Pensei que a PCX sendo uma campeã de vendas, tivesse muito mais unidades vendidas...
Penso ser apenas campeã de vendas no seu segmento.
Continua a não ser um mercado de referência para o nosso país.Desde quando o mercado da Inglaterra é referência para o que se passa com o resto...
Espanha, Itália, França... talvez fosse mais indicativo.
Os ingleses e alemães que conheço a maioria tem seguro sazonal de 3 ou 6 meses apenas... verdade que têm moto na mesma mas diferentes utilizações. Geralmente para moto turismo apenas.
Se não vão andar todos os dias então umas utilitárias e Road bikes não vão aparecer na tabela.
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Não é assim tão linear Cross.
Aliás, dos grupos onde estou inserido estou sempre a ver as motos (a maioria delas commuters) deles na rua cheias de neve em cima com comentários de que 'lá terá de ser'
Se todos o fazem? Não.
Aqui também todos que teem mota andam de inverno? Também não.
Logo é um mercado perfeitamente aceitável. (E onde há um grande fluxo de compra e venda)
Falares de Itália ou França como as grandes referências nas motas, epá.....(o mercado mexe bem mas nas scooter como sabes)
Resumindo, a compra depende da vontade e da capacidade, nós devemos querer tanto com os outros europeus, mas....
Não tenho duvidas que cerca de 80% das GS que andam por ai, é devido aos empréstimos generosos que a BMW faz!
Continua a não ser um mercado de referência para o nosso país.
O que referiste com os daily comuters são marginais em relação ao grosso dos utilizadores de motos.
Depois modéstia lá é algo ligeiramente overated... tem que ter o melhor etc e tal...
O mercado do Sul é diferente. A tradição é outra e o dinheiro para investir em motas igualmente. Basta ter duas rodas que a malta aceita. O tempo é melhor e ajuda em tudo.
Continua a não ser um mercado de referência para o nosso país.
Sim.
O UK tem uma forte tradição de motociclismo.
Nós não.
O que referiste com os daily comuters são marginais em relação ao grosso dos utilizadores de motos.
Os daily comuters são uma pequena fracção do grosso dos utilizadores de motos em todo o mercado ocidental.
Depois modéstia lá é algo ligeiramente overated... tem que ter o melhor etc e tal...
Parece-me uma visão bastante redutora dum mercado tão diversificado.
O mercado do Sul é diferente. A tradição é outra e o dinheiro para investir em motas igualmente. Basta ter duas rodas que a malta aceita. O tempo é melhor e ajuda em tudo.
Queres mesmo comparar Espanha com Itália no que diz respeito a tradição de motociclismo?
Queres mesmo fazer acreditar que o facto da oferta mais exótica de motociclos ser produzida em Itália é apenas coincidência, já que "basta ter duas rodas que a malta aceita"?
;)
CitarO que é triste é "O português" entrar no joguinho do "wanna be". Endividar-se com o que não têm para andar com a marca xpto, BMW, Ducati, etc... chamados exclusivos... Triste realidade e é a diferença que explica o extra das vendas em relação as outras marcas
Culturalmente percebo.
Fica bem dizer que temos tudo pago. Por acaso até tenho. Mas se fosse para uma GS não teria. Isso é um problema? Se sim apenas para uma pessoa que assinou o contrato :)
Não gosto de formar opinião sobre as posses de outrem. Chamem-me antiquado ou que o valha, mas cada um sabe de si.
Se explica a diferença das vendas para outras marcas só posso dizer duas coisas:
-parabéns ao marketing da BMW (e aos clientes da BMW)
-"cotovelite" :convivio: (não levem a mal :stuck_out_tongue_winking_eye:)
Só porque existe compra e venda de muita motos não é de referência.
No que diz respeito à tradição não estou a comparar com Portugal e também não é o ponto relevante para uma marca selecionar o produto para o mercado Português ter como referencia o Inglês.
Na Inglaterra e Alemanha etc... sim até porque ele preferem andar de bicicleta mas no Sul não. Já não o são e vão a continuar a decrescer. Em Espanha e França esta faixa de mercado domina. Barcelona e Paris quase não vês GS's.
Ah.... Não é redutora, é a realidade! Basta estar lá e sente-se....
O que é triste é "O português" entrar no joguinho do "wanna be". Endividar-se com o que não têm para andar com a marca xpto, BMW, Ducati, etc... chamados exclusivos... Triste realidade e é a diferença que explica o extra das vendas em relação as outras marcas.
As rendas de financial services não pesam o mesmo para um bolso Português ou Inglês.
Internamente a diferença passa por "Espanha + 2 X Portugal = Itália" só em população e depois é outra cultura.
Podes fazer um teste que eu já fiz de carro. Pára num semáforo com alguém ao lado, e dá umas gazadas em Espanha e faz o mesmo em Itália.
Nem que seja num Fiat Punto podre o Italiano vai a jogo :) e espanhol nem sempre! Existe uma diferença cultural e não de tradição no seu sentido lato.
Só porque existe compra e venda de muita motos não é de referência.
O mercado define-se pelo volume de vendas.
E o UK é o 5º maior da Europa.
É referência.
Seja pelo volume de vendas.
Seja por factores bastante diversificados associados á tradição e legado histórico do motociclismo naquela ilha.
Não podemos ignorar que já dominaram a industria. A moto teve um papel fundamental nas culturas, contraculturas e reinvenção do motociclismo. Que têm dos campeonatos mais antigos, diversificados e competitivos. E cuja imprensa especializada é conceituada e de referência mundial.No que diz respeito à tradição não estou a comparar com Portugal e também não é o ponto relevante para uma marca selecionar o produto para o mercado Português ter como referencia o Inglês.
Sim... não queremos correr o risco de comprar uma moto com o guiador instalado do lado errado! :stuck_out_tongue:Na Inglaterra e Alemanha etc... sim até porque ele preferem andar de bicicleta mas no Sul não. Já não o são e vão a continuar a decrescer. Em Espanha e França esta faixa de mercado domina. Barcelona e Paris quase não vês GS's.
Se o que está em causa é a falar do uso do motociclo penso que não faz sentido comparar com outras preferências de transportes.
Desconheço a realidade de Paris e Barcelona.
Parece-me interessante que dois países onde a GS esteja entre os modelos mais vendidos... a mesma não se ver nas grandes cidades.
(mais estranho ainda não se ver em Barcelona, quando em Madrid é aos pontapés)Ah.... Não é redutora, é a realidade! Basta estar lá e sente-se....
Não sei como funciona no resto da ilha, mas em Londres "o que se sente" é muito diferente do que sugeres...
Só o facto de haver dezenas de locais onde motociclistas dos mais diferentes estilos e géneros se juntam diariamente para beber um copo depois do trabalho é impressionante.O que é triste é "O português" entrar no joguinho do "wanna be". Endividar-se com o que não têm para andar com a marca xpto, BMW, Ducati, etc... chamados exclusivos... Triste realidade e é a diferença que explica o extra das vendas em relação as outras marcas.
Quando o tema é a GS ou outras motos deste segmento de preço há sempre quem direccione a conversa para esta questão dos endividados e das escolhas por status... bla bla bla.
E isto parece-me igualmente representativo de outros tipos de joguinhos tristes muito característicos do nosso mundinho. :(As rendas de financial services não pesam o mesmo para um bolso Português ou Inglês.
O custo de aquisição de uma moto deste genero é pesado para o orçamento de um português com salário médio.
Mas manter uma moto em Portugal até é bastante acessível.
A ideia de que pelos ordenados nos países do norte serem substancialmente mais altos se consegue chegar ao final do mês com mais dinheiro de parte é bastante discutível.Internamente a diferença passa por "Espanha + 2 X Portugal = Itália" só em população e depois é outra cultura.
Portugal e Espanha têm hábitos muito semelhantes de consumo no que diz respeito ás marcas e modelos.
Só muda os volumes de vendas.
Já Itália é muito volátil.
Até kawasakis ocasionalmente aparecem no top de vendas! :diabolico:Podes fazer um teste que eu já fiz de carro. Pára num semáforo com alguém ao lado, e dá umas gazadas em Espanha e faz o mesmo em Itália.
Nem que seja num Fiat Punto podre o Italiano vai a jogo :) e espanhol nem sempre! Existe uma diferença cultural e não de tradição no seu sentido lato.
Sim, completamente...
Em Milão os semáforos vermelhos é o equivalente a uma cedência de prioridade...
Em Espanha a realidade tem mudado muito sobretudo devido à mão pesada da guardia civil.
Ainda assim... assisto a mais comportamentos selvagens nas 4-5 vezes que anualmente me desloco pela Estramadura e Andaluzia que cá todo o ano!
às vezes vejo o argumento do preço da GS e não deixo de pensar que qualquer carro de gama média ou mesmo dos melhores da gama baixa deve ser mais caro, é uma questão de opção numa família a dois, ou uma pessoa só.
A questão do preço pode colocar-se nas famílias onde ter o carro é "obrigatório" e a mota é um adicional, aí é preciso algum poder financeiro, mas há quem possa sem sacrificar nada e há quem sacrifique o dispensável.
Bem, e pode existir quem sacrifique o indispensável, mas desses há em tudo. :napodeser:
Há ene despesas que Jan uns bons anos não havia mas hoje são suportadas mensalmente...
Isto é uma pura verdade também. Quando fiz o cartão FNAC e o cartão RP ON, ambos cartões de crédito FNAC, o que me perguntaram foi "está empregado? quanto recebe? Contrato a termo ou sem termo?" e 5 minutos depois tinha cartões com 1000€ de crédito para gastar com base em respostas que poderiam ser uma mentira completa. Mas é a nossa realidade, e a nossa falta de senso vem também da falta de formação. Na escola alguem vos ensina o básico de um planeamento orçamental adequado? A saber interpretar um crédito para além da prestação mensal? Quantos de nós é que têm por hábito fazer orçamentos anuais e planear os gastos extras durante o ano de acordo com esse planeamento?
No caso das motas, a não ser que sejam 125 citadinas, mas planeamento requer uma vez que tipicamente falamos de algo que serve para lazer e não para obrigação. Porque comprar a mota e depois não sobrar dinheiro para usufruir dela é uma estupidez completa.
(....)
Faz-me lembrar os carros a diesel: caros mas vendem-se bastante e depois existem empresas que retiram o FAP por menos de metade do preço que custa substituir um.
Isto é uma pura verdade também. Quando fiz o cartão FNAC e o cartão RP ON, ambos cartões de crédito FNAC, o que me perguntaram foi "está empregado? quanto recebe? Contrato a termo ou sem termo?" e 5 minutos depois tinha cartões com 1000€ de crédito para gastar com base em respostas que poderiam ser uma mentira completa. Mas é a nossa realidade, e a nossa falta de senso vem também da falta de formação. Na escola alguem vos ensina o básico de um planeamento orçamental adequado? A saber interpretar um crédito para além da prestação mensal? Quantos de nós é que têm por hábito fazer orçamentos anuais e planear os gastos extras durante o ano de acordo com esse planeamento?
No caso das motas, a não ser que sejam 125 citadinas, mas planeamento requer uma vez que tipicamente falamos de algo que serve para lazer e não para obrigação. Porque comprar a mota e depois não sobrar dinheiro para usufruir dela é uma estupidez completa.
Concordo 101% companheiro dmanteigas.
Quantas motas não se compram em 2ª mão assim?
O antigo dono pensava que a conseguiria manter e depois, infelizmente (para ele), teve que a vender, para alegria de um outro?
Hoje em dia, e talvez devido à Lei das 125, muita gente conseguiu aceder às duas rodas para garantir a sua mobilidade. E quantos acederam a cilindradas maiores?
Quantos stands/marcas/representantes estavam por aí nas ruas da amargura com a quantidade de motas que vendiam?
O crédito, naturalmente que ajudou. Bastava passar pelo site de um qualquer fabricante para ver promoções e campanhas.
Não vejo nenhum mal no crédito. E não me faz menos consumidor nem tenho vergonha de assumir que compro a crédito (falo em carro e mota - situação que utilizei unicamente crédito).
Hoje em dia é cartões e promoções para todo o lado. Consegues um crédito num apíce.
E esse facilitismo é perigoso.
Faz-me lembrar os carros a diesel: caros mas vendem-se bastante e depois existem empresas que retiram o FAP por menos de metade do preço que custa substituir um.
É claro que me lembro de outros modelos: Hyabusa, a Z ou outras que o Euro IV "matou". Quais é que aguentaram bem o passar dos anos?
Podes não comprar uma mota com o guiador do lado errado mas poderias eventualmente comprar uma mota com pneus de inverno por que não....
Em Amsterdão é mais bicicletas que motociclos e os que existem pelo menos os que vejo são scooters piagio como vidro alto...
Sim não existe muito que fazem senão parar num pub todos os dias... Londres é cosmopolita e existe de tudo mas não sei porquê os motociclistas que vejo são mais imigrantes...
EU não vejo mal nenhum no recurso ao crédito.
Talvez o sucesso de vendas passe por aí, nas campanhas e facilidades na compra destes modelos da BMW.
Acredito que sim. será ainda o status? Sim também isso,...
Em Itália
(https://image.ibb.co/eybzSc/IMG_0525.jpg) (https://ibb.co/jaOeSc)
Fico um pouco espantado com a posição da Multistrada...na sua terra Natal (Itália).
A Keeway em 3° lugar?? :oA supermotard 125 vende bem agora
É verdade que tenho visto alguns ciclomotores da marca à porta das escolas e que a Superlight tem vindo a ter há uns anos a esta parte uma óptima prestação comercial (sendo a best-seller entre os modelos da marca), mas nunca pensei que estivessem a vender-se tantas unidades da gama da marca, ao ponto de ocuparem o Top3.
A Keeway em 3° lugar?? :oIsaac, a SL de há uns anos para cá era a SEGUNDA 125cc mais vendida em Portugal (depois da PCX, pois claro).
É verdade que tenho visto alguns ciclomotores da marca à porta das escolas e que a Superlight tem vindo a ter há uns anos a esta parte uma óptima prestação comercial (sendo a best-seller entre os modelos da marca), mas nunca pensei que estivessem a vender-se tantas unidades da gama da marca, ao ponto de ocuparem o Top3.
(....)
Felizmente tem tido uma quebra nas vendas...
É mais fácil a Benelli e Keeway penetrarem nos mercados como o português, onde o poder de compra é baixo e os baixos preços atraem compradores. No UK onde o poder de compra é mais alto, uma diferença de 2 ou 3 mil euros para ter algo substancialmente melhor não lhes faz tanta diferença.
Hemisaro, é significativo sim que a Honda perca cota de mercado mesmo aumentando ligeiramente o numero de unidades vendidas. É significativo de uma acomodação ao que já têm, porque apesar de estarem a vender ligeiramente mais unidades não estão a conquistar um mercado novo, estão apenas a manter o que já têm. O que não é mau nem bom, é apenas uma estratégia comercial como qualquer outra. Já a Yamaha ganhar cota de mercado e o aumento significativo de vendas também é que me parece mais surpreendente. Concerteza não foram as 50 Tracers GT que tinham encomendadas para Portugal que se refletem neste aumento e nem tão pouco assistimos a alguma campanha que fizesse antever um crescimento de 30% nas vendas... será da MT-09SP? Era interessante perceber o que está a levar a Yamaha e também a KTM (apesar de que sendo menos unidades pode ser apenas uma variação residual) a ganhar cota de mercado quando todas as outras perdem... porque verdade seja dita, não é como se de 2017 para 2018 tivesse apresentado algo de substancialmente novo.Bem...é sem dúvida interessante o rating. Claro que a Benelli esta-se a posicionar bem no mercado, no entanto não creio que haja canibalização. O nosso mercado é pouco representativo em termos globais e comparo-o ao Brasileiro, a malta quer motas económicas, custo de aquisição não muito alto e que percam pouco valor...com uma diferença que no Brasil as baixas cilindradas existem em mais número:150/200/250/300...
Por isso a Benelli vai se estabilizar mas creio que nunca irá passar a perna aos dois maiores construtores japoneses, porque há muita Malta que prefere dar mais euros e ter uma coisa que perde menos valor, que "à partida" da menos chatices ou cuja a marca está ligada ou interligada a fiabilidade...
Quer queiramos, quer não ainda conta...bastante.
A canibalização que falo é a modelos que competem diretamente com a keeway. A BN125 com as RKV, por exemplo. Ou até a TNT pois muita malta quando vai para as 125 acaba por optar por esta em vez de outras opções da keeway por ser barata, já que o "tipo" de comprador é o mesmo. Daí que me faça todo o sentido que a diminuição de vendas da keeway seja justificada também pelo aumento de vendas da Benelli.
Quanto à tua 2ª parte... depende muito do que vier para aí no futuro e de qual for o posicionamento da Benelli. Está visto que o modelo de negócio deles vende. Basicamente, para darem o "salto" só lhes falta uma scooter capaz de rivalizar com a PCX e uma mota que roube clientes à NC.
E não sei até que ponto a "African Twin dos pobres" aka TRK502X não vai fazer também algum sucesso... Como dizes, em mercados como Portugal e Brasil é "isto" que vende. Motas baratas
Está visto que o modelo de negócio deles vende. Basicamente, para darem o "salto" só lhes falta uma scooter capaz de rivalizar com a PCX e uma mota que roube clientes à NC.
E não sei até que ponto a "African Twin dos pobres" aka TRK502X não vai fazer também algum sucesso...
Mas tenho algumas dúvidas que esse sucesso em Portugal seja nos rankings acima da Honda é da Yamaha. Mas se ficar abaixo já não é nada mau :ok:
Diria que os olhos também comem.Para quem quer dar umas voltinhas ao fim de semana sem gastar muito dinheiro é a maquina perfeita. Como dizes e bem os olhos também comem.
Tenho visto muito pessoal com a TRK502 que já não são novos (mas não sei se têm a carta há pouco tempo) e ainda assim satisfeitos.
E acho, opinião pessoal, que o aspecto dela "trail", encorpada, posição direita, conforto, contribui para a sua procura.
Diria que os olhos também comem.Eu sou desses,tirei o preconceito de marcas e pronto.
Tenho visto muito pessoal com a TRK502 que já não são novos (mas não sei se têm a carta há pouco tempo) e ainda assim satisfeitos.
E acho, opinião pessoal, que o aspecto dela "trail", encorpada, posição direita, conforto, contribui para a sua procura.
Diria que os olhos também comem.
Tenho visto muito pessoal com a TRK502 que já não são novos (mas não sei se têm a carta há pouco tempo) e ainda assim satisfeitos.
E acho, opinião pessoal, que o aspecto dela "trail", encorpada, posição direita, conforto, contribui para a sua procura.
É um engano. A TRK502 é um engano. Dá a ilusão de ser uma Adventure de grande cilindrada e é uma pandeireta.Claro Pedro as opiniões são sempre de cada um.
Já a vi ao perto e aquelas soldaduras são inadmissíveis.
Peço desculpa, mas de facto é a minha opinião.
Agora a questão é o dinheiro. Penso que muitos de nós não teríamos dificuldade em comprar uma CVO completamente artilhada a pronto, mas a vida tem imprevistos.
Não é sensato gastar balúrdios em brinquedos.
E nesse caso há alternativas à TRK502, chama-se mercado de usados.Diria que os olhos também comem.
Tenho visto muito pessoal com a TRK502 que já não são novos (mas não sei se têm a carta há pouco tempo) e ainda assim satisfeitos.
E acho, opinião pessoal, que o aspecto dela "trail", encorpada, posição direita, conforto, contribui para a sua procura.
É um engano. A TRK502 é um engano. Dá a ilusão de ser uma Adventure de grande cilindrada e é uma pandeireta.Claro Pedro as opiniões são sempre de cada um.
Já a vi ao perto e aquelas soldaduras são inadmissíveis.
Peço desculpa, mas de facto é a minha opinião.
Agora a questão é o dinheiro. Penso que muitos de nós não teríamos dificuldade em comprar uma CVO completamente artilhada a pronto, mas a vida tem imprevistos.
Não é sensato gastar balúrdios em brinquedos.
E nesse caso há alternativas à TRK502, chama-se mercado de usados.Diria que os olhos também comem.
Tenho visto muito pessoal com a TRK502 que já não são novos (mas não sei se têm a carta há pouco tempo) e ainda assim satisfeitos.
E acho, opinião pessoal, que o aspecto dela "trail", encorpada, posição direita, conforto, contribui para a sua procura.
O problema da TRK é ter o logotipo que tem pois se tivesse outro já não tinha defeitos, curiosamente a pouco tempo no cabo da roca veio um Sr ter comigo para ver essas tão faladas soldaduras e disse ser tudo normal tirando um ou outro poro nas orelhas, afinal era soldador profissional.Tal como ele refere e eu concordo há máquinas que custam mais do dobro e tem soldaduras iguais isso já eu vi e muitas ,mas o logotipo é outro....
No meu caso não gosto do que referes ,pois se alguém já não as quer não vou ser eu a querer.
De resto penso que já sabem a ideia que tenho ,se der raia vai a vida pois mais importante é a vida e o gozo que se tira dela
Quem sai da PCX por norma procura algo menos encorpado e por norma japonês (...)
Diria que quem vai para a TRK trilhou outro tipo de caminho...SYM, Benelli, keeway, kymco -> TRK
Tenho visto muito pessoal com a TRK502 que já não são novos (mas não sei se têm a carta há pouco tempo) e ainda assim satisfeitos.
Agora a questão é o dinheiro. Penso que muitos de nós não teríamos dificuldade em comprar uma CVO completamente artilhada a pronto, mas a vida tem imprevistos.
O problema da TRK é ter o logotipo que tem pois se tivesse outro já não tinha defeitos,...
Quem sai da PCX por norma procura algo menos encorpado e por norma japonês (...)
Caí no erro de chamar PCX a tudo o que é pandeireta 125...
(tenho de deixar de ler posts no desrespeito motard enquanto estou no wc)
Isso que indicas é verdade. Aliás, já em vários posts tenho sugerido que a Honda conseguiu a proeza de colocar o cliente que se iniciou pela PCX a evoluir ao longo do catálogo sem que alguma vez suje o pé na alavanca de mudanças.Diria que quem vai para a TRK trilhou outro tipo de caminho...SYM, Benelli, keeway, kymco -> TRK
Faz sentido.
Não deixa de ser uma evolução. (não quero repetir a piada quem envolve cancro)Tenho visto muito pessoal com a TRK502 que já não são novos (mas não sei se têm a carta há pouco tempo) e ainda assim satisfeitos.
Tenho visto cada vez mais gente no dia-a-dia de TRK502 e sempre com pessoal que não sendo "velho" também não são propriamente jovens.
Se tiverem carta há pouco tempo será a de motociclos.
Pois certamente já conduziam moto, mas ao abrigo da lei das 125.
Até porque esta é a origem desta grande vaga de "novos" motociclistas.Agora a questão é o dinheiro. Penso que muitos de nós não teríamos dificuldade em comprar uma CVO completamente artilhada a pronto, mas a vida tem imprevistos.
Sempre que bates nesta tecla, pergunto a mim mesmo:
"Porque raio haveria eu de querer uma CVO?"
:D
Aborrece-me um bocado quando em fórums de motociclismo a malta entra em comparações com carros, porque... nunca tive carro próprio e não tenho grandes bases para compreender o que vocês tentam explicar.
Mas hoje, puxo eu da comparação porque se torna inevitável:
Gosto bastante da Road Glide, que na sua versão CVO custa 42 mil.
A ideia que tenho é que no mundo automóvel isto é algo "médiozinho".
Numa pesquisa rápida, deu para ver que é o preço dum BMW 120d 190 com meia duzia de extras, duma Citroen C5 Tourer 2.0 BlueHDi 150 sem nada, ou do Qashqai com todos os extras.
E certamente outros mais que sendo "razoavelzinhos" também não aparentam ser nada de extraordinário.
Enquanto gajo que nunca teve carro próprio, que usa moto no dia-a-dia e não faz intenção de nos próximos anos mudar de estilo de vida... o que me custaria a mim torrar numa moto aquilo que outros acham "normal" esbanjar num carro?
A realidade é: Não acrescenta nada de valor!
Mesmo que custasse 1/3 do preço, a Road Glide seja CVO ou não continuaria a ser uma escolha inútil face ao que procuro numa moto.
(há vida para além da ostentação)O problema da TRK é ter o logotipo que tem pois se tivesse outro já não tinha defeitos,...
Se tivesse o logo da BMW, ouvias a boca dos recalls, dos veios partidos, etc..
Se tivesse o logo da Yamaha, ouvias a boca de que gasta óleo...
Se tivesse o logo da Ducati, ouvias bocas de que se incendeiam e que até avariam paradas na garagem...
Se tivesse o logo da Triumph, ouvias a história do amigo do amigo que teve uma e que esperava meses por peças...
E por aí em diante...
Talvez se fosse Honda, não houvesse problema. Afinal, "Honda é Honda!"
Critiquei a Benelli tal como fiz, naturalmente, à NC700 quando saiu.
Não parecem bons investimentos.
Bom vou seguir o vosso conselho e livrar-me do cancro o quanto antes ,tal como fiz com os outros cancros que tive,pois por enquanto é fácil despacha-la .Vou a procura da perfeitaÉ melhor a Benelli fechar portas pelo menos em Portugal. Ninguém compra por ser assim tão mau...pois já estou farto de ouvir falar mal desta m...de mota.
Fui....
Pois por isso andam vendedores da mul...de jaguar...Bom vou seguir o vosso conselho e livrar-me do cancro o quanto antes ,tal como fiz com os outros cancros que tive,pois por enquanto é fácil despacha-la .Vou a procura da perfeitaÉ melhor a Benelli fechar portas pelo menos em Portugal. Ninguém compra por ser assim tão mau...pois já estou farto de ouvir falar mal desta m...de mota.
Fui....
Vou a procura da perfeitapois já estou farto de ouvir falar mal desta m...de mota.
Ninguém compra por ser assim tão mau...
Fui sim Sr e é mau?Vou a procura da perfeitapois já estou farto de ouvir falar mal desta m...de mota.
Não foste tu que tiveste um stress qualquer com fichas trocadas e mais um chorrilho de problemas ultra-secretos que não se podia falar?
:pensador:Ninguém compra por ser assim tão mau...
Olha que também ninguém as compra pelas provas dadas de excelente qualidade.
Compram-nas porque esteticamente são bastante atractivas e têm um preço simpático.
Também sou aquele que quando vai aos stands testar motas vê pelos próprios olhos que TODAS afinal vai lá parar com problemas e alguns são atamancados na rua,e não venho aqui denegrir imagens de ninguém.
(....)
Em relação aos números de vendas, há algum sítio onde se possam consultar os números dos anos anteriores, para se comparar?
Eu fui dos que fiz vídeos sim,relato tudo ,bom ou mau ,talvez esse o meu problema ,falar demais,por isso agora ao invés de ajudar muitas a serem vendidas já não o faço ,aviso primeiro para uma postura de alguns stands e importadores menos positiva e aconselho o mais plausível,ou seja , japonês.
Em relação aos números de vendas, há algum sítio onde se possam consultar os números dos anos anteriores, para se comparar?
... que me deu bastantes problemas (curiosamente japonesa) foi graças ...
Pedro, é fácil chegar-se à conclusão que provavelmente não há marca que escape. :)
Americana ou Britânica, Italiana ou Alemã, Japonesa ou Tailandesa...por vezes atrás de um relato vêm mais uns quantos na 1ª pessoa e com sintomas iguais ou semelhantes. Se existe algo a concorrer para o aparecimento de certa deterioriação? Sim...é possível.
Existem discussões em fóruns britânicos sobre corrosão e oxidação em modelos bastante recentes da Triumph.
Como exemplo tens aqu uma Triumph Thruxton de 2016 e em que meses depois o dono estava a iniciar um tópico para mostrar aquilo que se tornava difícil de entender numa moto nova e daquele valor:
(https://www.triumphrat.net/attachment.php?attachmentid=441217&d=1483826907)
Como resposta recebeu algo como:
"Literally everyone... So don't worry... No, no warranty... I got the black "4-bar" ribbed one...And I never really noticed it again. Cheers(....)"
"There is a giant thread on here about that... I couldn't find it, but it's here... Some people did this, some people did that, some hit it with a baseball bat... The guys that 'polished' it out, you can see the "birth marks" are gone... But the Brushed aluminum turns a slightly different brighter shade. Just pick what way is your lesser of the two evils."
https://www.triumphrat.net/water-cooled-twins-talk/792681-thruxton-r-tps-cover-corrosion.html
Passados uns dias e depois de troca de posts com outros companheiros, foi ao concessionário onde lhe foi confirmado....era mesmo corrosão e numa moto nova!
"(....)
Second: The manager immediately agreed that it's corrosion, and should not look like that on such a young (or really any well cared for) bike. He mentioned he had heard about the problem before. Tomorrow a Triumph rep will be at the dealership and he promised to bring the issue up and get back to me. I'll report back on what he says."
Como tal...já acredito em tudo. :)
Lindas à saída do stand são todas (ou quase). :-\
Passado uns tempos, tudo pode acontecer e não há marcas imunes.
Pode ser da humidade no ar, de alguma proximidade ao mar, de andar em estradas com algum gelo...enfim. Pode ser muita coisa.
Mas eu se tivesse uma moto com meses, teria de fazer o mesmo e não me conformar de maneira nenhuma: garantia com ela! :zangadoregras:
DFelix: como tens inegáveis capacidades de escrita, poderias escrever duas linhas no tópico "A verdade sobre a qualidade Japonesa"
Já reparaste no aspecto dos descansos laterais das novas Street Triple e Speed Triple? Irrepreensível!
Os tubos mal soldados das Japonesas ficam muito pobres ao lado das soluções destas Triumph.
Como exemplo tens aqui uma Triumph Thruxton de 2016 e em que meses depois o dono estava a iniciar um tópico para mostrar aquilo que se tornava difícil de entender numa moto nova e daquele valor:
(....)
Em relação aos números de vendas, há algum sítio onde se possam consultar os números dos anos anteriores, para se comparar?
Espero que ajude...qualquer coisa. :)
https://www.acap.pt/pt/noticia/3435/mercado-de-ciclomotores-motociclos-triciclos-e-quadriciclos-ano-de-2017-fecha-com-crescimento-de-233/
e sobretudo, AQUI:
http://www.andardemoto.pt/moto-news/35739-um-bom-ano-para-o-motociclismo/
(...)Em relação aos números de vendas, há algum sítio onde se possam consultar os números dos anos anteriores, para se comparar?
Para o nosso mercado, tens aquilo que é disponibilizado publicamente pela autoinforma.
http://www.autoinforma.pt/index.php?MIT=0&template_id=316&xpto=1&a[]=036458,,,0,
(o link não funciona lá muito bem aqui no forum devido ao [])
Uma curiosidade:
A Mondial aparece na lista com uma única unidade matriculada entre 2017 e 2018.
O que significa que a que vi na segunda-feira será exactamente a mesma unidade de serviço (https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3287.msg41277#msg41277) que o mneves testou.
:D
Em relação às vendas (>125) o que chama mesmo à atenção é o decréscimo da BMW.
É um tipo de mercado muito particular, onde as marcas lá produzidas (e são muitas) têm notoriamente muito peso na escolha.