Clube Português Motociclismo
GERAL => Quadro dedicado à mecânica no geral => Tópico iniciado por: pjmartinho em Maio 25, 2019, 10:58:13, 10:58
-
Quando tirei a carta de condução há muitos anos atrás o código dizia que os médios só podiam iluminar no máximo 30m, enquanto os máximos tinham de iluminar no mínimo 100m, ou seja, os médios podem iluminar entre 1m até 30m à frente da mota enquanto os máximos têm de iluminar, pelo menos, 100m.
Como os médios não podem iluminar mais de 30 metros, quer dizer que a parte superior do feixe de luz emitido pelo farol tem de "morrer" no chão a essa distância. Graficamente temos:
(http://i64.photobucket.com/albums/h172/octanas/Downtown/Teoria.jpg)
Assim, medindo a altura da lâmpada, tem-se a medida A da figura anterior. Se, aos 30 metros, essa altura deverá ser 0, então, a 15 metros deverá ser metade, ou A/2 ou 50%xA. Continuando com este raciocínio matemático, a 3 metros de distância, perde-se 10% da altura, a 6 metros perde-se 20% da altura, a 9 metros perde-se 30% da altura, e assim sucessivamente até que, aos 30 metros, perde-se 100% da altura, ou seja, já não ilumina nada.
Com a mota assente no chão (sem estar no descanso) e com o peso que habitualmente ela carrega, deve-se fazer o seguinte (é necessário a ajuda de alguém):
- tirar a medida desde o chão até à lâmpada
- colocar a mota num plano horizontal e com os faróis a 6 metros de uma parede (se conseguir ter a mota mais longe, melhor, pois o erro cometido é menor)
- fazer uma marca na parede com uma altura que seja 80% da altura medida no ponto 1, porque temos a mota a 6m da parede. Se estiver a 15m, então a marca deve ser feita a 50% da altura medida no ponto 1
- ajustar o farol até que o topo do feixe fique alinhado com a marca na parede
Em caso de dúvida podem, nos resultados obtidos com as contas, arredondar para o valor inteiro imediatamente abaixo. Desta forma, corrije-se algum erro que possa ser cometido e os faróis não ficam a iluminar mais de 30 metros e assim, não encandeiam ninguém.
Este é um método caseiro para regular os faróis. Se não quiserem fazer isto em casa, podem sempre ir a uma oficina para fazer este trabalho mas, nunca esquecer, de estar sentado em cima da mota quando fizerem a afinação pois, se não houver peso em cima da mota no momento da afinação, quando se sentarem lá em cima o farol vai ficar mais baixo e não ilumina tão longe.
Provavelmente podem pensar "E o que acontece no dia em que levar pendura? A traseira baixa e a frente fica mais alta, então o farol fica a iluminar as estrelas?!". A resposta é simples... no dia que levarem pendura devem ter a pré-carga do amortecedor traseiro regulada para o peso do condutor+pendura para que a mota não baixe tanto a traseira... e este problema não se coloca.
A regulação da suspensão fica para outro tópico, que estou a preparar e a tentar resumir para que não fique muito extenso.
-
Parabéns.
Deu gosto ler a explicação e faz sentido aquilo que dizes.
Aliás, se bem me recordo já tens experiência 'na coisa' desde a tua ex-maxiscooter DownTown, altura em que tenho uma vaga ideia de ter visto uns testes que fizeste, inclusivamente com iluminação LED.
Mesmo tratando-se de um método caseiro (como lhe chamas), parece certeiro q b. :)
-
Basicamente é o mesmo post que coloquei no outro forum. Só o alterei ligeiramente para se adaptar ao tema deste forum.