitro.pt/)
Resposta da Galp : http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/2012_11_27_galp_responde_agrave_deco_combustiacuteveis_satildeo_iguais_saiacutedos_da_refinaria_mas_diferentes_nas_bombas.html (http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/2012_11_27_galp_responde_agrave_deco_combustiacuteveis_satildeo_iguais_saiacutedos_da_refinaria_mas_diferentes_nas_bombas.html)
Sobre as histórias das octanas não tem nada a ver com isto de render mais ou menos nas mesma condições!!! Sõ diz respeito à detonação!
Motores podem estar melhor preparados para diferente nível de octanas, se estamos em altitudes diferentes, e depende dos sistemas de injecção se conseguem alterar todos os parâmetros ou não etc...
Assim com gasolinas de verão ou de inverno, que seria outra historia diferente etc....
Por exemplo nas Rocky Moutain nos estados unidos já meti Octanas AKI 85 pela altitude muita alta a taxa de compressão em geral e mais reduzida então não necessita de mais octanas para atrasar a detonação
Na Rússia com os grandes camiões antigos andavam a 80 RON Octanas das nossas sem stress pelo mesmo motivo.
Não stressem com a gasolina e ponham a mais barata nas bombas que confiam em especial para o gasóleo.
Sobre as octanas na gasolina depende do vosso motor e por onde andam pode ter comportamentos diferentes mas na maioria das vezes e em especial nos veiculo com injecção modernos não interessa para nada.
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Aqui a questão tem a ver com futuras dúvidas e questões dos futuros membros,tal como eu referi,quem tem dúvidas faça teste e compare dados ,só tem de se dar ao trabalho como eu e mais alguém já o fez.
Se há diferenças? O que interessa é na prática e cabe ao utilizador ver,testar,decidir.
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Experimentem ir a Sines ou a Leça donde podem ver que o combustível que vai nos diferentes autotanques com as diversas marcas vêm todos do mesmo sitio e da mesma mangueira. Que alguns podem levar os aditivos a posteriori claro que sim mas que efeito prático tem servem para isso os testes.
Se acredito nos testes da petroliferas nada de nada pela mais elementar razão que existe o mesmo que produz é o mesmo que analisa....
Acredito mais nos testes como este da Deco. Teste alias feito à saida das bombas normais. Claro que se a bomba põe agua no gasóleo não será a mesma coisa claro.... por isso escolham as bombas de confiança!
www.igualaolitro.pt/ (http://www.igualaolitro.pt/)
Resposta da Galp : http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/2012_11_27_galp_responde_agrave_deco_combustiacuteveis_satildeo_iguais_saiacutedos_da_refinaria_mas_diferentes_nas_bombas.html (http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/2012_11_27_galp_responde_agrave_deco_combustiacuteveis_satildeo_iguais_saiacutedos_da_refinaria_mas_diferentes_nas_bombas.html)
Sobre as histórias das octanas não tem nada a ver com isto de render mais ou menos nas mesma condições!!! Sõ diz respeito à detonação!
Motores podem estar melhor preparados para diferente nível de octanas, se estamos em altitudes diferentes, e depende dos sistemas de injecção se conseguem alterar todos os parâmetros ou não etc...
Assim com gasolinas de verão ou de inverno, que seria outra historia diferente etc....
Por exemplo nas Rocky Moutain nos estados unidos já meti Octanas AKI 85 pela altitude muita alta a taxa de compressão em geral e mais reduzida então não necessita de mais octanas para atrasar a detonação
Na Rússia com os grandes camiões antigos andavam a 80 RON Octanas das nossas sem stress pelo mesmo motivo.
Não stressem com a gasolina e ponham a mais barata nas bombas que confiam em especial para o gasóleo.
Sobre as octanas na gasolina depende do vosso motor e por onde andam pode ter comportamentos diferentes mas na maioria das vezes e em especial nos veiculo com injecção modernos não interessa para nada.
Aqui na localidade onde vivo, já me dei ao trabalho de perguntar a vários motoristas, dos que vêm abastecer e a resposta de todos é sempre a mesma, enchemos todos no mesmo sitio. Pergunto se colocam aditivos extra em Leça ou Sines? a resposta é Nada!
Os tanques são selados á saída até ao destino.
O meu Filho fez á pouco tempo Formação sobre óleos e Combustíveis em Leça e o que viu não deixa duvidas tudo igual.
Um assunto que me deixou muito surpreendido é a Galp apenas fabrica Óleos Minerais, coisa que desconhecia, os Sintéticos e Semi-Sintéticos compra no exterior a outras companhias.
Eu gosto de respeitar quem Fabricou a Moto e no Manual diz que devo colocar 91 ou superior e eu meto 95 e acrescento o mais barata.
Nunca tive qualquer problema e todas as minhas motos sempre funcionaram na perfeição.
Já vi várias vezes o Teste da Deco e fico sem qualquer duvida de qual combustível usar.
João :scooter: :scooter:
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Eu sempre utilizei, com raras excepções, gasolina 95 low cost nas minhas motas (125cc até 750cc). Nunca tive problemas relacionados directamente com a gasolina utilizada.
Das poucas vezes que utilizei gasolina 98 XPTO (para experimentar ou por obrigação) não notei diferenças de comportamento nas motas.
Por tudo isto, consumo sempre o mais conveniente para a minha carteira:
(http://i68.tinypic.com/6gkd1x.jpg)
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Depois de um teste que fiz com 3 tipos de gasolina e 3 unidades perfeitamente iguais, a rolar no mesmo percurso e à mesma velocidade durante cerca de 400kms, confesso que mudei um pouco a ideia que tinha antes.
Desconheço como seria numa utilização a longo prazo (meses ou anos), mas do que resultou daquele teste, fiquei convicto que num motor de scooter ou moto de gama média - 250cc>500cc - dificilmente se notarão quaisquer diferenças.
Pelo menos na maioria doa modelos, pois há sempre excepções à regra. :)
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Li bem o grafico???
A Prio tem 55% de cota das gasolinas vendidas em Portugal???
E a Galp apenas 1% ??
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Miguel, acho que o gráfico é o resultado dos dados guardados e trabalhados num programa utilizado pelo Pianoman, ou seja...revela a sua utilização de gasolinas e marcas. :nice:
Penso eu de que... (como diria o Pinto da Costa). :)
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Ok... Tive um "blonde moment" e não percebi :lolol:
Também geralmente coloco low cost... :scooter:
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Ok... Tive um "blonde moment" e não percebi :lolol:
Também geralmente coloco low cost... :scooter:
Hehehehe
O gráfico tem um aspecto tão profissional que engana qualquer loira!
Abraço, TMaxer
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:D :D :D
Pois... Fui traído pelo visual :convivio: :convivio:
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Eu ja sabia no que isto ia dar...
aguardemos pelas questoes e duvidas de novos membros que aí vem ...
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Quando se lê este tópico e tantos outros com este tema, é de adivinhar que é muito controverso. Cada punho direito e cada pé são diferentes.
João :scooter: :scooter:
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Nao é em Portugal mas é parecido :(mais uma opinião de ditos especialistas)
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