(....)
Estas diferenças de velocidade entre diferentes motas (como nos exemplos acima), também se traduzem em diferença de quilometragem apresentada no conta-quilometros. Um grupo que faça uma viagem mais ou menos longa (não é ir ali ao café ao fim da rua) com motas diferentes, vão chegar ao fim da viagem com diferenças na quilometragem percorrida.
(....)
Isso foi verificado por mim e outros companheiros quando fizemos Évora - Faro - Évora em 3 Forzas NSS300 (num teste aos consumos) e verificámos - ao pararmos - que havia uma diferença de quase 1Km ao fim de uns 150Kms rodados,
Foi-me explicado mais tarde por um mecânico experiente que, entre outros factores, até mesmo a altura do piso do pneu (um pneu novo VS um gasto) pode revelar diferenças na quilometragem entre modelos exactamente iguais.
...
Mas existe com cada excesso de optimismo de alguns modelos... :???:
(https://s22.postimg.cc/wjn834r5t/SV1000_S.png)
O problema da fiabilidade do velocímetro só se coloca para efeitos legais de controlo de velocidade(....)
Tenho acesso a material profissional de data logging com GPS de 100 Hz e a fifrenca para as leituras dos telemóveis não é muito grande.
Em relação aos manómetros, por outro lado, noto que até aos 100 ou 120 o desvio para a realidade é bem inferior às velocidades mais elevadas
Há um caso engraçado, no meu golf 7 [peço encarecidamente que não gozem], o erro a partir dos 120 disparata e depois mais acima diminui outra vez.
A escala no painel não é linear, ou seja o ângulo entre os 100 e 120 é diferente do ângulo entre os 140 e os 160. Claro que é electrónica, mas realmente o erro não cresce com a velocidade.
A partir dos 220 ocorre outro fenómeno interessante: bato com a cabeça na mesa de cabeceira e acordo, obviamente não chega a essas velocidades.
(....)Isaac, o erro que sentes é 1, no maximo 2 kmh em velocidade constante...(....)
isto quer dizer que quando vou aos normais 220 kms/h na minha e um Clio 1,2 me ultrapassa ..devo considerar que há erro no velocimetro?
:wtf: :wtf:
:pcbloqueado:
O erro do velocímetro pode ser visto como uma vantagem. Assim um sujeito pode orgulhar-se de dar 2xx quando andou a 1xx. Faz bem ao ego sem ter risco proporcional
isto quer dizer que quando vou aos normais 220 kms/h na minha e um Clio 1,2 me ultrapassa ..devo considerar que há erro no velocimetro?
:wtf: :wtf:
:pcbloqueado:
C4 com suspensão hidráulica,
Meganes 1.4 a chegaram aos 230,
...
O 1.4 da Rover não era partilhado pela Honda e os 1.6 havia dois: um Honda partilhado com a Rover e o da Rover que era uma fontr de chatices.
Podes confirmar, há informação disponível.
C4 com suspensão hidráulica,
Meganes 1.4 a chegaram aos 230,
...
O 1.4 da Rover não era partilhado pela Honda e os 1.6 havia dois: um Honda partilhado com a Rover e o da Rover que era uma fontr de chatices.
Podes confirmar, há informação disponível.
obrigado pelas correções (foi equivoco meu):
-suspensão pneumatica
-quanto aos motores honda e rover tens razao, queria dizer plataforma partilhada, mas recordo-me que pelo menos um motor era partilhado, julgava que era o 1400cc, ja foi no seculo passado, nao me recordo de tudo...
se não acreditas que o megane chega quase a 230 (de ponteiro) eu depois mostro (nao queiras dar a entender que sou mentiroso)
Aquela descida prolongada na A2 antes de chegar ao Algarve "ate um citroen 2cv chega aos 130/140 (de ponteiro 120)" [nao tenho noçao disto do 2cv, estou a especular]
Acredito piamente! Ouve lá eu tive um Micra 1.3 de 75 cavalos a chegar aos 200 de ponteiro.
Agora a realidade no GPS... devia ser no máximo 170.C4 com suspensão hidráulica,
Meganes 1.4 a chegaram aos 230,
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O 1.4 da Rover não era partilhado pela Honda e os 1.6 havia dois: um Honda partilhado com a Rover e o da Rover que era uma fontr de chatices.
Podes confirmar, há informação disponível.
obrigado pelas correções (foi equivoco meu):
-suspensão pneumatica
-quanto aos motores honda e rover tens razao, queria dizer plataforma partilhada, mas recordo-me que pelo menos um motor era partilhado, julgava que era o 1400cc, ja foi no seculo passado, nao me recordo de tudo...
se não acreditas que o megane chega quase a 230 (de ponteiro) eu depois mostro (nao queiras dar a entender que sou mentiroso)
Aquela descida prolongada na A2 antes de chegar ao Algarve "ate um citroen 2cv chega aos 130/140 (de ponteiro 120)" [nao tenho noçao disto do 2cv, estou a especular]
Nada como o meu velhinho mini 1000 de 1973 (nunca mais houve nenhum carro registado no mesmo dia que aquele) que para atingir a sua velocidade máxima (nunca soube qual era porque a bicha do ponteiro estava partida) metia-o na descida de Monsanto na A5 até meter a quarta e depois para dar mais um bocadinho...
...punha-o em ponto-morto!
Mas o mini tinha travões? ;-)Nada como o meu velhinho mini 1000 de 1973 (nunca mais houve nenhum carro registado no mesmo dia que aquele) que para atingir a sua velocidade máxima (nunca soube qual era porque a bicha do ponteiro estava partida) metia-o na descida de Monsanto na A5 até meter a quarta e depois para dar mais um bocadinho...
...punha-o em ponto-morto!
e quando querias travar tb tinhas de carregar varias vezes no pedal de travão para ganhar pressão nos travões? No meu (era de 1974) tinha de fazer isso, pq se não o fizesse só tinha abrandadores em vez de travões ;)
mas quando chegava às curvas... uiiii, parecia um kart a curvar
Daqui a nada vou ali comprar um 1.0 50 cvs para andar a 200 na autoestrada :D
Daqui a nada vou ali comprar um 1.0 50 cvs para andar a 200 na autoestrada :DQueres um?

Agora estava a lembrar de algo,sabem como nos pesados se ganha mais kmh?
Para quem não sabe eles tem tacógrafo ,agora digital de cartão,selado e tem de ter inspeção periódica.
Ora ,como na família era tudo do ramo ,alguém testou e já muitos sabem que antes da inspeção retira ar dos pneus os pneus mudam o seu diâmetro,o suficiente para não dar nas vistas,eles calibram ,depois de sair mete ar até ao normal, o resultado? Uns 5kmh que num pesado representa muito em tempo .
Resumindo,posso ,se me der ao trabalho, testar isso na mota,ao invés de ter 2.5 bar ,retiro o suficiente,tipo 2.0 ou menos desde que não faça barriga e comparo tipo a 120 kmh com o GPS e vendo as duas pressões....
Dá é trabalho,mas pode dar diferença....
(…)
por isso nem me mostrem macambuzios que para dar 180 ou 190 só dá ravina abaixo :nempenses: :diabolico:
Todas mentem.
Umas mais do que outras.
Recordo-me de há uns anos atrás fazer o IP1 em prego a fundo a fugir duma ZX10... e no final da viagem o gajo ter ficado espantado pela minha moto ter atingido velocidades que eram tecnicamente impossíveis.
Porém, também não será com o GPS dum smartphone que se vai aferir velocidades reais.
Ainda assim, costumam fazer um "desconto cartão jovem" com base no eventual erro do dispositivo.
Isto aplica-se, obviamente a MINHA Honda NC750 XD e nas condições do momento (Auto-Estrada plana e sem vento assinalável).
(....)
(O que não significa que não existam dispositivos (https://www.vboxautomotive.co.uk/index.php/en/products/data-loggers/vbox-3i) que seja extremamente eficientes e capaz de aferir com enorme precisão. Mas têm outras especificidades.)
Para satélites colocados a largos milhares de Kms de distância, é impressionante.