Vale a pena ter um GPS dedicado, ou bastará apostar numa boa app para smartphone?
(https://s15.postimg.cc/mzjmh8jwb/467461514_5f7b8e8d4c.jpg)
Deverá ter passado cerca de 1 ano desde que tive uma conversa com um amigo e em que o tema eram...os GPS', já que ele pretendia inscrever-se num evento de motos com grande afluência e que implicaria o uso do mesmo...com uma prévia planificação dos trajectos.
Cheguei a dizer nessa mesma ocasião que emprestava o meu GPS especificamente adquirido para as 2 rodas, mas ele acabou por comprar um que viu em promoção...num site Espanhol, se não estou em erro. ;)
Depois disso ainda falámos no assunto e na real necessidade de tamanho investimento perante a existência de tão boas app's actualmente disponíveis para smartphone.
Cheguei mesmo a dizer que a compra de um smartphone mais barato com 5' ou 5,2' polegadas cumpria aceitavelmente o uso a que se destinava, desde que usada uma boa app.
Ora bem...
O tema daquela conversa que tivera há um ano atrás na realidade parece-me tão actual como agora.
E a pergunta colocada no tópico julgo que a colocará (ou terá sido colocada por muitos a dada altura), sobre o que fazer...o que adquirir.
No meu caso pessoal, apesar de ter GPS dedicado e reconhecer-lhe vantagens, admito que se fosse hoje talvez fosse diferente...
É já por demais sabido que os GPS dedicados aos motociclistas não são particularmente baratos na altura da aquisição.
E não escondo que têm razões para isso...
É também importante notar que a maioria dos navegadores para motos não são estritamente limitados ao uso num motociclo, podendo ser usados no carro ou mesmo em modo pedestre. O meu permite-o...
Entre aquilo que se destaca num GPS dedicado, temos:
- Robustez de construção, capaz de anular vibrações, aguentar condições severas (mesmo alguma queda inadvertida) e capaz de prolongar a sua vida útil nas mais difíceis condições de utilização;
- À prova de intempéries, pois são testados várias vezes sob as mais apertadas normas de impermeabilização e que lhes permite "sobreviver" mesmo quando submersos (alguns pelo menos);
- Ecrã de boa qualidade e concebido especialmente para o uso exterior, que não só permite uma óptima sensibilidade ao toque com o uso de luvas, como também uma muito boa legibilidade sob a luz directa do sol;
- Software específico, que permite acesso a funções específicas para motociclistas, além de permitir mesmo a selecção de determinados tipos de rota especiais...como que a convidar para percursos de estrada mais sinuosos e que vão ao encontro do estado de espírito de cada um.
(https://s15.postimg.cc/fjkcvhtmz/RAM-_B-176-_A-_UN7_UIU3.jpg)
No caso de um smartphone existem também óptimas vantagens, ao ponto de algumas poderem ser coincidentes com as que indiquei acima. :nice:
- Preço mais baixo, já que se consegue um smartphone com bom ecrã por ~€150;
- Portabilidade;
- Peso reduzido;
- Qualidade do ecrã e que actualmente muitos deles - mesmo baratos - cumprem perfeitamente;
- Alguns têm proteção contra água...e para os que não têm, existem bolsas destinadas ao serviço (faço notar que existe alguma perda de qualidade na imagem, dependendo da bolsa);
- Apps gratuitas ou então pagando apenas uma vez conseguindo-se um uso ilimitado;
- Igual possibilidade de planeamento da viagens.
Claro que existem desvantagens de um ou outro lado, mas no presente nem todos teremos necessidade de adquirir um bom GPS dedicado, ao passo que outros discordam por até haver alguns específicos para uso off-road e com uma enorme resistência...inclusivamente a amplitudes térmicas extremas.
Independentemente das razões de parte a parte e que cada um terá (...e são essas que aqui se procuram), fica o tópico à vossa disposição e com vontade de ler umas opiniões sobre o tema. :)