Clube Português Motociclismo
Marcas de Motociclos => Honda => Mecânica => Tópico iniciado por: tiagofo20 em Abril 26, 2019, 17:26:28, 17:26
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Daqui por um mês a mota deve estar a pedir a revisão dos 12mil. Estou tentado a fazê-la eu mesmo, quer pela poupança quer pela aprendizagem. Se é para aprender a mexer na mota e a cometer alguns erros que seja com uma mota de mecânica simples e não muito cara.
Estive a ver o manual e o que exige mais trabalho e mais técnica é a troca do filtro do óleo. Há vários videos que explicam o que fazer, todos feitos no modelo anterior (CBF125), presumo que as diferenças não sejam muitas.
A quem já fez esse trabalho, é algo relativamente simples ou a probabilidade de dar asneira é grande e vale muito mais a pena fazer na oficina?
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Fui à tua apresentação no fórum para recordar e verifiquei que a tua CB125F é de 2018.
Tendo em conta que uma revisão desse modelo não será nada por aí além em termos de custo, será que vale a pena arranjar "problemas" com a garantia oficial da marca?
Nunca se sabe se daqui por uns meses não necessitas por uma coisa qualquer ..
O meu conselho: Depois dos 2 anos farás tu próprio. Até lá, talvez seja um pouco prematuro... ;)
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Se a mota está na garantia não é boa ideia perdê-la só para poupar uns cobres.
Se surgirem problemas a marca tira o rabinho de fora
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Os custos são baixos...bastante baixos.
Dei-me ao trabalho de ir procurar pela net por revisões feitas ao modelo CBF125 ou CB125F (já que os custos serão em tudo idênticos) e dei com isto:
(https://i.postimg.cc/LXb8pBzP/Screenshot-2019-04-26-19-16-28-671-com-android-chrome.jpg)
Não vejo necessidade de colocar link de outro fórum, mas sempre posso dizer que trata-se de um específico do modelo.
Os valores pagos, como se vê, são bastante baixos. E mesmo em 2019 não acredito em diferenças substanciais.
Andar com uma moto destas (ou mesmo uma YBR, já que duvido que seja muito difer€nte), estará entre o mais económico que se pode conseguir num motociclo com motor de combustão.
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Obrigado a ambos, em especial ao Sapiens pelo trabalho de ir procurar os preços das revisões. De facto vocês levantam um ponto importante, o da garantia. É algo que também já pensei, porém, os valores das minhas revisões nunca serão esses que estão mencionados acima. No mínimo dos mínimos vou sempre levar com uma fatura de 45€, 10€ pelo óleo e 35€ por 1h mão de obra, sendo que a revisão dos 12 mil deve levar 1,5h de mão de obra.
Na revisão dos 8 mil paguei 68€ e o único extra que pedi foi uma troca de pinhão de ataque (~5€).
Honestamente acho puxado esses 35€. Posso sempre dar um salto à Trofa ver os preços que la praticam.
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Mesmo que sejam os tais 45€ euros que referes (ou mesmo 50€ para arredondar um "valor mental"), não me parece que seja nada por aí além que possa fazer esquecer a existência de garantia por...+ 1 ano? Mais ainda que 1 ano?
Podes não ter problema algum, é verdade.
Mas imaginemos que tinhas um problema eléctrico qualquer e o quadrante deixava de funcionar correctamente.
A substituição de um ou mais componentes, em condições normais dentro dos 2 anos a contar da compra, estava coberto pela garantia.
Mas havendo indicação que não foi feita manutenção em representante oficial (e fica tudo registado informaticamente no presente), o mais certo seria não poderes accioná-la. :-\
Pensa nisso. :nice:
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Claro que para quem sabe, fazer a revisão em casa fica mais barato, porque o custo de mão de obra é pesado.
Mas imagina que tens um problema na mota, a marca mete-se logo de fora e se quiseres acionar a garantia vais ter que provar que nada foi feito que criasse esse problema e mesmo assim seria duvidoso que ganhasses.
Se fizeres as manutenções na marca é a eles que cabe provar que a culpa é tua.
Uma diferença de algumas dezenas de euros que podem levar a perder reparações de podem custar muito mais que isso deve ser bem ponderada.
Mas no final a decisão é sempre do proprietário da mota. ;)
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No manual e/ou no livro de revisões da tua CB125F deve estar algo assim do género.
Não deve diferir muito disto:
"....um serviço de assistência adequado (realizado com peças genuínas da Honda) e um registo de assistência completo e adequadamente carimbado é a sua certeza de protecção máxima ao abrigo da garantia.
Saltar fora disto, tendo a moto se calhar nem 1 ano, para poupar ali alguns euros, parece-me pouco aconselhável.
Mas claro, a opção é sempre tua.
Chegaste a fazer contas assim por alto em quanto te ficaria o material? Metade...? :)
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Obrigado, vou ter as vossas opiniões em consideração, foi para isso que abri o tópico.

Ainda assim, não posso deixar de pensar, esses 2 anos de garantia é uma coisa à qual nos habituamos e não queremos abdicar dela, mas na prática será que há assim tanta probabilidade de avarias sérias de fábrica entre os 12 meses e os 24 meses? Nos primeiros 6 meses até admito que sim, basta vir fios mal conectados ou apanhar as primeiras chuvas, mas passado esses desafios... Não sei.
Como disse, esses 2 anos não é nenhum estudo científico nem nada disso, é apenas a Lei. Por +175€ até posso estender a garantia por +2 anos, mas penso que pouca gente exerce essa opção, porquê? Visto bem as coisa são só mais 7,30€/mês para ganhar +2 anos de garantia.
Falando em euros, e pressupondo que até aos 2 anos ainda faço as revisões dos 12k, 16k, 20k e 24k, estamos a falar de uma poupança na ordem dos 175€, a jogar por baixo, porque depois além da mão de obra ainda leva aquelas extras que nem peço, tipo spray na corrente.
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Em relação a problemas que posso vir a ter e que estariam cobertos pela garantia, não faço ideia se haverá problemas que podem custar centenas de euros.
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Olha que há pequenas peças carotas e uma pequena poupança não justifica perder a garantia!
Por exemplo o sistema de escape, eletrónica... :pensador:
Boas curvas! :scooter:
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Estes últimos dias estava com ideias de abdicar da garantia a faltar um ano... Ainda me vão convencer a prolongar até 4 anos



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Companheiro #Tiagofo20, naturalmente que esperamos que nunca aconteça algo e pode perfeitamente passar até muito mais anos que o tempo de garantia, sem que nada ocorra.
Estamos apenas a indicar que pode não acontecer assim, poupando-se muito pouco em fazer em casa face ao que pode vir a ser necessário.
Imagina que por um qualquer azar, acontece um problema nas engrenagens da embraiagem e aquilo fica tudo moído e precisa de ser substituído.
Accionando a garantia são zero euros para ti. Mas sem o poderes fazer por via de não cumprimento da manutenção em representante oficial, são umas centenas de €€'s.
(https://i.postimg.cc/RZjLwqbc/Screenshot-2019-04-27-14-34-13-671-com-android-chrome.jpg)
Depois da garantia, isso aí entendo. :nice:
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Tudo tem a sua racionalidade, como foi aqui dito, e muito bem, com o tempo a probabilidade e existência um defeito de fabrico/montagem vai-se reduzindo.
Na experiência dos reguladores do mercado o ideal são 2 anos. Mais do que isso já começa a ser duvidosa a relação entre o sobrecusto de revisão na marca e a vantagem da cobertura da garantia.
Não tenho referências estatísticas, mas eu cumpro sempre os 2 anos, depois vou onde quero
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Um pouco relacionado com assunto, acabo de tropeçar neste vídeo em que o utilizador comenta que ao fim de 1 ano foi fazer a revisão dos 12 mil e deixou ficar 112€. Aparentemente ficou por mudar as velas, o que teria encarecido um pouco o valor final.
Eu já paguei até aos 8 mil km 22+67+68. Ainda ando indeciso 
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Cá estou eu com a revisão dos 12k feita, com um sabor agridoce.
Descontente com o que me estavam a cobrar em Braga, desta vez fiz mais uns Km e fui à Trofa.
Pontos positivos:
- Tinha marcação para as 9:30, cheguei a horas, nem 5 minutos tive de esperar até pegarem na mota;
- Em 45 MINUTOS (nota importante) estava a montar na mota para vir embora.
- Paguei 46€.
Pontos negativos:
- Serviço prestado: troca do óleo e limpeza do filtro do ar. Isso também eu fazia.
- Cobraram 1 hora de MO. O serviço não demorou mais de 30 minutos! Parecendo que não são mais ~15€.
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Esta revisão vai um pouco ao encontro daquilo que eu já achava, mais vale aprender a fazer a manutenção da mota em casa.
Senão vejamos, trocaram o oleo e limparam o filtro do ar. Aquilo que não fizeram foi limpar o filtro do óleo (implica abrir a tampa do motor) e limpar o respirador do carter, que implica remover uma das proteções laterais e dá um pouco mais trabalho.
Ou seja, o concessionário da marca fez uma revisão ao nível da garagem do tio Manel e a garantia obriga-me ainda assim a fazer as revisões na marca.
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Meu caro, na minha opinião vale para não perder a garantia.
Depois de passar a garantia eu próprio tratarei da minha, e acho que será o mais sensato para todos os que se "ajeitarem".