Clube Português Motociclismo
Convívio CP-MOTO => As viagens e passeios dos nossos membros... => Tópico iniciado por: Joao_Cruz em Outubro 28, 2018, 01:01:26, 01:01
-
Boas,
Como para 2019 há o projeto (ainda por discutir) dos Pirenéus, deixo já aqui um projeto para 2020.
Marrocos.
Algo assim ou mesmo com eles:
https://mototrailtrip.es/marruecos/
Para mim, só há uma forma de ir a Marrocos com um veículo meu. É ir neste estilo, com alguém que conhece bem, com tudo marcado e com o apoio de um carro.
O que Vos parece. Só a data (dezembro) é que poderá complicar por causa do trabalho.
-
Há mais empresas que organizam esse tipo de eventos. Ainda há pouco tempo estava de regresso de Marrocos um grupo, mas todos com BMW. Evento organizado pela motoxplorers. Na pagina deles está toda a informação e preços acerca da viagem a Marrocos (Marrocos Pemium Tour) com tudo incluido. Os preços nao sao muito convidativos mas tambem sao 14 dias viagem / 12 dias de moto.
Deixo o link:
http://www.motoxplorers.com/marrocos (http://www.motoxplorers.com/marrocos)
E uma foto do meu puto apreciar as motas. Deslumbra com as BM´S...tal como o pai :palmas: :cool:
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181028/cbeecbc062effb75b056a7c363e70419.jpg)
Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
-
Muito interessante e estou interessado, mas era para fazer já para o ano na minha opinião.
-
Para o ano, entenda-se em 2019, como o Joao Cruz referiu, já está em preparação inicial de um grupo de membros a ida ao Rodibook 2019 nos Pirineus.
Marrocos é sempre complicado devido às datas serem sempre coincidentes com períodos escolares, o que para quem tem crianças mais pequenas complica e bastante a ida... Mas podemos considerar essa opção e começarmos a estudar a possibilidade...
-
2020 já foi(a miséria que foi), 2021 também não me está a parecer, mas se calhar 2022...
E pelos vídeos e informação que tenho recolhido, se calhar não é tão mau (e saí muito em conta) ir pela nossa própria mão (em vez de passeios organizados).
Vou me informando...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
2020 já foi(a miséria que foi), 2021 também não me está a parecer, mas se calhar 2022...
E pelos vídeos e informação que tenho recolhido, se calhar não é tão mau (e saí muito em conta) ir pela nossa própria mão (em vez de passeios organizados).
Vou me informando...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Amigo João, vamos passeando na maionese :nice::
-
Epa João, isso é muita maionese com mais de 2 horas e meia de vídeo, mas já esta guardado para ver mais tarde. Uns vídeos curtos que gostei imenso de ver, foi esta série estes espanhóis, que vão com uma X-Adv e tudo a acompanhar 2 x BM e uma KTM
Mas minha ideia é só fazer estrada, ainda que esse conceito em Marrocos possa ser bastante diferente do Europeu...
De alguns comentários que vi, um casal em 10-12 dias, consegue fazer tudo por 1000-1200 EUR, já com ferry, combustíveis , dormidas, etc.
Vamos ver se dá para sonhar.
Este ano, se as coisas melhorarem significativamente (saúde e trabalho), pode ser qud faça a Ruta de la Plata lá para Outubro.
Vamos falando. A tua MG ficaria lindíssima em Merzouga...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Epa João, isso é muita maionese com mais de 2 horas e meia de vídeo, mas já esta guardado para ver mais tarde. Uns vídeos curtos que gostei imenso de ver, foi esta série estes espanhóis, que vão com uma X-Adv e tudo a acompanhar 2 x BM e uma KTM
Mas minha ideia é só fazer estrada, ainda que esse conceito em Marrocos possa ser bastante diferente do Europeu...
De alguns comentários que vi, um casal em 10-12 dias, consegue fazer tudo por 1000-1200 EUR, já com ferry, combustíveis , dormidas, etc.
Vamos ver se dá para sonhar.
Este ano, se as coisas melhorarem significativamente (saúde e trabalho), pode ser qud faça a Ruta de la Plata lá para Outubro.
Vamos falando. A tua MG ficaria lindíssima em Merzouga...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
De carro com a Maria fiz Sevilha/Gibraltar/Ceuta/Tetouan/Chefchaouen/Alcacer/Tanger/Cadis e voltei por Sevilha.
No total foi mais ou menos isso que gastei.
De mota tenho muita vontade mas também muito receio, de Tetouan em diante só apanhas estrada de montanha praticamente deserta, (lá passa uma camioneta ou uma espécie de tuk tuk) de vez em quando, e nas ruas olham para ti como se estivessem no jardim zoológico...
É uma cultura diferente, mas os 46º constantes depressa roubam todo o encanto da coisa!
-
Mas também não será para ir no verão, pois no interior fica muito calor. Lá mais para maio ou outubro. Vou aprofundado os conhecimentos e ver no que dá. Já tive mais receio de lá ir sem guia/em grupo.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Mas também não será para ir no verão, pois no interior fica muito calor. Lá mais para maio ou outubro. Vou aprofundado os conhecimentos e ver no que dá. Já tive mais receio de lá ir sem guia/em grupo.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Não precisas do guia para nada, com uma nota de 5€ percebem logo o que estás a dizer. 😂
-
Mas também não será para ir no verão, pois no interior fica muito calor. Lá mais para maio ou outubro. Vou aprofundado os conhecimentos e ver no que dá. Já tive mais receio de lá ir sem guia/em grupo.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Não precisas do guia para nada, com uma nota de 5€ percebem logo o que estás a dizer. 😂
Nota de 5€ :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: ... mas depois de ver o filme.. apareceram outros e fiquei cá com umas ideias... mas julgo que n´ão tenho t€mpo suficiente para estas viagens...
Alguém sabe, assim por alto, quanto pode custar uma "voltinha destas"?
-
Nota de 5€ :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: ... mas depois de ver o filme.. apareceram outros e fiquei cá com umas ideias... mas julgo que n´ão tenho t€mpo suficiente para estas viagens...
Alguém sabe, assim por alto, quanto pode custar uma "voltinha destas"?
Tudo depende de tudo, isto é, tudo depende das tuas opções para cada variante ! Um fim de semana na Costa da Caparica pode custar 50 euros ou 500 euros ! Tudo depende de onde vais dormir, o que vais comer, os 'extras ' em que estás disposto a gastar dinheiro (ida á discoteca, 'copos' , petiscos ...) , etc, etc, etc, .
Com o Motoclube de Arruda dos Vinhos em 2014 , o custo foi de +/- 1000 euros / 1 semana / 1 pessoa (quarto partilhado , algumas refeições em bons restaurantes, 'recuerdos' , mariscada em Puerto de Santa Maria (espanha) , etc, etc, ) , mas acredito que haja quem faça por metade (...ou pelo dobro) !
-
Este casal do Blog Quilómetro Infinito, faka na casa dos 1400-1500 Eur/casal...
https://quilometroinfinito.com/quanto-custa-viagem-de-mota-a-marrocos/
Mas sim, tem a ver com muita coisa. Obde dormes, onde comes, os passeios que contratas, etc.
Mas a minha maneira de idealizar a viagem, apontava muito pela forma como eles o fizeram e não deveria fugir muito a isso.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Luis e João , obrigado.
Eu cá não me importo de dividir despesas, quartos, ajudas e etc... quanto á comida é que sou algo "guloso" :D
Mas sim era algo que me via a fazer nos moldes do filme ou algo em grupo parecido... diversão mas sem dar "muita porrada" nas montadas ...
Quem sabe num futuro proximo, depois desta "virose maluca" a malta se junte e comecem os passeios á volta de casa e depois mais longe...
-
Luis e João , obrigado.
Eu cá não me importo de dividir despesas, quartos, ajudas e etc... quanto á comida é que sou algo "guloso" :D
Mas sim era algo que me via a fazer nos moldes do filme ou algo em grupo parecido... diversão mas sem dar "muita porrada" nas montadas ...
Quem sabe num futuro proximo, depois desta "virose maluca" a malta se junte e comecem os passeios á volta de casa e depois mais longe...
'Vamos nessa ! ' :nice: Estarei sempre predisposto para umas viagens em mototurismo em grupo ! Assim surjam as propostas e os interessados ! Cumps.
-
Que a pandemia vá de vez para conseguirmos passear como antes!
Para marrocos terei:
- ter outra moto, mas acho que vou comprar duas, uma preta e uma branca :lolol:
- alterar seguro para dar para marrocos... :D
-
Que a pandemia vá de vez para conseguirmos passear como antes!
Para marrocos terei:
- ter outra moto, mas acho que vou comprar duas, uma preta e uma branca :lolol:
- alterar seguro para dar para marrocos... :D
A Marrocos não vale a pena ir 2 vezes de mota (IMO) ! Tirando 1 ou 2 spots, as estradas são monótonas e a nível de gastronomia enjoeei as Tajines . É um país para repetir mas numa de 'Turismo Tradicional' (avião + aluguer de carro + hotel + 'pacotes turísticos' ) .
Preferia repetir os Picos da Europa/Astúrias por mais vezes.
È a mesma coisas como certas cidades europeias. Prefiro repetir estadias em Barcelona do que visitar outras cidades que desconheço . Ali eu sei que tem praticamente quase tudo o que eu gosto numa cidade e senti-me sempre muito bem das 2 vezes que lá fui. Se lá estiver 48 horas sei que serão 48 h sempre 'na maior' , enquanto noutras ... 'é giro e coiso e tal' mas ... (comparando com Barcelona) não vale a pena repetir ! (Também não sou muito viajado , conheço apenas mais meia-dúzia de grandes cidades europeias) .
Voltando ao assunto 'principal ': Vamos ver se 2021 nos proporciona uma boa 'viagem em grupo' , entretanto , em 2020, ... temos sempre a 'tugalândia' para um fim de semana 'on the road' !
-
Este projeto por mim, será para 2022, pois para este ano, já teria de estar a definir reservas etc e as datas já estariam decididas. Para 2021, se as fronteiras com Espanha estiverem abertas e sem testes PCR ou rápidos, estou a pensar fazer em setembro/outubro a Ruta de La Plata, em Espanha. Interessados?
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
João, a partir de Setembro temos o passaporte verde.
Reservas não vale a pena para além de que constituem o problema das horas e obrigatoriedade de chegar aqui ou ali... Booking telemóvel e não é preciso mais nada. A Vodafone tem boa cobertura ao longo das principais estradas, hotéis não faltam, (desde que não sejas picuinhas) e os preços no booking ficam mais em conta do que fazer reservas com antecedência.
Eu fui sem reservas todos os dias antes de arrancar fazia uma busca só para ter ideia de qual seria o mínimo e o máximo a percorrer.
Atenção que agora já é obrigatório levar passaporte, e são uns sacanas, só tens controlo alfandegário já em Ceuta, se não te deixarem entrar no país pagas duas viagens de Ferry.
E prepara no mínimo uma hora para passar o controlo alfandegário.
-
Estive a ver os videos deste senhor, que pelos vistos está a dedicar se a fazer tours em Marrocos (começou foi mal, em 2020 logo com o Covid), mas por 600 EUR mais combustível, é algo dentro do que pretendo.
Um dos vídeos
E site com os tours que ele se pretende fazer:
https://mividaenmoto.blogspot.com/2011/06/marruecos-en-moto.html?m=1
Nesta altura do Covid, nada melhor que "viajar" virtualmente e ir montando os projetos.
Até agora, foi o único que falou de como atravessar a fronteira e cuidados a ter.
João Ceuta não me parece ser a melhor entrada para Marrocos, pois parece que se demora mais tempo. O melhor é Algeciras-Tanger.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
João Ceuta não me parece ser a melhor entrada para Marrocos, pois parece que se demora mais tempo. O melhor é Algeciras-Tanger.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Confirmo ! Foi por Algeciras-Tânger que o Moto-Clube de Arruda dos Vinhos sempre entrou em Marrocos e já lá foram 3 vezes (com diferentes grupos/elementos ) !
-
Boas,
Como o projeto era para 2020 e aconteceu o que se sabe, alterei o título do tópico para Projeto Marrocos 2022.
Vamos ver se se concretiza!
Coloquem aqui ideias e informações de quem já foi, quem gostaria de ir, os receios, as convicções, etc.
Abc
-
Estive a ver os videos deste senhor, que pelos vistos está a dedicar se a fazer tours em Marrocos (começou foi mal, em 2020 logo com o Covid), mas por 600 EUR mais combustível, é algo dentro do que pretendo.
Um dos vídeos
E site com os tours que ele se pretende fazer:
https://mividaenmoto.blogspot.com/2011/06/marruecos-en-moto.html?m=1
Nesta altura do Covid, nada melhor que "viajar" virtualmente e ir montando os projetos.
Até agora, foi o único que falou de como atravessar a fronteira e cuidados a ter.
João Ceuta não me parece ser a melhor entrada para Marrocos, pois parece que se demora mais tempo. O melhor é Algeciras-Tanger.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Confirmo.
Tanger foi mais rápido que Ceuta, têm mais postos de controlo.
-
Alguém tem ideia de quanto custa uma extensão de cobertura do seguro, para entrar em Marrocos? É um valor fixo? Uma percentagem do valor do seguro?
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Alguém tem ideia de quanto custa uma extensão de cobertura do seguro, para entrar em Marrocos? É um valor fixo? Uma percentagem do valor do seguro?
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
A informação está muito pouco clara nos sites das companhias seguro.
O quilometroinfinito.com indica que se tem que pedir uma "extensão territorial do seguro para marrocos" mas não refere os valores, e dá como sugestão fazer um seguro de viagem (~20€) à parte da extensão territorial do seguro.
Na net encontrei referência a 33€ para extensão territorial (Marrocos) para um automóvel pela Tranquilidade (~4 dias úteis) mas realmente não há nenhuma info a mencionar preços tabelados ou por seguradora...
Em alternativa "à extensão territorial de seguro", nos postos fronteiriços parece que se podem fazer seguros válidos para todos os países Africanos que pode variar entre 150/250€.
-
Questionei a minha seguradora - Seguro direto e eles fazem extensões territoriais para Marrocos até 15 dias, a um valor diário de 8 EUR/dia.
Ou seja, num percurso de 8-10 dias, lá se vão 64-80 EUR.
Como o projeto é para 2022, se calhar quando for altura de renovar o seguro, terei de ver se há seguradoras que tenham a cobertura de Marrocos incluída de base, pois poderá ficar mais em conta.
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Como também gosto muito de autocaravanismo, estive a ver esta série de videos destes espanhóis, em Marrocos, para comparar as experiências (o atravessar o estreito, de carro, pode ser bem complicado, com demoras/atrasos de + 6 horas). Uma família de 2 adultos e 1 criança, a dormir em parques de campismo, gastou numa semana....600 EUR + Ferry.
E estes jovens tiveram alguns....problemas em Marrocos e ...diários!
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
O Pardal e a Cristina foram a Marrocos ha uns anos e um outro grupo até acho que tenho o pdf que eles disponibilizaram sobre o assunto.
-
Também me tinha lembrado disso e vou ver se vejo os relatos deles. Do que ne lembro, as coisas não correram muito bem...
Obrigado. Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Acho que foi por questões de saúde. Lembro-me de ter falado com a Cristina sobre o assunto, de resto foi uma aventura e "peras". :palmas:
-
Foram mais fatores. O último e que os deitou mesmo "abaixo " foi terem levando com uma cancela em cima da moto e capacete, numas portagens da AE. Levou s uma história e perca de muitas horas e nem sei se conseguiram recuperar os prejuízos. Marrocos no seu melhor...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Foram mais fatores. O último e que os deitou mesmo "abaixo " foi terem levando com uma cancela em cima da moto e capacete, numas portagens da AE. Levou s uma história e perca de muitas horas e nem sei se conseguiram recuperar os prejuízos. Marrocos no seu melhor...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Sim... sim lembro-me disso no relato que eles fizeram no fórum do CPM e depois num almoço a falar com o companheiro Pardal que levou com a cancela em cima e ainda lhe estragou a máquina. Foi mesmo azar... mas de resto... 5 estrelas. São um casal bastante viajado e experiente. :palmas:
Será que ele ainda tem a Burgman 650 azul?
-
Foram mais fatores. O último e que os deitou mesmo "abaixo " foi terem levando com uma cancela em cima da moto e capacete, numas portagens da AE. Levou s uma história e perca de muitas horas e nem sei se conseguiram recuperar os prejuízos. Marrocos no seu melhor...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Sim... sim lembro-me disso no relato que eles fizeram no fórum do CPM e depois num almoço a falar com o companheiro Pardal que levou com a cancela em cima e ainda lhe estragou a máquina. Foi mesmo azar... mas de resto... 5 estrelas. São um casal bastante viajado e experiente. :palmas:
Será que ele ainda tem a Burgman 650 azul?
Bem... a senda das cancelas andam sempre atrás deles!
Já a Cristina lá para 2012/2013 tinha levado uma cancela em frente (sem cair da scooter, na altura julgo que 125cc) junto à associação de vela em Belém porque não a viu 🤣 (aquela zona tem pouca iluminação).
-
Também tenho uma história que envolve cancelas :
No Tour que fiz com o MotoClube de arruda dos Vinhos aos Pirinéus , houve um colega que mediu mal as distâncias (ou a velocidade da GS ) e tentou passar antes da cancela do comboio baixar .
Bateu com o capacete na cancela , aguentou-se em cima da mota mas acabou por ir bater num muro de uma casa que estava perto .
Avaliaram-se os estragos e seguimos viagem. Então não é que umas dezenas de kms à frente fomos 'perseguidos' por um carro da polícia suiça e abordados para encostar .
O dono da casa tinha telefonado á polícia e participou que tinha ficado com o muro um pouco danificado . Voltámos atrás e verificámos que nada de especial tinha acontecido ao muro, uma raspadela apenas ! O suficiente para o *Modere a sua linguagem* do suiço ter exigido umas dezenas de euros para a pintura e só depois pudemos ter ordem da polícia para continuar viagem.
-
Na Suíça funciona bem a polícia, ao que parece! :policia:
-
Se calhar não era a primeira vez que alguém lhe batia no muro. :smiley:
-
Na Suíça funciona bem a polícia, ao que parece! :policia:
Deu para ver que sim, e também deu para confirmar o afamado grau de controle que os suiços têm relativamente a tudo o que acontece á sua volta . È um autêntico 'Big Brother' . Já um outro colega há uma dezena de anos atrás me tinha dito que tinha presenciado um sujeito que de dentro da sua casa denunciou um outro por ter deixado cair no chão a embalagem de um chocolate ou bolachas que estava a comer . A polícia apareceu passados minutos e multou o indivíduo que ainda circulava por perto.
p.s. : Também dá para concluir que nunca é tarde demais para se ganhar uma alcunha , agora esse meu amigo sempre que chega é cumprimentado como o 'Cancelas' . :confetti:
-
Boas boa gente!
Não é exemplo para ninguém, mas ainda assim deixo a minha opinião.
Em 2019 eu e o meu namorado resolvemos assim do nada aventurar-nos até Marrocos (desde o porto).
Basicamente fizemos as malas, levamos algo muito básico como uns primeiros socorros, espuma para furos e meia dúzia de roupas.
Traçamos alguns mapas e lá fomos nós.
Foi uma viagem de 16 dias assim nas calmas.
Descemos pela costa até Casablanca e viemos pela cordilheira do Atlas.
Não marcamos absolutamente nada, nem um hotel, a viagem foi feita na medida da nossa vontade de querer ver mais isto ou aquilo, da nossa vontade de querer ficar mais um dia aqui ou ali.
Fomos sozinhos sem qualquer medo.
Posso dizer que não houve nada que desse errado.
No que diz respeito a boas estradas, segurança e conseguires usar internet para ter um mapa em condições é super tranquilo.
Nós basicamente passamos um pouco ao lado dos sítios mais turísticos, ainda assim é fácil saíres de manhã de mota e fazeres estrada e a meio do dia resolveres que queres parar e pegas no Booking a arranjas um sítio espetacular a um preço espetacular.
Gostava de fazer isto com amigos ou conhecidos ou um grupo? Sim...
Mas é uma aventura também espetacular a dois havendo espírito de aventura:)
Nos acabamos por gastar uns 1200 ou 1300€ já com ferry cada mas podíamos ter gasto bastante menos, andamos basicamente a esbanjar um pouco.
A minha opinião:
Quando fazes uma viagem aventura destas (já fizemos outras nos mesmos moldes), se vais numa tour organizada por outras pessoas acabas por perder muito no que diz respeito a conhecer realmente o sítio porque não tens a possibilidade de te deixares perder aqui e ali....
Talvez seja mais seguro acredito....mas na verdade a sensação que tenho é que encontras sempre pessoas espetaculares prontas para te ajudar quando vais com este espírito..
Independentemente...o importante é ir:)
Boas aventuras para todos;)
-
Boas boa gente!
Não é exemplo para ninguém, mas ainda assim deixo a minha opinião.
Em 2019 eu e o meu namorado resolvemos assim do nada aventurar-nos até Marrocos (desde o porto).
Basicamente fizemos as malas, levamos algo muito básico como uns primeiros socorros, espuma para furos e meia dúzia de roupas.
Traçamos alguns mapas e lá fomos nós.
Foi uma viagem de 16 dias assim nas calmas.
Descemos pela costa até Casablanca e viemos pela cordilheira do Atlas.
Não marcamos absolutamente nada, nem um hotel, a viagem foi feita na medida da nossa vontade de querer ver mais isto ou aquilo, da nossa vontade de querer ficar mais um dia aqui ou ali.
Fomos sozinhos sem qualquer medo.
Posso dizer que não houve nada que desse errado.
No que diz respeito a boas estradas, segurança e conseguires usar internet para ter um mapa em condições é super tranquilo.
Nós basicamente passamos um pouco ao lado dos sítios mais turísticos, ainda assim é fácil saíres de manhã de mota e fazeres estrada e a meio do dia resolveres que queres parar e pegas no Booking a arranjas um sítio espetacular a um preço espetacular.
Gostava de fazer isto com amigos ou conhecidos ou um grupo? Sim...
Mas é uma aventura também espetacular a dois havendo espírito de aventura:)
Nos acabamos por gastar uns 1200 ou 1300€ já com ferry cada mas podíamos ter gasto bastante menos, andamos basicamente a esbanjar um pouco.
A minha opinião:
Quando fazes uma viagem aventura destas (já fizemos outras nos mesmos moldes), se vais numa tour organizada por outras pessoas acabas por perder muito no que diz respeito a conhecer realmente o sítio porque não tens a possibilidade de te deixares perder aqui e ali....
Talvez seja mais seguro acredito....mas na verdade a sensação que tenho é que encontras sempre pessoas espetaculares prontas para te ajudar quando vais com este espírito..
Independentemente...o importante é ir:)
Boas aventuras para todos;)
Acredito que tenha sido espectacular esse passeio mas em todo o caso não foram sozinhos... iam os dois na moto, para o bem e para o mal apoiavam-se!
Sobre passeios em grupo acredito cada vez mais que há que se ter noção que um passeio em grupo organizado nunca é igual a se ir sozinho ou com apenas mais duas ou três pessoas.
Certamente que com outro casal na mesma disposição (tempo disponivel e folga financeira semelhante) acredito que o passeio pudesse ser igualmente memorável MAS diferente!
É sempre diferente ir-se com o conjugue ou com um casal Amigo... ou pequeno grupo de Amigos.
Já os eventos organizados com um numero significativo também sou da opinião que se perde algo MAS sendo diferente é também uma boa oportunidade de se divertirem de forma diferente e aproveitar o passeio de outra forma - uma espécie de abrir o apetite para se ir depois "sozinho".
Ir uma vez a um sitio é brutal mas repetir é do catano! :yeah:
Pessoalmente só há pequenas questões que tenho em dúvida para eventualidade de um dia perder o medo de também ir para esses lados:
- como garantir um seguro que abranja "Marrocos" partindo do principio que se tem um seguro "manhoso" como a LOGO (manhoso=barato mas sem extras)
- como garantir facilidade de se levantar dinheiro ou se se tem que levar o dinheiro contado nas cuecas :D
- receio de que nem todas as motos estejam aptas a andar nessas estradas e que para o efeito é melhor pensar realmente numa "Adventure" com pneus próprios a também todo o terreno
Obrigado pela opinião resumida ao passeio que fizeram!
:convivio: :palmas:
-
Boas boa gente!
Não é exemplo para ninguém, mas ainda assim deixo a minha opinião.
Em 2019 eu e o meu namorado resolvemos assim do nada aventurar-nos até Marrocos (desde o porto).
Basicamente fizemos as malas, levamos algo muito básico como uns primeiros socorros, espuma para furos e meia dúzia de roupas.
Traçamos alguns mapas e lá fomos nós.
Foi uma viagem de 16 dias assim nas calmas.
Descemos pela costa até Casablanca e viemos pela cordilheira do Atlas.
Não marcamos absolutamente nada, nem um hotel, a viagem foi feita na medida da nossa vontade de querer ver mais isto ou aquilo, da nossa vontade de querer ficar mais um dia aqui ou ali.
Fomos sozinhos sem qualquer medo.
Posso dizer que não houve nada que desse errado.
No que diz respeito a boas estradas, segurança e conseguires usar internet para ter um mapa em condições é super tranquilo.
Nós basicamente passamos um pouco ao lado dos sítios mais turísticos, ainda assim é fácil saíres de manhã de mota e fazeres estrada e a meio do dia resolveres que queres parar e pegas no Booking a arranjas um sítio espetacular a um preço espetacular.
Gostava de fazer isto com amigos ou conhecidos ou um grupo? Sim...
Mas é uma aventura também espetacular a dois havendo espírito de aventura:)
Nos acabamos por gastar uns 1200 ou 1300€ já com ferry cada mas podíamos ter gasto bastante menos, andamos basicamente a esbanjar um pouco.
A minha opinião:
Quando fazes uma viagem aventura destas (já fizemos outras nos mesmos moldes), se vais numa tour organizada por outras pessoas acabas por perder muito no que diz respeito a conhecer realmente o sítio porque não tens a possibilidade de te deixares perder aqui e ali....
Talvez seja mais seguro acredito....mas na verdade a sensação que tenho é que encontras sempre pessoas espetaculares prontas para te ajudar quando vais com este espírito..
Independentemente...o importante é ir:)
Boas aventuras para todos;)
Acredito que tenha sido espectacular esse passeio mas em todo o caso não foram sozinhos... iam os dois na moto, para o bem e para o mal apoiavam-se!
Sobre passeios em grupo acredito cada vez mais que há que se ter noção que um passeio em grupo organizado nunca é igual a se ir sozinho ou com apenas mais duas ou três pessoas.
Certamente que com outro casal na mesma disposição (tempo disponivel e folga financeira semelhante) acredito que o passeio pudesse ser igualmente memorável MAS diferente!
É sempre diferente ir-se com o conjugue ou com um casal Amigo... ou pequeno grupo de Amigos.
Já os eventos organizados com um numero significativo também sou da opinião que se perde algo MAS sendo diferente é também uma boa oportunidade de se divertirem de forma diferente e aproveitar o passeio de outra forma - uma espécie de abrir o apetite para se ir depois "sozinho".
Ir uma vez a um sitio é brutal mas repetir é do catano! :yeah:
Pessoalmente só há pequenas questões que tenho em dúvida para eventualidade de um dia perder o medo de também ir para esses lados:
- como garantir um seguro que abranja "Marrocos" partindo do principio que se tem um seguro "manhoso" como a LOGO (manhoso=barato mas sem extras)
- como garantir facilidade de se levantar dinheiro ou se se tem que levar o dinheiro contado nas cuecas :D
- receio de que nem todas as motos estejam aptas a andar nessas estradas e que para o efeito é melhor pensar realmente numa "Adventure" com pneus próprios a também todo o terreno
Obrigado pela opinião resumida ao passeio que fizeram!
:convivio: :palmas:
Marrocos já há muito que nada tem que ver com a primeira vez que visitei o País.
Atualmente podes ir até de 125cc sem problema. O único desafio que persistente é o perigo de roubo ou assalto e a tua resistência ao nível gástrico.
A última viagem que fiz a Marrocos foi em 2019, fiz o Atlas e sinceramente foi apenas em Chefchaouen que encontrei Marrocos das minhas memórias dos anos 90.
Fiz esta viagem de carro com um casal amigo (Os Bichos Raros) e confesso que se não fosse a companhia tinha sido uma tremenda desilusão. Marrocos já não é nada daquilo que o imaginário nos sugere.
Passeios longos de mota tenho alguma experiência e só posso sugerir que escolham bem a companhia, acreditem que passar meia dúzia de dias com um conjunto de pessoas que conhecemos mal pode ser complicado. Também pode ser uma agradável surpresa, se tivermos a sorte de encontrar um tipo com o mesmo nível de parvoeira que nós. Aí tudo corre sobre rodas e sem atritos. Não é @2low?
Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
-
Boas boa gente!
Não é exemplo para ninguém, mas ainda assim deixo a minha opinião.
Em 2019 eu e o meu namorado resolvemos assim do nada aventurar-nos até Marrocos (desde o porto).
Basicamente fizemos as malas, levamos algo muito básico como uns primeiros socorros, espuma para furos e meia dúzia de roupas.
Traçamos alguns mapas e lá fomos nós.
Foi uma viagem de 16 dias assim nas calmas.
Descemos pela costa até Casablanca e viemos pela cordilheira do Atlas.
Não marcamos absolutamente nada, nem um hotel, a viagem foi feita na medida da nossa vontade de querer ver mais isto ou aquilo, da nossa vontade de querer ficar mais um dia aqui ou ali.
Fomos sozinhos sem qualquer medo.
Posso dizer que não houve nada que desse errado.
No que diz respeito a boas estradas, segurança e conseguires usar internet para ter um mapa em condições é super tranquilo.
Nós basicamente passamos um pouco ao lado dos sítios mais turísticos, ainda assim é fácil saíres de manhã de mota e fazeres estrada e a meio do dia resolveres que queres parar e pegas no Booking a arranjas um sítio espetacular a um preço espetacular.
Gostava de fazer isto com amigos ou conhecidos ou um grupo? Sim...
Mas é uma aventura também espetacular a dois havendo espírito de aventura:)
Nos acabamos por gastar uns 1200 ou 1300€ já com ferry cada mas podíamos ter gasto bastante menos, andamos basicamente a esbanjar um pouco.
A minha opinião:
Quando fazes uma viagem aventura destas (já fizemos outras nos mesmos moldes), se vais numa tour organizada por outras pessoas acabas por perder muito no que diz respeito a conhecer realmente o sítio porque não tens a possibilidade de te deixares perder aqui e ali....
Talvez seja mais seguro acredito....mas na verdade a sensação que tenho é que encontras sempre pessoas espetaculares prontas para te ajudar quando vais com este espírito..
Independentemente...o importante é ir:)
Boas aventuras para todos;)
Acredito que tenha sido espectacular esse passeio mas em todo o caso não foram sozinhos... iam os dois na moto, para o bem e para o mal apoiavam-se!
Sobre passeios em grupo acredito cada vez mais que há que se ter noção que um passeio em grupo organizado nunca é igual a se ir sozinho ou com apenas mais duas ou três pessoas.
Certamente que com outro casal na mesma disposição (tempo disponivel e folga financeira semelhante) acredito que o passeio pudesse ser igualmente memorável MAS diferente!
É sempre diferente ir-se com o conjugue ou com um casal Amigo... ou pequeno grupo de Amigos.
Já os eventos organizados com um numero significativo também sou da opinião que se perde algo MAS sendo diferente é também uma boa oportunidade de se divertirem de forma diferente e aproveitar o passeio de outra forma - uma espécie de abrir o apetite para se ir depois "sozinho".
Ir uma vez a um sitio é brutal mas repetir é do catano! :yeah:
Pessoalmente só há pequenas questões que tenho em dúvida para eventualidade de um dia perder o medo de também ir para esses lados:
- como garantir um seguro que abranja "Marrocos" partindo do principio que se tem um seguro "manhoso" como a LOGO (manhoso=barato mas sem extras)
- como garantir facilidade de se levantar dinheiro ou se se tem que levar o dinheiro contado nas cuecas :D
- receio de que nem todas as motos estejam aptas a andar nessas estradas e que para o efeito é melhor pensar realmente numa "Adventure" com pneus próprios a também todo o terreno
Obrigado pela opinião resumida ao passeio que fizeram!
:convivio: :palmas:
Marrocos já há muito que nada tem que ver com a primeira vez que visitei o País.
Atualmente podes ir até de 125cc sem problema. O único desafio que persistente é o perigo de roubo ou assalto e a tua resistência ao nível gástrico.
A última viagem que fiz a Marrocos foi em 2019, fiz o Atlas e sinceramente foi apenas em Chefchaouen que encontrei Marrocos das minhas memórias dos anos 90.
Fiz esta viagem de carro com um casal amigo (Os Bichos Raros) e confesso que se não fosse a companhia tinha sido uma tremenda desilusão. Marrocos já não é nada daquilo que o imaginário nos sugere.
Passeios longos de mota tenho alguma experiência e só posso sugerir que escolham bem a companhia, acreditem que passar meia dúzia de dias com um conjunto de pessoas que conhecemos mal pode ser complicado. Também pode ser uma agradável surpresa, se tivermos a sorte de encontrar um tipo com o mesmo nível de parvoeira que nós. Aí tudo corre sobre rodas e sem atritos. Não é @2low?
Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Eu sempre achei os psicólogos ou psiquiatras malucos da mioleira e não percebem porra da poda... não é VascoGama?
Como podem dizer que há grupos de pessoas que se dão de forma inesperada ou pouco provável?! Se se dão é porque há coisas que os unem!
E a parvoeira ou forma de estar na vida é na maior parte das vezes motivo de sintonia entre algumas pessoas.
Sim JoãoPVCarvalho mas tu és mais parvo que eu pois já levas uns anos de experiência de avanço :lolol:
-
Bem, começando pelo tópico, este ano, que já vai a mais de meio, não daria mesmo pelo Covid e porque os amigos Espanhóis e Marroquinos continuam à batatada e os ferrys entre esses dois países estão suspensos até final verão.
Depois, a ideia de ur em grupo organizado, com todos os prós e contras, seria pata conhecer primeiro tipo abordagem e fazer depois, mais tarde, sozinho ou com 1 ou 2 motos mais.
E para mim, era conhecer as zonas mais remotas de Marrocos, sem estarem muito desenvolvidas turisticamente.
Se calhar com o Covid e o travão a fundo que levaram no turismo nestes 2 anos, quando lá for será como há 20 anos atrás, ou não?
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Boas. Após mais de 2 anos, os ferrys para Marrocos, desde Espanha, retomaram ontem o serviço. Bem mais caros, diga se. Ando a tentar contatar empresas que organizem viagens de moto a Marrocos, dentro de preços razoáveis (1000-1200 Eur/pessoa, com tudo, exceto almoços e combustível).
Pelo que percebi, o ideal é apanhar daqueles feriados entre semana (tipo junho deste ano) em que se colocam 3 ou 4 dias de férias e se ficam com uns 10 dias úteis de férias.
Se não for este ano, haverá algo idêntico no 25 abril e 1 maio 2023.
Vamos ver se ainda dará para organizar algo já para junho.
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Boas,
Vivi 9 anos em Marrocos, tendo regressado em 2020 com o inicio da pandemia. Regressei ontem de 10 dias em Tanger para "matar saudades". Se tiverem dúvidas sobre alguma coisa relacionada com Marrocos, e caso eu saiba, terei todo o gosto em ajudar.
Cumprimentos
-
Boas Miguel. Obrigado pela disponibilidade. A (minha) ideia mesmo é ir em viagem organizada, pois sendo a primeira vez de moto no destino, e com pendura, as coisas teem mesmo de correr bem. Ando à procura se empresas que o façam, seja em Portugal (poucas e "caras"), seja em Espanha (com uma oferta muito maior, como é natural).
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Parece que hoje, algumas das empresas que tinha estado a sondar, já começam a ter novidades sobre as saídas programadas.
Deixo aqui, algumas dessas empresas, no caso de alguém mais estiver interessado.
Nota: não conheço nenhuma das empresas, nem quem lá trabalha, pelo que não posso avaliar se são competentes ou não. Limitei me a fazer uma pesquisa no Google e ler alguns comentários/ver vídeos das viagens.
Agências Portuguesas:
Advturin
https://www.advturinpt.com/
Adventure Tours http://www.advadventuretours.com/
Agências Espanholas:
ROM-Rutas Organizadas en moto
https://rutasorganizadasenmoto.es/
Viajes Mi vida en moto
https://mividaenmoto.com/viajes-organizados/
MTT- Moto Trail Trip
https://www.mototrailtrip.es/marruecos/
Kalandra-K on tour
https://www.kalandra-k.com/
Marruecos en moto
https://marruecosenmoto.com/
Travel bike
https://www.travelbike.eu/
De estas todas, estou mais indicado pela portuguesa Advturin, qur tem um programa para setembro/outubro que publicaram esta semana e que está dentro do meu orçamento (900 Eur/pessoa).
Vamos ver se consigo alterar as férias.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
E pronto,está fechado.
Irei com a empresa portuguesa Adventurin, a Marrocos, de 25 setembro a 05 outubro.
O programa vai ser este :
https://www.advturinpt.com/tourmarrocosimperial
Mais novidades lá para agosto e esperemos que o Covid não venha estragar os planos.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Espero que corra tudo bem João e que possas voltar com bastantes noticias (boas) da vossa aventura. :palmas:
Estive a ver o pack que eles têm sobre os Picos da Europa e não me parece caro.
-
Boas,
E parece mesmo que se vai concretizar este projeto.
3° dose vacina tirada
Pneu trás novo
Estamos a 2 dias da partida e sem Covid pelo que...vamos embora.
Aqui fica o itinerário que vamos fazer.
11 x motos, 16 x pessoas
Dia 01-Domingo-25Sep- Serpa - Algeciras - 370 km Hotel Mirador Algeciras. Almoço Restaurante Boa Vista em Ficalho.
6 h 16 min (559 km)
Dia 2 - segunda 26Sep- Algeciras-Chefchouen 150 km . Ferry Algeciras (10h01)- Tanger Med (10h30). Balearia buque Poeta Lopez Anglada. Hotel Dar Zman Guest House
4 h 6 min (171 km)
https://maps.app.goo.gl/LcJPEB7Nf9VBk1us8
Dia 3 - terça 27Sep-Chefchouen -Fez 193 km. Hotel Blue Sky
3 h 30 min (193 km)
https://maps.app.goo.gl/kYDhyoUCN5YbkmVZA
Dia 4 - quarta 28sep-Fez-Agoudal-377 km Hotel Auberge Ibrahim
7 h 10 min (411 km)
https://maps.app.goo.gl/p5mT9hhFjtiwJLbm7
Dia 5 - quinta 29sep-Agoudal-Merzouga-270 km Hotel Riad Mamouch?
4 h 27 min (270 km)
https://maps.app.goo.gl/9ax7raAnRfMZ3qsJA
Dia 6 - sexta 30Sep- Merzouga 0 km
Dia 7- sábado 01Oct- Merzouga-Boumane Dades-276km hotel assafar
4 h 21 min (284 km)
https://maps.app.goo.gl/PJ9uDr7ExT6FxvyEA
Dia 8 - domingo 02Oct- Boumane-Dades-Marraquexe 321 km hotel Lawrence Darabie
5 h 18 min (320 km)
https://maps.app.goo.gl/fPkFdnPxRpgt12Cn6
Dia 9 - segunda 03Oct -0 km Marraquexe
Dia 10 - terça 04Oct - Marraquexe-Tanger 605 km Hotel Tanger Med
6 h 1 min (586 km)
https://maps.app.goo.gl/n7AQN2mdc2yuSJWy6
Dia 11 - quarta 05Oct- Tanger-Casa 690 km
8 h 21 min (704 km)
Falta amanha tratar de verificar moto, líquidos e pressões, fazer mala e domingo arrancamos pelas 08h30, rumo ao sul.
Vou dando notícias por aqui.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Boa viagem, João!
-
Top. Uma excelente viagem
-
Que aventura fenomenal :cool:
Que tudo corra bem! :nice:
-
Ora aqui fica o resumo da primeira etapa, roladora de aproximação ao barco para Marrocos amanhã.
Saída às 08h30, para estar em Ficalho para ponto de encontro e almoço e chegada ao Hotel, em Algeciras, às 19h30 (espanolas).
Amanhã temos de estar no porto às 08h00, para apanhar o ferry às 10h00.
O grupo parece muito animado e bem interessante.
Abc(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220925/5ed15616b504b32aa54d450d5b82cd49.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220925/197b129f4e505da3d834a7cb5f69eb9b.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220925/43e86a31824fa5a4741841e4a0fb1798.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Boa aventura! :nice:
-
Que corra tudo bem.
Aproveitem.
Vai atualizando assim que consigas.
-
Boa viagem! ;)
Isso parece uma boa ideia.
Pessoalmente tem o contra de integrarmos um conjunto de pessoas que não conhecemos, com diferentes níveis de "andamento" e com quem temos que "funcionar" durante longos dias. Pode correr espectacularmente e ficam amigos para a vida (assim espero :nice:), mas é um risco que eu prefiro não correr.
Para mim não há nada como viajar sozinho ou num pequeno grupo. Mesmo reconhecendo que tem outros contras, como algum perigo acrescido.
-
Boas,
Dia 2 e primeiro dia em Marrocos.
O ferry passou se bem, por ser segunda feira e já estarmos em setembro.
Esta zona norte, faz lembrar o Algarve...
Amendoeiras, alfarrobeiras etc.
Ficamos em Chefchouen e....
para além da cidade ser muito fotogenica, tivemos o aniversário de uma das pessoas do grupo e....só posso dizer que foi top.
Um Riad só para nós, ouvir música portuguesa e medronho....não tenho palavras.
No grupo poucos nos conhecemos/conhecíamos mas...quem não arrisca, não petisca e esta noite vai ser daquelas que vai ficar marcada para o resto da vida.
Aqui ficam as fotos.
Amanhã, vamos para Fez.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/967b02303f2fd0be996bb4cb58c0d06d.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/48cae20f89e69a8b65cf7920ff07ef13.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/6fff386106cbe358fa8102c24aa9c142.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/b4756585c4bddbee339a2da0991fb386.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/2f5dc51e29e10b7c416f6034ae1c0c6e.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/cb265892d3b205b5a0c44aeea9acebc4.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/deb0289344259c2ff51fde7566dfc6f0.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/ad978d5dbd3f5681c82cf4bd50a35d0f.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/5f3f27a67034d561dac6b2e3f7ca56ff.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/7ae64489a57458748b41df4d1cdb6091.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/c2e141e5cb7e2a61c9c05dbfb5f2f978.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/577783dadbe15813eb98fa46e853de8a.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
:cool:
Essa GoldWing também faz parte da comitiva ?
Grande boss ! 8)
Continuação de óptima viagem !
-
Boas.
Sim, é do Olivier, Belga, mas que vive em Portugal. A moto tem um sistema de som, que acorda os marroquinos todos à sua passagem.
Terceiro dia da viagem, segundo em Marrocos.
Passamos pelas montanhas do Rift, com paisagens (surpreendentes para mim) lindíssimas de Marrocos e com chegada a Fez.
Optamos por fazer o final por estradas secundárias e foi una decisão muito acertada, ainda que tenhamos de ter ainda mais precaução na condução, com os animais, pessoas e buracos nas estradas.
Controle policial a cada entrada/Saída das povoações (alguém falava em perigoso?). Nada disso, sinto me super seguro.
À tarde, foi a vez de visitar a antiga cidade imperial de Fez, com guia, com refeições em restaurantes muito engraçados e tipicos.
Amanhã, é hora de zarpar para o Alto-Atlas.
Abc(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/aba87451f19f84aa2b597e15e3a111bb.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/8a8a72bcc8026f3712873715d8c91663.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/e3aa4572518a50e5febba1d1b0d3af73.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/bb9bec45abb4475d454f7924769f5616.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/e028ce7176e8e657fbdbe5c2b71194d5.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/061fa96dbba2f22046ef16f5b0f21fee.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/972f4dacc6a88b32978ed66cd2a4bb65.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/a7e4a5460e3c9b461593e46cbc071adf.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/a968b4fd6373a11f9b52b09dd3700953.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Mais umas.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/bbe690d684924590e6ed5885e660da89.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/e5d8b7726473664e11874220e25272b8.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/8f450df8af825a8b36ee93506409af5e.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/d6102b6612fe3cd7f20520be6bc703ff.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/cd1a4d8f1ad67ba45802b02ae9427841.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220927/d33c19369ecea2c9a77131b6b7576f5a.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Terceiro dia em Marrocos, dedicado às montanhas do Atlas.
Começamos por sair de Fez, seguindo para Sul para Ifrane, por estradas nacionais e depois, já em estadas secundárias, após Mindelt, passamos toda a tarde acima dos 1500 metros, por montanhas e aldeias singulares e entre os 14 e os 25°C.
Acabámos a dormir em Agoudal, uma aldeia berbere a 2300 metros e com um jantar com danças tipicas.
A qualidade das estradas é bastante aceitável e foram 400 km bem inspirados e com bastantes curvas.
Amanhã é dia de ir para o deserto e passar para os 30° C e muitos.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/b04d490c32a8b70b0559062bb694fc02.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/698e144ba786e22f595eea17b754fbb7.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/ab3b06665573f3d3453c0c199afe4907.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/be5feb4eda0f0fb9146d78af9a7f46d2.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/f1cbb80ddb4091a6aaf0a33efe4bd9c7.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/2ef024f6e7d90c57f3e79ed2bc71f95a.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/537ca1359cf3d27b670bfcbd46d292a6.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/0bf97df9a73dcb1efc8e5fa97be9f38a.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/b294b493d96fb68a0482ab22de523399.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/639190075f16d002d2775cc20e29f646.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/c73a1ecc209d4f6ef7ee6858e89d3391.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/5b0eb8fd41572402138cbdbf15d46216.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220928/9f82004c0c8a6d2d175a0636b9025d7e.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220929/88116cf8a00d902a08b1af0dbcae6d3f.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220929/4e8c4983b4e710738351651d3d0068e3.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Esses sorrisos nos vossos rostos diz tudo.
Que corra tudo bem. :palmas:
-
Ontem estava sem net no quarto, pelo que só hoje conseguimos fazer o resumo. Foi um dia de contrastes. Saímos de Agoudal, com 8° C e geada e acabámos o dia, na piscina do hotel em Merzouga, já no deserto, com 35°C.
Antes de sair da aldeia de Agoudal, passåmos pela escola, onde deixámos os artigos que tínhamos recolhido em Porrugal (roupa, canetas, blocos papel, chibelos, etc.).
Depois, foi subir até aos 2700 m e descer uma estrada que vai passar na garganta do Todra (essa estrada vau desaparecer proximamente, com a abertura de uma enorme barragem, em breve).
Depois de almoço, foi sempre a rolar, por paisagem plana e fazer a aproximação às dunas de Erg Chebbi.. São quilómetros e quilómetros sem nada de nada, a não ser algum pastor com as suaa cabras.
Hoje, vamos ter atividade num passeio de jeep e depois ver o pôr do sol, em dromedário.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/30387a667fa0eecd63be060bbe7920b5.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/bdde369d46a7c0c319d6d3b1a75a8c37.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/28f7b7b84ecea5ebe823e45842c25f39.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/cce8470df86ea08904e606987a525d3e.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/909dab23acee453be0a5b68e0bd7de65.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/a61353f29931167ef30b1744a61a0f57.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/dfdef01c83282ed9c39a9745d7960bee.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/55dd8f02f7b2c738c7dee58fe2ea6d7c.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/af464b994f4f5872078b46946abc42b0.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/449381a3d77fc654cfeaac6e4884ee62.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/7c9babd12ba43d0fe2d47a526d8a6514.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/b7ce89c77ac9569f69c6c41f1a399289.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/462e1c97aa2d56c9baec83b0b5769060.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/9f21a79b6b3f772cee0899023b6b1843.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/af4a0642e0e63cccf4960c0ea5eebdff.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/b0a96c469472d16250e686c50fe78a61.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/8c7896b09075d6ca83a858cdcffaf781.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Obrigado pelo relato. Viagem top, que estão a aproveitar e gostar.
:nice: :nice: :nice:
-
Fantástico :nice:
Um relato carregado de inúmeras fotos e que nos deixa de forma suficientemente clara aquilo que estão a viver em Marrocos.
A própria interacção com as populações por onde vão passando, deve trazer-vos grande satisfação.
Têm passado por alguns locais que eu tenho a impressão de já ter visto nalguns filmes. :pensador:
-
Primeiro dia de descanso no Tour.
Quantos dias chovem, em média em Merzouga? 5 ao ano.
Há quanto tempo não chovia (bem) no deserto? Há uns 3 anos.
E fez-se história.
Conseguimos apanhar chuva no deserto. Yes.
Ainda assim, deu para aproveitar bem o dia, com um passeio de jipe ao longo da língua de areia.
Aqui fica a nossa atividade.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/390348ea6af5f3575a78350345f55be2.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/7b27d045b95ab23e1599c49ca95ae756.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/efd2aa685ebd5f6f0956eef59f8be169.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/b428cbed246ec4113a98a0f766a00215.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/0bab847ef8df9c6c235d5e24d1315991.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/33d807d44cdf7b5703e319e02d3d706a.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/09fbd7846e60402679e1cbddb02d737f.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/e15613da87d1af785c25f3f6a4ec6498.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/09b84dbbcc592ba0d7da84dea32e43ed.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/3df2b0d21d2dc303402d0d59d95570df.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/ed5792a0916f01cd725e706cfa48f9a4.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/35470c39b716659876e28cb3d36ea1ba.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220930/4e411bf94daff4b30bc1e35b6d08546f.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Já atascaste a Tracer??? :lolol: :lolol:
-
Boas. Não, a Tracer nem chegou a tocaras dunas, pois nem ela, nem eu estamos preparados para isso.
Quanto às aldeias berbere e ajuda que deixamos foi um momento top, que me deixou bastante orgulhoso pela ajuda prestada.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Momentos que não se esquecem nunca.
É de aproveitar ao máximo. Continuação de uma boa viagem e bons relatos 
Sent from my SM-G780F using Tapatalk
-
E hoje foi dia de abandonar o deserto e começar o caminho de regresso.
Começamos bem cedinho, para ver o sol nascer em Merzouga e depois foi despachar quilómetros até ao vale das rosas, onde estamos num alojamento típico Kasbah.
No meio, passámos pela conhecida garganta do Dades, com a sua serpenteante estrada, mas que não surpreendeu tanto como as do Todra.
Amanhã, a ida é para Marraquexe com algumas estradas de montanha. (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221002/4f39359604b9823c61a228b9a44c29bd.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221002/5ce65e5711fd71544d4cb792871983b9.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221002/6cf6d3520f4a25aa704857bf0aa1fafc.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221002/c78230ddfdd59fe5cc89cdc10d2c7a83.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221002/5e24985fa22b337382dfc1f058b09ed8.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221002/73f85234a3452e4289b23926e67e5dac.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221002/fa6d52485437628d67f4079de42c24ff.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Belíssima partilha, obrigado.
Está a ser um excelente passeio! Até dá vontade.
-
Hoje foi dia de percorrer novamente o Alto-Atlas, na direção de Marraquexe. Ainda que estivesse bruma seca, deu para perceber o modo de vida destas pessoas e a imponência desta cordilheira e da mãe natureza...
Num dos pontos mais altos de hoje, a quase 3000 metros, logo depois de passar o cimo e após uma curva, estava um vendaval/temporal de vento que fez que...das 10 motos, só 4 não tivessem caído.
Para ter uma ideia, era uma sessão de uns 100 metros, no alto, em que 4 pessoas a segurarem as motos, não as conseguiam evitar que caissem. Até o jipe de apoio foi empurrado pelo vento....
Nunca se viu nada assim.
Deviam ser rajadas de uns 150-200 km/h.
Felizmente conseguimos seguir viagem, sem mal para nós e para as motos (apenas uns pequenos riscos e uma história para contar. Depois, tento colocar aqui fotos/videos deste episódio surreal).
Uma coisa é certa. Se tivesse vindo sozinho, dali não saía.
Agora segue se o segundo dia de descanso do tour, em Marraquexe, cidade que vou reviver o fascínio que me deixou da primeira vez.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/7d88ec27cd3fefd18f0d6734fa76419c.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/bb62defd54ab2cd287d293f4cd2b372a.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/374fea4dbbda8153bad368dc6c6c8a3d.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/29c499b71c02ac4f9be69736e225c34a.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/44f56404643ea30b1f5365b64ac89df3.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/513f5409a112e366a6e89a6dbff8c947.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/32e8bb1190f28cf880adbf4abef2be15.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/95f67a42e4d83f455b7bb4fd1ff5f555.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/e3a850d603cb9c817a8248659b201bc8.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/74cf67e86d86674285cfdb2536c368fb.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Soberbo !!
Essas paisagens áridas e esculpidas pelo passar do tempo levam-nos às memórias dos tempos idos. É fácil imaginar o quanto a vida nessas zonas deve ser difícil para os seus povos e o que tiveram que se adaptar a esses extremos temporais.
Obrigado pela partilha e bom regresso.
-
Dia livre, para descansar na piscina de manhã e depois dar uma volta pela cidade, com jantar na praça Jemaa el Fna. Amanhã é dia de ida para Tanger.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/95552e3c504c17632fb6c6c93ded26fd.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/96b076ee90af7742a52e44c0de96dcb6.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/72331bfe8c70487ae561e19a7d696a59.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/5e78d384e2e3f1dc1439a920046e528f.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221003/64a872239f5330f80fa03fe026f32a77.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Hoje, foi só "papar" quilómetros e cidades importantes. Casablanca, Rabat e Tanger , por excelentes autoestradas.
Amanhã, será o regresso bem cedo, destes excelentes dias por Marrocos.
Fica a simpatia do povo, a paisagem, os contrastes, a simplicidade das vidas e um grupo de amigos espetacular.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221004/6e314d67c7903b66826e0db3f96db323.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221004/7315dfef3ec54a294f7246648ba91010.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221004/871b1cc525aeefdb93e1f554aa3bd24b.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221004/1347bc07555a07ce8e2a2f46465fad3c.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Temos de marcar umas bifanas para falar nos contares sobre a viagem
-
Essa loja de capacetes tem aí muito material exposto, mas algo me diz que não havia nada que te inspirasse assim grande confiança... ;)
Se calhar só mesmo numa situação de aperto e em que se ficasse sem o nosso capacete por alguma razão de força maior.
Vale o acto dessas populações serem amistosas e vos fazerem sentir bem recebidos. :palmas: :palmas: :convivio:
-
Temos de marcar um evento, sim, para rolar e falar.
Os marroquinos, a maior parte anda mesmo sem capacete, pelo que aquela loja, seria mesmo para estrangeiro.
E enttetanto, cabou se o que era bom. Último dia, vinda às 04h00 de Tanger, para cruzar o estreito e...ainda vir a tempo de almoçar no Lebrinha, em Serpa.
Esta viagem a Marrocos foi muito boa.
10 dias, 3500 km e um tour espectacular para se perceber o que é Marrocos.
Depois virei aqui fazer um resumo de tudo.
Abc(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221005/3ed613dae0f383d9097ed6806b2d5566.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221005/f8737bc62d4b2961ebcb87059e193bd1.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221005/e725a540ad25225d43d79e5a9060832f.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221005/5fe9a39de8be9416e8851f77b650be0b.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Parece ter sido bem fixe ;)
Imagino que com guia se consiga aproveitar muito bem esses 10 dias, dá para fazer/ver muita coisa.
Mais um aguardar uma crónica. ;)
-
Boas,
Ora aqui venho fazer um resumo e deixar algumas dicas para quem esteja a pensar ir a Marrocos e que penso que são úteis.
-Fiz um total de 3511 km, em 10 dias de viagem, tendo gasto (2 pessoas) 1700 EUR na inscrição e depois 500 EUR adicionais para os almoços, combustíveis, portagens, souvenirs e bebidas. A parte das bebidas alcoólicas foi onde gastei mais, pois para ter uma ideia, uma garrafa de vinho (marroquino) num Hotel, custa uns 25 EUR e uma cerveja 3 EUR. Como não me neguei a nada, considero os gastos (2200 EUR, ou seja 1100 EUR/pessoa), razoáveis. Consegue-se fazer esta viagem por muito menos (almoçando mais levemente e sem muitas bebidas alcoólicas) ou por muito mais (dormindo em alojamentos 5*, o que para percurso que fizemos seria muito complicado, por não haver).
Combustível: O combustível em Marrocos estava a 1,40/1,50 EUR/litro e em Espanha um pouco menos (pois na verdade aos valores indicados, eles estão a retirar 0,25 EUR/litro, o que dá uns 1,30/1,40 EUR/litro). As bombas de combustível e áreas de serviço são de boa qualidade e ninguém teve problemas nos motores com receio das octanas/qualidade da mesma. Apenas tivemos de colocar gasolina numa aldeia de "bidon", por uma razão particular e aí foi a 2 EUR/litro e aí sim, poderia haver gasolina de pior qualidade. Há bombas em quantidade suficiente para se fazer paragens de 150-150 km sem problema, pelo que autonomias também não têm grande problema (apenas 1 vez entrei na bomba com a moto na reserva).
Portagens: As portagens em Marrocos são bem mais baratas do que em Portugal. Dos 600 km que fizemos de Marraquexe a Tanger, gastámos uns 15 EUR, o que não é nada.
Refeições: As refeições (almoços não estavam incluídos), variaram entre 6 EUR e 10-12 EUR/pessoa (em restaurantes de estrada, com entradas, prato e bebida e café).
De uma forma geral, com o nosso ordenado, consegue-se fazer "boa" vida em Marrocos, pois temos muito mais poder de compra do que eles (o ordenado mínimo em Marrocos anda pelos 250 EUR).
Tipo de moto levar/viagem organizada ou não: Para quem está a pensar fazer Marrocos só por AE/EN, visitando as cidades principais nas rotas turísticas habituais (Tanger, Rabat, Casablanca e Marraquexe), qualquer moto serve (mesmo 125 cc) e é um pouco indiferente ir-se com uma empresa de viagem organizada ou sozinho (ainda que pela primeira vez, faça todo o sentido ir em viagem organizada, pelos receios que se possa ter nas diversas situações).
Para quem queira sair do tradicional e queira experimentar o Marrocos profundo, conhecer o Médio-Alto-Atlas, isso já obriga a sair (bastante) da zona de conforto e optar por estradas secundárias e/ou pistas, não abundam os alojamentos e algumas estradas nem aparecem no mapa, pelo que faz todo o sentido contratar essa viagem, para não ter qualquer surpresa e ir com quem sabe.
Como penso que sabem, tenho uma Tracer 900 GT e ia com pendura. Mesmo com a suspensão reforçada, a moto diversas vezes bateu com as partes baixas (descanso, escape, etc), pelo chão/terra, pelo que tudo o que seja mota de estrada e/ou se for com pendura, atenção a este tipo de estradas secundárias. Ia uma outra Tracer 900 a solo e ele não teve problemas, mas não este tipo de motos não é a mais adequada para este tipo de estradas secundárias.
Segurança: Em todas as cidades (TODAS mesmo), à entrada, existe controle policial. Nós nunca fomos mandados parar (mas quase todos os carros marroquinos, encostavam para lhe perguntarem de onde vinham , para onde iam, o que levavam, etc. Em parte alguma, me senti inseguro, seja na estrada, seja nas cidades, seja de dia ou de noite. É sabido que os árabes gostam de negociar e são "chatos" ás vezes na sua abordagem, mas ao segundo/terceiro não, dito de forma convicta, eles deixam-nos em paz.
Alojamentos: Tivemos em hotéis de 3*, 4*, Kasbah, Guest House e até num Riad ficámos. De uma forma geral, todos eram limpos, com WC no quarto e tinham o necessário para ter uma noite descansada. Alguns deles tinham piscina e grande parte das refeições tivemo-las nos alojamentos, tendo sido de qualidade média-alta.
Alimentação: Nós andámos pelo Marrocos "pobre", onde não abundam os recursos e portanto não estávamos à espera de comer peixe, nem vitela, nem coisas assim. Mas de uma forma geral, nestas zonas a ementa não varia muito entre a tagine (prato típico de vegetais com carne, feita num utensilio de barro) de franco/borrego, espetadas de frango/carne de vaca, almôndegas (pequenas) de vaca com molho tomate e cuscus com frango. Ao final de uma semana, já estávamos a sonhar com febras de porco, peixe grelhado e assim. Mas é o que há, temos de ir preparados para esta situação. Há McDonalds nas grandes cidades e áreas de serviço, há restaurante internacionais, mas tentámos evitá-los ao máximo.
Uma situação que me preocupava, era poder ter desarranjos intestinais e ao final do 3º dia, mesmo com todos os cuidados, já andava de diarreia, que se manteve até ao fim da viagem e que me levou a medicamentar-me já no penúltimo dia, para não me desidratar. Tenham atenção ao consumo de saladas, bebidas com gelo, sumos de fruta naturais, etc, pois normalmente é por aí que começam os problemas (até o lavar dos dentes com a água da torneira)
Simpatia: O povo marroquino é super atencioso. As crianças então, adoram motos e não havia nenhuma aldeia em que passássemos em que não viessem a correr para a estrada para nos saudar e pedir para acelerarmos. Existe gente nos lugares mais inóspitos. Numa estrada a 3000 metros onde não havia nada, onde parámos para tirar uma fotografia, ao fim de uns minutos, apareceram crianças a pedir-nos Dirhams, ou uma caneta ou um brinquedo! Surreal.
Animais: Em AE e na maior parte das EN, não tivémos qualquer problema, mas nas restantes estradas, é frequente apanharmos na estrada galinhas, burros, dromedários e cabras, pelo que a condução tem de ser feita com todos os sentidos operacionais e não dá para vacilar.
Meteorologia: Este é um dos aspetos mais importantes da viagem e pode fazer que uma mesma viagem seja um sucesso ou um desastre. Tivemos a sorte de não apanhar chuva (apenas no dia de descanso no deserto!) nem temperaturas muito altas (desde os 8º aos 35º C), mas que foram sempre muito suportáveis. Mas a maior parte das estradas no médio e alto Átlas, são paralelas aos rios e de repente, a mesma estrada passa de seguro e limpa a estar cheia de pedras/lama e a ser atravessada frequentemente pelo rio que está a transbordar. Por isso a escolha da data da viagem terá de ter isso em conta. Penso que as melhores datas para se viajar, deverão ser maio e junho e depois setembro-outubro, dependendo também se se vai atravessar montanha ou fazer mais costa.
Travessia estreito em barco e passagem fronteira: Nós viajamos com a Balearia e correu tudo bem, existindo ainda outras companhias espanholas e marroquinas. Para se poder entrar em Marrocos com um veículo, tem de se fazer a "importação temporária" do mesmo, dando-nos um papelinho branco que deverá andar connosco sempre e que tem de ser devolvido à saída, com a presença do veículo. De Espanha para Marrocos, os procedimentos foram relativamente simples, mas no regresso, ainda de madrugada, tivemos uns 7 controles, uns para pedir o passaporte, outro do documentos do veículo, outro do bilhete do barco e depois começaram-se a repetir (é necessário ter uns nervos de aço!). Mas passou-se.
Após esta experiência, fiquei convencido que os receios que temos de lá ir, são infundados, é um grande país, que está a mudar rapidamente, pelo que antes que se torne um país mais turístico e "padronizado", tentem lá ir, pois ficamos com a sensação que estamos no Portugal de 70 e 80, misturado com o atual (nas cidades há pessoas a viver muito bem e é frequente verem-se Ferraris, Lamborguinis etc.).
Eu fiquei adepto a uma próxima viagem, será para conhecer o Marrocos litoral, fora da época alta.
Abraço.
-
Top :nice: :nice: :nice:
Obrigado pela partilha... acho que sera um dos meus proximos destinos :confetti:
-
Muito bom, João.
Obrigado pela partilha dessas informações práticas. :convivio:
Essa viagem de 10 dias mais ou menos com esse percurso está tambem na minha lista há bastante tempo, vamos ver quando será possível.
Essa empresa que contrataste, recomendas, certo ?
-
Completamente. O Nuno Moura é uma pessoa super simples e acessível e muito profissional. Para o valor que leva, é uma excelente relação preço/qualidade/produto.
Vê o site da Advturin, pois ele já tem datas inclusive para 2023.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Obrigado João pelo teu relato e dicas.
Pessoalmente, Africa não me atrai muito. Prefiro o norte da Europa. A Tour Nordkapp da empresa que contrataste deve ser fantástica.
Tinha ideia que o custo da viagem tivesse ficado mais caro mas adequa-se ao estilo da viagem (mota e aventura)
-
Ora aqui fica o video resumo da viagem. Ainda vão haver mais, mas este é o primeiro a sair.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk