Vamos falar de contratos de crédito para aquisição de motociclos...
(https://image.freepik.com/fotos-gratis/closeup-de-mao-assinando-o-espaco-de-trabalho-de-papel_53876-31566.jpg)
Estava aqui de roda de um artigo de uma publicação Britânica - Bennetts.co.uk - e dou com um quadro interessante sobre a nova BMW S1000RR, onde está o preçário (em Libras) e onde é mencionado o custo de cada umas das 3 versões, acrescentando depois as opções com pagamento em prestações: 35 meses.
(https://i.postimg.cc/7YGvVCRg/Screenshot-2019-03-08-19-59-13-715-com-android-chrome.jpg)
"E onde está o interesse?" perguntam vocês...
Pois bem....
Fixei-me no primeiro caso da S1000RR base.
A moto tem um preço de 15.290 Libras...
Pois se eu acaso optasse pelo pagamento nas mencionadas 35 prestações (contrato a ter lugar por via dos mecanismos financeiros da marca), o valor a pagar seriam 186 Libras/mês.
Até aqui tudo muito certo...
Mas depois fui fazer umas contas simples, curioso como sou...
Ora temos de fazer logo um depósito inicial de 3.058 Libras.
Se acrescentarmos os 35 meses a 186 Libras cada, são... 6.510 Libras.
E depois, pagas as mencionadas prestações, ainda temos de pagar um valor final, que são 8.678.30 Libras.
Ok....
Então a moto paga a pronto são....15.290 Libras
Paga a prestações são (não incluindo outras letras pequeninas como custos de abertura de dossier de crédito) uns bem menos interessantes 18.246,30 Libras.
Bem sei que as empresas de crédito não dão borlas e se trata de um negócio como qualquer outro, mas....
...em Euros são, ao câmbio actual, quase 3.500€ a mais.
Isto é, grosso modo, uma batulada de dinheiro que representa cerca de 20% do custo total da moto.
Antes que me ataquem, informo desde já e abertamente que nada tenho contra quem opta por comprar uma moto ou um automóvel neste tipo de modalidade (eu não o faço, pois sou o típico "indivíduo" que vai juntando até o poder fazer), mas há que estar ciente de todos aqueles números e que a moto, na realidade, se vai pagar bem...mas bem...
Isto não é novidade nenhuma e todas as marcas terão os seus tipos de contratos ou então trabalham com empresas de crédito que os fazem (é o mais comum)...
Mas achei pertinente falar disto ao olhar para um quadro que parece ser só "facilidades", mas que esconde um lado que representa uma valente percentagem do valor da moto e, por conseguinte, um esforço financeiro acrescido quando olhado no seu todo...e não apenas para a conveniência da forma parcelar com que é apresentado. :)