Em que medida pode o sal espalhado na estrada afectar alguns metais?
(https://callassist.blob.core.windows.net/startrescue/97b48216-2679-483a-b99e-504b02791e9c.jpg)
A criação deste tópico foi-me despertada na leitura de um post (http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=766.msg44115#msg44115) por cá criado, isto porque o resultado do sal espalhado na estrada...pode de facto levar a que os metais - sobretudo na zona inferior - venham a ganhar algum aspecto de enferrujado ou mesmo corroído...
O objectivo da colocação de sal em certos locais (misturada com alguma quantidade de areia ou cloreto de cálcio) já sabemos que tem que ver com o objectivo de criar condições à circulação, havendo clara prioridade na sua colocação conforme se trate de zona prioritária ao trânsito.
E isto acontece porque esta "mistura" espalhada nas ruas e estradas acaba por dificultar a formação de camadas de gelo...ainda que já saibamos perfeitamente que o atrito à passagem por estes locais também nunca é o melhor.
A existência de derrapagens e acidentes nestas condições - como aquelas que vemos por vezes nos noticiários - é uma realidade que não se deve menosprezar quando se circula nestas condições. Isto mesmo colocando dióxido de silício e que, segundo li, vai dar mais capacidade aos pneus para se agarrarem à estrada.
Mas voltando ao tema...
A corrosão visível num veículo acontece porque aquela "mistura" tem tendência para se agarrar sobretudo à zona inferior de um veículo, acabando por - com o tempo e a falta de cuidado em lavar o veículo - criar aquele aspecto que podem ver nas imagens mais abaixo. Reforço que isto pode mesmo acontecer se não houver um cuidado de lavagem logo que possível e que é bastante recomendado mesmo no Inverno. O tratamento dado aos metais pode não ser igual em todas as marcas e gamas, além de que existe maior propensão a acontecer em veículos mais velhos...mas nenhum está imune se houver algum desleixo de lavagem.
São vários os componentes capazes de "sofrer" desde logo os efeitos visuais (manchas) e que podem ser bastante notórios passado algum tempo após circulação em estradas onde foi espalhado sal, tais como:
Todo o sistema de exaustão
Silenciadores
Molas helicoidais
Quadro da moto
Sistema de travagem
Jantes
Parafusos
(http://www.planetbanjo.com/corrosion.JPG)
(https://i.ytimg.com/vi/4tzIWlF9J18/maxresdefault.jpg)