Honda eleva a fasquia das ajudas à condução
(http://www.morebikes.co.uk/wp-content/uploads/2016/01/Honda-Learner-Bike-02.jpg)
Notícia integral obtida em: http://www.motociclismo.pt/
Patente registada no Japão detalha o que será o...Live Computer Instructor System
Atualmente o mundo das duas rodas vive uma era tecnológica em que os modelos de topo dos vários fabricantes permitem ao motociclista usufrir de ajudas à condução: controlo de tração, “anti-wheelie”, controlo de estabilidade, Race-ABS com função “cornering” e que evita o levantar da traseira em travagem, controlo do travão motor e, além de outras coisas, modificar o caráter do motor da moto através de vários modos de motor.
Mas a Honda, sempre na tentativa de liderar a revolução tecnológica no mundo das duas rodas, registou uma patente no Japão em que detalha o nível seguinte das ajudas à condução: o “Live Computer Instructor System”.
Este é um sistema eletrónico ao estilo de um co-piloto que pretende ajudar o motociclista a abordar as mais variadas situações de condução da melhor forma possível. Uma espécie de instrutor de condução sempre presente.
Com o Live Computer Instructor System a Honda quer que o motociclista seja avisado pela sua moto de, por exemplo, qual o melhor ângulo de inclinação para abordar uma determinada curva, se a força de travagem deve ser maior ou menor, ou se o acelerador pode ir mais aberto em aceleração.
Para que este sistema de aconselhamento “ao vivo” funcione, a Honda está a desenvolver e testar um conjunto de sensores instalados na moto e que incluem acelerómetro, giroscópio, sensores de inclinação, sistema de GPS, sensor de velocidade instantânea, um interface “touchscreen” e até uma videocamara pode ser instalada na moto para uma conectividade total.
De acordo com as poucas informações divulgadas na patente, o Live Computer Instructor System necessita que o condutor percorra inicialmente os seus percursos habituais, por exemplo casa / trabalho, sendo que o sistema analisa e grava os dados desse percurso. Da vez seguinte que a moto percorra esse mesmo percurso previamente gravado, o instrutor computorizado da Honda inicia o seu modo “co-piloto” e dará conselhos em tempo real, melhorando não apenas a segurança, como também o próprio condutor irá sentir melhorias na sua forma de conduzir a moto.
Será que este Live Computer Instructor System alguma vez chegará às motos de produção da Honda?
(http://www.motociclismo.pt/images/articles/cache/2016/08/57aaf6e9cc8b3_XL.jpg)
------------------------------------------------------------------
Digamos que a moto primeiro aprende com a passagem em determinado percurso....depois disso passa a ser ela a ensinar o condutor como se faz ou se deve fazer. :D