Clube Português Motociclismo
GERAL => Legislação e informações relevantes na área do motociclismo => Tópico iniciado por: ricardmag em Novembro 02, 2018, 15:43:52, 15:43
-
Boa tarde,
comprei uma mota nova no inicio do mês de julho e ainda não chegou a casa o livrete nem aparece nada nas finanças.
Sei que a mota deu entrada na fronteira alguns dias antes de a comprar.
Gostaria de perguntar aos mais "velhos" e particularmente a quem já comprou mota nova qual o tempo médio para chegar a documentação a casa. Já entrei em contacto com o vendedor e disse-me para esperar mais um pouco.
Talvez esteja preocupado desnecessariamente mas em boa verdade o papel que tenho só é valido por 60 dias e estou com receio de poder apanhar alguma multa uma vez que já passaram quase 120 dias.
Cumprimentos
-
O meu livrete demorou menos de 60 dias... Relativamente ao apanhares multa é ires renovando o documento em termos de data que o stand te passa para andares em dia....
Boas curvas :chopper: :chopper:
-
Devem andar com algum problema, pois já não és o primeiro caso que tenho conhecimento de ter comprado moto recentemente e o livrete não ter ainda chegado já fora do tempo previsto.
Não vejo grande alternativa a pressionares o vendedor a contactar quem lhes trata da papelada nem que seja para passarem outra guia.
É algo que podes fazer tu mesmo ao IMTT.
Mas.. tendo em conta pagaste por isso....
Quanto a multas, depende sempre da boa vontade de quem te manda parar.
-
Caro Paulo e dfelix,
obrigado desde já pelas respostas.
A questão de ter dado entrada na fronteira não influência depois no tempo que demora a chegar a documentação?
Neste caso a mota não tem de primeiro passar para o nome do stand e depois para o meu?
Isso não faz demorar mais? Quanto ao renovar o documento disseram-me no stand que não tem "revalidação" e para continuar a andar assim. Estranho não?
Estive a ver no imt online e dava para pedir novo documento (se o perder ou se o estragar) mas pagasse cerca de 30 euros.
Cumprimentos
-
Caro dmanteigas, obrigado pela resposta.
Estou a ver que isto é normal acontecer, não devia mas é.
Resta esperar e fazer pressionar o stand.
Cumprimentos
-
A questão de ter dado entrada na fronteira não influência depois no tempo que demora a chegar a documentação?
Ter dado entrada na fronteira?
Tu ou a moto?
Se a moto saiu do stand já com chapa, é porque a documentação foi aceite pelo IMTT e a matricula foi emitida.
O que está a demorar é o envio do documento.
Provavelmente avariou a impressora.
Neste caso a mota não tem de primeiro passar para o nome do stand e depois para o meu?
Não...
No caso de uma moto nova, é suposto o cliente ser o primeiro proprietário do registo.
Em tempos, quando se comprava uma moto a crédito, esse registo ficava em nome da financeira. Mas isso entretanto mudou e passou a ser uma anotação de reserva e não uma titularidade.
O mais parecido que pode acontecer com isso é comprares uma moto de serviço.
Mas nesse caso não estás a comprar uma moto nova, mas sim uma usada cujo anterior proprietário era o stand.
Quanto ao renovar o documento disseram-me no stand que não tem "revalidação" e para continuar a andar assim.
Os stands não têm qualquer poder para isto.
Eles simplesmente tratam do trabalho de pedir matricula, instalar e dar-te a papelada.
E pagas isso no bolo das tais "despesas administrativas" que acrescentam ao preço final da moto.
E a maioria nem sequer lida directamente com o IMTT.
Pois existem empresas totalmente dedicadas a estes processos.
Estive a ver no imt online e dava para pedir novo documento (se o perder ou se o estragar) mas pagasse cerca de 30 euros.
Exacto.
O problema é que eles é que estão em incumprimento. :-\
-
Caro dfelix, obrigado desde já pelos esclarecimentos.
O que deu entrada na fronteira foi a mota eu já nasci por cá :bandeiraportugal:
A mota foi comprada nova e a pronto pagamento, tive de esperar quase 2 meses por ela :'(
Para a semana vou passar no imt para ver se existe algum problema.
Cumprimentos
-
Com a MT demorou apenas 2 semanas a chegar.
Com a R1 só o tive a semana passada, passados mais de 3 meses.
Vai pressionando o stand, eles que vejam a razão da demora, e vai renovando o certificado dado pelo stand.
-
Obrigado Africandruglord
Cumprimentos
-
Comprei a minha no início de Agosto e também ainda não recebi o livrete...
-
Boas ricardmag,
Eu comprei a minha a meio de junho e só esta semana recebi o livrete. 4 meses!
E andei em Espanha com um papel que não serviria de nada.
Pede ao stand para te renovarem a guia e vai esperando.
Vai passando pelo site das finanças, pois é lá que aparece em 1° lugar.
Abc,
JpC
-
No meu caso foi um mês até chegar o dito a casa
-
Havendo mais casos fico mais descansado mas é uma situação que não devia acontecer. Se a culpa é do serviço público ainda é pior porque dão um papel que tem validade de 60 dias e não enviam o livrete antes disso. Palhaçada
Cumprimentos