Clube Português Motociclismo
GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: ricardmag em Maio 03, 2019, 09:33:26, 09:33
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(https://www.motor24.pt/files/2019/05/radar-696x464.jpg)
A União Europeia estará na iminência de aprovar um novo tipo de radar que terá como foco travar a poluição sonora. De acordo com o site alemão Auto Motor und Sport, estes radares não estão ainda totalmente desenvolvidos, mas estima-se que poderão ser introduzidos na Europa num futuro próximo.
Com o objetivo de travar qualquer tipo de poluição, seja atmosférica, seja sonora, a União Europeia (UE) deverá impor limites de ruído mais exigentes no que diz respeito aos transportes, podendo vir a multar quem tenha automóveis com ruído acima do homologado ou de um limite preestabelecido.
A tecnologia está a ser desenvolvida na Suíça, mais concretamente a pedido da cidade de Genebra, com os investigadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) a trabalharem num aparelho que consegue detetar o nível de ruído dos veículos, apontando a sua disseminação pelo país num prazo de dois a quatro anos. Os veículos infratores seriam fotografados e, caso o seu proprietário não reduza o nível de ruído acústico do veículo, esse poderia ser apreendido pela polícia.
Contudo, a sua implementação com a consequente aplicação de multas carece de base legal, havendo ainda um problema de fidelidade em termos de distinção do veículo infrator entre uma série de eles a passarem ao mesmo tempo. No entanto, a EPFL já dispõe de aparelhos que conseguem determinar a velocidade de um veículo e até a tipologia do mesmo com base no ruído emanado.
https://www.motor24.pt/motores/radares-de-ruido-vao-ser-arma-para-multar-carros-barulhentos/ (https://www.motor24.pt/motores/radares-de-ruido-vao-ser-arma-para-multar-carros-barulhentos/)
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Ahahah, gostei muito do título "... Carros ruidosos...", fica bem num fórum de motas :=
Mas parece-me que o alvo primordial terão apenas 2 rodas ;)
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:pensador:
O aparelho consegue portanto detectar o tipo de veículo e perceber se o nível de 'poluição sonora' vai além do permitido??
E consegue em tempo real perceber qual - no meio de uns tantos - estará a fazer mais dB...ou para lá do permitido??
Bem... agora é que deram a estocada final nos Tailgunner Exhaust. :???:
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Não encontro uma publicação que já se especulava sobre o inicio da caça à multa das motos mais barulhentas mas eis que já existem os primeiros relatos de locais proibidos para motociclos ruidosos... mesmo que estejam homologados de livrete...
Para já é na Áustria, zona do "Tirol", mas talvez a titulo de experiência entre dia 10 de Junho e dia 31 de Outubro com proibição de passagem em algumas zonas de motociclos com valores superiores a 95dB...
(https://i.postimg.cc/C1j1WbmJ/Fahrverbote-in-Oesterreich-169-Full-Width-Odc-Portrait-132dd2c9-1696204.jpg)
Fonte:https://www.motorradonline.de/ratgeber/fahrverbote-oesterreich-offiziell-bestaetigt-laute-bikes-tirol-95-db-2020/ (https://www.motorradonline.de/ratgeber/fahrverbote-oesterreich-offiziell-bestaetigt-laute-bikes-tirol-95-db-2020/)
Na Alemanha já se está igualmente a debater o ataque às barulhentas...
E com propostas para limitar aos 80dB nas motos novas a matricular...
https://www.motorradonline.de/ratgeber/bundesrat-macht-gegen-motorradlaerm-mobil/ (https://www.motorradonline.de/ratgeber/bundesrat-macht-gegen-motorradlaerm-mobil/)
E já existe uma petição para tentar contrariar os "anti motos": https://www.motorradonline.de/ratgeber/petition-gegen-streckensperrungen-keine-fahrverbote-fuer-motorradfahrer/ (https://www.motorradonline.de/ratgeber/petition-gegen-streckensperrungen-keine-fahrverbote-fuer-motorradfahrer/)
Já em Inglaterra, a Federação Britânica de Motociclismo comunicou a todos os motociclistas para não tornarem as suas motos em fontes de ruído...
Fonte: https://www.motor.nl/motornieuws/british-motorcycle-federation-roept-op-tot-minder-lawaai/ (https://www.motor.nl/motornieuws/british-motorcycle-federation-roept-op-tot-minder-lawaai/)
notas:
- se fosse para lá passear naquelas estradas Austríacas (e não me importava nadinha...) estaria em risco de apanhar uma multa de ~250€ conforme o guarda fosse mais ou menos simpático em aceitar a homologação de 94dB de origem da minha moto...
- já se percebe para onde se estão a virar os holofotes lá dos demagogos das regras contra poluição dos automoveis a diesel... quase que aposto serem os mesmos...
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Pode fazer sentido obrigar a limitar o ruído a novas matrículas ou multas a quem emita ruído acima do homologado.
Esse é um direito de quem legisla e o ruído é mesmo uma fonte de poluição.
O que não faz sentido é limitar o acesso às motas que cumprem o nível de ruído homologado. É um salto grande demais.
Nunca concordei com o tema loud pipes save lives (https://www.spauldinginjurylaw.com/2018/06/04/loud-pipes-saves-lives-myth/)
Escapes barulhentos servem essencialmente para dar nas vistas, ocasionalmente podem ser vantajosos, mas as luzes são, na minha opinião, muito mais vantajosas.
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E na Holanda têm estado a fazer operações stop precisamente para apanharem as "barulhentas"...
Tanto que a própria policia ter recebido muitas queixas...
Fonte: https://www.motor.nl/motornieuws/wij-gaan-controleren/ (https://www.motor.nl/motornieuws/wij-gaan-controleren/)
A perseguição já começou no Norte da Europa, resta saber quando cá chegará...
Por muito que muitos acreditem em alguns benefícios de andarem a criar ruído para "nos tornarmos barulhentos para sermos vistos", a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros e cada vez teremos de ter atenção essa questão...
É uma questão de principio e de "cidadania" cumprir limites de ruído legal, nem que seja pelos benefícios para o próprio condutor de motociclo, pois a médio prazo muitos poderão vir a sofrer danos no seu próprio ouvido... Mas aqui é a liberdade de cada um...
EDITADO após comentário do pjmartinho, apesar de na publicação original não ter sublinhado qualquer parte do texto.
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Estava a concordar contigo até teres escrito isto (que está em bold e sublinhado meu)...
É uma questão de principio e de "cidadania" cumprir limites de ruído legal, nem que seja pelos benefícios para o próprio condutor de motociclo, pois a médio prazo muitos poderão ser os danos no seu próprio ouvido...
Isto é uma escolha individual e se o individuo não se importa, ou não quer saber, se fica com danos nos seus ouvidos, isso é problema dele, ou melhor, está no seu direito e nas suas liberdades pois cada um, sabe de si.
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Como não concordo com os escapes ruidosos proponho que quem queira esse ruído (e merece o nosso respeito) o grave e coloque em emissão contínua no seu sistema de som do capacete desde que o som não chegue ao exterior, e não use dois auriculares, que é proibido

Juntava nesta pacote quem circula de carro de janelas abertas e stereo no máximo para mostrar que tem um som bacano 

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Como não concordo com os escapes ruidosos proponho que quem queira esse ruído (e merece o nosso respeito) o grave e coloque em emissão contínua no seu sistema de som do capacete desde que o som não chegue ao exterior, e não use dois auriculares, que é proibido 
Juntava nesta pacote quem circula de carro de janelas abertas e stereo no máximo para mostrar que tem um som bacano 


Há que educar o povo com boa música :toma:
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Juntava nesta pacote quem circula de carro de janelas abertas e stereo no máximo para mostrar que tem um som bacano 


Normalmente vê-se isso naquelas pessoas que montam um sistema de som de 5.000€ num carro que vale 500€ ;)
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Os gajos do Pan já acabaram com as touradas, estão quase a acabar com os talhos.. e pelos vistos as motos estão a seguir na lista :D :D
Que espectáculo! :D
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Na minha opinião eu sou de "Loud pipes save lives"
Já conduzi uma mota que tinha um escape after market mas tinha amologação para aquela mota, e digo vos que é uma satisfação do caraças ver os carros a terem noção que estava atras deles e eles até se encostavam mais a direita.
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E acho muito bem que travem essa poluição
Quanto mais barulho mais gasto em pilhas no meu aparelho auditivo, em ambiente normal gasta 4 por mês, com barulho vai ás 5
Acho que estou a ser forreta,...6 custam 1 € :lolol:
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Agora reparei que estão dois tópicos ativos a falar do problema do ruído e da fiscalização, já deixei a minha opinião no outro, resumindo concordo com controle de ruído desde que com regras claras e envolvendo todo o tipo de veículos. De preferência englobando o ruído para que estão homologadas, acima disso... Haja fiscalização
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Este fala de carros barulhentos, citando um site alemão (Auto Motor und Sport) e com o tema lançado em torno das 4 rodas.
O outro fala de uma manifestação levada a cabo por motociclistas e que neste mês se reuniram aos milhares por estarem a ser banidos de circular por algumas estradas da Europa.
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Agora reparei que estão dois tópicos ativos a falar do problema do ruído e da fiscalização, já deixei a minha opinião no outro, resumindo concordo com controle de ruído desde que com regras claras e envolvendo todo o tipo de veículos. De preferência englobando o ruído para que estão homologadas, acima disso... Haja fiscalização
Este fala de carros barulhentos, citando um site alemão (Auto Motor und Sport) e com o tema lançado em torno das 4 rodas.
O outro fala de uma manifestação levada a cabo por motociclistas e que neste mês se reuniram aos milhares por estarem a ser banidos de circular por algumas estradas da Europa.
Apesar de ter inserido conteúdo neste tópico, na altura não havia um especifico para motociclos e como estamos num forum de motociclismo, entendi que poderia ser inserido neste para nos focarmos mais daquilo que nos move... :corado:
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Agora reparei que estão dois tópicos ativos a falar do problema do ruído e da fiscalização, já deixei a minha opinião no outro, resumindo concordo com controle de ruído desde que com regras claras e envolvendo todo o tipo de veículos. De preferência englobando o ruído para que estão homologadas, acima disso... Haja fiscalização
Apesar de ter inserido conteúdo neste tópico, na altura não havia um especifico para motociclos e como estamos num forum de motociclismo, entendi que poderia ser inserido neste para nos focarmos mais daquilo que nos move... :corado:
Não choca nada haver dois tópicos, é melhor que nenhum, eu mesmo muitas vezes abri tópicos que podem repetir o que está noutros, não me importo nada 

Claro que respondendo aos dois com as mesmas frases é que poderia ser excessivo, por isso respondi num e resumi noutro, até porque qualquer deles pode ter continuidade.
Ressalvo um tema que poderá animar este verão: [d] aquilo que nos move.
Seja a andar de mota, seja neste fórum. Sempre polémicos os trópicos deste tipo, e cíclicos.
Repetem-se argumentos, entram companheiros novos na discussão...