Clube Português Motociclismo
Marcas de Motociclos => Suzuki => Tópico iniciado por: pedroareias em Outubro 01, 2018, 12:14:16, 12:14
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Apesar do nome ser antigo, o modelo é novo e muito apetecível. Finalmente alguma coisa em condições... O motor é o K5 detuned:
(https://www.motorradonline.de/media/mrd-1031764/720/suzuki-katana-3-0-concept-bike-eicma-2017jpg.jpg?source=default)
https://www.motorradonline.de/motorraeder/comeback-suzuki-katana-2018.103515.html (https://www.motorradonline.de/motorraeder/comeback-suzuki-katana-2018.103515.html)
https://www.visordown.com/motorcycle-news-new-bikes/another-teaser-video-2019-suzuki-katana (https://www.visordown.com/motorcycle-news-new-bikes/another-teaser-video-2019-suzuki-katana)
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Amanhã (dia 02/10) já será a apresentação do produto final.
Desconhece-se por enquanto o design em toda a sua plenitude, apesar do último teaser revelar bastante.
Tem uma certa aproximação ao que se vê na imagem acima. Mas amanhã confirma-se com mais detalhe What's What. :nice: :nice:
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Se o regresso for como o da SV650 estão lançadas as bases para mais uma boa máquina.
Acho que a Suzuki está a jogar muito bem.
Vamos ver amanhã.
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Sim, parece que a Glaudius afastou os fãs do modelo.
E pelo que se vê das imagens desta Katana, a suzuki não irá cair no mesmo erro.
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Como se costuma dizer: "Eizia...." :)
Confesso que aprecio bem mais o perfil e secção traseira...do que propriamente a frente da moto.
Mas aí está. :nice: :nice:
(https://www.motorradonline.de/media/mrd-1033260/720/img3465jpg.jpg?source=default)
(https://www.motorradonline.de/media/mrd-1032280/712/140-suzuki-gsx-s-1000-s-mo-katana-2019jpg.jpg?source=default)
(https://www.motorradonline.de/media/mrd-1032284/712/180-suzuki-gsx-s-1000-s-mo-katana-2019jpg.jpg?source=default)
(https://www.motorradonline.de/media/mrd-1032286/712/190-suzuki-gsx-s-1000-s-mo-katana-2019jpg.jpg?source=default)
(https://www.motorradonline.de/media/mrd-1032294/712/220-suzuki-gsx-s-1000-s-mo-katana-2019jpg.jpg?source=default)
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Está então mais do que confirmado...
Será mesmo 1000cc. Para uns agrada a notícia, para outros nem tanto.
Mas as coisas são como são. Estamos a falar de 150cv prontos a fazer estreitar a estrada... :nice: :nice:
" That’s a pretty decent base of course: a GSX-R1000 K5 motor serves as the foundation for the 150bhp powerplant, and the GSX-S chassis is more than solid enough: twin-spar beam alloy frame, GSX-R swingarm, USD forks, radial Brembo front calipers. It’s a little on the porky side – and the Katana has actually added mass (up 6kg to 215kg). But we’ve spent plenty of time on the GSX-S1000 and it’s a very capable naked beastie to build upon." LINK (https://www.visordown.com/motorcycle-news-new-bikes/intermot-2018-suzuki-katana-1000-unveiled)
(https://www.visordown.com/sites/default/files/styles/large/public/KATANA_M0_YMD_Diagonal.JPG?itok=GCl4qTFw)
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Hóoo com "katana(o)" ... 1000 cc? :'(
A Suzuki já tem tantas 1000 excelentes: GSX-R, a GSX-S (FA e a ZA)
Ao menos uma Katana 750cc, prontos... :nempenses:
Enfim... vamos ver os testes...
Mas que está bonita está!!!! :palmas:
Gostei.
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Esta moto está brilhante. O K5 de "150" cavalos debita isso praticamente à roda.
A Suzuki voltou em grande. Quando é que aparecerá em Portugal? Quero uma.
PS: esqueci-me, não ando em 2 rodas, a Biffer está na garagem há 4 anos debaixo de 3 colchões.
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Ainda não tinha sido por cá deixado o painel de instrumentos.
E este estilo high-tech é algo de fenomenal.
Dentro do estilo digital, estará ao nível do mais cativante que já vi. :nice:
(http://www.motorcycledaily.com/wp-content/uploads/2018/10/100218middle1-730x411.jpg)
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Estive a ver a parte dedicada à Katana e houve um momento que me prendeu a atenção....
A Katana teve colaboração de uma equipa Italiana e que ajudou no desenvolvimento e concepção do modelo.
Isto não é inédito...mas é sinal que as marcas Japoneas não se "enclausuram" dando-se a todo um trabalho Made in Japan.
O consumidor Europeu precisa por vezes de um "olhar" e "mão"....Europeus. :) :nice:
(https://i.postimg.cc/Ls3k2VPY/Screenshot_2018-10-04-20-33-56-410_com.android.chrome.jpg)
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Por essa mesma razão indiquei que "não é inédito".
É uma prática que já tinha iniciado e mostra que o consumidor Europeu é muito importante.
A participação de Engenheiros Europeus é muito clara na mensagem transmitida nesta press conference.
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K5, pois é velho.
Espera aí, de que ano é o 998cc da Honda que está na "nova" CB1000R com o bloco decorado para disfarçar?
E o bloco 1300 da FJR ? :lolol:
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Olha que nesta Katana foram mais longe do que aquilo que dizes nas tuas palavras, Clemente. :)
É um produto novo...é um reavivar de algo que tiveram no passado.
É verdade que é um motor existente e vindo da GSX-S1000....mas será assim tão problemática essa opção?
Vamos ser francos!
Ter um motor criado de raiz e só para dizer que o tinha, iria fazer assim tamanha diferença?
Será que aquilo que é proporcionado por aquele bloco de 1.000cc e 150cv actualizado o ano passado...é uma má opção que mereça "desagrado"??
O desempenho imagino que deva ser fabuloso.
Parece-me que levas um bocado a Suzuki como um "saco de pancada". :)
Não há nexexidade...
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Não...este não é mesmo modelo para Top's de venda.
Essa capacidade de vender modelos acima de €15.000 e ser Top of Top's pertence à BMW. Não há outra que o consiga....:nice:
E mencionei €15.000 não de forma inocente....
É que tenho dúvidas que seja muito abaixo valor. Bem...talvez vá até aos €14.000...talvez. :pensador:
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Mais de 14k€ custa a GSX-S1000F nova em Espanha.
Em Portugal mantêm a antiga, em cinzento mate, com vários problemas conhecidos e publicados nos fóruns.
Esta Katana certamente ficará acima dos 15k€.
Não...este não é mesmo modelo para Top's de venda.
Essa capacidade de vender modelos acima de €15.000 e ser Top of Top's pertence à BMW. Não há outra que o consiga....:nice:
E mencionei €15.000 não de forma inocente....
É que tenho dúvidas que seja muito abaixo valor. Bem...talvez vá até aos €14.000...talvez. :pensador:
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Eu considero que esta moto está fabulosa...mas faltam-lhe 10% para a considerar mesmo mesmo no ponto!
Aquela frente, que por demais se percebe com sendo uma colagem ao passado da Katana, não a consigo entender no restante design deste modelo.
Parece que começaram de trás, tornaram a moto muito apelativa e moderna, e depois na parte da frente....ficou muito "retro" com aquele farol quase quadrado, juntamente com um arranjo mais old school.
É o meu gosto, atenção. Consegue mesmo assim ter um look frontal mais consensual que uma GS de há uns anos... :)
(https://i.postimg.cc/90GY1xwJ/Screenshot_2018-10-04-23-24-07-557_com.android.chrome.jpg)
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Por vezes dá a sensação que, nós em casa, podemos desmontar uma moto, colar uns plásticos e o resultado seria o mesmo.
Neste caso ainda tenho de a ver ao vivo. A GSX-S1000F tem uma frente horrível, esta aparenta ter mais estilo, mas só vendo ao vivo.
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A suzuki segue o caminho da fiabilidade e das soluções comprovadas. Outros apostam nas inovações e na eletrónica, com os riscos que isso acarreta.
Conheço alguns que rolam em modelos da marca, já com alguns anos, e estão muito contentes.
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Das novidades existentes na Intermot, foi das que mais impressionou... Pela estética 👌 Mota bastante "compacta" e não parece a mota que se vê nas fotos. A ideia que eu levava era de que ia encontrar uma mota tipo Hayabusa. Mas não 🤣
Um pormenor que não gostei foram as peseiras. Para mim que sou pequeno tornam-se muito recuadas. Se o pendura tiver os pés muito grandes quase que consegue meter velocidades. Posição de condução ligeiramente curvada o que também não agradou de todo. Mesmo assim, esta mota tem ali qualquer coisa 🤔. Só falta saber se cai para o lado bom ou mau...
✌️🏼
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Ao vivo deve impressionar. Logo que apareça nos stands vou vê-la,
O motor, apesar de antigo, tem muito boa reputação.
É pena a Suzuki não usar o K5 numa moto mais prática.
Das novidades existentes na Intermot, foi das que mais impressionou... Pela estética 👌 Mota bastante "compacta" e não parece a mota que se vê nas fotos. A ideia que eu levava era de que ia encontrar uma mota tipo Hayabusa. Mas não 🤣
Um pormenor que não gostei foram as peseiras. Para mim que sou pequeno tornam-se muito recuadas. Se o pendura tiver os pés muito grandes quase que consegue meter velocidades. Posição de condução ligeiramente curvada o que também não agradou de todo. Mesmo assim, esta mota tem ali qualquer coisa 🤔. Só falta saber se cai para o lado bom ou mau...
✌️🏼
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O motor ser "antigo" pode não ser assim tão mau...
Se aquilo que proporciona chega e sobra, não defraudando as expectativas e fazendo mostrar um sorriso pelas sensações transmitidas, então não seria por aí que veria problema.
Pode haver mais rápidas??
So What!!??
Será que se anda em 100% da utilização de punho trancado?
Acho que fazes bem em ir ver.... :)
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A Honda não é mais rápida nem mais moderna em termos de motor.
Depende do preço. Se for 15000€ ou mais como é previsível, comparada com uma Triumph Speed Triple S, vai ter muitas dificuldades, que aliás a Honda também tem, para competir.
Se for 13 ou 14.... será muito interessante.
O motor ser "antigo" pode não ser assim tão mau...
Se aquilo que proporciona chega e sobra, não defraudando as expectativas e fazendo mostrar um sorriso pelas sensações transmitidas, então não seria por aí que veria problema.
Pode haver mais rápidas??
So What!!??
Será que se anda em 100% da utilização de punho trancado?
Acho que fazes bem em ir ver.... :)
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Para chegar aos €13.000 já estaria a "morder" a GSX-S1000A.
Se tal acontecer (chegar a um preço desses), creio que não faria depois sentido a Suzuki manter aquele modelo, já que a novidade "Katana" não lhe dava hipóteses...
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O grande elefante na loja de porcelanas é a Triumph Speed Triple S ao preço que está, com 150 cavalos e todo aquele aspecto cuidado e trabalhado.
Esta como moto até poderá ser superior, mas quem olha para a Speed Triple S vai ficar enfeitiçado.
Para que não duvidem (14K !):
https://www.triumphmotorcycles.pt/bikes/roadsters/speed-triple/speed-triple-s (https://www.triumphmotorcycles.pt/bikes/roadsters/speed-triple/speed-triple-s)
(https://images.triumphmotorcycles.co.uk/media-library/images/bikes/speed-triple-s-2018/nn5%20rhs%20crystal%20white_1100x629.png)
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À semelhança do que se passa com o meu gosto (ou falta dele, admito) pela frente da Katana, o mesmo acontece com a Speed Triple.
A moto pode ser fenomenal, bem construída e com um motor possante (nem se coloca em causa!), mas tanto vista de frente como no seu perfil frontal, algo ali não me cativa...
Tem qualquer coisa de "Louva-a-Deus".
Esta será por certo uma comparação que nunca ninguém fez ou lhe ocorreu, mas para o meu gosto, aquela frente tem um design que me faz lembrar isto...
(https://i.postimg.cc/63r3VQqm/c8821fc88d874f1624d7874caebbe20d.jpg)
(https://i.postimg.cc/ZK2SRSKB/IMG_20181006_231733.png)
De resto....nada a apontar! :)
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Sim, concordo contigo.
Mas sei que já viste uma de perto e aí ficamos mesmo vidrados com o cuidado.
Não se pode usar fit-and-finish, mas digamos que é cuidado com a montagem e fabrico.
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Componentes de topo....brembo, olinhs.....
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Isso a Brembo...
Sim são bons e tidos como do melhor que existe, mas também dão chatices.
Recordo que mesmo sendo "do best" e montados em grandes máquinas como p.ex. em Ducati, Aprilia, KTM, MV Agusta ou Moto Morini, já tiveram dois Recall na ordem de milhares de unidades e no espaço de alguns meses.
Acontece...
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Agora noutra onda e no seguimento do que tinha indicado mais acima quanto à participação Europeia:
O design da Katana tem ali trabalho do italiano, Rodolfo Frascoli da Frascoli Design e que foi já o responsável por criações como a MYA, a “Flat Tracker” do piloto Valentino Rossi, ou a Moto Morini Corsaro ZZ. :nice:
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Aquele K5 debita o que debita com a centralina Euro na GSX-S1000F e o resto são cantigas:
Já agora, Sapiens21, este já é o modelo que declara 150 ps:
(https://www.motorradonline.de/media/mrd-666202/1920x/300naked-bike-vergleichstestps4242102jpg.jpg?source=default)
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Sim, era a decisão mais óbvia a levar a cabo pela Suzuki...
Faz todo o sentido colocar a última actualização do bloco. Não é diferente do que fazem outros construtores.
Uma marca, por "imposição" dos clientes e do mercado da concorrência já se desdobra em renovações constantes dos modelos... Se o fosse fazer com motores inteiramente novos a cada 2 anos, era uma gaita. :)
O que está mais do que testado também tem o seu valor... :nice:
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Já se fala de preços.
https://www.bennetts.co.uk/bikesocial/news-and-views/news/2018/october/suzuki-2019-katana-gsx-r1000
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Será mesmo...?
Umas £11,500 (estimadas).
Ao câmbio actual para Euros e se não contássemos com os nossos impostos seria apenas ligeiramente acima de uma Kawasaki Z900RS.
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Não se preocupem, com a carga fiscal que isso leva, vai subir para preços mais altos. :(
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Aponto para 14799€ ou 14999€ em Portugal.
Se entretanto a Triumph Speed não subir, surge a dúvida.
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Aponto para 14799€ ou 14999€ em Portugal.
Se entretanto a Triumph Speed não subir, surge a dúvida.
Sim concordo com os preços que avanças pois parecem-me ser mais realistas.
MAS por esse preço o que vinha para casa era a GSX-S1000FA. :diabolico:
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Aquela frente é um bocadinho estranha, mas sim, com as carenagens tem outra polivalência.
Há muito material para as duas GSX-S e que as tornam muito interessantes do ponto de vista da customização.
Aponto para 14799€ ou 14999€ em Portugal.
Se entretanto a Triumph Speed não subir, surge a dúvida.
Sim concordo com os preços que avanças pois parecem-me ser mais realistas.
MAS por esse preço o que vinha para casa era a GSX-S1000FA. :diabolico:
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Mais detalhes. Apenas 140 cavalos à roda... enfim, já não é mau.
Parece é que não houve tempo para acabarem a traseira.
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Todas as specs oficias do modelo...
Ainda não existe é notícia da comercialização. Já há algum tempo que está "para breve".
(https://i.postimg.cc/KcLq7ZjM/Sem-T-tulo-suzy1.png)
(https://i.postimg.cc/Gt7H8WWh/Sem-T-tulo-suzy2.png)
(https://i.postimg.cc/0Q9Qt5xy/Sem-T-tulo-suzy3.png)
(https://i.postimg.cc/PqQf8GZs/Sem-T-tulo-suzy4.png)
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Já agora...o depósito sendo de 12L, será impressão minha ou está um pouco mais pequeno (em capacidade) do que o desejável? :pensador:
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Bastante pequeno...
Não deverá ser fácil conseguir que a luz só acenda após os 200km.
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Só se for um erro de indicação da marca... :pensador:
Não sei.
É que para uma 1.000cc de 150cv e pressupondo um consumo real ali para os 6L (sem pensar muito nisso), é mesmo muito pequeno.
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Bem...fui a alguns sites internacionais e todos indicam 12L de capacidade de depósito pra esta Katana 1.000.
Deve ser mesmo, não haverá erro de indicação :pensador:
Um ponto extremamente positivo é o seu peso. Pesar 215Kg (atestada), é óptimo. Existem motos com menos cc's a pesar isto... :nice:
http://www.suzukimotorcycles.com.au/range/road/sport-sport-touring/katana/specifications
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Desde o Salão INTERMOT que não existe indicação de início de comercialização.
A indicação parece ser "para breve" e já lá vão uns mesitos.
Percorri também vários websites da marca na Europa e nada de preço, ao contrário do resto da gama.... :pensador:
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Dá-me a impressão que apareceu muito "barulho" na sua apresentação, mas agora que o pó assentou parece que estão à espera que passe a onda de apresentação das outras marcas, que por acaso até são fortes.
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Não sei...
Até pode ser isso que dizes, ou seja, um aguardar pelo melhor timing no sentido de a disponibilizar nos dversos mercados onde será comercializada, mas já lá vai algum tempo... :pensador:
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Na minha opinião, a Suzuki estará porventura "pressionada" para apresentação de novidades.
Veja-se o flop por exemplo da Burgman 400 (só mesmo alguém que goste muito da marca/modelo poderá considerar dar o preço que pedem por ela, sem sequer olhar para o que a concorrência oferece)
Olhe-mos para as desportivas. O que temos assim de relevo? A 1000RA? ou a recém apresentada 125cc?
Atenção. Acho que a Suzuki tem alguns modelos bons e não me importava de ser dono de uma VSTORM ou uma SV ou GSX.
Esta Katana parece-me que ficou pelo caminho... à semelhança da Teneré...
Será que existe um acordo de "cavalheiros": agora a Honda com as 500cc e as 650cc e a Triumph com a sua 1200? E mais tarde vêem as referidas?
É essa a minha impressão.
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Julgo que não. :nice:
Isto cada marca tenda fazer pelo seu negócio... :)
Mas a demora de facto é bastante longa, sem dúvida. E estranha.
Moto apresentada ao público em 02/10/2018....e já vamos com 4 meses e a indicação "coming soon" persiste.
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Não vejo nada de anormal.
Estamos no início de Fevereiro...
Não é preciso recuar muitos anos no tempo para que muita gente só tivesse contacto com as novidades por volta de Abril, Maio... quando se realizava a Expomoto na Batalha.
:D
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Bem... por mim falo. Não se trata propriamente de ter necessidade de um "contacto com o modelo". :)
Aqui a questão é não haver ainda nenhum mercado a comercializá-la...e isso de facto acho um pouco estranho.
Estarão a produzir assim tantas com alguma ideia utópica de inundar o mercado?
Julgo que estará com a indicação "coming soon" muito provavelmente desde Dezembro.
Ok... são 4 meses. Mas mesmo assim.
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Não acho mesmo nada estranho...
Não sei que raio de novidades vocês andam a comprar.
Mas qualquer das motos que comprei novas de modelos lançados no respectivo ano, nenhuma esteve disponível antes do final do primeiro trimestre.
Aliás, aconteceu-me até adiar a compra de uma moto que já estava disponível (a speed) porque achei por bem esperar para poder ver ao vivo e experimentar a FZ1 que era uma das novidades desse ano. Algo que só aconteceu em Maio...
Portanto, não vejo absolutamente nada de estranho.
Estranho é a quantidade de modelos que chega a estar disponível antes do próprio ano do lançamento!!!
:D
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A Suzuki é que saberá...
Não deixo de considerar que isto leva a um certo "arrefecer" do interesse de quem a espera...
Quanto a uma comparação de disponibilidade de unidades de modelos novos no mercado, nomeadamente entre algo que ocorreu há 10 ou 15 anos por comparação ao presente... :-\
Isto não se pode propriamente dizer que é algo imutável ao longo dos anos.
A BMW p.ex. foi super rápida!
Apresentou o modelo R1250GS na Intermot e logo de seguida (semanas) estava em comercialização. :nice:
Isto é saber como se faz e aproveitar de forma brilhante o "factor novidade".
Se acaso se leva tempo demais (vários meses), perde essa "vantagem" inicial.
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Por acaso também me fez lembrar a Tenere.
Têm em comum ser nomes com história a motos "banais".
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Lá porque nesta altura as novidades ainda estão frescas não significa que seja mais favorável ás vendas.
Há uns tempos numa discussão deste género dei-me ao trabalho de lamber os xls do site da ACAP e há um padrões bastante vincados.
Habitualmente as vendas sobem por volta de Abril, atinge o pico em Junho ou Julho e vão lentamente caindo até Outubro.
E não é preciso pensar muito na razão disto acontecer.
Portanto, não me parece que o interesse "arrefeça" como sugeres. Pelo menos neste hemisfério. :D
Isto considerando o tipo de interesse que se materializa numa compra. Que é muito diferente do interesse que nos leva a dissertar em fórums em torno de modelos que não fazemos qualquer intenção de comprar.
E sim... talvez não faça sentido comparar a disponibilidade dos modelos novos há 10 e muito menos 15 anos atrás, quando se vendiam substancialmente mais motos acima dos 125, e as grandes marcas tinham uma "casa mãe" responsável pela importação nacional ao invés de distribuidores ibéricos como no presente. :-\
Quanto à BMW... lá terá a sua estratégia.
Mas se amanhã fores a um stand e disserem que tens de esperar 2 ou 3 meses para a entrega é algo que não me admiraria.
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Portanto a marca estará à espera dos meses de maiores vendas para entrar no mercado?
Até marcas como a Moto-Guzzi já começaram a disponibilizar a sua novidade em alguns mercados Europeus.
Ou a KTM com as suas novidades, como o são as 790 ADV, ou as renovadas SuperDuke 1290.
Ou a Aprilia com a sua nova RSV4 1100.
Ou a Kawasaki com a sua nova Versys 1000 apresentada na EICMA e já disponível para venda em vários mercados Europeus (com excepção da "SE").
Ou a Honda com a sua gama 2019 já em comercialização.
Ou a Ducati que também já tem a sua gama apresentada e a iniciar vendas, tendo deixado a Hypermotard 950 para último, mas também já em venda em mercados Europeus.
....
A Suzuki pode ser estratégia.
Lamento é que essa estratégia passe por apresentar a moto ao público no Salão INTERMOT no dia 02/10/2018....e a comercialização quem sabe quando...
A BMW neste aspecto não dá a mínima hipótese.
Quando apresentam a moto é para a colocar logo no mercado passado pouco tempo.
Isto, no presente, é saber vender! E são brilhantes a fazê-lo na sua "top seller"...
Podiam continuar a "dourar a pílula" com a sua 1200 assim na boa, mas não quiseram.
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Não faço a mínima ideia se a marca estará à espera dos meses de maior vendas...
Certamente haverá um vasto número do motivos para que algumas marcas iniciem a comercialização mais cedo que outras.
Tanto podem ser estratégicos como apenas logísticos.
O que tentei justificar foi o porquê de não concordar com o "factor novidade" se traduzir em mais vendas.
E pelo simples facto de que se vende substancialmente mais motos nos meses de "bom tempo" quando as novidades estão longe de já ser novidades.
Quanto à Ducati, eles têm apresentado os novos modelos aos bochecos...
Agora foi a Hypermotard 950, mas ainda há dias atrás nos questionávamos sobre as novas Scrambler. E estas até são dos modelos que mais dinheiro têm dado à marca.
E exceptuado a Kawasaki... todos os modelos que indicas são europeus.
Estarem disponíveis primeiro na Europa será coincidiência?
Talvez não... A Triumph já tem algumas novidades disponíveis, mas por exemplo a Scrambler 1200 só no final deste mês. Ah... mas estes fabricam tudo na Tailandia. :D
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(....)
E exceptuado a Kawasaki... todos os modelos que indicas são europeus.
(....)
Nem por isso... :)
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Então? As KTM 790 só são indianas quando convém? :D
Ou referes-te á CB650R cujo preço e a primeira aparição pública nacional foi seguida quase em tempo real? :D
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Estás a dispersar o tema... :)
E as KTM já estão em venda meu caro.
Neste cantinho que se chama Portugal é bem capaz de nada ter chegado, mas aqui ao lado em Espanha (como indicado no respectivo separador) já estão em comercialização.
A Suzuki Katana, para mal dos que a aguardam (e presumo que não serão assim tantos), nem em Portugal, nem em Espanha, nem na Alemanha... :)
Se pode estar para breve? Vamos ver...Esperemos que sim.
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OK. Corrijo a frase:
"E exceptuado a Kawasaki e Honda... todos os modelos que indicas são europeus."
:D
A Katana enquanto gerar discussão vai cumprindo perfeitamente a função de dar alguma visibilidade à Suzuki... que tanto precisa.
Quanto á questão da disponibilidade dos modelos em Portugal vs Espanha...
Actualmente os importadores operam ao nivel ibérico.
O que faz de nós uma mera província espanhola. Com tudo o que de bom e mau isso implica.
Isto foi muito percepível durnte aqueles dias em que ansiosamente esperavam pelos preços e os mesmos estavam indisponíveis para ambos os países quando boa parte do resto da Europa já tinha divulgado.
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O curioso método de vendas que a marca terá para este modelo em solo Australiano...
Nov./2018: "(....)Suzuki Motorcycles Australia has announced an on-line only purchasing method for its new Suzuki Katana 2019.
With high demand and limited supply, Suzuki will take orders exclusively online, offering customers a premium buying experience along the way in the lead up to arrival in the third quarter of 2019.
As an added bonus and gesture of Suzuki’s appreciation for customer commitment and patience, the first 50 Katana pre-ordered online will also receive a bonus exclusive Katana themed Arai QV-Pro helmet, valued at $995 with their bike delivery.
As for price, Suzuki have not let that completely out of the bag as yet but tell us that they are hoping to keep the final price under 20k ride away. For now a $1000 deposit is required to secure your new Katana.(....)" Link (http://www.mcnews.com.au/suzuki-australia-taking-katana-orders-exclusively-on-line/)
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Esta Katana tresanda a exclusividade...
Uma GSXF1000 com gadgets.. Mas só para quem pode...
...esperar!
:D
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Esta Katana tresanda a exclusividade...
Uma GSXF1000 com gadgets.. Mas só para quem pode...
...esperar!
:D
LOL
Arriscaria dizer que será o flop do ano. Desculpem que gosta muito da máquina ou da marca. :corado:
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Desde que não ultrapasse o flop que foi a minha moto, que situaria como o maior das últimas 2 décadas, então está tudo certo... :)
Era só que faltava vir agora esta Katana roubar-lhe o título.
Quero que se mantenha "exclusiva" deste título, mesmo que seja uma atribuição de bastidores... ;)
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Desde que não ultrapasse o flop que foi a minha moto, que situaria como o maior das últimas 2 décadas, então está tudo certo... :)
Era só que faltava vir agora esta Katana roubar-lhe o título.
Quero que se mantenha "exclusiva" deste título, mesmo que seja uma atribuição de bastidores... ;)
Olha amigo, ainda ontem estive pelo standvirtual (para ver o preço da minha e alguns modelos que me interessam >:( ) e encontrei dois modelos da tua à venda pelo menos por 7 mil. É impressionante o valor que o tubarão retém. :nice:
:backup.to.topic:
Pessoalmente preferia a GSX S1000 FA.
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E sabem qual é o modelo em destaque no Festival di Sanremo 2019?
Pois é....a Katana. :nice:
A Suzuki deverá ter pago bem para ter este modelo por lá, mas provavelmente esta acção de publicidade irá converter-se em bons dividendos. ;)
(https://i.postimg.cc/1Xh0fkJy/Screenshot-2019-02-07-18-32-46-195-com-android-chrome.jpg)
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O público alvo deve ser mais ou menos da mesma geração. :)
Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk
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Um vídeo oficial que relata o desenvolvimento e testes levados a cabo neste modelo que (ainda) aguardamos a chegada.
Estou curioso em saber se também vai conseguir a sua "fatia" de mercado. Gostava que assim fosse... :nice:
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Riding impressions... :nice:
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O tempo passado entre a promoção e a entrada no mercado reduz fortemente a possibilidade de penetração no mercado. Por muito que gastem em nova campanha já perderam o momento certo.
Tenho dúvidas do sucesso deste modelo no sector muito concorrencial das naked
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Sim, a concorrência desta Katana é sempre um dado a reter num possível vaticinar de sucesso ou insucesso do modelo.
Mas além de um estilo que poderá conseguir os seus adeptos (pessoalmente quero vê-la ao vivo para melhor formar a minha opinião) parece-me que será na sua mecânica, derivada do modelo da marca que se fala desde o início deste tópico, que vai conseguir arrebatar quem quer que tenha a sorte de a conduzir num teste.
O seu bloco de 150cv, para o baixo peso desta Katana, deve ser algo de espectacular!!
(https://i.blogs.es/81ca7e/suzuki-gsx-s1000s-katana-2019-038/1024_2000.jpg)
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Penso que a Katana tenta viver da projecção de nomes históricos. Como fez com a SV, que foi recuperar o nome com 20 anos e uma legião de fãs que tinha sido um pouco afastada com a gladius.
Na SV não foi muito feliz, veremos com a Katana.
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Como fez com a SV, que foi recuperar o nome com 20 anos e uma legião de fãs que tinha sido um pouco afastada com a gladius.
Isso de "recuperar um nome com 20 anos e uma legião de fãs" parece-me exagerado... :)
Foi uma pausa de 4 anos! Até menos que isso se considerarmos que ainda se foram vendendo unidades que havia por despachar.
E em detrimento dum modelo que era essencialmente a SV com outro design... e que por razões óbvias não pegou!
Acredito que a SV recentemente despertou maior interesse do que nos primeiros anos de vida.
Pois só recentemente é que este mercado das médias cilindradas se tornou "normalizado" neste tipo de motorização com oferta muito "equivalente" da yamaha e kawasaki.
É que nos primeiros anos de vida a SV era uma moto que despertava interesse mas perdia numa guerra em que os números da ficha técnica decidiam as vendas.
A SV650S não tinha qualquer hipótese contra as Fazer.
A SV650N não tinha qualquer hipótese contra as nakeds duma época em que a Hornet era senhora e raínha.
Razão porque tiveram de criar a GSR, que terá obviamente contribuído para canibalizar as vendas da própria SV e levado a Suzuki experimentar algo mais "alternativo".
Durante uns tempos a SV até foi opção para quem não queria algo ponto na casa dos 100cv. Mas mal surgiu CBF e XJ6 também rapidamente perdeu essas migalhas.
O que é verdadeiramente impressionante é como ao longos dos anos mesmo sem nunca estar entre as primeiras escolhas, foi sempre mantendo um numero razoável de vendas que a tornam dos modelos com maior longividade no mercado do presente.
Quanto a "nomes sonantes", a Suzuki tem muitos que poderá recuperar quando apetecer.
Katana foi um deles, e bem adequado a algo que pretenda reinterpretar aquela visão futurista dos anos 80.
Outro nome será o Bandit. Algo que poderiam perfeitamente recriar a partir da actual GSR750 se decidirem entrar no neo-café-chouriço. ;)
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Aqui ao lado, em Espanha, já se sabe finalmente quando vai chegar, quanto vai custar...e ainda a oferta que será dada a quem a compre.
Mas vamos por partes...
A chegada ao mercado será no decurso do mês de Maio (ainda são uns bons mesitos desde a apresentação) e vai por ali custar ...15.099€. Por aqui já dará para perceber +/- quanto custará em Portugal.
Quanto à oferta naquele mercado, vai beneficiar os 50 primeros a comprar uma Suzuki Katana, recebendo cada um dos proprietários um capacete Arai QV-Pro Edicion Special Katana e ainda um livro comemorativo do modelo Katana.
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Bem mais cara que a GSX S1000
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Bolas... 15 mil euros... esta Katana tem que ser mesmo boa... :pensador:
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Em Espanha é de facto um valor bem esticado...
Mas nestes "entretantos" e enquanto Portugal não tem preço fixado, informo que a Alemanha vai propor a Katana por bem menos que aqui o país vizinho.
(https://i.postimg.cc/G3Xr91Yw/Sem-T-tulo-katana-price.png)
Serão desde 13.690€, o que significam -1.409€.
Deixa ver como será em Portugal. :cost: Confesso que até gostava de ver uma ou outra a circular e que este modelo não fosse um "flop"... :)
Espero mesmo que não o seja! :nice:
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Mas nestes "entretantos" e enquanto Portugal não tem preço fixado, informo que a Alemanha vai propor a Katana por bem menos que aqui o país vizinho.
(https://i.postimg.cc/G3Xr91Yw/Sem-T-tulo-katana-price.png)
Serão desde 13.690€, o que significam -1.409€.
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E quanto custa a mota??? ;)
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E já há som…
https://www.motorradonline.de/video/suzuki-katana-erster-soundcheck.1070012.html (https://www.motorradonline.de/video/suzuki-katana-erster-soundcheck.1070012.html)
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Mas nestes "entretantos" e enquanto Portugal não tem preço fixado, informo que a Alemanha vai propor a Katana por bem menos que aqui o país vizinho.
(https://i.postimg.cc/G3Xr91Yw/Sem-T-tulo-katana-price.png)
Serão desde 13.690€, o que significam -1.409€.
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E quanto custa a mota??? ;)
:lolol:
Ainda assim só ontem indicaram o preço em Inglaterra: £11,399
https://www.motorcyclenews.com/news/new-bikes/new-suzuki-video-/ (https://www.motorcyclenews.com/news/new-bikes/new-suzuki-video-/)
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A Suzuki não tem estratégia para Portugal, por isso vendem pouco.
Estive num concessionário e apenas tinham em exposição as duas VStrom e a SV X, nada de 750 e muito menos 1000.
Curiosamente meia hora depois eu estava sentado num GSX S1000F.. .. Num stand Yamaha :)
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A Suzuki não tem estratégia para Portugal, por isso vendem pouco.
Se a Veículos Casal fosse uma casa empreendedora provavelmente ainda hoje continuavam a produzir motos...
;)
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A Suzuki não tem estratégia para Portugal, por isso vendem pouco.
Estive num concessionário e apenas tinham em exposição as duas VStrom e a SV X, nada de 750 e muito menos 1000.
Curiosamente meia hora depois eu estava sentado num GSX S1000F.. .. Num stand Yamaha :)
Engracado o teu comentário. Fez-me lembrar quando estava para trocar a TRK e fui à MigTec, estive 15m à espera que alguem fosse ter comigo e como o vendedor nao apareceu, tive de ir perguntar se algue3 me podia ir atender, tendo que me deslocar a uma sala onde estava lá o vendedor, que nem se levantou para me cumprimentar e parecia que estava a fazer um frete. Foi a unica experiência que tive num concessionário Suzuki.
Enviado do meu SM-J415FN através do Tapatalk
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A Suzuki não tem estratégia para Portugal, por isso vendem pouco.
Estive num concessionário e apenas tinham em exposição as duas VStrom e a SV X, nada de 750 e muito menos 1000.
Curiosamente meia hora depois eu estava sentado num GSX S1000F.. .. Num stand Yamaha :)
Engracado o teu comentário. Fez-me lembrar quando estava para trocar a TRK e fui à MigTec, estive 15m à espera que alguem fosse ter comigo e como o vendedor nao apareceu, tive de ir perguntar se algue3 me podia ir atender, tendo que me deslocar a uma sala onde estava lá o vendedor, que nem se levantou para me cumprimentar e parecia que estava a fazer um frete. Foi a unica experiência que tive num concessionário Suzuki.
Enviado do meu SM-J415FN através do Tapatalk
Pois, como dizes quem pensa que faz um favor em vender devia-se dedicar a outra coisa
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Olha aí testdrive fresquinho fresquinho.
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Se lhe procurasse um defeito, seria a capacidade do depósito, de resto é uma mota do catano :)
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Se lhe procurasse um defeito, seria a capacidade do depósito, de resto é uma mota do catano :)
Podes crer.
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A review confirma a qualidade mecânica da Suzuki e, como eu já tinha escrito por aqui, alguma ausência de tecnologia que vemos nos concorrentes
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E será que essa ausência de tecnologia, não é propositada?
Será que a intenção da "Suzi" é dar-nos algo "simples" e "puro", onde o piloto assume um papel ainda maior no controlo da máquina, permitindo uma descoberta mais realista do condutor que se pode tornar? :pensador:
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Na Austrália, com um número elevadissimo de unidades ao dispor dos jornalistas...
Que inveja... :stuck_out_tongue_winking_eye:
(https://www.mcnews.com.au/wp-content/uploads/2019/03/2020-Suzuki-Katana-LineUp-5-640x427.jpg)
(https://www.mcnews.com.au/wp-content/uploads/2019/03/2020-Suzuki-Katana-Trev-2-640x380.jpg)
(https://www.mcnews.com.au/wp-content/uploads/2019/03/2020-Suzuki-Katana-Black-RHR-640x427.jpg)
Já agora....o quadro desta Japonesa. ;)
(https://www.mcnews.com.au/wp-content/uploads/2019/03/2020-Suzuki-Katana-Stripped-640x362.jpg)
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Fogo, penso no depósito de 12 litros(?) e ao ver o quadro acho que se poderia por ali mais dois ou três litros não? :confused:
De resto, começo a gostar desta Katana por aquilo que a Suzuki quer "dizer": algo potente "puro e duro", sem modernices, sem comodidades de maior ou compromissos de grande monta.
Provavelmente porque o motociclismo deve ser isso na sua essência: conduzir de A a B com um sorriso nos lábios e o coração a palpitar. :yeah:
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Tenho ideia que o modelo vem com muita tecnologia.
Não julgo que venha pouco "hi-tech" em ajudas à condução...
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Com aquele depósito é muito dirigida para o mercado commuter.
Neste momento não sei se esse mercado procura uma mota com 148 hp
Não deixa de ter tecnologia, alguma obrigatória
"... it boasts three-mode traction control, a slipper clutch for those focused rides, ABS-enabled Brembo radial calipers, low rpm assist and a new, full LCD dash that’s very similar to the GSX-R1000R’s (and equally different from that of the GSX-S).
Lighting is LED all round and the suspension comprises 43mm inverted, fully-adjustable, KYB forks and preload/rebound adjustable shock. Wheels are Y-spoke, cast rims rolling on Dunlop Roadsport 2 rubber (120/70 R17 front and 190/50 R17 rear)."
(Tradução Google):"O que também já sabemos é que possui um controle de tração de três modos, uma embreagem deslizante para os passeios focados, pinças radiais Brembo compatíveis com ABS, baixa rotação assistida e um novo painel LCD completo muito semelhante ao do GSX-R1000R (e igualmente diferente do GSX-S).
A iluminação é toda em LED e a suspensão compreende garfos KYB invertidos de 43 mm, totalmente ajustáveis e amortecedores ajustáveis de pré-carga / ressalto. As rodas são em Y, jantes fundidas a rodar na borracha Dunlop Roadsport 2 (120/70 R17 dianteiro e 190/50 R17 traseiro)."
E aparentemente tem um kit Samurai Accessory Pack
"Included in the kit is a fly screen, red and black accessory seat, carbon effect front mudguard and engine covers, a protective tank pad, wheel rim tape, and a subtle-yet-sharp red top fairing and seat unit decal"
http://www.antonparris.co.uk/newsitem/42659/suzuki-announces-katana-pricing-and-samurai-accessory-pack.aspx
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Hum...um "kit samurai".
É pena cingir-se a uns apontamentos diferentes e mais uma ou outra coisa.
Poderia ser um kit para a tornar substancialmente mais agressiva (ainda pensei em colocar a palavra "mortífera"). :)
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Partilho convosco o vídeo da publicação Inglesa MCN News, que esteve no Japão a testá-la.
Aliás, estiverem eles e outros jornalistas nas estradas de montanha perto de Quioto, tendo sido encerrada uma parte da mesma, exclusivamente para as unidades colocadas a teste pela Suzuki. :nice:
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Por agora trata-se apenas de rumores, mas o que é certo é que a publicação Young Machine tem contactos privilegiados que permitem ter alguma segurança naquilo que é por eles divulgado.
E aquilo que corre é que a Suzuki estará mesmo a planear uma edição limitada de uma "Super Katana", a qual se tornaria numa efetiva versão "R" da moto que foi lançada pela fábrica japonesa este ano e que temos falado neste tópico.
A moto em questão teria, segundo dizem, o mesmo motor K5 da Katana (com mais potência) e o mesmo chassis, mas com mudanças na eletrónica, braço oscilante, suspensões...e no design, claro .
Veremos se aquela que designam por Katana 1135R irá ver mesmo a luz do dia.
Seria bastante interessante... :nice:
(https://i.postimg.cc/xd0TzvLZ/Screenshot-2019-05-28-07-39-50-807-com-android-chrome.jpg)
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Se alguém estiver interessado numa destas Katanas... já há à venda nos usados...
Com ~410km e com matricula do mês passado, terá sido uma de test drive ?!
https://www.standvirtual.com/anuncio/suzuki-katana-ID8N9mmB.html#b1d767a8e6 (https://www.standvirtual.com/anuncio/suzuki-katana-ID8N9mmB.html#b1d767a8e6)
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E se eu te disser que já surgem uns rumores de que este modelo vai ser objecto de uma actualização estética e mecânica num futuro próximo.
Sim, chegou ao mercado há poucas semanas e já se fala nisso nalgumas publicações. :pensador:
EDIT:
Aqui está...
(https://i.postimg.cc/L4jHs2qs/Sem-T-tulo-katana.png)
Link... (https://www.visordown.com/news/new-bikes/katana-about-get-shot-arm)
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Se alguém estiver interessado numa destas Katanas... já há à venda nos usados...
Com ~410km e com matricula do mês passado, terá sido uma de test drive ?!
https://www.standvirtual.com/anuncio/suzuki-katana-ID8N9mmB.html#b1d767a8e6 (https://www.standvirtual.com/anuncio/suzuki-katana-ID8N9mmB.html#b1d767a8e6)
Essa mota é a de test drive, esse é o stand onde costumo ir 
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
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"Olhem só para esta besta desta moto....coisa mais linda!"
O teste à Suzuki Katana, levado a cabo pelo motovlogger nacional Mr.Maia.
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Tenho um sentimento "agri-doce" em relação a esta Suzette.
Já repararam que a mota é exactamente igual à GSX-S1000A? Mesmo quadro, mesmo motor, mesmo escape, mesmas jantes, mesmo braço oscilante, mesmas suspensões, mesmos travões... apenas mudam os plásticos e uma pintelhice ou outra... e o preço (ahhh, pois, uma "reinterpretação" contemporânea de um modelo icónico da marca recorrendo a um outro modelo da gama, paga-se).
(https://i.imgur.com/9fiWTrA.jpg)
(https://i.imgur.com/35QG9ju.jpg)
É certo que esta partilha de componentes é cada vez mais comum. Aliás, nas europeias então, já vem de longa data. A questão é mais, quando o modelo em questão se reveste do significado de ressuscitar e ostentar uma designação mítica da marca e de todo o hype gerado em torno disso, não deveria esta "Katana" ser também ela, já nem digo, de raíz, mas algo mais exclusivo ou singular em termos de soluções? É que pegar no que já existe e mudar apenas única e exclusivamente plásticos... ao menos tomassem como (bons) exemplos uma Africa-Twin ou uma H2. :pensador:
Mas esperem :o... a Suzuki já chamou de "Katana" a uma corriqueira GSXF650... e até a uma scooter de 50cc. Então pronto! Não escandaliza mesmo de todo. 8)
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É isso.
A Katana deverá ser vista mais (ou totalmente) como uma derivação do modelo que lhe serve de base, do que propriamente um modelo criado de forma específica no seio da marca. E sim...adoptou uma prática bastante em uso em várias marcas.
Se atentarmos no nome completo e que não se fica por "Katana", percebe-se a ligação que a marca também, em boa verdade, não escondeu.
GSX-S1000 Katana
Agora se é visto como levar o cliente a pagar bem mais por algumas diferenças que não o justificam, nisso não digo que não haja de facto razão na forma de olhar para isto.
Já agora e como curiosidade, já há + de 30 anos era também GSX1100S Katana. O nome era praticamente o mesmo, mudava a cilindrada. :)
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E uma forma de mudar... Sem mudar quase nada.
A Suzuki está a tornar - se perita nisso, provavelmente vamos ver isso no restyling da Vee
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Uma mera curiosidade entre várias décadas que as separam... :)
São mais de 30 anos entre as "Katanas".
A actual GSX-S1000 Katana:
(https://i.postimg.cc/L6g8BhpM/Sem-T-tulo-katana-1000.png)
E a "velhinha" GSX1100S Katana:
(https://i.postimg.cc/HkxD4h58/Sem-T-tulo-gsx1100s.png)
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É isso.
A Katana deverá ser vista mais (ou totalmente) como uma derivação do modelo que lhe serve de base, do que propriamente um modelo criado de forma específica no seio da marca. E sim...adoptou uma prática bastante em uso em várias marcas.
Se atentarmos no nome completo e que não se fica por "Katana", percebe-se a ligação que a marca também, em boa verdade, não escondeu.
GSX-S1000 Katana
Agora se é visto como levar o cliente a pagar bem mais por algumas diferenças que não o justificam, nisso não digo que não haja de facto razão na forma de olhar para isto.
Já agora e como curiosidade, já há + de 30 anos era também GSX1100S Katana. O nome era praticamente o mesmo, mudava a cilindrada. :)
Curiosamente a original "Katana", a dita GSXS1100, seguia a mesma receita... derivava de uma irmã naked, a GSX1100E à qual ia buscar imensos componentes, desde o quadro, motor, travões, jantes, etc... A questão é que na época (inícios de 80), a Katana podia assumir-se como uma versão derivada, plastificada e melhorada (mais potente e melhores suspensões) da GSXE, e que porém, não representava nenhum porta-estandarte da marca. Aliás, o modelo pela sua boa receptividade e design arrojado (para a época), é que criou essa aura no historial da marca... instituindo ainda uma serie de outros modelos nele "inspirados", com diferentes cilindradas (500, 650 e 750 respectivamente), e culminando numa das mais célebres motos da marca do Sr. Michio, a XN85, que embora oficialmente não ostentasse a designação katana, ficou conhecida na gíria por "Katana Turbo", pelas evidentes semelhanças à Katana original.
Há imensas motos a partilhar motores, ciclísticas, chassis, etc... É um facto. Mas não obstante da Suzuki se ter perdido em devaneios irreflectidos, de voltar a usar a designação em outros modelos que em nada tinham que ver efectivamente com as GSXS dos anos 80, acho que o ressurgimento de uma Katana actual, à semelhança e imagem da original, com todo o hype criado em torno disso, requeria que a mota não fosse simplesmente cosmética, a meu ver.
Mas pelos vistos, os directores de marketing lá em Hamamatsu, não foi assim que pensaram.
Ainda mais quando se verifica que entre a GSXS1000A e esta GSXS1000 Katana vão 1200 euros de diferença (preço de tabela) por exactamente a mesma moto, com uns plásticos diferentes e ostentação de um nome icónico no historial da marca... isso deixa que pensar! :pensador:
São mais de 30 anos entre as "Katanas".
39 anos, para ser mais preciso... 1980 - 2019.
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No Japão fizeram aquele que, muito provavelmente, será o maior encontro de Suzuki katana's do planeta.
Juntaram modelos com várias décadas e também, obviamente, a nova Katana, tendo esse evento como curiosidade o facto de ter sido mostrada a locomotiva...sim, uma locomotiva que prestará o seu normal serviço, com a alusão à Katana que se pode perceber por dentro e por fora.
Umas fotos, até porque as imagens valem mais do que 1000 palavras. ;)
(https://i.postimg.cc/s2ddWJPb/Sem-T-tulo-katana1.png)
(https://i.postimg.cc/3N6bTKnz/Sem-T-tulo-katana2.png)
(https://i.postimg.cc/N0fVmP9J/Sem-T-tulo-katana3.png)
(https://i.postimg.cc/X7v6wJRc/Sem-T-tulo-katana4.png)
(https://i.postimg.cc/x1jg4Nfq/Sem-T-tulo-katana6.png)
(https://i.postimg.cc/jdc4PqHT/Sem-T-tulo-katana7.png)
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Parece uma iniciativa de marketing engraçada :)
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Será o aproveitamento de um evento, com um número relativamente grande de donos de motos Katana (antigas e novas), que resultou em algo diferente.
Tenho dúvidas é que algum dos donos das Katanas se desloque alguma vez na...."locomotiva Katana". :)
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"Eles" os Japoneses têm igualmente uma relação excelente com os comboios. Não é à toa que é um dos mais importantes e desenvolvido meio de transporte por aqueles lados.
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Uma exclusividade do mercado Francês..
Tratou-se ali de uma forma que a Suzuki France "arranjou" para dar uma renovada visibilidade ao seu modelo, colocando uma pintura vermelho/preto, novos vinis, um guarda-lamas em carbono e...um escape da Yoshimura (R11).
O resultado é este:
(https://i.postimg.cc/6pWrvhsp/Screenshot-20190927-235520.jpg)
(https://i.postimg.cc/sDQdR5H1/Screenshot-20190927-235545.jpg)
(https://i.postimg.cc/q7GWGwqD/Screenshot-20190927-235618.jpg)
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A exclusivíssima Katana...
Sim...tão exclusiva que serão apenas 10 unidades destas que podem ver nas imagens. :zangadoregras:
É o resultado de uma parceria feita com a marca americana ICON.
(https://i.postimg.cc/26DCYJzJ/Sem-T-tulo-CP-Moto-1.png)
(https://i.postimg.cc/FHStKZnQ/Sem-T-tulo-CP-Moto-3.png)
(https://i.postimg.cc/brrWfH2W/Sem-T-tulo-CP-moto-2.png)
Suzuki Katana Icon equipment
Icon specific color
Akrapovic muffler (+ 2 hp, + 2 Nm, - 1.1 kg)
High aluminum plate support
Side protection pads
Numbered plate
Icon Airflite Stim Black full face helmet
Price: 15,999 euros
Link (http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2020/suzuki-katana-icon-limited-edition.php)
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&feature=youtu.be
Aqui está mais um vídeo em português da Katana. (MotoMais)