Clube Português Motociclismo

GERAL => Tudo sobre a segurança! => Tópico iniciado por: Sapiens21 em Abril 03, 2019, 07:37:52, 07:37

Título: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: Sapiens21 em Abril 03, 2019, 07:37:52, 07:37
Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”



(https://as.sobrenet.pt/s/image/tsr/brandm/content/og/xtb4ngp1aml1llsrqs1sovzggi2.jpg)



​Foi Lançada a campanha “Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos” da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que pretende motivar a alteração de comportamentos e atitudes dos condutores de veículos de 2 rodas e de 4 ou mais rodas, com vista a uma partilha mais segura do espaço rodoviário.

Assim, pretende-se promover a: 
•    Adoção de uma condução defensiva por parte dos condutores de veículos de “2 rodas a motor” e de “4 rodas a motor”, respeitando as distâncias de segurança, moderando a velocidade, antecipando e prevendo o comportamento dos restantes elementos na via;
•    Realização da manobra de ultrapassagem apenas depois de assegurar que é visto pelo condutor do veículo de “4 Rodas”, nomeadamente após estabelecido contacto visual através do espelho retrovisor do lado esquerdo do veículo de “4 Rodas” para que a manobra seja feita em segurança por ambos;
•    Consciencialização da existência de pontos cegos (ângulo morto), pelo que é fundamental olhar duas vezes antes de iniciar a manobra;
•    Utilização adequada dos equipamentos de segurança e proteção individual por parte dos condutores de “2 Rodas a motor”.

Esta Campanha conta com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Federação Motociclismo Portugal (FMP), daAssociação Automóvel de Portugal (ACAP) e de Motoclubes e Concessionários de veículos de duas rodas a motor a nível nacional.


Fonte: Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)


(http://www.ansr.pt/Campanhas/Documents/Campanha%204%20rodas%202019/Flayer%20-%20moto.png)
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: Vasco Gama em Abril 03, 2019, 09:10:43, 09:10
 :tirarchapeu: :you.bet:
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: JViegas em Abril 03, 2019, 10:27:30, 10:27
Boa campanha.  :palmas:

Espero que recolha alguma aceitação por parte de todos e que as autoridades contribuam para "re"educar e/ou recomendar para além de punir atrás de um radar.

Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: Moto2cool em Abril 03, 2019, 17:46:06, 17:46
Esta campanha deve estar concertada com a outra que mete a fiscalização ás motas e as multas inevitáveis.
Uma promove e a outra cobra :)
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: Sapiens21 em Abril 03, 2019, 20:05:36, 20:05
É o mais provável...

Mas assim sempre passa uma ideia mais...consciencializadora por parte da autoridade.

Repara nas palavras ou expressões usadas:

- motivar a alteração de comportamentos e atitudes;

- promover a adoção de uma condução defensiva;

- consciencialização da existência de pontos cegos.
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: karloxilva em Abril 04, 2019, 17:17:45, 17:17
Vinha colocar aqui a ligação que podereis ver abaixo quando dei com mais esta campanha nacional.
Ainda bem, podereis ver a diferença e comprovar como esta, francesa, tem mais ver com aquilo que vemos todos os dias.
Ligação para o sítio "Le Repair des Motards" (em Francês):

http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2019/campagne-securite-routiere-telephone-volant.php (http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2019/campagne-securite-routiere-telephone-volant.php)

Como posso estar a ajudar alguém, aqui vai (tradução adaptada):

Mota
Vous direz à ses enfants que vous deviez vraiment répondre à ce sms,
Sur la route, le telephone peu tuer.


"Você dirá aos filhos dele que você devia mesmo responder àquele SMS;
Na estrada, o telefone pode matar."

Bicicleta
Vous direz à sa famille que vos deviez absolument lire ce mail;
Sur la route, le telephone peu tuer.


Você dirá à família dela que você devia absolutamente ler aquele e-mail;
Na estrada, o telefone pode matar.

Peão
Vous direz à sa femme que vos deviez à tout prix répondre à cet appel;
Sur la route, le telephone peu tuer.


Você dirá à esposa dele que você tinha de atender aquela chamada custasse o que custasse;
Na estrada, o telefone pode matar.

Eis uma campanha que fala daquilo que mais vejo na estrada. "De choque"? De choque é ver o à-vontade e a impunidade com que se usa o telemóvel dentro dos automóveis.

Isto sem deixar de concordar num ponto com aquela campanha que deu origem ao "post", porque reparo que há muitos que na sua vaidade andam a comprar carros com "gadgets" a mais. Identifico um: o conjunto de alavanca e luzes de mudança de direcção.
Nem vou falar aqui dos parolos que os tiram das motas. Carta fora, "Vá lá tirá-la outra vez porque aquela que lhe saiu como brinde na Farinha Amparo já caducou".
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: Moto2cool em Abril 04, 2019, 18:04:13, 18:04
Todas as campanhas feitas com boa  intenção são bem vindas. Esta também.
E é verdade que alguns motociclistas precisam de ouvir a voz da razão porque assumem comportamentos que agravam em muito o risco.
Mas às vezes ( talvez seja esta) gostava de ver um foco nos automobilistas, porque raramente temos colisões entre motociclistas, costuma estar do outro lado um carro. Talvez apostar na formação deles neste aspecto também ajudasse.
É que praticamente todos nós também andamos de carro e muitos automobilistas nunca andaram de mota, nós é somos os únicos a precisar de formação?
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: Sapiens21 em Abril 04, 2019, 18:37:24, 18:37
Vinha colocar aqui a ligação que podereis ver abaixo quando dei com mais esta campanha nacional.
Ainda bem, podereis ver a diferença e comprovar como esta, francesa, tem mais ver com aquilo que vemos todos os dias.
Ligação para o sítio "Le Repair des Motards" (em Francês):

http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2019/campagne-securite-routiere-telephone-volant.php (http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2019/campagne-securite-routiere-telephone-volant.php)

(....)

Segui o link...

As mensagens quanto ao uso de smartphone na condução são fortes, mas não o são menos as próprias imagens que as acompanham.

E é coisa que se vê tantas...tantas vezes.

Como é que, depois de tantos avisos na comunicação social, campanhas de sensibilização e cartazes na estrada, ainda continua a ver-se tanta gente com o telemóvel ali junto à orelha, a falar descansadinhos da vida como se os avisos não lhes fossem dirigidos??  :nempenses:
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: tiagofo20 em Abril 06, 2019, 14:00:52, 14:00


Ja vi a campanha na tv

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: Sapiens21 em Abril 06, 2019, 15:07:20, 15:07
O vídeo da campanha está porreiro.

Por acaso ainda não o vi a passar na televisão.
Devia chegar a muita gente e que de facto o interiorozasse!

A falar ao telemóvel vejo eu praticamente todos os dias condutores(as) a fazê-lo.
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: 2low em Abril 08, 2019, 07:38:12, 07:38
A campanha é exemplar mas continuo a achar que não é suficiente.

Deveriam alargar a campanha a acções de formação por exemplo nas renovações de carta, não serem apenas de secretaria, e a formação obrigatória a ter pelo menos uma aula com situações reais de contacto com as 2 rodas ou 4 rodas conforme a situação do condutor, isto como sugestão…

De qualquer dos modos tinha de aproveitar para apesar de ser um assunto sério e a campanha ser importante, nada como uma "brincadeira parvinha", então aqui vai:
(https://i.postimg.cc/yx5DQSG8/Untitled-1.jpg)



Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: Moto2cool em Abril 08, 2019, 10:21:51, 10:21
A campanha já está a passar na televisão
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: dfelix em Abril 08, 2019, 11:37:39, 11:37
Desde o célebro anúncio da "martelada" no capacete que não me ocorre nenhum outro que focasse a fragilidade do motociclista.
Acho que está muito bem conseguido.
O tipo de situação focada corresponde á situação de perigo mais recorrente no dia-a-dia.

Deveriam alargar a campanha a acções de formação por exemplo nas renovações de carta, não serem apenas de secretaria, e a formação obrigatória a ter pelo menos uma aula com situações reais de contacto com as 2 rodas ou 4 rodas conforme a situação do condutor, isto como sugestão…

Acções de formação pagas pelo contribuinte?
Acções de formação pagas pela receita das multas?

Quem está habilitado a conduzir que veículo for, teve à partida que assistir a aulas teóricas, estudar e efectuar um exame teórico, obter aulas práticas e ser examinado. Logo, tem mais do que formação suficiente para saber que não pode conduzir com o telemóvel ou efectuar manobras sem sinalizar.
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: 2low em Abril 08, 2019, 11:54:39, 11:54
Desde o célebro anúncio da "martelada" no capacete que não me ocorre nenhum outro que focasse a fragilidade do motociclista.
Acho que está muito bem conseguido.
O tipo de situação focada corresponde á situação de perigo mais recorrente no dia-a-dia.

Deveriam alargar a campanha a acções de formação por exemplo nas renovações de carta, não serem apenas de secretaria, e a formação obrigatória a ter pelo menos uma aula com situações reais de contacto com as 2 rodas ou 4 rodas conforme a situação do condutor, isto como sugestão…

Acções de formação pagas pelo contribuinte?
Acções de formação pagas pela receita das multas?

Quem está habilitado a conduzir que veículo for, teve à partida que assistir a aulas teóricas, estudar e efectuar um exame teórico, obter aulas práticas e ser examinado. Logo, tem mais do que formação suficiente para saber que não pode conduzir com o telemóvel ou efectuar manobras sem sinalizar.

dfelix,
A renovação de carta praticamente que acontece na secretaria (com atestado medico electrónico) e tem um custo de 15€ se igual ou superior a 70anos e 30€ para os restantes condutores.
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Revalidacao/Paginas/DocumentoseProcedimentos.aspx (http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Revalidacao/Paginas/DocumentoseProcedimentos.aspx)
Aquilo que estou a sugerir é:
A taxa de renovação da carta passar a ter um valor único de por exemplo 50/75€ e incluir pelo menos 1h obrigatória de condução com avaliador e formador para por exemplo aconselhar com exemplos práticos e de chamada de atenção para (no caso de condutores de automóveis ligeiros/mercadorias e pesados) a existência de motociclos, bicicletas e trotinetas… ao mesmo tempo que o condutor é realmente avaliado para verificar a possibilidade de renovação de carta ou não…

Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: meneses85 em Abril 08, 2019, 12:17:35, 12:17
A falar ao telemóvel vejo eu praticamente todos os dias condutores(as) a fazê-lo.

Isso é mato...

Cada vez se vê mais disso... e quando são avisados, ainda se acham donos da razão...
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: 2low em Abril 08, 2019, 12:19:05, 12:19
A falar ao telemóvel vejo eu praticamente todos os dias condutores(as) a fazê-lo.

Isso é mato...

Cada vez se vê mais disso... e quando são avisados, ainda se acham donos da razão...

E por vezes respondem mal a dizer que não temos nada a ver com isso e ameaçam porrada…
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: dfelix em Abril 08, 2019, 13:48:03, 13:48
A taxa de renovação da carta passar a ter um valor único de por exemplo 50/75€ e incluir pelo menos 1h obrigatória de condução com avaliador e formador para por exemplo aconselhar...

Ou seja, achas que a resolução do problema consegue-se criando ainda mais um negócio em que pagam os mesmos do costume e cuja receita reverte a favor dos mesmos do costume?
Porreiro, pá!

Será assim tão complicado perceber que o problema não está num grupo específico de condutores duma determinada faixa de idade que possam ser filtrados pela época de renovação das licenças... mas sim algo transversal?

Achas mesmo que a malta que anda a fazer likes ou ver gajas no tinder enquanto conduz, as meninas que se maquilham no trânsito ou um vasto número de gente que simplesmente anda a pastelar na faixa do meio e/ou não faz pisca porque nem sequer se digna a isso... vai de repente mudar esses hábitos quando chegar aos 50 só porque tem de pagar mais e ir ter uma aulinha extra?

São hábitos entranhados que não se mudam só porque se paga mais.
Tal como não é pelo tabaco estar todos os anos mais caro que se deixa de fumar.

Queres uma medida simples e eficaz?
Sanções verdadeiramente pesadas para quem provoca os acidentes.
Conheço casos de gente que deveria estar atrás das grades por ter provocado acidentes com vitimas mortais e continuam a circular legalmente sem que alguma vez fossem responsabilizados do que que seja. Quanto muito subiu o prémio do seguro.

Mas claro... sancionar como base no hipotético perigo é ires a 90/100 numa avenida com características de autoestrada, mas tem limite 50 é bem mais rentável.
Porque na realidade isso é o que mais importa. Encaixe financeiro.

Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: 2low em Abril 08, 2019, 14:51:11, 14:51
A taxa de renovação da carta passar a ter um valor único de por exemplo 50/75€ e incluir pelo menos 1h obrigatória de condução com avaliador e formador para por exemplo aconselhar...

Ou seja, achas que a resolução do problema consegue-se criando ainda mais um negócio em que pagam os mesmos do costume e cuja receita reverte a favor dos mesmos do costume?
Porreiro, pá!

Será assim tão complicado perceber que o problema não está num grupo específico de condutores duma determinada faixa de idade que possam ser filtrados pela época de renovação das licenças... mas sim algo transversal?

Achas mesmo que a malta que anda a fazer likes ou ver gajas no tinder enquanto conduz, as meninas que se maquilham no trânsito ou um vasto número de gente que simplesmente anda a pastelar na faixa do meio e/ou não faz pisca porque nem sequer se digna a isso... vai de repente mudar esses hábitos quando chegar aos 50 só porque tem de pagar mais e ir ter uma aulinha extra?

São hábitos entranhados que não se mudam só porque se paga mais.
Tal como não é pelo tabaco estar todos os anos mais caro que se deixa de fumar.

Queres uma medida simples e eficaz?
Sanções verdadeiramente pesadas para quem provoca os acidentes.
Conheço casos de gente que deveria estar atrás das grades por ter provocado acidentes com vitimas mortais e continuam a circular legalmente sem que alguma vez fossem responsabilizados do que que seja. Quanto muito subiu o prémio do seguro.

Mas claro... sancionar como base no hipotético perigo é ires a 90/100 numa avenida com características de autoestrada, mas tem limite 50 é bem mais rentável.
Porque na realidade isso é o que mais importa. Encaixe financeiro.

Pelo menos tu sabes que há mais coisas que tenho vindo a defender.
E apenas indiquei uma sugestão, não disse que se viesse a haver alguma alteração na formação que seria apenas uma medida…
(por vezes tem de haver varias medidas que se interligam)

Uma dessas coisas (medidas) era uma maior aposta na formação diferente do actual, na altura de se tirar a carta automóvel(ligeiro/mercadorias/pesados) ou de motociclo, em que todos os "instruendos" serem obrigados a ter pelo menos uma aula pratica de motociclo ou de automóvel conforme fosse a situação.
-Sem duvida que as pessoas normalmente não estão preparadas para a existência dos motociclos (o volume), nem mesmo das bicicletas ou trotinetas.
Sobre a minha perspectiva, ou pelo que fui dizendo, tem a ver com constitucionalidade - podes alterar coisas antes e durante a formação, alterar coisas em procedimentos posteriores mas não me parece constitucional alterarem tantas coisas que dantes ensinavam como práticas correctas a seguir, e entretanto tenham alterado e as pessoas que estejam constantemente a ler o diário da republica e afins... (falando num sentido abrangente e generalizado sem ir a pormenores).

Obviamente que não estou a querer culpabilizar determinada faixa etária, tem mais a ver com a constitucionalidade (ou o que possa ser justo) que falei aqui atrás…

Partilho do teu descontentamento de ver tamanhos animais (que em caso de acidente são mesmo criminosos) a conduzir constantemente ao telemóvel, a irem na faixa do meio, a não saberem utilizar convenientemente as luzes de nevoeiro, etc
[geralmente sempre que alguém vem aqui tomar café perto da minha casa, convido sempre a se reparar quantos são os veículos que passam e que não estão ao telemóvel… se um dia quiseres vir cá registar com tabela excel e tal…]

Sobre o que indicas de penalizar os que provocam os acidentes, li na diagonal uma revista auto (quando a autohoje acabou, a malta dividiu-se em duas revistas, a "automag" que entretanto se ficou no nº49 e não há maneira de sair o nº50, e outra mais idêntica ao topgear, a "auto drive" - é essa que estou a falar) este fim de semana que tinha um artigo de 6/7 paginas sobre precisamente o futuro das caixas negras nos automóveis - vai ser obrigatório já a partir de 2021/2022 (se não estou enganado na data ou no que li). (Assim que me for possível faço um pdf e edito aqui o post.)

Não me recordo se foi o Africandruglord que colocou uma imagem ali no outro tópico que para mim também diz tudo, algo como limitar liberdade e velocidade… (para responder àquilo da avenida com características de autoestrada… já agora… a ultima novidade é que a 2ª circular aparentemente vai passar a 50kmh... )


Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: pjmartinho em Abril 08, 2019, 16:26:13, 16:26
...
… já agora… a ultima novidade é que a 2ª circular aparentemente vai passar a 50kmh... )
Estão a precisar de aumentar a receita de impostos...  :oops:... quero dizer, estão a zelar pela segurança dos condutores  :animated-smileys-angry-049:
Título: Re: Campanha: "Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos”
Enviado por: Moto2cool em Abril 08, 2019, 16:45:05, 16:45
2low, até concordo com uma formação, não sei em que moldes, porque há alteração de legislação que poucos conhecem, ou parecem conhecer.
Até sugeria que o IMT enviasse para casa de cada um (ou correio electrónico) brochuras quando as regras alteram.
Mas a formação na renovação da carta se tivesse avaliação tirava muitos condutores da estrada :)