Casacos e calças de motociclismo: vai passar a ser obrigatória a norma EN 17092
(https://i.postimg.cc/1z8W0XZb/Sem-T-tulo-aaa-certified.png)
Pois é meus caros, a informação é relevante já que esta norma EN 17092 vai entrar em vigor ainda este ano!
Perguntarão certamente em que se traduz...
Ora bem! Esta norma EN 17092, tornada obrigatória para os fabricantes e a aplicar tanto em casacos como em calças para uso em motociclismo no decurso deste ano, terá 5 níveis e visa simplificar a escolha ao comprador.
São eles:
- AAA
- AA
- A
- B
- C
Assim, em 2019 as etiquetas interiores passarão a conter esta norma e que permitirá saber, de forma simples (conforme o nível indicado em cada peça), a capacidade de protecção em caso de queda do motociclista. Da maior protecção (AAA) para a menor capacidade de protecção (C).
Pessoalmente vejo esta obrigatoriedade (que incide sobre as marcas) como muito boa em prol da nossa segurança, já que um comprador informado poderá saber de forma efectiva o que escolher e o grau de protecção oferecido naquilo em que dispende o seu dinheiro. :nice:
(https://i.postimg.cc/K86TV8M6/Sem-T-tulo-EPI-17092.png)
(https://i.postimg.cc/jCVKTm4S/Sem-T-tulo-EPI-17092-2.png)