Clube Português Motociclismo
Test-Rides / Comparativos / Contactos / Novidades no sector => Test-Rides realizados pelos membros do CP-MOTO => Tópico iniciado por: mneves em Agosto 26, 2018, 07:09:40, 07:09
-
Ora aqui trago a famosa Honda NC 750 x de 2018.
Com o motor agora mais rotativo e alguns retoques o best seller está mais adulto e refinado.
O vídeo e fotos:
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180826/1967992862a49f305a11e7b5056c8b0b.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180826/e41cf50cef1a2191ab4f9e2214b70fc9.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180826/0d771626f7cba1a09c8e314dfe26dff8.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180826/3ea617d99bf08da13e40549b1b34e19b.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180826/2aa94f336e5543822c6bb60aad6b17fb.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180826/c252012ac69f1ca592d216f9f75fd02c.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180826/8ca694d503794b6b1f31f1f31c27b774.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180826/abdafc1b5e69c76773537393d6d20353.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180826/d83efadc2a51077f2743f4b9c5c1ae07.jpg)
-
Todo o conjunto está extraordinariamente bem equilibrado e isso realmente apanhado numa campanha é grande negócio...

Continuo sem perceber porque raio é que não incluem logo um vidro que seja mesmo eficaz e continuam a teimar em meter um que pouco protege em estrada. 
Sempre muito bons os teus vídeos. 


Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
-
A Honda anda a colocar o botão dos piscas muito abaixo…
Também senti isso a experimentar a PCX 2016/2017...
Quanto à parte da descrição da suspensão… mais valia comentar em estrada plana e menos sinuosa porque dizer que é eficiente e depois ouve-se a voz a... aaa… aaa… :lolol:
A protecção aerodinâmica dada pelo micro-vidro aparentemente é bem inferior ao que a TRK oferece de origem mas nas NC's quem é que não coloca os vidros opcionais?!
Comparação da NC com a Benelli TRK não parece nada desmesurada:
-quando a NC apareceu foi precisamente com o preço que agora a Benelli vende a TRK
(ou seja… desde que apareceu… a NC subiu 2000€ de preço, quase 40% a mais - ninguém se queixa e eles continuam…)
Mas quanto ao tamanho, não são muito diferentes - NC e TRK.
De motor… um 750cc feito para consumos que apesar de terem aumentado as rotações, não é um motor para fazer 10.000rpm ou mais.
A TRK aparentemente tem um regime não muito diferente mas sendo "apenas" um 500cc parece mais rotativo, não?
Esse novo painel de bordo "multi-color" parece-me menos visivel em dias solarentos que o modelo anterior, nao?
(apesar de este novo ser mais apelativo e mais adequado às "exigencias" dos potenciais compradores)
Tenho uma duvida quanto aos piscas... porque apesar de ter um formato tradicional, e nisso os japoneses fazem-nos para serem bem visiveis e são de dimensoes algo exageradas para o design, mas lá por dentro pode ser em LED... digo isto porque na minha kawasaki era em LED e tinha este formato exagerado... será que na NC tambem é em LED?
Voltando ao motor... "gostei deste disparo"... é algo dificil de se dizer quando se utiliza uma moto bastante potente e depois experimenta-se algo inferior em termos de motorização.
Mas a NC apesar das criticas, sempre foi rapidinha. Nunca foi e nunca será uma moto para chegar e ultrapassar os 200 mas até aos 160 é "bem rapida" e depois embala até ao limite da motorização.
A única coisa horrorosa dessa moto, desde que apareceu, é no final de um passeio entre companheiros, haver sempre o da NC a dizer "olha... fiz só 3,7Lt/100km" :lolol: :lolol: :lolol:
-
Para além do braço traseiro :corado:, só desgosto mesmo da quantidade de plásticos pretos não-pintados. Está-se mesmo a ver que passados 2 anos estão desbotados e manchados.
Podiam usar menos plásticos ou plásticos pintados para resistirem ao sol. A Yamaha tem esse tema bem resolvido.
-
Todo o conjunto está extraordinariamente bem equilibrado e isso realmente apanhado numa campanha é grande negócio... 
Continuo sem perceber porque raio é que não incluem logo um vidro que seja mesmo eficaz e continuam a teimar em meter um que pouco protege em estrada. 
Sempre muito bons os teus vídeos. 


Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Obrigado companheiro
-
A Honda anda a colocar o botão dos piscas muito abaixo…
Também senti isso a experimentar a PCX 2016/2017...
Quanto à parte da descrição da suspensão… mais valia comentar em estrada plana e menos sinuosa porque dizer que é eficiente e depois ouve-se a voz a... aaa… aaa…
ol:
A protecção aerodinâmica dada pelo micro-vidro aparentemente é bem inferior ao que a TRK oferece de origem mas nas NC's quem é que não coloca os vidros opcionais?!
Comparação da NC com a Benelli TRK não parece nada desmesurada:
-quando a NC apareceu foi precisamente com o preço que agora a Benelli vende a TRK
(ou seja… desde que apareceu… a NC subiu 2000€ de preço, quase 40% a mais - ninguém se queixa e eles continuam…)
Mas quanto ao tamanho, não são muito diferentes - NC e TRK.
De motor… um 750cc feito para consumos que apesar de terem aumentado as rotações, não é um motor para fazer 10.000rpm ou mais.
A TRK aparentemente tem um regime não muito diferente mas sendo "apenas" um 500cc parece mais rotativo, não?
Esse novo painel de bordo "multi-color" parece-me menos visivel em dias solarentos que o modelo anterior, nao?
(apesar de este novo ser mais apelativo e mais adequado às "exigencias" dos potenciais compradores)
Tenho uma duvida quanto aos piscas... porque apesar de ter um formato tradicional, e nisso os japoneses fazem-nos para serem bem visiveis e são de dimensoes algo exageradas para o design, mas lá por dentro pode ser em LED... digo isto porque na minha kawasaki era em LED e tinha este formato exagerado... será que na NC tambem é em LED?
Voltando ao motor... "gostei deste disparo"... é algo dificil de se dizer quando se utiliza uma moto bastante potente e depois experimenta-se algo inferior em termos de motorização.
Mas a NC apesar das criticas, sempre foi rapidinha. Nunca foi e nunca será uma moto para chegar e ultrapassar os 200 mas até aos 160 é "bem rapida" e depois embala até ao limite da motorização.
A única coisa horrorosa dessa moto, desde que apareceu, é no final de um passeio entre companheiros, haver sempre o da NC a dizer "olha... fiz só 3,7Lt/100km"
ol:
ol:
ol:
Os piscas não são em led,pena.
O motor da TRK tem o redline a começar as 9000 rpm e a cortar as 9500 ,salvo erro ,esta NC começa o redline as 6500 mais 1000 rpm que a anterior,logo a trk tem uma faixa de utilização grande e além disso aguenta a sexta as 3000sem problemas e depois é só enrolar,mas são máquinas diferentes mesmo assim a trk tem um vidro melhor e o conforto parece melhor também devido a posição das pernas.
O quadrante é como dizes ,com sol direto fica mais difícil a leitura ,referi no vídeo,mas é mais bonito ,falta a temperatura do motor.
De resto está com melhor utilização do motor e caixa.
A suspensão é bem pensada embora simples ,mas eficaz.
-
A Honda anda a colocar o botão dos piscas muito abaixo…
Também senti isso a experimentar a PCX 2016/2017...
A protecção aerodinâmica dada pelo micro-vidro aparentemente é bem inferior ao que a TRK oferece de origem mas nas NC's quem é que não coloca os vidros opcionais?!
Esse novo painel de bordo "multi-color" parece-me menos visivel em dias solarentos que o modelo anterior, nao?
O botão dos piscas não está muito abaixo.
Está é trocado de posição com a buzina nas Hondas destes últimos anos. Tem uma razão de ser e a Honda explica porquê. Goste-se ou não, depois acabas por passar a fase onde buzinas cada vez que viras...
Curiosamente, o vidro original da nova NC é bem mais eficaz do que o das anteriores...agora vê como era o da minha...
Pelos relatos que tenho lido, este painel vê-se melhor que o anterior em condições de muita luz.
Para além do braço traseiro :corado:, só desgosto mesmo da quantidade de plásticos pretos não-pintados. Está-se mesmo a ver que passados 2 anos estão desbotados e manchados.
Podiam usar menos plásticos ou plásticos pintados para resistirem ao sol. A Yamaha tem esse tema bem resolvido.
Os plástico não pintados onde eu não fiz "asneira" estão bons após 3 anos e meio.
Estou em pulgas para poder trocar a minha por uma NC nova. A última geração do DCT então é um autêntico miminho!
-
O motor da TRK tem o redline a começar as 9000 rpm e a cortar as 9500 ,salvo erro ,esta NC começa o redline as 6500 mais 1000 rpm que a anterior,logo a trk tem uma faixa de utilização grande e além disso aguenta a sexta as 3000sem problemas e depois é só enrolar,mas são máquinas diferentes
A NC com DCT de 2014/15 "mete" a sexta aos 63km/h e sensivelmente às 2000 e poucas rpm. Se fores em estrada plana não tens problemas em acelerar nesses regimes.
-
Pois, o depósito da CB500X está bem resolvido.
O problema é no depósito, não te parece? Como na NC não se introduz o combustível ali, eles decidiram usar aqueles plásticos crús.
Nas Harley mais baratas (que não as Street que infelizmente são piores do que as NC) eles usam uma tinta texturada para evitar o problema.
O sol a bater ali é um mimo para começarem a desbotar e ficarem quebradiços.
Para além do braço traseiro :corado:, só desgosto mesmo da quantidade de plásticos pretos não-pintados. Está-se mesmo a ver que passados 2 anos estão desbotados e manchados.
Podiam usar menos plásticos ou plásticos pintados para resistirem ao sol. A Yamaha tem esse tema bem resolvido.
Se pegassem na base da CB500X, resolviam esse assunto dos plásticos rápidamente... 

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
-
Pois, o depósito da CB500X está bem resolvido.
O problema é no depósito, não te parece? Como na NC não se introduz o combustível ali, eles decidiram usar aqueles plásticos crús.
Nas Harley mais baratas (que não as Street que infelizmente são piores do que as NC) eles usam uma tinta texturada para evitar o problema.
O sol a bater ali é um mimo para começarem a desbotar e ficarem quebradiços.
Aí dou-te o benefício da dúvida. Desde muito cedo que tenho uma capa protectora de depósito da Bagster (para aplicar sacos de depósito) instalada na mota. Sendo assim, não deve ter apanhado muito sol ali. Nem faço ideia como está. Até pode estar todo riscado!
-
Companheiro: sabes porque é que não respondi ao teu post anterior? Sei que tens imenso cuidado com a tua moto! Ou seja, nunca na vida irias ter problemas porque a tua NC é tratada a pão-de-ló.
Agora alguém que use tipo carro, como meio de transporte sem cuidados, é um potencial problema.
Pois, o depósito da CB500X está bem resolvido.
O problema é no depósito, não te parece? Como na NC não se introduz o combustível ali, eles decidiram usar aqueles plásticos crús.
Nas Harley mais baratas (que não as Street que infelizmente são piores do que as NC) eles usam uma tinta texturada para evitar o problema.
O sol a bater ali é um mimo para começarem a desbotar e ficarem quebradiços.
Aí dou-te o benefício da dúvida. Desde muito cedo que tenho uma capa protectora de depósito da Bagster (para aplicar sacos de depósito) instalada na mota. Sendo assim, não deve ter apanhado muito sol ali. Nem faço ideia como está. Até pode estar todo riscado!
-
Pois, o depósito da CB500X está bem resolvido.
O problema é no depósito, não te parece? Como na NC não se introduz o combustível ali, eles decidiram usar aqueles plásticos crús.
Nas Harley mais baratas (que não as Street que infelizmente são piores do que as NC) eles usam uma tinta texturada para evitar o problema.
O sol a bater ali é um mimo para começarem a desbotar e ficarem quebradiços.
Para além do braço traseiro :corado:, só desgosto mesmo da quantidade de plásticos pretos não-pintados. Está-se mesmo a ver que passados 2 anos estão desbotados e manchados.
Podiam usar menos plásticos ou plásticos pintados para resistirem ao sol. A Yamaha tem esse tema bem resolvido.
Se pegassem na base da CB500X, resolviam esse assunto dos plásticos rápidamente... 

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Completamente de acordo.
Não sei até que ponto é que os plásticos aguentam com o sol. É que aquilo se fica queimado fica mesmo muito feio. Pintavam aquela parte igualmente ou optavam pela solução das Harley conforme referiste e bem. 
Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
-
Como gostos não se discutem… e nisso é tudo muito subjetivo e relativo…
Eu pessoalmente acho mais cativantes as actuais NC's que as embrionárias de 2011/2012:
-deixaram de parecer tão gordas (a estrutura tubular está mais escondida agora)
-têm linhas mais acutilantes/agressivas/desportivas e retiraram um pouco a imagem de "Trailista de alcatrão"
(desculpai o termo, apesar de não envergonharem em todo o terreno obviamente que onde elas se dão bem é em estradas normais, certo?!)
-o design actual que começou na renovação de 2016 parece-me ter algumas semelhanças com as F800GS dessa mesma época… até as cores quase idênticas mas sem duvida que a azul é cativante. (a vermelha também era uma cor comum em ambos os modelos)
-até o deposito está por baixo do banco...
(https://s15.postimg.cc/auejqaruj/bmw_f800gs_my2016.jpg)(https://s15.postimg.cc/x7macjv6z/nc750x_01_2.jpg)
Nunca ninguém tinha visto esta semelhança?
Para que não digam que falei mal... cheguei a ponderar comprar em 2011 a NC700S por ser mais baixa, mas acabei por ter ido para a Kawasaki que tem uma alma e comportamento distinto destas.
-
Obrigado pelo vídeo Marco.
Foram alterações que poderemos considerar como "actualizações", já que a maior ocorreu por volta de 2016, parece-me.
O novo modelo deve sair dentro em breve. É o mais provável... A cada 2 anos e meio a Honda tem este cuidado com alguns modelos, não todos.
Ainda me lembro perfeitamente do que foi dito, há uns 2 ou 3 anos, por um dos companheiros que já aqui comentou mais atrás...
Será que vai chegar a 800cc??
Hum.... não sei, talvez não. :)
NOTA: o referido pelo 2low mais atrás, no tocante ao desembaraço do motor, está correcto. A ideia de muita gente é a de que é sempre "pastelão", quando na realidade e até certa velocidade se desembaraça muito bem.
-
Esteticamente gosto mais do primeiro modelo das 750 do que o actual.
Aqueles painéis laterais em cinzento/prata não me agradam. De tal maneira que, se algum dia conseguir comprar uma, vou tentar pedir para pintarem os painéis (da cor da mota, provavelmente preto) antes de sair do stand.
-
Um Piano-Black com 5 camadas de verniz em cima e polido até à exaustão ficaria bruuutaaal ;)
Esteticamente gosto mais do primeiro modelo das 750 do que o actual.
Aqueles painéis laterais em cinzento/prata não me agradam. De tal maneira que, se algum dia conseguir comprar uma, vou tentar pedir para pintarem os painéis (da cor da mota, provavelmente preto) antes de sair do stand.
-
Um Piano-Black com 5 camadas de verniz em cima e polido até à exaustão ficaria bruuutaaal ;)
Esteticamente gosto mais do primeiro modelo das 750 do que o actual.
Aqueles painéis laterais em cinzento/prata não me agradam. De tal maneira que, se algum dia conseguir comprar uma, vou tentar pedir para pintarem os painéis (da cor da mota, provavelmente preto) antes de sair do stand.
E o que recomendarias para a cor do símbolo da honda? (auto-colante colado no painel)
-
Piano: é apenas a minha sugestão. Autocolante prateado mas sem exageros.
Para ficar bem feito, apenas autocolantes de vinil (outros materiais não são duráveis) colados à primeira camada de verniz. Depois aplicam-se as restantes 4 camadas e o símbolo da Honda fica "submerso" debaixo do verniz e protegido da acção do sol por várias camadas de verniz de boa qualidade.
Quando se for lixar com o Trizact alisa-se o "relevo" causado pelo autocolante até ficar tudo à face.
Polimento e o autocolante parece estar debaixo de um vidro....
Paint porn...
Um Piano-Black com 5 camadas de verniz em cima e polido até à exaustão ficaria bruuutaaal ;)
Esteticamente gosto mais do primeiro modelo das 750 do que o actual.
Aqueles painéis laterais em cinzento/prata não me agradam. De tal maneira que, se algum dia conseguir comprar uma, vou tentar pedir para pintarem os painéis (da cor da mota, provavelmente preto) antes de sair do stand.
E o que recomendarias para a cor do símbolo da honda? (auto-colante colado no painel)
-
Piano: é apenas a minha sugestão. Autocolante prateado mas sem exageros.
Para ficar bem feito, apenas autocolantes de vinil (outros materiais não são duráveis) colados à primeira camada de verniz. Depois aplicam-se as restantes 4 camadas e o símbolo da Honda fica "submerso" debaixo do verniz e protegido da acção do sol por várias camadas de verniz de boa qualidade.
Quando se for lixar com o Trizact alisa-se o "relevo" causado pelo autocolante até ficar tudo à face.
Polimento e o autocolante parece estar debaixo de um vidro....
Paint porn...
Um Piano-Black com 5 camadas de verniz em cima e polido até à exaustão ficaria bruuutaaal ;)
Esteticamente gosto mais do primeiro modelo das 750 do que o actual.
Aqueles painéis laterais em cinzento/prata não me agradam. De tal maneira que, se algum dia conseguir comprar uma, vou tentar pedir para pintarem os painéis (da cor da mota, provavelmente preto) antes de sair do stand.
E o que recomendarias para a cor do símbolo da honda? (auto-colante colado no painel)
Obrigado!
Vamos ver se conseguirei andar com essa sugestão para a frente.
Eventualmente até serias tu a fazer o "serviço".
Time will tell...
-
No teu caso (Pianoman), o simbolo da Honda não sendo a original da moto, colocaria algo personalizado junto do simbolo da Honda… tipo um piano… :yeah: :yeah: :yeah:
(estou a falar a serio)
-
No teu caso (Pianoman), o simbolo da Honda não sendo a original da moto, colocaria algo personalizado junto do simbolo da Honda… tipo um piano… :yeah: :yeah: :yeah:
(estou a falar a serio)
E depois para a vender era uma chatice!
-
No teu caso (Pianoman), o simbolo da Honda não sendo a original da moto, colocaria algo personalizado junto do simbolo da Honda… tipo um piano… :yeah: :yeah: :yeah:
(estou a falar a serio)
E depois para a vender era uma chatice!
Não sendo de origem… seria igual!
-
No teu caso (Pianoman), o simbolo da Honda não sendo a original da moto, colocaria algo personalizado junto do simbolo da Honda… tipo um piano… :yeah: :yeah: :yeah:
(estou a falar a serio)
E depois para a vender era uma chatice!
Não sendo de origem… seria igual!
Olhe que não...olhe que não...
-
Existem diferencas da DCT de 2015 para a actual?
-
Existem diferencas da DCT de 2015 para a actual?
Sim.
O actual sistema tem o mesmo modo D e o mesmo modo Manual.
Já o modo S que existia em 2015, agora está dividido em 3: S1, S2 e S3.
Também tem mais uns sensores (nomeadamente de inclinação) que alteram o comportamento do DCT.
Está um sistema perto da perfeição actualmente. Comparando com o primeiro então, (de 2012) é da noite para o dia.
Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
-
Aqui fica o teste a NC 750 s dct
-
Existem diferencas da DCT de 2015 para a actual?
Sim.
O actual sistema tem o mesmo modo D e o mesmo modo Manual.
Já o modo S que existia em 2015, agora está dividido em 3: S1, S2 e S3.
Também tem mais uns sensores (nomeadamente de inclinação) que alteram o comportamento do DCT.
Está um sistema perto da perfeição actualmente. Comparando com o primeiro então, (de 2012) é da noite para o dia.
Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
Andei a ver uma Nc750X com DCT, mas sendo de 2015 é das que foram as pioneiras neste tipo de caixa (segundo o vendedor é a primeira versão que saiu com DCT).
Assim sendo, 6500 por uma de 2015 com 24mil kms (revisão dos 24 ja feita) não será caro?
-
De 2105 se não tiver modo de teletransporte não compres. Eu não compraria.
:cool: (chalaça)
Existem diferencas da DCT de 2015 para a actual?
Sim.
O actual sistema tem o mesmo modo D e o mesmo modo Manual.
Já o modo S que existia em 2015, agora está dividido em 3: S1, S2 e S3.
Também tem mais uns sensores (nomeadamente de inclinação) que alteram o comportamento do DCT.
Está um sistema perto da perfeição actualmente. Comparando com o primeiro então, (de 2012) é da noite para o dia.
Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
Andei a ver uma Nc750X com DCT, mas sendo de 2105 é das que foram as pioneiras neste tipo de caixa (segundo o vendedor é a primeira versão que saiu com DCT).
Assim sendo, 6500 por uma de 2015 com 24mil kms (revisão dos 24 ja feita) não será caro?
-
De 2105 se não tiver modo de teletransporte não compres. Eu não compraria.
:cool: (chalaça)
Existem diferencas da DCT de 2015 para a actual?
Sim.
O actual sistema tem o mesmo modo D e o mesmo modo Manual.
Já o modo S que existia em 2015, agora está dividido em 3: S1, S2 e S3.
Também tem mais uns sensores (nomeadamente de inclinação) que alteram o comportamento do DCT.
Está um sistema perto da perfeição actualmente. Comparando com o primeiro então, (de 2012) é da noite para o dia.
Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
Andei a ver uma Nc750X com DCT, mas sendo de 2105 é das que foram as pioneiras neste tipo de caixa (segundo o vendedor é a primeira versão que saiu com DCT).
Assim sendo, 6500 por uma de 2015 com 24mil kms (revisão dos 24 ja feita) não será caro?
São assim tao mas as desse ano?
-
Acho que só daqui a pouco menos de 100 anos poderemos responder a isso
A minha questão é se parece um valor adequado?
-
Andei a ver uma Nc750X com DCT, mas sendo de 2015 é das que foram as pioneiras neste tipo de caixa (segundo o vendedor é a primeira versão que saiu com DCT).
Assim sendo, 6500 por uma de 2015 com 24mil kms (revisão dos 24 ja feita) não será caro?
Sendo de 2015, então será a SEGUNDA versão do DCT. É exatamente a mesma que eu tenho.
O primeiro sistema de DCT nas Integra/NC data de 2012.
Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
-
Andei a ver uma Nc750X com DCT, mas sendo de 2015 é das que foram as pioneiras neste tipo de caixa (segundo o vendedor é a primeira versão que saiu com DCT).
Assim sendo, 6500 por uma de 2015 com 24mil kms (revisão dos 24 ja feita) não será caro?
Sendo de 2015, então será a SEGUNDA versão do DCT. É exatamente a mesma que eu tenho.
O primeiro sistema de DCT nas Integra/NC data de 2012.
Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
Parece-te um "mau negócio" a NC750X de 2015 com 24 mil (revisao dos 24 ja feita) por 6500€?
-
Acho que só daqui a pouco menos de 100 anos poderemos responder a isso
A minha questão é se parece um valor adequado?
Para mim, qualquer valor investido numa NC seria sempre um mau negócio.
A nova de 2018 com DCT custa 8450€ (facilmente consegues este preço num stand em oferta de material em vez da documentação), portanto ter uma com 24 mil kms, 3 anos e a custar menos 2000€, eu iria sempre preferir nova se o orçamento não for um problema. Novo é novo. Inclui 2 anos de garantia e sabes exatamente o que lhe fizeste desde o km 0.
Por acaso nem fazia ideia que uma NC com DCT neste momento está mais cara que a Tracer 700 e quase ao mesmo preço da Versys 650 e a VStrom 650... e ao que parece continuam a vender-se :D
Precisamente por terem DCT.
Coisa que mais nenhuma tem.
Já sei... também não te faz falta...
-
Acho que só daqui a pouco menos de 100 anos poderemos responder a isso
A minha questão é se parece um valor adequado?
Para mim, qualquer valor investido numa NC seria sempre um mau negócio.
A nova de 2018 com DCT custa 8450€ (facilmente consegues este preço num stand em oferta de material em vez da documentação), portanto ter uma com 24 mil kms, 3 anos e a custar menos 2000€, eu iria sempre preferir nova se o orçamento não for um problema. Novo é novo. Inclui 2 anos de garantia e sabes exatamente o que lhe fizeste desde o km 0.
Por acaso nem fazia ideia que uma NC com DCT neste momento está mais cara que a Tracer 700 e quase ao mesmo preço da Versys 650 e a VStrom 650... e ao que parece continuam a vender-se :D
Por vezes é melhor nem comentar.....
Então mas queres comparar uma tracer 700 com uma NC ? em quê ?
e queres comparar uma marca como a Suzuki , quase enterrada com uma Honda (rainha Nipónica) no seu melhor momento e mais precisamente com a jóia da coroa que são as NC
DManteigas dedica-te a outro ramo......
:convivio:
-
Por vezes é melhor nem comentar.....
Então mas queres comparar uma tracer 700 com uma NC ? em quê ?
e queres comparar uma marca como a Suzuki , quase enterrada com uma Honda (rainha Nipónica) no seu melhor momento e mais precisamente com a jóia da coroa que são as NC
DManteigas dedica-te a outro ramo......
:convivio:
Seja bem aparecido senhor Clemente? Ainda estou é à espera de resposta sobre o óleo 10w32,5... queria dedicar-me ao ramo dos óleos (quem sabe tirar um certificado na Galp ou assim) mas ainda estou à espera que a tua experiência de 20 anos em óleos me esclareça essa pequena duvida...
A Honda "rainha nipónica" que neste momento tem como grandes sucessos de vendas a NC e a PCX, duas motas que foram construidas para serem meras citadinas económicas e proporcionarem o minimo de emoção possível aos seus proprietários. Enquanto a "Suzuki decadente" está prestes a apresentar uma Katana que promete e muito. Não larguem essa cegueira não :D
O óleo já foi respondido em outro tópico, que já nem sei qual é.....
Velasquez,
a Honda tem estado em grande nesta década.....
poucas marcas têm uma panóplia de ofertas com qualidade conforme tem a Honda
DManteigas,
falta aí mencionares a X-ADV que está a consagrar-se como uma grandiosa aposta da Honda, mais do que a Integra, apesar de a Integra ser mais económica em tudo desde o preço á mecânica e consumo, a X-ADV é máquina de guerra !!!
Enquanto a Suzuki está para lançar a Katana ou raio que é... a Honda já lançou dezenas de Katanas.....uma maiores outras mais pequenas conforme vai ser o sucesso da nova Honda Forza 300 ou desta nova PCX
:bandeiraportugal:
-
Clemente, está aqui o link do tópico:
http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4198.0 (http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4198.0)
Estava curioso em ver a análise cientifica desses dados e como é que alguém explica a impossível existência de um óleo 10w32.5. Mas até agora só se ouvem grilos...
Depois, não tomem o mercado português como exemplo de nada. Aliás, duvido que as NCs ou Integras sejam um sucesso de vendas lá fora proporcionalmente como são em Portugal.
Basta ver alguns rankings on nem aparecem nos top10:
https://www.visordown.com/features/motorcycle-top-10s/top-10-european-best-sellers (https://www.visordown.com/features/motorcycle-top-10s/top-10-european-best-sellers)
A Integra, NC, X-ADV são tudo boas scooters para quem anda no dia a dia e para quem o dinheiro não é preocupação ou então pretende dar umas voltitas pequenas sem sentir uma enorme falta de potência. Porque quem quer realmente uma citadina económica tem as 125 que só no preço de aquisição já dá para comprar combustivel para uma vida inteira. E depois o consumo é como as outras, se andar devagar consome pouco, se andar rápido consome muito. Isto é uma verdade universal, seja Honda ou a XInpintigsafhk. Agora, estão bem longe de ser alguma coisa no mundo do motociclismo. É o mesmo que alguém vir dizer que o Renault Twingo ou o Smart ForTwo são as grandes inovações do séc. 21.
Basta pensar que os grandes concorrentes da Honda neste momento são as Benellis, Kymcos, etc... Nunca ouvi ninguém vir aqui escrever "Estou indeciso entre uma Tracer 700/Versys 650/VStrom 650 nova e uma TRK502 nova". Isso diz muito sobre a oferta atual da Honda.
resumindo;
então do óleo já estás esclarecido !
isto é um país de tesos e todos os povos Europeus para lá caminham tb, a pobreza
tudo isto acontece por um crescente Capitalismo desenfreado, preocupante e selvagem.....
por este facto, os homens da Honda que estudam o mercado, chegaram á conclusão que o caminho é criar máquinas mais económicas como duradouras tb e não tanto a potência e extravagancia das mesmas etc.etc.
Velasquez, a Bold, dá uma olhadela tb no catálogo da Honda e vê as vendas na Europa
, porque eu nem fui ver, mas faço um cálculo.
Um abraço pessoal, eu fico por aqui. :convivio:
:convivio:
-
Não tinham a CB500x para experimentar...fui ver como era a nova NC2018
(https://preview.ibb.co/jxv7X9/IMG_20180912_170646.jpg) (https://ibb.co/efZeep)
Não vou referir muita coisa (feeling) pois iria ferir susceptibilidades, apenas de ponto forte realmente o consumo está lá...
Numa prespectiva apenas de casa trabalho está aqui uma coisa porreira.
Percebo que seja um habitué à volta das grandes cidades :ok:
desculpa… :fotografar:
Admirava-me ainda mais se fosse de novo uma PCX ::P:
Mas compreendo. :ok: :convivio:
-
No Lopes e Lopes tens a CB....
-
Ainda vais dar a Tracer à troca por um dessas :diabolico: O próximo passo é discutir consumos com o Clemente :diabolico:
Só discute quando for uma Integra :lolol:
:convivio:
-
Ainda vais dar a Tracer à troca por um dessas :diabolico: O próximo passo é discutir consumos com o Clemente :diabolico:
Só discute quando for uma Integra :lolol:
:convivio:
Clemente, por curiosidade quantos kms e de que ano é a tua Integra?
Tem 46.000 kms e é de Janeiro de 2015
tens que me vender aí uma Benelli 500 mas uma que não perca parafusos :stuck_out_tongue: :lolol:
:convivio:
-
Uma Benelli que em quase 4 anos como a tua faça tão poucos kms dificilmente perde parafusos ;)
Realmente é fácil ser um relógio suiço andando pouco
ol:
Lindo.....
Bruxaria Velázquez? Bem já perdi uma vida hoje a testar a 502 x ,por sinal não perdi foi parafusos 
-
Incrivel como a Integra desvaloriza mais que uma chinesa qualquer :o
Sabes que para muitos esses km são um preconceito,esse motor aguenta muito mais
-
Nada como tirar fotos a uma scooter completamente suja, com bocados de lama agarrados.
Dessa forma não se notam os riscos.
Só lavar e lubrificar essa "peça" em condições são mais 100€ em tempo e material.
-
Ainda vais dar a Tracer à troca por um dessas :diabolico: O próximo passo é discutir consumos com o Clemente :diabolico:
Só discute quando for uma Integra :lolol:
:convivio:
Clemente, por curiosidade quantos kms e de que ano é a tua Integra?
É a do Clemente?
https://m.olx.pt/anuncio/honda-nc-750-integra-IDBPUAc.html
Boas,
não é a minha mas por acaso já falei com o dono
uma Integra destas com estes kms e de 2015 vale 7.000 euros
ele vende por este valor por razões de circunstancia.....
não há nem nunca houve desde as 700 Integras para vender, as poucas que aparecem são logo vendidas, porque afinal estamos a falar da melhor moto do mundo, o resto são semelhanças....
tem tudo, velocidade mais que suficiente, consumo, manutenção, proteção do condutor, fiabilidade é uma panóplia de argumentos que nunca mais acaba :nice:
é a melhor moto do mundo para quem necessita de polivalência a baixo custo, não existe mais nenhuma no mercado com estas prestações !!! :nice:
A X-ADV está lá perto mas já não faz estes consumos nem o preço da manutenção é igual nem a proteção, apesar de talvez seja a minha próxima moto (talvez X-ADV ou INTEGRA) para 2019 .
:convivio:
-
algumas delas já não se encontram á venda
o escândalo é uma 700 e vê lá o preço pedido elevadissimio para uma 700
depois estás á procura no melhor mês que é no final do verão onde a oferta é superior
mas gostei de ver para confirmar a super valorização de uma Integra ao contrário do que acontece com as NC, a minha de todas essas tem o triplo de extras, não tem comparação
Não se esforcem com a melhor moto do mundo....
.
-
Quer-me parecer que por um lado se fala da gama NC com alguma dose de exagero e por outro lado com um repetitivo palavreado que denota algum preconceito. Se se disser que não...bem... :)
Enquanto não se perceber que esta gama NC - e que declina nas versões S, X e Integra - tem uma base mecânica feita com um propósito algo diferente das demais nesta faixa de cilindrada, não se chegará a lado nenhum e este tipo de argumentação de parte a parte vai continuar a resumir-se a isto. Por um lado que é a melhor e excepcional...e por outro lado que "não vale nadinha".
Há que perceber que é uma gama de motos que não é brilhante em nada, mas boa em muita coisa naquilo para o qual foi projectada.
"NC series was a 'new concept', being unlike conventional motorcycles, a bike designed for commuters(....)"
Quando (...e se) a marca vier a lançar em 2019 uma renovada gama NC, tenho algumas dúvidas que venha a sair muito - em termos mecânicos - dos objectivos que traçou desde que apareceu em 2012. :)
-
Se retomarmos ao seu aparecimento no mercado e que prossegue nos dias de hoje apesar das evoluções, espanta-me um pouco que faças essa afirmação. :)
O modelo não se resumo a consumo como queres fazer parecer...
Foi um modelo que veio, desde o seu lançamento, com capacidade de bagagem com compartimento autónomo na frente do condutor (cerca de 21/22L).
Inaugurou com a "X" a categoria "Crossover" (citadina e look adventure) e que se tornou de alguma forma um verdadeiro sucesso.
O mesmo aconteceu com a Integra e que conseguiu também, com sucesso, uma inédita abordagem de hibridização moto-maxiscooter.
Depois o seu motor (tão polémico) tido desde o início como uma "good learner bike" e excelente "commuter" graças a uma mecânica projectada e pensada para as faixas de rotação mais utilizadas no dia-a-dia, mas que permitia alargar o âmbito de motos puramente citadinas, para assim conceder uma capacidade de ser usada em percursos mais longos e com posição de condução confortável.
Além disso, veio desde o início com a inovadora caixa DCT e que se mantém hoje como a escolha de muitos e inclusivamente instalada em motos potentes como a VFR1200.
Caro dmanteigas, dizer que a gama NC "não trás qualquer inovação" é, com todo o respeito que me merece sempre aquilo que escreves, afirmar algo sem pensar muito bem no que se está a escrever.
-
"Tantas vezes vai o cântaro à fonte…"
Depois de bastantes debates sobre este motociclo é interessante ver determinados companheiros em vias de o adquirir...
...mesmo que seja para 2ª moto e que até pode servir mais para o dia-a-dia.
É sempre bom reconhecer qualidades e não ir só atrás das modas, tanto nas "modas de/para comprar" como ir nas "modas de falar mal"...
Agora só falta as respectivas apresentações das burras e criação dos DB's... ::P:
nota: ainda me pode calhar uma PCX :lolol:
-
A linha linhaway tem duas pelo menos a um mês para venda....
-
Eu testei a NC700X quando saiu e testei a XADV-750 quando saiu.
Esta última é uma evolução tremenda do conceito e, na minha humilde opinião, já se sente traída pelos "humble underpinnings".
A Tracer é um pouco uma extensão do conceito da TDM 900, mas com um motor actualizado, brilhante até aos 200km/h e com consumos muito bons.
De facto a "street Adventure" ou "road Adventure" é um conceito que precede em muito a NC700X.
É a minha, sempre humilde e resignada, opinião.
-
"Tantas vezes vai o cântaro à fonte…"
Depois de bastantes debates sobre este motociclo é interessante ver determinados companheiros em vias de o adquirir...
...mesmo que seja para 2ª moto e que até pode servir mais para o dia-a-dia.
É sempre bom reconhecer qualidades e não ir só atrás das modas, tanto nas "modas de/para comprar" como ir nas "modas de falar mal"...
Agora só falta as respectivas apresentações das burras e criação dos DB's... ::P:
nota: ainda me pode calhar uma PCX :lolol:
Estás a falar de quem? Sabes que estás a por o boi à frente da carroça...não sabes?
Engraçado afirmares isso quando também tens telhados de vidro ;)
Sempre é a cb125r? Será a H2?
Cada um sabe de si...já devias saber isso.
Defender o indefensável é que me parece escusado. E há alguns peritos aqui...oh se há :D
Eu nem sequer disse que eras tu…
:lolol: :lolol: :lolol:
Mas vais?
:convivio:
-
A CB500 parece-me, à primeira vista, um modelo mais cuidado, também low-cost mas sem se notar tanto.
A pintura cinza metalizado na NC750X é brilhante mas é muito rugosa, dá a sensação de que quiseram cortar nos custos.
Entre as duas, se estivesse comprador disso, talvez fosse para a 500.
-
Parece-me que nisto há que contextualizar desde o início.. :nice:
Caro dmanteigas, eu percebo que existam alguns "anticorpos" em face do facto de haver um membro (um único membro) que está sempre a bater na tecla quanto à sua Integra ser a melhor coisa que existe...
Eu percebo isso e que uma pessoa se possa fartar um pouco de ouvir o mesmo. E posso dizer que inclusivamente eu próprio já lhe disse por MP algo como "Take it Easy" na forma como expressa as suas convicções. :) Infelizmente não sou ouvido, mas pessoalmente é bom tipo. Acredita.
Mas outra coisa bem diferente é - se acaso ainda a viver esse desagrado - dizer que um sistema de transmissão automático como é o DCT (que recordo possibilita também mudar de forma manual através de patilhas no guiador e desempenhando superior performance na rapidez face a cx normal...) nada tem de inovação porque já existem motociclos em que é só acelerar.
A verdade é que não existe nada do género neste segmento e sim...negar isto como algo inovador vejo-o como incompreensível.
Isso é menosprezar aquilo que foi a possibilidade dada a muitos de poderem conduzir uma moto de uso destinado a utilização para o dia-a-dia, com a mesma facilidade com que o faziam na sua scooter...e sem se se preocuparem com mudanças.
O mesmo se passou com a inovação que foi hibridizar moto com scooter e em que o próprio nome "Integra" foi escolhido propositadamente por juntar características de ambas num só modelo. Foi completamente "uma pedrada no charco".
Quando escreveste "Inovar é criar algo radicalmente novo", custa-me a entender que esqueças o que foi inovador na sua criação.
Bem...é a minha opinião e já a formulei em ocasiões anteriores.
Quem entender de forma diferente e preferir entrar noutro tipo de argumentação, está naturalmente no seu direito. :)
A minha atitude perante isto e os argumentos que a gama NC tem é justa perante o que representa no mercado.
Vá, sem stress. :nice:
-
O DCT é necessário? Eu gosto muito, mas não o acho necessário.
É mais "nice to have" do que "need to have".
Ou seja, introduz mais complexidade que não é necessária.
O benefício não é óbvio.
-
E mais: de acordo com vários autores, não há real inovação:
https://www.ft.com/content/8552919a-955b-11e6-a80e-bcd69f323a8b (https://www.ft.com/content/8552919a-955b-11e6-a80e-bcd69f323a8b)
https://yalebooks.yale.edu/book/9780300217407/innovation-illusion (https://yalebooks.yale.edu/book/9780300217407/innovation-illusion)
-
Sapiens, em cima mostrei que o DCT não é inovação da NC como fizeste crer mas sim da VFR1200. A discussão não é sobre o valor da Gama NC. Nisso todos acordamos que para o propósito que foi desenhada está muito bem conseguida (essa conversa da melhor mota do mundo é algo que já levamos na brincadeira :nice: ). A nossa discussão era sobre a questão da inovação, e nisso a NC não veio inovar nada. A Honda limitou-se a compreender o mercado e lançar um produto que nem eles publicitam como inovador mas sim com o principal argumento que é anpolivalencia e os baixos consumos permitindo ser uma citadina durante a semana é uma aventureira ao fim de semana.
De resto, não tenho nenhum ódio de estimação à NC ou aos seus proprietários! Cada um tem aquilo que pode é que o satisfaz :nice:
Resta dizer que os antecedentes ou primórdios do mundo moderno do "DCT", não começaram na VFR1200F mas sim ainda na DN-01...
...com uma evolução do "CVT" (Continuously Variable Transmission) e que lhe chamaram de qualquer coisa como "HFT" (Human Friendly Transmission),
apesar de em todo o lado conforme a sigla final de "DCT" estar plenamente e exclusivamente relacionada com a VFR1200F, como mencionaste!
https://world.honda.com/DCT/history/ (https://world.honda.com/DCT/history/)
Já agora... pelo menos aqui...e apesar de ser do "Readers Digest" fala da DN-01 antes de falar da VFR1200F:
http://www.theridersdigest.co.uk/dual-clutch-transmission-ideal-automatic-transmission/ (http://www.theridersdigest.co.uk/dual-clutch-transmission-ideal-automatic-transmission/)
E num forum estrangeiro das Goldwings GL1800 :tornarseanjinho: encontrei isto:
"Don't confuse the HFT Transmission with the Dual-Clutch Transmission, they are two completely different animals.
The HFT is a hydraulic mechanical continuously variable (Human Fitting Transmission) system featuring two automatic modes and a 6-speed manual mode which the rider operates through buttons on the handlebars.
This transmission is currently available on the Honda DN-01 and has no "real" gears. It can simulate a 6-speed transmission or just automatically select whatever the optimal gear ratio might be for a given situation.
http://www.gizmag.com/go/4765/ (http://www.gizmag.com/go/4765/)
A Dual Clutch transmission (DCT) has real gears and is mechanically very much like a standard manual transmission as currently used in the Goldwing. It uses two clutches, one for even gears and one for odd gears. Shifting is handled electronically or can be shifted manually if desired.
The DCT transmission is available on the new 2010 Honda VFR1200.
http://www.gizmag.com/honda-dual-clu...rcycles/12763/ (http://www.gizmag.com/honda-dual-clu...rcycles/12763/)
The only common thing between the HFT and DCT transmission types is there is no clutch lever to pull and you can choose between fully automatic operation or a manual override. The engineering execution is completely different.
If I were a betting man, I would put my money on the DCT becoming a transmission choice for the new Japanese built Goldwing in 2011."
-
Dou de barato o met-in que realmente para algumas pessoas pode ser muito útil, e que realmente foi inovador num motociclo. Tudo o resto é meras adaptações de algo que já existe.
Dás mal porque já havia uma BMW com met-in há muitos anos atrás...
A caixa DCT é fazer de motas scooters, com todo o respeito que me merecem os condutores de scooters. Acelerar sem usar embraiagem já existe há vários anos, portanto não cai naquilo que se chama de inovação, a não ser o criar uma scooter com look de mota
Acho que o Sapiens já te corrigiu um pouco nesta temática mas não consigo evitar dizer que isto é absolutamente um chorrilho de disparates.
Não podes estar mais errado.
Como é possível alguém escrever isto e depois ainda achar que tem razão?
Mas o que raio tem um sistema Dual Clutch Transmission (DCT) a ver com um Continuously Variable Transmission? (CVT das scooters)
É de uma ignorância total o que dizes. "Acelerar sem usar a embraiagem"?
Até às Scooters aceleram usando uma embraiagem. A diferença é que "na outra ponta" está um variador. Os sistemas DCT fazem-no utilizando DUAS embraiagens!
Vê se percebes: o sistema DCT é apenas uma automatização do processo de meter/tirar mudanças. Deixas de o fazer accionando uma manete de embraiagem e um pedal (que também podes ter) e passas a fazê-lo utilizando patilhas OU deixando que o sistema o faça por ti.
Se é fantástico, eficiente e essencial? Para mim é mas aceito que para outros não seja DESDE QUE ESTEJAM INFORMADOS e saibam do que estão a falar.
Não imponho nada a ninguém mas não suporto ler disparates.
Em termos históricos, sim, surgiu com a VFR mas não é propriamente o que é hoje (naturalmente) mas também essa versão 1 do DCT não é assim tão parecida com a versão 2 (da Integra). Evoluiu muito. E já vamos na versão 4 (ou 5...nem sei bem).
A Yamaha também tem um sistema parecido na FJR mas está a anos luz em termos de eficácia em relação ao DCT.
-
Aplicar uma tecnologia conhecida no mundo automóvel para os motociclos não é inovação.
Há décadas que não existe inovação.
Reparem (https://en.wikipedia.org/wiki/Dual-clutch_transmission (https://en.wikipedia.org/wiki/Dual-clutch_transmission)):
"This type of transmission was invented by Frenchman Adolphe Kégresse just before World War II, although he never developed a working model. If we discount the "Easidrive" automatic transmission developed in the late 1950's by UK's Smiths Industries and Rootes, a system that used dual electro-magnetic clutches and was offered as an option on Hillman and Singer models, the first development of the twin-clutch or dual-clutch transmission started in the early part of 1980 under the guidance of Harry Webster at Automotive Products (AP), Leamington Spa, with prototypes built into the Ford Fiesta Mk1, Ford Ranger, and Peugeot 205. "
Aposto convosco como existia, se procurarmos, uma versão de "preselected gears" muito antes da Segunda Guerra.
-
Antes de mais nada e tentando responder ao que estava mais para trás. :nice:
Eu não disse que o DCT tinha aparecido primeiro na gama NC...
Referi foi que esse inovador sistema de caixa estava nas NC's desde o seu início...
Foi isto que escrevi...
"Além disso, veio desde o início com a inovadora caixa DCT e que se mantém hoje como a escolha de muitos e inclusivamente instalada em motos potentes como a VFR1200.
A caixa em si era a inovação nas motos.
O que me despoletou a estranheza lá mais atrás foi ter-se dito que não trazia nenhuma inovação, quando...entre outras, a própria caixa o era.
A marca criou uma commuter que se pode considerar low cost (NC) e instalou a sua caixa automática DCT apresentada pouco antes do lançamento desta gama de "utilitárias", possibilitando desta forma a que fossem muitos os que pudessem comprar algo acessível dentro das motos e que permitisse a facilidade de uma scooter no que toca ao prescindir das trocas de caixa de modo tradicional.
Deverá ter-se presente que este facilitar nada tem que ver com esta expressão que utilizaste mais atrás "A caixa DCT é fazer de motas scooters" e que me dispenso de comentar. Cada um tem a sua opinião e diz o que lhe vem à cabeça.
Conheço muita gente que quando experimentou...adorou. :)
------------------------
Não percebi os links Pedro.
Mas tentando responder ao que questionas, nomeadamente quando dizes que "o benefício não é óbvio", creio ser importante lembrar que com este sistema se deixa de embraiar ou passar de caixa no modo automático (já que o faz por nós), levando por consequência a que haja talvez uma maior concentração na condução (é discutível), mas sobretudo diminuindo o cansaço em determinados trajectos, como por exemplo no meio do trânsito citadino. :)
-
A Gilera DNA já tinha met-in.
-
Não perceberam? Sabem que o novo Volvo S90 usa uma mola de lâmina transversal na suspensão traseira?
Que carros é que usavam isso? Ford Modelo T, A,... Fiat 127/128, etc, etc.
Voltando ao tema:
Cf. "preselected gears": https://en.wikipedia.org/wiki/Preselector_gearbox (https://en.wikipedia.org/wiki/Preselector_gearbox)
O 2Low já percebeu. I rest my case.
-
Há uma diferença enorme, DManteigas. Mas se procurares vês que o DCT é uma aplicação da tecnologia dos anos 30 do Século XX.
Peco desculpa Pianoman, realmente é uma diferença gritante um DCT para um CVT. Ambos têm o mesmo resultado final que é conduzir usando apenas o acelerador, mas realmente na hora da verdade faz toda a diferença os detalhes técnicos ;)
-
(....)
If I were a betting man, I would put my money on the DCT becoming a transmission choice for the new Japanese built Goldwing in 2011.[/i][/color]"
Quem o disse...enganou-se por larga margem. :)
Foi bem mais tarde. Quem diria...a mais cara da marca só tem disponibilizado este sistema vários anos depois. ;)
-
Peco desculpa Pianoman, realmente é uma diferença gritante um DCT para um CVT. Ambos têm o mesmo resultado final que é conduzir usando apenas o acelerador, mas realmente na hora da verdade faz toda a diferença os detalhes técnicos ;)
Não há pachorra...
Quando vais ao mecânico trocar a corrente, pinhão, cremalheira e afins OU trocar variador, pesos e correia é a mesma coisa?
São detalhes?
Então o processo não interessa, desde que o "resultado final" (como dizes) seja o mesmo?
Já ouviste o som de um motor em aceleração com DCT e com CVT?
Já agora, por curiosidade, onde enquadras o quickshift, equipamento de origem da tua amada GT?
-
É estranho, inseri informação precisa sobre o tema e é ignorada.
Porque será?
-
É estranho, inseri informação precisa sobre o tema e é ignorada.
Porque será?
Porque, para mim, é absolutamente irrelevante, já que não estou a discutir a inovação ou não do sistema DCT mas sim o seu funcionamento.
-
Pois, mas é uma tecnologia dos anos 30 ou 50 (dependendo da perspectiva) do Século XX.
-
1- "O processo é puramente irrelevante"
2 - O que interessa é o resultado final
Pergunta: Será que o mesmo é afirmado com cx. manual, ou seja...o que conta é o resultado final?
O processo de colocar mudança quando se quer, o processo de apertar a manete de embraiagem e utilizar o pé para selecionar nova mudança?
Ou...no caso de cx. manual, conta tudo e não somente o resultado final?
E já agora...se for respondido que no caso de cx. manual o processo também conta, pergunto se a troca de mudanças através de cx. automática com patilhas no guiador, será um processo que não se enquadra também como tendo "interação humana"?
Obrigado desde já pelo lançar do tema com o que escreveste. Parece-me uma discussão interessante. A sério. :)
-
Mais motos com Dual Clutch Transmission, incluindo algumas electricas:
https://autowise.com/top-10-automatic-motorcycles/ (https://autowise.com/top-10-automatic-motorcycles/)
E para os que pensam na próxima moto, uma questão pertinente:
https://www.webbikeworld.com/dual-clutch-vs-manual-transmission-which-should-be-in-your-next-motorcycle/ (https://www.webbikeworld.com/dual-clutch-vs-manual-transmission-which-should-be-in-your-next-motorcycle/)
:offtopic:
Apesar da tecnologia do "touchscreen" ter sido inventada ainda na minha geração...
...praticamente só começou a ter utilidade em grande escala lá para 2002 quando a Microsoft lançou o primeiro portátil hibrido, com ecran "touch"
Em 2003 quase todas as marcas seguiram a Microsoft e tinham um ou dois modelos deste tipo de portátil com ecran rotativo e que era já touch (acho que usando uma caneta tipo o que é utilizado no actual Samsung Note 8/9) exemplo: https://www.cnet.com/reviews/acer-travelmate-c110-review/ (https://www.cnet.com/reviews/acer-travelmate-c110-review/)
Em 2005 pelas poucas vendas desse tipo de computadores, praticamente caíram no esquecimento… foi um fiasco de vendas!
...até que apareceu um tipo em 2007 que diz que inventou o touch e criou o primeiro telemovel touch: iphone v1.0
A Nokia lançou o primeiro telemovel touch só em 2009... a Samsung um ano antes...
Resumindo a coisa... que isto é um pouco parecido com tudo...
Há um tipo que inventa determinada coisa...
...esse tipo tem azar e a coisa não é bem aceite, seja qual o motivo mas um bom marketing ajudaria...
...passados uns anos, aparece outro tipo, coloca um embrulho todo bonito e depois diz que é uma inovaçao espetacular aquilo que se está a presenciar...
Eu dou mais credito aos verdadeiros inventores!
https://www.thoughtco.com/who-invented-touch-screen-technology-1992535 (https://www.thoughtco.com/who-invented-touch-screen-technology-1992535)
https://mashable.com/2012/11/09/touchscreen-history/?europe=true (https://mashable.com/2012/11/09/touchscreen-history/?europe=true)
http://www.applegazette.com/feature/6-things-apple-did-not-invent/ (http://www.applegazette.com/feature/6-things-apple-did-not-invent/)
No DCT é a mesma coisa...
https://en.wikipedia.org/wiki/Dual-clutch_transmission (https://en.wikipedia.org/wiki/Dual-clutch_transmission)
Sobre a sua utilização, "conforto" e simplicidade que dê alegrias aos proprietários que tenham esta tecnologia, seja qual for a marca do veiculo...
:convivio:
Mas tambem nao quero que digam que eu venero o Leonardo Da Vinci ou Nokila Tesla, por mais brilhantes que tenham sido essas personalidades!
:lolol:
https://www.welovecycling.com/wide/2017/03/17/leonardo-da-vinci-invent-bicycle/ (https://www.welovecycling.com/wide/2017/03/17/leonardo-da-vinci-invent-bicycle/)
https://www.wired.com/2011/08/0830daimler-first-true-motorcycle/ (https://www.wired.com/2011/08/0830daimler-first-true-motorcycle/)
Voltando ao tópico... qual será o sucesso de vendas das NC750X com o "novo DCT"?
-
(....)
Voltando ao tópico... qual será o sucesso de vendas das NC750X com o "novo DCT"?
O ter cx. automática já não vai ter mais aquele factor "uaaau" que teve no passado, pelo que um novo modelo da marca terá de vir com um argumento adicional de futuro, se acaso pretende destacar-se com renovadas características face à concorrência.
Não direi que será a consumir 2,5L/100kms...mas... :pensador: agora que penso nisto, até que não seria descabido ser a primeira moto de produção neste segmento a vir com motor híbrido (gasolina+eléctrico), à semelhança do que ocorreu muito recentemente com a PCX.
Mas....nããã. Deve vir com motor de combustão normal. :)
-
Não, o processo é puramente irrelevante, o que interessa é o resultado final. É o resultado final é que o DCT mete uma mota a funcionar da mesma forma que uma scooter. É acelerar e andar. Mas é insultuoso dizer que uma NC com DCT é uma scooter com look de nota? Ou um híbrido vá, já que acho que também podem usar a caixa manual se ficarem entediados. Pensava que neste fórum não se faziam esse tipo de recriminações...
O quickshifter não tem nada a ver já que não dispensa a interação humano no ato de meter e tirar mudanças, só o facilita.
Já leste bem com atenção o que escreveste?
São contradições atrás de contradições, já para não falar da falta de conhecimento do assunto em debate.
Proponho dois cenários que te pedia que comentasses:
1- Honda NC com DCT e pedal de mudanças (sim, existe esse acessório).
2- Yamaha MT-09 GT com quickshift
O que me dizes do processo e do "resultado final" de cada uma, do ponto de vista da "scooterização" que falavas?
Obrigado.
P.S.: já agora, não comentaste nada em relação ao que referi do som do DCT e do CVT. Não foi por acaso que o referi.
Sendo apenas mais um argumento, o DCT têm quebra de rotação cada vez que "metes" uma mudança, o CVT, como o próprio nome diz, é contínuo, não há quebras. Só isto já mostra a diferença entre os dois sistemas.
-
No quickshifter ou nas mudanças de manete é o condutor que decide quando mete as mudanças e precisa de fazer ponto de embraiagem para arrancar. No DCT tal como nas scooters é a mota que decide as mudanças e basta acelerar para andar com a mota. A caixa DCT está muito mais próxima denuma scooter que de uma mota com quick-shifter. Pianoman, já tiveste várias scooters portanto não percebo a celeuma de comparar a NC com uma scooter. O resultado final é o mesmo, se o barulho das mudanças a engatar para ti já torna o sistema de condução diferente é contigo. O que eu estou a dizer não é uma contradição, é uma evidência é tens-te limitado a pormenores técnicos mas sem dizer por A+B como é que o resultado final a nível de condução é diferente de uma suzuki Burgman. Ah espera, se ficares entediado tens a hipótese de meter mudanças ;)
DManteigas ,
não acertas uma...
agora sou eu que chego a ter pena de ti
metes os pés nos óleos, nas mudanças, sem lá mais o quê... é um fartote :lolol:
eu já não vou perder mais tempo contigo, as respostas terminaram aqui !!!
Continuação de bons momentos aqui no forum
:convivio:
-
No quickshifter ou nas mudanças de manete é o condutor que decide quando mete as mudanças e precisa de fazer ponto de embraiagem para arrancar. No DCT tal como nas scooters é a mota que decide as mudanças e basta acelerar para andar com a mota. A caixa DCT está muito mais próxima denuma scooter que de uma mota com quick-shifter. Pianoman, já tiveste várias scooters portanto não percebo a celeuma de comparar a NC com uma scooter. O resultado final é o mesmo, se o barulho das mudanças a engatar para ti já torna o sistema de condução diferente é contigo. O que eu estou a dizer não é uma contradição, é uma evidência é tens-te limitado a pormenores técnicos mas sem dizer por A+B como é que o resultado final a nível de condução é diferente de uma suzuki Burgman. Ah espera, se ficares entediado tens a hipótese de meter mudanças ;)
Queres mais A+B do que o que eu já te expliquei?
O facto de ter tido scooters e agora uma moto com DCT é que me faz perceber que não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Tu ainda não percebeste que no DCT és tu quem decide quando meter mudanças?
Mas tu já conduzires alguma moto com DCT?
Não há paciência... são afirmações falsas atrás de afirmações falsas...
"No DCT tal como nas scooters é a mota que decide as mudanças"
As scooters têm mudanças???? Tenho que contar essa ao meu mecânico para nos rirmos um pouco!
-
Peço desculpa, são relações de caixa e não mudanças
faz toda a diferença a terminologia técnica. Tal como acelerar sem meter mudanças numa NC ou numa scooter
Fiquem lá com a vossa ideia que eu fico com a minha. De qualquer forma, a probabilidade de eu me interessar por uma NC ou pensar em comprar uma é a mesma que nos próximos tempos ter um Chiron em casa, portanto tanto me faz se o DCT é uma scooterizacao de motas ou não.
Não são relações de caixa nem mudanças.
As scooters (excepção feita à Burgman 650 e mesmo assim é um sistema CVT - SECVT) não as têm. Funcionam com a diferença de ratio.
Lá está... reacção típica. Claramente de quem nunca experimentou o DCT...