Clube Português Motociclismo

GERAL => Tudo sobre a segurança! => Tópico iniciado por: Sapiens21 em Agosto 26, 2016, 13:25:03, 13:25

Título: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: Sapiens21 em Agosto 26, 2016, 13:25:03, 13:25
Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"


(http://www.elcorreo.com/noticias/201608/24/media/cortadas/radar-kv0E-U202460824384hII-575x323@El%20Correo.jpg)

De certeza que ao leres este título, ficarás no mínimo intrigado...  ;)

Mas de facto acreditem que não é para menos.

A DGT - Direcção Geral de Tráfego, em Espanha, iniciou uma curiosíssima forma de tentar diminuir o número de aceleras num determinado troço da autovía A-49 em Sevilha, onde no entender da mesma deve ser aplicada uma velocidade mais reduzida.

Vai daí e...

...começaram a colocar nos radares um dispositivo que comunica directamente com o enorme painel electrónico de estrada, identificando a matrícula do "acelera".

O resultado disto é basicamente levar a que o condutor, que vê a sua matrícula ali bem à vista de todos, se sinta "culpado" por não estar a cumprir com os limites de velocidade impostos no local, acrescendo a isso que todos os restantes utilizadores da via...ao verem aquilo ali escarrapachado, vão certamente perceber e olhar para quem se excedeu.

Isto é quase um modo de controlo ao nível da psicologia social e comportamental, mas o que é certo é que, na minha perspectiva, podem ter conseguido encontrar uma forma que dá efectivamente resultado.  :-X
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: rodrigues em Agosto 26, 2016, 13:28:49, 13:28
Engraçado e curioso sem dúvida mas comigo não dava, nem sei a matrícula da mota de cor, no parque tive de tirar os documentos da carteira para dar a matrícula, e acredito que aconteça a muitos mais.
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: mneves em Agosto 26, 2016, 13:35:33, 13:35
Engraçado e curioso sem dúvida mas comigo não dava, nem sei a matrícula da mota de cor, no parque tive de tirar os documentos da carteira para dar a matrícula, e acredito que aconteça a muitos mais.
:cool: :cool:
para alguns resultaria??
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: LoneRider em Agosto 26, 2016, 13:37:38, 13:37
Ó Sapiens que título mais sensacionalista.

É muito fácil comentar e abrir tópicos destes sem conhecer a realidade da coisa.
Já alguma vez estiveste em Sevilha?
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: rodrigues em Agosto 26, 2016, 13:38:49, 13:38
Engraçado e curioso sem dúvida mas comigo não dava, nem sei a matrícula da mota de cor, no parque tive de tirar os documentos da carteira para dar a matrícula, e acredito que aconteça a muitos mais.
:cool: :cool:
para alguns resultaria??

Boa pergunta,...terás de ir a Espanha para saber.
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: Joao_Cruz em Agosto 26, 2016, 13:46:14, 13:46
Por falar em velocidade, para a semana, em Espanha, vão intensificar o controle de velocidade por causa do crescendo dos acidentes (300 mortes/ano) e deixaram aqui alguns nº que deixam-nos a pensar:

-Um acréscimo de apenas + 5% na velocidade máxima, faz incrementar em +10% os acidentes que causam traumatismos e em +20% os acidentes que provocam vitimas mortais!

-Um peão que sofra um embate a 80km/h ou mais, tem muito poucas probabilidades de sobreviver. Se sofrer um embate a 30 km/hora reduz o risco de morte para "apenas" 10%!

-Se todos cumpríssemos os limites de velocidade, reduziria-se em 1/4 as mortes na estrada (no caso Espanhol seriam menos 75 pessoas/ano)!

-Um veículo a 120 km/hora necessita de uma distância equivalente a um campo de futebol para travar! (e esta distância não está apenas dependente das condições do veículo, mas também das condições/experiência e atenção do condutor).
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: mneves em Agosto 26, 2016, 14:06:25, 14:06
Engraçado e curioso sem dúvida mas comigo não dava, nem sei a matrícula da mota de cor, no parque tive de tirar os documentos da carteira para dar a matrícula, e acredito que aconteça a muitos mais.
:cool: :cool:
para alguns resultaria??

Boa pergunta,...terás de ir a Espanha para saber.
ja la fui mas nao me lembro de ver estes placards,estavam apagados.
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: Sapiens21 em Agosto 26, 2016, 14:06:29, 14:06
Ó Sapiens que título mais sensacionalista.

É muito fácil comentar e abrir tópicos destes sem conhecer a realidade da coisa.
Já alguma vez estiveste em Sevilha?

Mas o que é que se passa com o caro companheiro para me questionar dessa forma??

A notícia foi retirada precisamente de um website Espanhol...

http://www.masmoto.net/actualidad-seguridad-vial/radar-chivato-sevilla/

E mais sensacionalista é o título escolhido pelos mesmos.


Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: nuno em Agosto 26, 2016, 14:11:42, 14:11

Vá vi placards que informam a nossa velocidade dentro de Coimbra e em Águeda.

Não desse tamanho, mas instalados num poste à direita da via.
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: mneves em Agosto 26, 2016, 14:16:01, 14:16

Vá vi placards que informam a nossa velocidade dentro de Coimbra e em Águeda.

Não desse tamanho, mas instalados num poste à direita da via.
Sim desses há vários
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: TMXR em Agosto 26, 2016, 14:20:01, 14:20
A Espanha está a implementar uma "Francização" (palavra que inventei agora para "copiar a Franca") no que toca à fiscalizacao da velocidade.



Tudo o que é estrada e autoestrada tem agora dezenas, se não centenas de radares... e recentemente reforcou essa rede com radares da nova geracao que conseguem detectar mais infracoes do que o simples excesso de velocidade (*)


Alguns destes radares, estao em lugares que "nao lembram ao menino jesus"  :zangadoregras:

Sinceramente, não sinto grande diferença nas velocidades praticadas pois os Espanhóis...





A tendencia sera a agravacao desta tendência, em Franca, o pais que mais $ deve sacar aos cidadãos da fiscalizacao automatica, ja ha radares ( e vao introduzir meios de fiscalizacao electorica) para fiscalizar velocidade, distancia de segurança, passagem do traco continuo, stops, uso dos piscas,  uso do cinto, uso de vias (BUS, etc), funcionamento das luzes, uso indevido da luz de nevoeiro, uso do telefone, aceleração de veículos que estão a ser ultrapassados, conducao sobre a influencia de alcool ou estupefacientes, circulação "na faixa do meio" indevida.


O big brother está aí... e com ele traz a "Pinochetizacao" (outra palavra inventada... e nao foi para designar cerveja com gasosa  :lolol:)

Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: João_Santos em Agosto 26, 2016, 15:38:49, 15:38
Estou mesmo a ficar sem paciência para ler certas coisas que não são mais que lixo. Isaac obrigado pela partilha.

João  :scooter: :scooter:
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: LoneRider em Agosto 26, 2016, 16:50:11, 16:50
Ó Sapiens que título mais sensacionalista.

É muito fácil comentar e abrir tópicos destes sem conhecer a realidade da coisa.
Já alguma vez estiveste em Sevilha?

Mas o que é que se passa com o caro companheiro para me questionar dessa forma??

A notícia foi retirada precisamente de um website Espanhol...

http://www.masmoto.net/actualidad-seguridad-vial/radar-chivato-sevilla/

E mais sensacionalista é o título escolhido pelos mesmos.

Devo esclarecer que até à mim me questiono.

A realidade em Espanha é muito simples.
Existe uma necessidade de dinheiro,  a DGT sanciona os agentes de fiscalização se estes não  facturaram X por mês.
Placares como este é radares não falta,  mas a lei não  se cumpre,  existe uma manutenção deficiente,  as pinturas não obedecem aos atritos especificados na lei e as diferentes tutelas andam à batatada entre si.
O ano passado foram apresentados estudos que demonstram uma clara manipulação das estatísticas,  pelo que aquilo a que aponta como principal motivo não o é.
Não existe investimento em novas infraestruturas, não há  dinheiro para novos sistemas de segurança ou investigação de sinistros,  mas existe dinheiro para comprar helicópteros com radares e equipar esses pórticos com sistemas de fiabilidade dúbia.

Aquilo que o bom amigo Sapiens viu como um pergunta agressiva era no fundo uma pergunta objectiva que visava dar a conhecer a realidade nesta matéria em Espanha.
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: nrpm em Agosto 26, 2016, 23:42:31, 23:42
Faço diversas vezes Lisboa/Madrid de carro, noto que nas autoestradas espanholas poucos são os que ultrapassam o limite de velocidade, pelo menos comparado com o que vejo nas nossas autoestradas. Qto a placar, acho uma óptima ideia


Sent from my iPhone using Tapatalk
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: pjmartinho em Agosto 26, 2016, 23:59:57, 23:59
Por cá, se passassem a usar radares destes, de certeza que iriam aparecer uns imbecis a andar em excesso de velocidade só para que, quando a matricula do carro deles apareça no placar, possam tirar uma foto, para depois poderem mostrar aos amigos no café o quanto "grande maluco" ele é, que até a matricula do seu carro aparece no placar do radar.
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: Sapiens21 em Agosto 27, 2016, 00:21:51, 00:21
Companheiro Lonerider,  :nice:

Aquilo que escreveste é em alguns pontos semelhante à realidade portuguesa.
Mas é mesmo... pelo que nem sequer consigo antever a necessidade de perguntar se já visitei ou não Sevilha. Pergunta que aliás acho despropositada para a explicação ou justificação que avanças.

E digo-o porque a justificação do tema, estando correlacionada ou não com factores externos (..e que não digo que não o estejam)  :nice: assenta num assunto que também tem pertinência para um fórum que fala da área do motociclismo, e por essa razão... por essa razão foi publicado.

Espero que não te incomode esta minha ousadia de criar o tópico...
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: LoneRider em Agosto 27, 2016, 07:41:49, 07:41
A mim o único que me incomoda,  para além de tudo o resto,  é não andar de mota à mais de 4 dias....
Ao contrário do que já me foi dito neste fórum amigo,  eu sou bem mais tolerante e permissivo.
Por mim até podes publicar recordatorios à  minha mãe ou temas relacionado com a colheita da papaia no Japão, estou-me pouco borrifando.
Os actos ficam com quem os tem é as palavras só as lê quem as sabe ler e podem ser interpretadas de muitas maneiras.

Foi o caso do meu post,  que encaraste como uma afronta e eu estava na *Modere a sua linguagem* da reinação.

Conheço a realidade rodoviária de quase todos os países da Europa e posso-te dizer,  salvo um ou outro pormenor, que é mais do mesmo.
Todos perseguem o gajo que acelera mas Esquecer-se sempre dos deveres de casa.
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: nuno em Agosto 27, 2016, 19:04:58, 19:04
 :offtopic:

Será que não podemos criar uma regra para que as publicações sejam de linguagem direta sem floreados e exibicionismos lexicais onde parece que andamos aqui a ver quem consegue fazer um texto maior para traduzir no que de diz em meia dúzia de palavras.

Este fórum começa a ficar com tiques linguísticos à moda do Sr. Francisco Louçã!   :napodeser:

Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: LoneRider em Agosto 27, 2016, 19:30:19, 19:30
Isso mesmo.

Deixemo-nos de mariquices,!  ;)


Ups :corado:
Acho que fui demasiado directo!  :tornarseanjinho:
Título: Re: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"
Enviado por: Sapiens21 em Agosto 31, 2016, 10:29:47, 10:29
Por cá as publicações do género já falam do mesmo...   ;)

http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/um-radar-que-aponta-o-dedo/

Se a moda pega... :o