Factura com todos os impostos detalhados do combustível…pode estar para breve
(https://imagens.publicocdn.com/imagens.aspx/1194031?tp=UH&db=IMAGENS&w=823)
Pode estar para breve, meus caros…
As propostas do PS e do CDS conseguiram receber aprovação na Assembleia da República e vão agora ser discutidas na comissão de economia, antes de serem votadas novamente…numa procura de mostrar tudo "preto no branco" no que toca àquilo que efetivamente se paga sempre que nos deslocamos a um posto de combustível para colocar gasolina, gasóleo ou GPL..
Já todos sabemos que em Portugal o "peso" dos impostos é avassalador, tornando-o um dos países da EU onde fica mais caro abastecer.
Agora caso realmente a proposta venha a ter o fim pretendido (divulgação concreta, objectiva e discriminativa de todos os impostos e taxas pagas…mas não só), daqui por algum tempo possivelmente ficaremos a conhecer com maior detalhe quantos nos vão ao bolso… :D
"(….)A proposta socialista foi aprovada por unanimidade, enquanto a proposta do CDS contou com os votos favoráveis dos centristas, do PSD e do PAN, com as abstenções do PS, PCP, Bloco de Esquerda e dos Verdes. Já a proposta do PAN, que queria uma maior transparência no impacto ambiental dos combustíveis, foi chumbada. Já a recomendação do PSD também foi aprovada.
O PS fez a proposta mais abrangente e pretende, para começar, que as facturas passem a discriminar taxas, impostos, quantidade e preço da incorporação de biocombustíveis. Este modelo de facturas também vai servir para a facturação de gás engarrafado. Depois, o grupo parlamentar socialista também quer que a factura discrimine "as fontes de energia primária utilizadas e as emissões de CO2 e outros gases com efeito de estufa a que corresponde o consumo da factura". Para terminar, defende que os "comercializadores devem incluir na factura informação relativa aos meios e formas de resolução judicial e extrajudicial de conflitos disponíveis".
"O consumidor fica assim a saber o que é que paga, servindo também para criar pressão sobre os preços", disse anteriormente o deputado socialista Hugo Costa, um dos autores da iniciativa. Se for aprovada, o PS prevê que as regras entrem em vigor este ano.(….)"
Ver notícia integral em Jornal de Negócios: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/factura-detalhada-nos-combustiveis-aprovada-na-generalidade-no-parlamento