Clube Português Motociclismo

GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: David2016 em Dezembro 06, 2018, 00:26:54, 00:26

Título: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: David2016 em Dezembro 06, 2018, 00:26:54, 00:26
Boas.
Neste momento encontro-me sem moto, tive uma hornet mas decidi variar de cilindrada, uso a mota diariamente para o trabalho e faço o percurso entre a IC19 e a 2°Circular. Também irá servir para fazer viagens mas irá ser mais vezes para as voltinhas no distrito de Lisboa.

Agora gostaria de saber entre a Honda CBR 1100 XX de 99/02 e a Honda VFR 800 de 99/02 .

Qual destas seria a escolha mais acertada.

Obrigado pela vossa ajuda
Título: Re: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Dezembro 06, 2018, 03:37:46, 03:37

Desculpa companheiro mas para esse tipo de utilização (voltinhas no distrito de Lisboa) tinhas a mota ideal, ou seja a Hornet...
Dessas duas honestamente e sem qualquer desprimor (afinal de contas ando numa 125cc) Eu não queria nenhuma!

Certamente temos cá pelo Fórum pessoal mais experimentado que possa dar uma opinião melhor fundamentada.
Título: Re: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: JViegas em Dezembro 06, 2018, 12:10:27, 12:10
Referindo-me apenas aos modelos que indicas, pessoalmente gosto mais da XX, mas tudo depende da forma em como se encontram, como foram mantidas, pois o transito citadino de Lisboa está cada vez mais condicionado e o para arranca cada vez maior.

A utilização de uma dessas duas desportivas irá causar um maior cansaço do que por exemplo uma utilitária.

A manutenção será mais onerosa do que numa 300cc/400cc (que será porventura mais útil para as voltas no distrito de Lisboa do que por exemplo uma 125cc).

As 125cc são rainhas e se forem scooters ou maxiscooters (não é desprimor nenhum usá-las) são ainda hoje a melhor opção citadina.

Boas escolhas e depois avisa o pessoal onde recaiu a escolha.
Título: Re: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: Sapiens21 em Dezembro 06, 2018, 13:02:00, 13:02
(....)
Agora gostaria de saber entre a Honda CBR 1100 XX de 99/02 e a Honda VFR 800 de 99/02 .

Qual destas seria a escolha mais acertada.
(....)

De qual gostas mais...ou o que mais valorizas?

Os preços de venda imagino que nao sejam iguais, pelo que se é para voltas por Lisboa e só muito ocasionalmente para dar uns passeios, a VFR de 99 (estaremos a falar da 800Fi, conhecida noutras partes do Mundo por "Interceptor") é capaz de ser + que suficiente.
Estive a pesquisar preços e...não foge muito dos €3.500 a €4.000 a particular.

De condução apenas conheço a mais recente VFR... https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=16.0#top

Foi esta mesmo que conduzi:

(https://lh3.googleusercontent.com/-Ng6OkgEQFZI/VPrxR53PZbI/AAAAAAAACbQ/stkuOVAcN1s/w983-h553-no/WP_20150307_10_59_54_Pro.jpg)
Título: Re: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: jmartins13 em Dezembro 08, 2018, 23:28:02, 23:28
Eu iria para a VFR, mais agil, bastante mais divertida de conduzir, e permite fazer umas tiradas mais longas sem desconforto nenhum.
Título: Re: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: 2low em Dezembro 09, 2018, 01:05:16, 01:05
Para já parece ser realmente uma escolha difícil.
São dois modelos que sempre cativaram muita atenção.

A VFR é mais polivalente e provavelmente teve mais vendas mas a CB1100XX foi durante uns quantos anos o símbolo máximo de tecnologia da Honda e julgo que o primeiro modelo da Honda a ultrapassar os 300kmh (de ponteiro, dizem…)

Em termos fiscais, mais propriamente de IUC ambas pagam o mesmo.
Em termos de seguro não tenho noção, é fazer uma simulação e verificar qual a mais vantajosa nesse campo…

Se a tua utilização for apenas por lazer diria para ires para a CB1100XX mas se tiveres uma utilização mais citadina para o dia-a-dia caso-trabalho e depois passeios aos fins de semana, então a VFR deverá ser mais "confortável" e manobrável, se bem que… não deixa de ser uma moto pesada…

A VFR800Fi é de I.E. enquanto há modelos da CBR1100XX, uns com carburadores e outros com I.E.
Se a CBR1100XX que andas a ver for de carburadores eu diria que a escolha é mais fácil -> VFR800Fi (que é uma excelente moto e uma das melhores sport-tourers de todos os tempos, é/foi tipo a referência)

De aspecto a CBR1100XX foi uma moto que quando apareceu era o simbolo máximo de tecnologia e futurismo, o modelo de topo da Honda e apesar disso tem ainda hoje um design deveras apelativo.
A VFR800Fi é um modelo de gama média/alta da Honda e marcou uma época, com um design na frente mais agressivo que o modelo precedente mas mantendo a traseira um design típico das Hondas até à relativamente pouco tempo…

Posso dizer-te que entre a minha Triumph Sprint ST 1050 e essa VFR800Fi, a VFR é bem melhor (no geral os materiais são de melhor qualidade e o motor V4 é [dizem] fabuloso! Contudo não tem as performances da minha Sprint mas também não envergonha.
Já a CBR1100XX é um campeonato acima…

A escolha certa era a possibilidade de conseguires teres as duas!  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Experimenta sentar-te em ambas e ver qual delas a que te sentes mais confortável e/ou aquela que consegues ter mais prazer mesmo só tando lá sentado…

 :ok: :convivio:

Título: Re: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: Nuno YB em Dezembro 15, 2018, 13:30:13, 13:30
Como disseram, tinhas a moto ideal para o fim que pretendes. Se querias variar na cilindrada, compravas uma Hornet900.

Das duas que referes, a VFR, sem duvida. São as duas incomodas em transito citadino mas a VFR, pelo menor peso, melhor manobrabilidade e melhores consumos, será a mais indicada.

Deixa só perguntar duas coisas, uma vez que não tenho ideia dos tempos que fazes nos teus percursos ou da tua experiencia, tirando a Hornet:

1- já alguma vez conduziste uma moto mais desportiva?
2- quanto tempo, em media, fazes no teu trajecto diário?

Se responderes "sim" á primeira, ficas com uma ideia do que vais "sofrer" todos os dias em cima de qualquer uma das tuas escolhas.

Título: Re: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: Moto2cool em Dezembro 15, 2018, 13:51:55, 13:51
Não sendo incompatível, a escolha de uma desportiva para a viagem diária para o emprego não é a melhor opção.

Também é verdade que se fosse apenas para casa-emprego quase que indicava uma scooter. ;)

Talvez no meio possas considerar uma naked que permita a potência que queres e uma posição mais elevada para uma viagem do dia-a-dia.

Mas isto sou eu a desconversar :)
Título: Re: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: Nuno YB em Dezembro 15, 2018, 14:21:43, 14:21
Não sendo incompatível, a escolha de uma desportiva para a viagem diária para o emprego não é a melhor opção.

Também é verdade que se fosse apenas para casa-emprego quase que indicava uma scooter. ;)

Talvez no meio possas considerar uma naked que permita a potência que queres e uma posição mais elevada para uma viagem do dia-a-dia.

Mas isto sou eu a desconversar :)

Andei durante uns bons anos de R6, com muito kilometro em trajecto urbano. Para quem não conhece Évora, é uma cidade pequena, com um castelo a delimitar o centro histórico ( onde se encontram grande parte dos serviços da cidade, embora já se vão espalhando para fora do centro, como os hospitais, tribunais, finanças, bancos, etc ) em forma de circulo e com uns 5 ou 6 kilometros de diâmetro. As ruas são, quase exclusivamente, em calçada ( grande parte delas, não é a típica calçada portuguesa, tem calçada dos tempos medievais, com pedras imperfeitas em vez dos paralelos normais o que transforma certas ruas em autenticas pistas de enduro ). Numa desportiva, que leva uma grande carga de peso em cima dos pulsos, é imoral andar nestas ruas.

Em Lisboa, com as grandes avenidas tapadas por alcatrão, embora também exista calçada e o alcatrão tenha buracos, é diferente. Ainda assim, não é a moto indicada para circuito urbano, pela posição de condução mais extrema e pela manobrabilidade mais curta que uma naked, scooter ou trail.

Na minha sincera opinião, ele tinha a melhor opção quando usava a Hornet...
Título: Re: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: Vasco Gama em Dezembro 28, 2018, 09:52:54, 09:52
Uma moto dessas para fazer IC19 e cidade?!?

Pensa bem nisso, a XX é uma mota espectacular, e muito confortavel em viagem (para Desportiva), mas em cidade, e no para arranca vai andar sempre com a ventoinha ligada, e com consumos elevadissimos!

A vfr 800 é só uma das melhores motas de sempre, mas mais uma vez, nesse uso!?!?

Para estacionar e manobrar, precisas de muito pulso!

Eu tenho a mota que tenho porque o uso é quase exclusivo lazer, passeio, e pouco cidade!

Quando andava mais em Lisboa, no meio do transito tinha uma 125 da Sym!
Título: Re: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: dfelix em Dezembro 28, 2018, 10:08:52, 10:08
A XX é um bocado cacilheiro para uso diário.
Tal como os consumos são pouco adequados face ao que a maioria considera aceitável para os dias de hoje.
Porém, é uma boa moto, muito robusta e fiável.

A VFR que indicas será a 800FI, e é uma moto com excelente reputação.
É indiscutivelmente mais versátil que a XX. Suficientemente leve e maneável para o dia-a-dia. E suficientemente confortável para uma viagem ou passeio maior. Uma sport-tourer de referência.

Portanto, entre ambas (porque foi exactamente aquilo que perguntaste), a VFR será a escolha mais acertada.
E não acho que fiques mal servido.

Título: Re: Dicas para a nova escolha de Mota
Enviado por: Sapiens21 em Dezembro 31, 2018, 19:26:12, 19:26
Gostava de saber qual foi a decisão, depois de terem sido por cá dadas umas quantas opiniões no tópico.  :-\

Viremos a sabê-lo só em 2019... imagino.  :stuck_out_tongue_winking_eye: :nice: