Clube Português Motociclismo
Convívio CP-MOTO => As viagens e passeios dos nossos membros... => Tópico iniciado por: Joao_Cruz em Junho 22, 2019, 15:50:06, 15:50
-
Boas,
Tendo posto de parte a presença no Rodibook 2019, que será no fim de semana de 30-31 agosto, por alguma razões, a ida aos Pirenéus mantém-se à mesma de pé, sendo que a ideia será fazer costa a costa, começando pelo Atlântico e acabando no Mediterrâneo. Não é a primeira vez que o faço, mas há sempre coisas novas, pelo que vou pondo aqui algumas coisas curiosas que vou descobrindo e agradecia que me enriquecessem a pesquisa com algumas notas Vossas.
Alguns dados da viagem:
Moto: Tracer 900 Gt
Pendura: sim
Datas: Ida a 31 agosto e chegada a 07 setembro
Contras: Tenho a Volta a Espanha a passar nos Pirenéus nessa semana!
Alguns pontos que já apontei e quero passar/conhecer:
-Farol de Higer (Irun): Ponto mais a NO dos Pirenéus e onde costumam começar/acabar os coast-to-Coast. Há algumas pessoas que costumam levar areia e/ou água desta lado e depois o depositam no outro mar mediterrâneo.
-Olite (Pamplona). Vila medieval bem preservada
-Maciço de Néouville (França). Estrada só aberta de verão, com muitas curvas e que dá acesso a uns dos maiores e bonitos lagos dos Pireneus franceses, mesmo ao lado de Gavarnie.
-Besalú (Girona). Vila medieval bem preservada
-Zona de Vulcões de La Garotxa (Girona)
-Farol de Cap de Creus (zona de Girona), onde começa/acaba geralmente um coast to coast nos Pirineus
Para além de todos os outros pontos típicos dos coll de montanha, ás vilas nos vales e parques naturais destes quase 1000 km de montanhas.
Aguardo Vossas dicas.
Abc
-
Isso é uma excelente volta.
No entanto não te posso ajudar com nada, visto não conhecer nem nunca ter pesquisado coisas para esses lados.
Se sabes que vais ter a vuelta a passar pelas estradas que tens no roteiro, vais ter de verificar isso porque tenho a ideia que na vuelta não é como cá, em que apenas vão fechando as estradas conforme se vai passando pelas vias e apenas se esperam uns minutos até passar o comboio da estrutura.
Nas grandes voltas tenho a ideia que fecham durante dias cada estrada utilizada.
De resto boa viagem e que corra tudo bem.
-
Esse sim, belo passeio!
:palmas:
Já deste olhadela no mapa da "La vuelta" ?
Indica lá os troços e em que dia vão ser feitos…
Se começares na parte virada para o Atlântico e seguires em direcção ao Mediterrâneo irás apanhar a Vuelta ali a meio caminho, não?
Talvez seja melhor começares do lado do Mediterrâneo e ires acompanhando a La vuelta com um dia de atraso…
Depois quero ver as fotos! :nice: :convivio:
-
Boas!
Tópico interessante... em princípio estarei no Rodibook deste ano :nice:
A volta praticamente não passa nos pirineus neste ano, pelo que a única etapa que te pode deixar parado e a se St Palais - Urdax, mas penso que será facilmente contornável porque é nos pirineus atlânticos.
Agora, o que se pode tornar um quebra cabeças e escolher o percurso pois o lado francês e o espanhol oferecem experiências muito diferentes.
Importa também perceber o quanto “hardcore” pretendes descer pois se queres um simples coast to coast metes-te numa nacional e rapidamente estas do outro lado...
... se a ideia fazer aventurando-te pelas estradas mais pitorescas, os cols, que sobem e descem montanha... então já será um coast to coast muito diferente.
Vou seguir o tópico com atenção, agradeço-te os updates e que depois deixes aqui o percurso e como correu.
Sei que conheces bem a zonas, mas se precisares de ajuda :nice:
-
Boas,
Peço desculpa por não ter vindo atualizar o tópico, mas com isto do Tapatalk, pensei wue me notificaria se houvesse alguma resposta e....não recebi nada.
A ideia será partir no último sábado de agosto e fazer o percurso em 7 dias.
A ida, já tenho algo alinhavado e será para dormir algures perto de Pamplona.
Dia 2 ir a San Sebastian e ficar algures já nos Pirenéus. Obrigatório fazer os míticos cimos de montanha, passando ainda pelos Parques Nacionais (Monte Perdido, Haute-Pirynees) e paragem em Andorra. Não é a correr, mas também não dará para descansar. Conto fazer na 1° e última etapa, os maiores esticanços, com cerca de 1000 km, mas nas restantes, a média será de 300-400 km, para ter tempo de disfrutar da paisagem.
Mal acabe as férias (as que estou a disfrutar agora), vai ser tempo de por mãos ao trabalho e definir as etapas e pré reservar as dormidas.
Vou mantendo atualizado o post para a semana.
Abc,
JpC
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Para teres notificações no tapatalk tens que subscrever o tópico
-
Eu tenho o subscrito, até porque foi criado com o Tapatalk e se não me engano, quando é assim, ele subscreve o automaticamente.
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Roteiro daquilo que tencionas fazer? Já há?
Tenho dois amigos que ambos muito recentemente andaram pelo maciço pirineico a fazer os célebres col's.
-
Boas Carlos
Eu roteiro não preciso. Gostava era de saber se alguém tem daqueles spots imperdíveis naquela zona e fora dos roteiros turísticos que toda a gente pretende fazer.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
E sempre dificil a opcao entre o lado frances ou espanhol pois oferecem experincias diferentes.
Para agravar, ha alturas em que tens coisas muito giras dos 2 lados.
É o caso de Ainsa e Torla e a HU 631 e do outro lado o Aubisque, Tourmalet, Gavarnie e Lac de Cap de Long
Na zona de Pamplona, acho que a passagem pelo caminho de santigo frances ate saint jean pied de port é obrigatorio.
Depois, vem precisamente o meu ponto preferido dos Pirineus: o pais basco profundo... Ou em direcao a Larrau que nao é o col mais engracado dos pirineus mas que te deixa no paradoxalmente distinto val do roncal...
de onde podes regressar a Franca pelo col da pierre de saint martin e seguir no col de Labays ate Bedous
Ou em direcao a Arette onde no ano passado apanhamos umas estradas que eram espectaculares.
Canfranc podera ter o seu interesse, mas as estradas nao tem grande interesse de conducao... Jaca tem o mosteiro na pedra que deves conhecer
Ao lado, tens o Formigal onde se dorme barato e entras em franca em grande estilo pelo Portalet
No caso de nao optares pelo lado espanhol, usas o col de marie blanc para fazer a ligacao
(depois vem a questao ordesa ou haute pirinees)
Boltana (estrada) e Ainsa (cidade) sao muito giros e castelon de sos (o desfiladeiro congosto vintamillo)... em alternativa tens Peyresourd e uma ligacao para espanha mais curta via Louchon e Viella...
A parte seguinte é a que conheco pior de franca... pelo lado espanho ja sabes o que tens: Bonaigua, El Canto, La Seu d Urgell e Andorra
A parte seguinte penso que deveras optar pela 260 para te deixar em Ribes de Freser e depois Campodron (a collada de tosas). Do lado frances ha estradas giras mas algumas menos giras e mais planas. Mont Louis e Font Romeu nao me seduzem por ai alem.
De Campodron, a grande estrada é a que vai para Mollo e depois Le Tech mas se calhar ja entra em Franca demais para o teu destino.
Calculo que sigas a 266 que para esta altura ja fica um bocado desinteressante...
-
Ora aqui ficam umas quantas dicas para estudar para a semana...
Obgd Tmax.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Só podia ser alguém com conhecimento de causa.
Quantos de cá conhecem essa zona para poderem opinar ou dar sugestões?
Quanto à viagem, vão ser dois dias de cá até chegar ao ponto de início da "descida"? Mais outros dois para a volta de regresso?
Mesmo assim não se podem fazer muitas paragens turísticas, certo.
-
Pois a ida será quase em um dia, pois se ficar na zona de Victoria/Pamplona, já está quase 90% do percurso da ida feito. Para cá, ainda não defeni. Vou deixar para decidir para o fim, depois de encaixar as etapas todas. Vamos ver. Muitas das vezes não é necessário conhecer, para dar uma opinião. Há videos/relatos de outros companheiros e que tenham ficado com essa informação retida ao verem nos.
Toda a ajuda e dicas é bem vinda.
Abc
JpC
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Bem, aqui fica o primeiro esboço:
Dia 31 agosto Sabado: Corroios- Badajoz-Salamanca-Burgos-San Sebastian- 950 km
Dia 01 setembro domingo: San Sebastian- Farol de Higuer-Saint Jean Pied Port- Roncesvalles-Puerto Larrau-Puerto Somport-Jaca-Biescas-Formigal-380 km
Já tenho os outros dias, mas vou deixar em suspense para próximos dias....
-
Se for ao Rodi, estarei em Vielha 29, 30 e 31 :nice:
Se queres um bocado de emocao comeca pelo lado frances, vais ate Dantxarinea segues ate Arizcun e a partir daqui ate Saint-Étienne-de-Baïgorry ja tens umas curvas e umas paisagens :nice:
Em saint jean de pied port ja cheira mesmo a pais basco... se puderes almoca por lá :nice:
A estrada de roncesvales é uma das minhas preferidas :nice:
Larrau tem umas vistas giras e alguma condução ate la cima... do lado espanhol a condução fica mais animada ate o vale do Roncal
Se quiseres algo mais verde dentro dos bosques... para o lado de Arette ha umas estradas tambem muito engraçadas :nice:
Somport é rolante (nao vas pelo tunel)... depois tiras umas fotos em Canfranc
Apos Canfranc podes querer fazer uma visita ao Mosteiro de San Juan de la Peña (é aquele que esta dentro da pedra). Podes entrar e regressar pela mesma estrada... fica numa estrada secundaria que é engracada mas é um bocado facultativa. Nessa estrada existe um camping so para motos :D
Para mim a questao mais dificil sera apos Andorra... do lado frances, o Puymorens é quase autoestrada... a estrada que é engraçada é a 116 Francesa que apos Mont Louis tem muitas curvas.
Do lado espanhol tens a Colada de Toses que de leva ate Ripoll mas a parte divertida das curvas acaba em Ribes de Freser.
Se te sentires aventureiro, ha uma pequena estrada que é quase single lane entre Ribes e Campodron. Ja a fiz uma vez e adorava lá voltar... penso que consegues acha-la no Google Maps e ate parte terá street view.
É uma estrada muito singular... fica a dica ;)
Os 380 kms para mim nao sao faceis de fazer num so dia...
-
Se queres um bocado de emocao comeca pelo lado frances, vais ate Dantxarinea segues ate Arizcun e a partir daqui ate Saint-Étienne-de-Baïgorry ja tens umas curvas e umas paisagens :nice:
Em saint jean de pied port ja cheira mesmo a pais basco... se puderes almoca por lá :nice:
Obrigado pelas dicas Tmaxer.
Mas a estrada que indicas asfaltada ou mista?
Vê lá que eu vou com a Tracer e com pendura. Aqui bate logo com o escape no chão se tiver buracos/estrada de terra.
-
Somport é rolante (nao vas pelo tunel)... depois tiras umas fotos em Canfranc
Apos Canfranc podes querer fazer uma visita ao Mosteiro de San Juan de la Peña (é aquele que esta dentro da pedra). Podes entrar e regressar pela mesma estrada... fica numa estrada secundaria que é engracada mas é um bocado facultativa. Nessa estrada existe um camping so para motos :D
Obrigado pela dica do Túnel de Somport. O google maps está a dar me por fora do Túnel. Já percebeu que o que quero é curvas...
Esse mosteiro Mariano já o tinha referenciado, mas não devemos ter tempo para o ver. Fica em aberto.
-
Vamos la colocar os dias principais deste projeto.
Dia 02 setembro segunda-feira: Formigal- Laruns-Col d'Aubisque-Lourdes-Gavarnie-Col du Tourmalet-Saint Lary Soulan 250 km
Nota: dia de descanso na Volta a Espanha em Pau.
Dia 03 setembro terça-feira: Saint Lary- Maciço de Néouvielle- Bielsa/Ainsa(Parque Nacional Monte Perdido)-Castejon de Sos-Benasque-Cerler (Parque Natural Possets-Maladeta)-Sarroqueta-Viella-280 km
Nota: dia muito longo, pois conto estar umas 3-5 horas no total dos 3 parques naturais que pretendo ver. Vai depender muito das condições meteo.
E ainda queria eu ir dormir a Andorra, nessa noite.
Restantes etapas nos próximos dias. Mais dicas?
Tmaxer, de Andorra para o Cabo Roses, estás quase lá. Tenho uns quantos outros spots para ver :-)
-
Se queres um bocado de emocao comeca pelo lado frances, vais ate Dantxarinea segues ate Arizcun e a partir daqui ate Saint-Étienne-de-Baïgorry ja tens umas curvas e umas paisagens :nice:
Em saint jean de pied port ja cheira mesmo a pais basco... se puderes almoca por lá :nice:
Obrigado pelas dicas Tmaxer.
Mas a estrada que indicas asfaltada ou mista?
Vê lá que eu vou com a Tracer e com pendura. Aqui bate logo com o escape no chão se tiver buracos/estrada de terra.
Tudo asfaltado, mas mais estreita que uma nacional :nice:
-
Boa, já vi a estrada e parece me uma excelente opção. Alterado.:-)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Bem, depois de mais uns estudos, aqui ficam mais algumas considerações e eventualmente alterações ao projeto de itinerário.
1. Tinha já alguma ideia que em Gavarnie (local onde está uma das cascatas mais altas da Europa), o seu acesso é feito a pé e tal implica "gastar" pelo menos meio dia. Possivelmente, mediante as condições meterologicas que encontrar, vou aproveitar para subir até onde a estrada permita (a última vez que la estive de moto...em outubro de 98!) estava quase a nevar e nada se via, pelo que Gavarnie fica quase fora do mapa. https://www.valleesdegavarnie.com/ete
Alguns motards espanhois recomenfam-me que é melhor Port d'Espagne, ao lado (val de Cauterets), em que a estrada vai mesmo lá acima e até a uma linda cascata https://www.cauterets.com/je-decouvre/vallees-de-cauterets/pont-despagne-ete/
2.Na parte espanhola, recomendaram-me não perder as gargantas de Añisclo (https://es.wikipedia.org/wiki/Ca%C3%B1%C3%B3n_de_A%C3%B1isclo), pelo que vou ter de fazer mais umas alterações no mapa...Reservei também mais alguns alojamentos, sem gastos para já, para não ficar "agarrado" mais tarde.
1.Em San Sebastian/Irun, andava na Booking a ver hoteis e não encontrava nada abaixo dos 140 EUR! Fui ao site das pousadas da Juventude (já usei no passado e não me arrependo) e vou pagar, num quarto partilhado com 6 pessoas, já com lençois (para não ter de levar saco cama), 38 EUR! (sim, para os dois. No centro da cidade, Albergue Ondarreta La Sirena). Assim, com o que poupo e devido à localização, nem pensei duas vezes.
2.Em Formigal, na noite 2, para já tenho reserva na Booking para o Hotel Abba Formigal 4*, por cerca de 90 EUR. Vou tentar melhorar com os conhecimentos que tenho nesse local.
3.Em Saint Lary, para já reservei também na Booking, um quarto de Hotel , Casa Mir, por 90 EUR com APA. Vou ver se consigo arranjar melhor (e mas barato)
4.Em Viella, ainda não reservei nada, mas já vi que há disponibilidade e tenho la contatos que me permitirão conseguir reservar a bom preço (60 EUR?).
5.Em Roses, há muitos alojamentos, mas por estar numa zona de praia, possívelmente só permitem 7 ou mais noites e ainda não consegui reservar nada! Tenho de meter mãos ao trabalho!
6.Em Cuenca, para a noite de sexta para sábado, reservei o alojamento Entrehoces, por 60 EUR, mas por haver também muita oferta, vou ver se consigo algo melhor, mesmo que seja (um pouco) mais caro.
-
Continuando com o itinerário, aqui ficam os restantes dias:
Dia 04 setembro quarta-feira: Viella-Port Bonaigua-Sort-La Seu d'Urgell-Pas de la Casa (compras!)-Porte du Puymorens-Puigcerda-La Molina-Ribes de Freser (se tiver tempo, vou tentar ir ainda ao Val de Nuria, local que só se acede por comboio e que fica num local paradísiaco, com um santuário e tudo)-Ripoll-Campodron-Col d'Ares-Céret-Argeleès-sur-mer(primeiro avisatamento do Mediterraneo)-Portbou-Cadaqués-Farol de Cabo de Creu-450 km.
Nota: dia muito, muito, muito longo, pois conto estar ainda umas 2 horas nas compras em Andorra!Dependendo das condições meteo, posso decidir localmente fazer atalhos.
Dia 05 setembro quinta-feira: Roses/Cadaqués. Dia de descanso e retemprar forças na praia!
Dia 06 setembro sexta-feira: Roses-Besalú (vila medieval)-Centro de interptretação de vulções de La Garrotxa-Zaragoza-Montreal del Campo-Molina de Aragão-Cuenca-750 km.
Nota: Pode ser que, havendo tempo, consiga ir ver a nascente do rio ...Tejo!
Dia 07 setembro sabado:Cuenca-Santa Olalla-Mérida-Badajoz-Corroios-780 km.
Nota: Dado que ganho 1 hora, por abandonar Espanha e venho dormir já a casa....ficará assim também esta etapa comprida e tenho o domingo para recuperar!
Vou colocar então mais abaixo como fica todo o itinerário previsto.
-
Dia 31 agosto Sabado: Corroios- Badajoz-Salamanca-Burgos-San Sebastian- 950 km https://maps.app.goo.gl/QUHXFw8FDJZ7Gyi97
Dia 01 setembro domingo: San Sebastian- Farol de Higuer-Sare-Dantxarinea-Arizcun-Saint Etiénne-de-Baïgorry-Saint Jean Pied Port- Roncesvalles-Puerto Larrau-Puerto Somport-Mosteiro de San Juan de la Peña (opcional?)-Jaca-Biescas-Formigal-380 km
http://maps.google.com/maps?saddr=San%20Sebasti%C3%A1n&daddr=Faro%20de%20Higuer%20to%3ARoute%20de%20Saint-Jean%20Pied%20de%20Port%20to%3ACalle%20Ntra.%20Sra.%20de%20Roncesvalles%2C%2014%20to%3APuerto%20de%20Larrau%20to%3ASomport%20to%3APonto%20no%20mapa%20to%3A22630%20Biescas%20to%3AFormigal&geocode=FT78lAId0cTh_ykAAAAAAAAAADFJRoaUWcU-5A%3D%3D%3BFaAblgIdUKjk_ykAAAAAAAAAADFL5nW8hylAYg%3D%3D%3BFfB7kgIdF2Ht_ykAAAAAAAAAADE_k1eUwkF3kQ%3D%3D%3BFWNJkAIdVdvr_w%3D%3D%3BFYqejwIdwL3w_ykAAAAAAAAAADENARMIhrrNIg%3D%3D%3BFYsNjQIdjeL3_ykAAAAAAAAAADGkHKdTpW9P5A%3D%3D%3BFeyaiQIdG_P3_w%3D%3D%3BFRR2igIdURT7_ykAAAAAAAAAADHwnM4IZYwBBA%3D%3D%3BFU64jAIdj4P6_ykAAAAAAAAAADEkSGdyXwVfzw%3D%3D&dirflg=d
Dia 02 setembro segunda-feira: Formigal- Laruns-Col d'Aubisque-Lourdes-Gavarnie(opcional-irei tentar optar por ir a cascata de Pont d'Espagne/Cauterets, ou fazer estes dois!)-Col du Tourmalet-Saint Lary Soulan 250/300 km
Nota: dia de descanso na Volta a Espanha em Pau.
https://maps.app.goo.gl/8drkcsWB8kcZyENc7
Dia 03 setembro terça-feira: Saint Lary- Maciço de Néouvielle- Bielsa/Ainsa(Parque Nacional Monte Perdido e garganta de Añisclo)-Castejon de Sos-Benasque-Cerler (Parque Natural Possets-Maladeta)-Sarroqueta-Viella-280 km
https://maps.app.goo.gl/Be339KhwCM54C5tU8
Dia 04 setembro quarta-feira: Viella-Port Bonaigua-Sort-La Seu d'Urgell-Pas de la Casa (compras!)-Porte du Puymorens-Puigcerda-La Molina-Ribes de Freser (se tiver tempo, vou tentar ir ainda ao Val de Nuria, local que só se acede por comboio e que fica num local paradisíaco, com um santuário e tudo)-Ripoll-Campodron-Col d'Ares-Céret-Argeleès-sur-mer(primeiro avistamento do Mediterrâneo)-Portbou-Cadaqués-Farol de
Cabo de Creu-450 km.
Nota: dia muito, muito, muito longo, pois conto estar ainda umas 2 horas nas compras em Andorra!Dependendo das condições meteo, posso decidir localmente fazer atalhos.
https://maps.app.goo.gl/FVGuCdL7sFpjweaP7
Dia 05 setembro quinta-feira: Roses/Cadaqués. Dia de descanso e retemperar forças na praia!
Dia 06 setembro sexta-feira: Roses-Besalú (vila medieval)-Centro de interpretação de vulcões de La Garrotxa-Zaragoza-Montreal del Campo-Molina de Aragão-Cuenca-750 km.
https://maps.app.goo.gl/qrP1Uw9YPVQgnBLV9
Dia 07 setembro sábado: Cuenca-Santa Olalla-Mérida-Badajoz-Corroios-780 km.
https://maps.app.goo.gl/KxwAuNGPezVPexKb9
-
UM percurso muito exigente, desejo-te que corra tudo como previsto ( o que é pouco provável, há sempre desvios :) )
-
Parece-me giro, Joao.
Quanto ao Canon del Anisclo (HU631) ja te tinha falado nele e vale totalmente a pena.
Atencao que é sentido unico... apenas o podes fazer no sentido de Escalona para Fanlo. (por acaso ate podes de Fanlo ate podes vir pela HU631 mas depois aquilo biforca e tens de seguir uma paralela ate à praia Fluvial perto de Escalona - atencao que esta estrada é um bocado lenta... conta com 30 ou 40 kmh de media)
Nesta zona Torla tambem é muito giro... é tipo Ainsa :nice:
Em Formigal apenas te posso aconselhar o Fun Aragon Hill que é muito biker friedly, ja la fiquei mais do que uma vez :nice: e o PuntApunta faz la sempre escala :nice:
A tua rota para o meu gosto segue demasiadas nacionais... preferiria esta alteracao mais aventureira e mais "genunina" em termos de entrar na "montanha pura"
(https://i.postimg.cc/wxh8SR51/Screenshot-3.png)
De SJPP para LArrau tambem é muito giro pelo lado Frances mas concordo que vas pelo lado Espanhol... a parte gira disto é andar sempre a mudar de país :nice:
UM percurso muito exigente, desejo-te que corra tudo como previsto ( o que é pouco provável, há sempre desvios :) )
Sabias palavras... uma alteracao pequena na metereologia e os planos vao (literalmente) por agua abaixo :D
-
2 Dia concordo em tudo... deixo-te uma dica para o caso de existir tempo e interesse... tanto a estrada para o lago como o lago em si valem muito a pena :nice:
Gavarnie é giro e vale a pena, e ja que la estas vai mesmo ao final da estrada: o circo da gavarnie :nice:
(https://i.postimg.cc/R0RJsZPy/Screenshot-6.png)
3 dia... ok... ja vi que vais ao Lac de Cap Long :nice: :nice: fica a dica de qualquer forma pois acredito que mais alguem va usar este topico para fazer a programacao da sua viagem...
(https://i.postimg.cc/PqkFb2cK/Screenshot-7.png)
3 dia muito giro... benasque que é uma estrada sem saida e depois passagem pelo outro canon (de ventamillo) que tambem é sao meia duzia de KMs inesqueciveis :nice:
(https://i.postimg.cc/tJ525jKz/Screenshot-8.png)
4 dia... nao leves a mal mas acho que estas a ser muito ambicioso com esta kilometragem.
Sao muito Kms e muita distancia e tens zonas onde vais perder tempo: Andorra, nao vais conseguir fazer fazer grande media horaria na Colada de Toses.
Vais chegar a Roses tarde e cansado :nice:
Tambem deixei as marcas das estradas mais interessantes: A colada, a zona a seguir a Mont Louis e tambem para quem estiver a pensar fazer a viagem, as zonas de Axat e Quillan
Em Andorra a subida e descida tambem demoram o seu tempo... depois o Puymorens é tipo Autobahn e com facilidade rodas lá a mais de 200 pois tanto as rectas quanto os ganchos foram feitos para transito pesado e por causa do tunel aquilo esta sempre deserto :D
O col de Ares é rapido QB mas depois do lado frances a acompanhar o le tech andas sempre deitado e tambem nao da para fazer grandes medias
A estrada que tinha falado de Ribes Campodron tambem é uma aventura... adoro la passar mas aquilo é tipo caminho rural em cimento e sao uns 30k no meio da serra... nao sei se será demasiado hardcore para o teu gosto :D
(https://i.postimg.cc/9Fgv5dkY/Screenshot-9.jpg)
-
Obrigado pelas dicas Tmaxer,
Eu sei que o dia 4 dos Pirenéus era esticado, mas por várias circunstâncias tinha-o construído assim.
Quer o destino que os alojamentos de Roses não sejam de muita qualidade e sejam bastante caros (para o que oferecem e por ser mediterrâneo ainda em época média-alta).
Andei, andei, andei e fiz umas quantas alterações nos dias do meio-final.
No Sebastian-Formigal já fiz uns acertos para fazer mais estradas secundárias na zona (que tanto gosto) dos Pirenéus Bascos-Navarros.
No Formigal-St. Lary, inclui então Pont d'Espagne, e inclui o col d'Aspin (qyd aparece rm vários locais como....fechado. Seria por estar a passar a Volta a França estes dias)?
Outra duvida:
Vale a pena ir a Artouste( alguém conhece? Parece que há lá um comboiozinho que sobe/desce a montanha).
No dia seguinte, St. Lary-Viella mantive, mas fiquei com a dica que no desfiladeiro de Añiaclo a estrada é de sentido único e tenho de dispender um pouco mais de tempo.
No dia 5-4° feira, surgem então as maiores alterações. Viella-Baqueira, depois, subo a Beret, entro por uma estrada de terra que vai para Montgarri (já a fiz de carro há 2 anos e penso que deverá ser acessível à Tracer, com pendura). Esse caminho vai dar a Sorpe e depois é a mesma estrada que vem do Bonaigua para Sort.
Antes de chegar a Seu d Urgell, vou fazer um desvio para fazer o "Stelvio da Catalunha".
Depois Andorra, Pas de la casa, Puigcerda, La Molina e Ribes de Freser, onde ficarei a dormir.
Dia seguinte, apanhar comboio bem cedo para Val de Nuria, estar la um bocado, descer, apanhar as coisas no hotel e rumar para o Cabo de Creus e dormida em Roses, para apenas 1 noite (lá se vai a praia e o descanso).
Dois últimos dias serão iguais.
Falta redesenhar estes dias 4, 5 e 6 no google maps para colocar aqui.
Obrigado pelas dicas.
Tmaxer, eu com a Tracer, com pendura e carregado, com "apenas " 7 dias, não consigo fazer muitas estradas secundárias, pois comprometeria muito o equilíbrio distância/dias férias/estradas acessíveis para Tracer/condução mais a olhar para gps do que paisagens.
Ainda assim, vou tentar fazer alguns dos pontos mais icônicos dos Pirenéus.
Há sempre possibilidade de se fazer este transpirineus em dois anos e fazer num ano a parte este e o outro ano a parte oeste ou ao contrário, ou optar por fazer or Rodibook e ir conhecendo esses segredos inexplorados.
Vai haver mais vezes para passar os Pirineus, haja saúde, tempo e dinheiro:-)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
De qualquer das formas, com os locais de alojamento escolhidos, posso optar sempre por cumprir o itinerário se estiver bom tempo, ou atalhar e ir por caminhos mais diretos em caso de mau tempo (PS: era para reservar alojamento mesmo em Val de Nuria, um circo glaciar a 2000 metros de altitude e só acessível de comboio ou a pé, mas depois, se estiver mau tempo, não estou lá em cima a fazer nada. Optei então em ficar no vale, em Ribes de Freser, que para além de mais barato-por haver mais oferta, simplifica a decisão do que fazer, no caso de mau tempo).
Mais algum spot nos Pirineus que alguém conheça?
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Bem, agora com mapa físico (Ainda trabalho à moda antiga), comparando mapas no Google e com os concelhos dados, vamos lá afinar este Ponta a Ponta ou Transpirineus:
Dia 31 agosto Sabado: Corroios- Badajoz-Salamanca-Burgos-San Sebastian- 980 km
https://goo.gl/maps/6mdpJrRMTU3CWD4z5
Estadia: Albergue Ondarreta La Sirena, San Sebastian
Dia 01 setembro domingo: San Sebastian- Farol de Higuer-Sare-Dantxarinea-Arizcun-Saint Etiénne-de-Baïgorry-Saint Jean Pied Port- Roncesvalles-Puerto Larrau-Puerto Somport-Mosteiro de San Juan de la Peña (opcional?)-Jaca-Biescas-Formigal-390/430 km
https://goo.gl/maps/1n45kk2PGKfrAnHz8
Estadia: Hotel Abba Formigal 4*
Dia 02 setembro segunda-feira: Formigal- Laruns-Col d'Aubisque-Lourdes-Pont d'Espagne-Gavarnie(opcional-irei tentar optar por ir à cascata de Pont d'Espagne/Cauterets e se ainda tiver tempo faço Gavarnie, que já conheço e onde necessita mais tempo por se ter de andar a pé)-Col du Tourmalet-Saint Lary Soulan 250/300 km
Nota: dia de descanso na Volta a Espanha em Pau.
https://goo.gl/maps/mbv9AGXG4Di3d1rM6
Estadia: Casa Mir, St. Lary
Dia 03 setembro terça-feira: Saint Lary- Maciço de Néouvielle- Bielsa/Ainsa(Parque Nacional Monte Perdido e garganta de Añisclo)-Castejon de Sos-Benasque-Cerler (Parque Natural Possets-Maladeta)-Sarroqueta-Viella-320 km
https://goo.gl/maps/WomHbE2Tw5daZnM69
Estadia: Ainda por confirmar. Deverá ser Hotel Albares 3*, em Viella
Dia 04 setembro quarta-feira: Viella-Baqueira-Beret-Montgarri (fora estrada)-Alòs d'Isil-Esterri d'Aneu-Sort-Adrall--Montat de Tost ou "Stelvio da Catalunha"-La Seu d'Urgell-Pas de la Casa (compras!)-Porte du Puymorens-Puigcerda-La Molina-Ribes de Freser-320km.
https://goo.gl/maps/17NwidY6eWUdDQr86
Estadia: Hotel Els Caçadors de Ribes de Freser
Dia 05 setembro quinta-feira: Ribes de Freser (se tiver tempo, vou tentar ir ainda ao Val de Nuria, local que só se acede por comboio e que fica num local paradisíaco, com um santuário e tudo, mas que custa ...cerca de 25 EUR/pessoa e deve-se perder umas boas 2-3 horas (só o comboio são 30 minutos para cada lado)-(vou tentar fazer a tal estrada que o T-maxer falou de Rives de Freser a Camprodon, se tiver tempo, se não, vou pela N-260 por Ripoll)-Campodron-Col d'Ares-Céret-Argeleès-sur-mer(primeiro avistamento do Mediterrâneo)-Portbou-Cadaqués-Farol de
Cabo de Creu-Roses-240 km.
https://goo.gl/maps/sTR7YZTpYXD4zHTJ7
Alojamento: Hotel Marina 3*, em Roses
Dia 06 setembro sexta-feira: Roses-Besalú (vila medieval)-Centro de interpretação de vulcões de La Garrotxa-Zaragoza-Montreal del Campo-Albarracin-Nascente do rio Tejo (Albarracin)- Cuenca-720 km.
https://goo.gl/maps/YCa3DmkJm4gegPnJ8
Alojamento: Hotel Entrehoces
Dia 07 setembro sábado: Cuenca-Santa Olalla-Mérida-Badajoz-Corroios-760 km.
https://goo.gl/maps/Vfh8D8JRng5uCkLf8
-
Vais passar perto de Albarracin e as melhores estradas sao mesmo pelo meio do parque... mas com 750 Kms parece-me que ja vais ter o dia bem ocupado :D
-
Tmaxer, envia lá o que há por ali perto de Albarracin, pode ser que....fique mesmo sem esposa :-)
Também vou investigar....
Entretanto, aqui fica o mapa que vou usar para a viagem, em complemento com o telm a gps.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190725/26bdf0b6d3c68d82ad9efc1d6a348845.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
E a própria Albarracin... e património da UNESCO :nice:
Tens boas estradas por aí... dentro do parque de Cuenca e para os lados de Castellon e de Valência.
Mas num dia de 750k, a menos que queiras passar por Albarracin para tirar uma foto não vais ter tempo para muito mais :nice:
-
Gostava um dia de me aventurar por aventuras destas. Boa sorte
-
Porque imagino que possam haver pessoas que queiram aproveitar este tópico para obter informação sobre os Pirineus, deixo aqui um link de um local onde também tenho andado a pesquisar e pode ser útil (penso que será permitido colocar o link)
https://www.bmwmotos.com/foro/threads/tres-dias-por-los-pirineos.540040/
E o resumo de varias viagens, feitas por diferentes pessoas, com diferentes gostos e por diferentes caminhos.
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Boas,
Após vários dias a ver google-maps, youtube, foruns e reportagens em blogues e atendendo aos comentários e dicas acima, fiz uma recompilação de tudo e acabei por terminar o itinerário.
Acho ser importante definir o seguinte para este projeto (aplica-se também para alguns outros destinos):
1. Periodo ideal vai de meio de maio a meio de outuro, sendo que em maio/outubro, poderão já haver algumas estradas encerradas por neve (Tourmalet com 2100 metros, um dos principais)
2.Por horas de dia, o ideal mesmo é ir em junho, para além de que é o melhor trinómio entre temperatura/paisagem verde/horas de luz natural para fazer as etapas
3.Se se puder, evitar ao máximo fazer as etapas durante o fim de semana e/ou na presença de grandes eventos (Volta a Espanha/Volta a França, etc.) por causa do trânsito e da possibilidade de estradas/acessos fechados e do tempo que se demora a fazer certas visitas
4.Os Pirenéus franceses são mais verdes que os espanhóis, por alguma razão...são muito mais húmidos e frequentemente se apanha nevoeiro/chuva da parte Norte. Em muitos relatos li que havia pessoas a subir montanhas em França com chuva/nevoeiro e 15-20ºC e passavam para a parte espanhola e aparecia o sol e a temperatura subia logo.
Façam os planos com tempo, mas se quando la chegarem apanharem mesmo mau tempo, tentem arranjar uma alternativa mais para os Pirenéus espanhóis, pois a probabilidade de apanharem melhor tempo é grande.
5.Os combustíveis são muito mais baratos em Espanha (então em Andorra, nem se fala) do que em França. Tentem atestar sempre da parte espanhola. Já nas dormidas, há um pouco de tudo nos dois lados. Em relação às comidas, li muitos comentários espanhois (que estão habituados a comer (muito) tarde) que muitas vezes ficaram sem comer. Se almoçarem ou jantarem na parte francesa, nunca o façam depois das 01H30/20H00, sob pena de ...levarem um "desolée".
6.Em estradas com muito pouco transito, há inumeros animais na estrada (vacas, cabras, lamas!(no Tourmalet) etc..) Tenham muita atenção.
7.Umas 2 ou 3 semanas antes da volta a Espanha/França passar nas estradas francesas, li muito que costumam asfaltar as estradas e muitas costumam estar ainda cheias de gravilha. Atenção também especial a este perigo nas estradas.
8. Em França é obrigatório usar luvas.
Posto isto, aqui fica o itinerário final que irei fazer daqui a 3 semanas, se não houver nada a impedir.
-
Itinerário final do projeto Pirineus Ponta a Ponta ou Transpirineus 2019:
Dia 1-31Agosto-Sábado: Casa para San Sebastian_970 km_09H30,
https://goo.gl/maps/gnD9X1GNtP6MUrTt8
Nota-1: Não há muita coisa a dizer, desta etapa exclusivamente de aproximação aos Pirenéus e que longa que vai ser...quase 1000 km, maioritariamente de via-rapida e a perder-se 1 hora de fuso horário para Espanha. Espero poder jantar e disfrutar na bela baia de "La Conxa" de San Sebastian. Irei tentar sair bastante cedo (07H00 manhã), para tentar apanhar o máximo de luz natural na etapa.
Dia 2-01Setembro-Domingo: Etapa manhã: San Sebastian->Port de Larrau_250 km_06h00,
https://goo.gl/maps/mTy4oYDtJoRwX6AZA
Nota-2a: Este dia, por ter tanta coisa para ver, tive de o dividir em etapa da "manha" e etapa da "tarde", pois o Google não permite colocar mais de 10 pontos de referencia num mesmo itinerário. Da parte da manha, começa logo por avistar a zona de Hondarribia pelo local histórico de Jaizkibel (com Dolmenes e tudo). Depois passar para França e uma pequena inserção pela costa Atlântica. Logo de seguida, começam as montanhas Bascas/Navarras e...vamos passar numa aldeia francesa que até tem um comboiozinho de madeira e tudo...na vila de Sare (comboio Le petit Rhune). Depois, entramos na vila das Bruxas, já em Espanha-Zugarramurdi, para seguir outra vez para França, por mais umas montanhas e chegar a Saint Jean Pied de Porte, início do caminho francês de Santiago. uff.
Voltamos para Sul, para Espanha e passamos por Roncesvalles (també conhecido dos peregrinos de Santiago), virando para uma primeira abordagem às estradas de 3º categoria em qualidade, mas de paisagens de morrer. Entrada na Selva de Irati, junto ao lago de Iralbo e visitando ainda uma antiga fábrica de armas de Orbaizeta (Sec.XVIII).
Deixamos esta zona e dirigimo-nos uma vez mais para França, pelo Col de Larau.
Quem pretender fazer toda esta zona, mas do lado francês, li que as estradas são ainda mais belas e as paisagens igualmente.
Next..
Parte da tarde (deve ser ...noite, com tantos kilometros):
Dia 2-01Setembro-Domingo: Etapa tarde: Port de Larrau para Formigal_230 km_04H30
https://goo.gl/maps/ruFjQM9PJp8vLsaD7
Vamos então conhecer a garganta e queda de água de Kakuetta, que obriga a sair da moto e fazer uma caminhada de 4 km (umas 2 horas). Vamos ver se temos tempo (meteorológico e de relógio). Quem por aqui estiver e tiver muito tempo, sugiro também a ida (a pé) ás quedas de água de Passerelle d'Holzarte (demora-se umas 3 horas ou mais a visitar).
Ida depois para Sul, para Somport, entrando em Espanha já na direção de Jaca.
Nova paragem (ainda haverá tempo?) para ver o mosteiro de San Juan de la Peña (li varios comentários que obrigam a pagar o estacionamento, mesmo às motos). Próxima paragem, já deverá ser a final, em Formigal. Haverá tempo de aproveitar a piscina do Hotel?
Total do dia...quase 500 km.
-
Vamos lá ao 3º dia:
Dia 3-02Setembro-Segunda-Feira: Formigal para Saint Lary_280 km_06h30
https://goo.gl/maps/Z4riL7aK9n2HR3jM8
Começo do dia logo para Norte, para França, com o Col d'Aubisque (o que tem umas bicicletas gigantes para "a foto").
Depois, vamos a uma parte cultural/religiosa, que é a visita do Santuario de Lurdes. Depois, voltamos ás montanhas e vamos visitar as cascatas de Port d'Espagne (li também que para aceder se paga estacionamento de +/- 5 EUR/carro ou moto). Descida do vale e toca a subir para Gavarnie e o seu "paredão" chamado de Circe de Gavarnie, onde existe uma cascata que tem dos maiores desníveis da europa, algo como 400 metros. Para vislumbrar bem este cenário, obriga a estacionar a moto e fazer uma caminhada de cerca de 2 horas ida e volta (Esta parte, vamos...dispensar).
Toca a subir para a moto, para fazer o conhecido Tourmalet e descer e subir para o Col d'Aspin (aqui, tenho dúvida se faço este ou a menos conhecida La Hourquette d'Ancizan). Chegada a Sait-Lary (única vez que vamos dormir em França) e não haverá piscina :-(.
-
Vamos lá a mais um dia:
Dia 4-03Setembro-Terça-Feira: Saint Lary para Viella_320 km_06H30
https://goo.gl/maps/fEKxgRCYaMjrHAC5A
Começamos o dia logo a visitar os Lagos glaciáricos dede Néouvielle. Depois, passamos para Espanha e ...visitamos o Canhão de Añisco (estrada de um único sentido Este-Oeste, de uns 10-20km por dentro de um leito de rio incrível).
Depois é contornar pelo Sul (passando pela bonita vila medieval de Ainda) e dirigirmo-nos a Baños de Beñasque, para tentar apreciar o Pico de Aneto, a mais alta montanha dos Pirenéus e dos poucos que tem (um pequeno) glaciar. Depois, descida pelo eixo pirinaico EN-260 e depois de passar o tunel, chegada a Viella, onde espero poder uns bons peticos do Val d'Aran.
Outro dos dias de aventura!
Dia 5-04Setembro-Quarta-feira: Viella para Ribes de Freser_320 km_07H00
https://goo.gl/maps/1W1fU5eJZcwRqsGm8
Saída de Viella logo cedo, para tentar aproveitar bem o dia. Subida a Baqueira-Beret, onde depois, apanhando uma estrada de terra, irei tentar passar pela "parte de trás do Bonaigua), indo por Montgarri (até aqui já fiz de carro e a Tracer deve passar) e chegar até À parte asfaltada em Alos d'Isil (Esterri d'Aneu). Depois Sort, novamente o Eiro Pirinaico EN-260 e chegamos quase a Seu d'Urgell. Aqui faço um pequeno desvio para subir a tal estrada aos "ss" tipo Stelvio, para voltar a entrar na estrada para Seu d'Urgell e entrada em Andorra. Em Pas de la Casa, aproveitarei para atestar (combustível dos mais baratos da Europa) e para algumas compras, para depois seguei pelo Col de Puymorens, descida até Puigcerda, para voltar À nossa conhecida EN-260 e fazer uma das estradas que mais gostei de fazer até ao momento, que é desde La Molina até Ribes de Freser. Se ainda der, tentaremos subir ainda nessa tarde até Val de Nuria (bilhete de comboio-que é a única forma de la chegar- custa cerca de 25 EUR/Adulto ida e volta).
Toca a descansar...
-
Vamos ao dia 6 e mais uma dica do Tmaxer (esta deu trabalho)
Dia 6-05Setembro-Quinta-Feira: Ribes de Fresser para Roses/Cap de Creus_260 km_07H30
https://goo.gl/maps/ujHhMyMoXeBS9J2f9
Eu pensava ligar Ribes de Fresser a Camprodon indo por Rippol, mas segundo o Tmaxer, existe uma estrada (muito estreita cimentada) que tem paisagens muito bonitas e só depois consegui ver que é mesmo transitável via Coll de Jou (pelo Google maps, o Street view não tem toda a estrada "coberta"). Através de uma das etapas do Rodibook, verifiquei que afinal era transitável)
Sendo assim, vamos fazer essa estrada, para depois subir ao Col d'Ares, descendo depois a Arles-sur-Tech (queria ir ver umas garnantas que me pareceram interessantes as " Gorges de la Fou", mas parecem que estão fechadas até 2020...irei averiguar quando la estiver).
Depois será rumar ao Mediterrâneo, onde devo esperar algum tráfico nas estradas costeiras, fazendo aldeias muito engraçadas "encrustradas" junto ao mar até voltar a passar pela última vez de França a Espanha e nos dirigirmos a Cadaqués e finalmente o ponto terminal desta viagem, o Cap de Creus.
Esperamos, depois de chegar ao Hotel em Roses de ainda conseguir dar uma banhoca nas águas quentes do mediterrâneo.
-
E...para a viagem de regresso, será algo assim, também sempre a abrir:
Dia 7-06Setembro-Sexta-Feira: Roses para Cuenca_720 km_09H00
https://goo.gl/maps/PhJUmpitFEA4Q1Tq9
Sair logo cedo de Roses, para fazer uma breve parragem na ponte e Catedral medieval de Besalú, depois tentar estacionar a moto no parque que dá acesso ao Vulcão de Santa Margarida (um dos visitáveis na zona do Parque Natural de La Garroxta), contando fazê-lo em 2 horas.
Depois, é "papar" kilómetros até mais não. Vic, Manresa, Lerida, Zaragoza e abandonando as Vias rápidas, descer pela EN-330 na direção de Terruel, mas cortando para uma zona de linda paisagem que é a zona de Albarracin.
Aí, já mesmo ao final do dia, contamos presenciar a nascente do Rio Tejo, para depois enfocarmos para Cuenca para um merecido descanso. Vai ser mais uma canseira de dia!
Por fim, o dia final, não queria que fosse só o dia de regresso e encontrei mais um ponto para conhecer, perto de Toledo.
Dia 8-07Setembro-Sábado: Cuenca para casa_760 km_08H00
https://goo.gl/maps/vAWfVubn3N2V3KkD7
Saída de Cuenca, na direção de Toledo e pouco depois, paragem nas Barrancas de Burujón, um fenómeno geológico curioso e ...vamos ver se é mesmo interrante.
Depois é fazer kilómetros de AE/AV até chegar a casa.
Esperemos que aproveitem quem pretender fazer alguma vez este itinerário ou similar. (PS sempre poupa um pouco a alguma busca na net).
-
Vamos ao dia 6 e mais uma dica do Tmaxer (esta deu trabalho)
Dia 6-05Setembro-Quinta-Feira: Ribes de Fresser para Roses/Cap de Creus_260 km_07H30
https://goo.gl/maps/ujHhMyMoXeBS9J2f9
Eu pensava ligar Ribes de Fresser a Camprodon indo por Rippol, mas segundo o Tmaxer, existe uma estrada (muito estreita cimentada) que tem paisagens muito bonitas e só depois consegui ver que é mesmo transitável via Coll de Jou (pelo Google maps, o Street view não tem toda a estrada "coberta"). Através de uma das etapas do Rodibook, verifiquei que afinal era transitável)
Sendo assim, vamos fazer essa estrada, para depois subir ao Col d'Ares, descendo depois a Arles-sur-Tech (queria ir ver umas garnantas que me pareceram interessantes as " Gorges de la Fou", mas parecem que estão fechadas até 2020...irei averiguar quando la estiver).
Depois será rumar ao Mediterrâneo, onde devo esperar algum tráfico nas estradas costeiras, fazendo aldeias muito engraçadas "encrustradas" junto ao mar até voltar a passar pela última vez de França a Espanha e nos dirigirmos a Cadaqués e finalmente o ponto terminal desta viagem, o Cap de Creus.
Esperamos, depois de chegar ao Hotel em Roses de ainda conseguir dar uma banhoca nas águas quentes do mediterrâneo.
Cerbere e Colliure sao muito giras :nice: :nice:
A primeira parte do Col de Jou nao esta coberto no Street View mas a partir do meio ja esta e ja consegues ter alguma ideia daquilo que vais encontrar... a estrada é muito estreita, é sempre em cimento e em muitas zonas a vegetacao invadiu a estrada... mas da para fazer na boa, a parte inicial tem (tinha) mais uns buracos mas depois faz-se bem, lá aparece um passo canadiense de vez em quando e à beira da estrada tem sempre a vedacao electrificada que é habitual encontrar-se nestas zonas... de resto nada a registrar :nice:
-
Thanks ;-)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
E aqui aparece ele neste video do Crom do ano passado :nice: :nice:
@ 27 min e 30 seg
-
Tmaxer, obrigado uma vez mais pela ajuda.
Já tinha visto uns videos destes dois troços que tenho duvida.
1.O pior e que terá trocos em terra de certeza (e só o farei se estiver seco=não chover nos dias antes) é o de Beret-Montgarri-Esteri d'Aneu e que é este video aqui , a partir do minuto 10. Passará a Tracer?
2. O coll de Jou, já o Fabregas o tinha feito também neste video aqui
Desde o início até minuto 4'40
E já só faltam 5 dias....
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
5...4...3...2...1 e lá foi ele.
Espero que corra tudo bem com vocês.
Vai atualizando para que possamos ir também na vossa viagem. :nice:
-
Boa viagem!
Cá te vamos acompanhando!
Espero também que o tempo melhore pois houve temporal com inundações para os lados de Madrid...
-
Eu já cá estou :D
-
Boa viagem João. :nice:
Que tudo corra pelo melhor...
Quanto à ti TMaxer, a ausência por cá vi logo que estaria relacionada com uma passeata. :convivio:
-
Pois, já aí estás e deves ter levado uma boa chuva por Espanha, não?
Sábado ainda dão tempo razoável, mas parece que no inicio da próxima semana vai vir mais água...
Boa prova do Rodibook TMaxer. Será que ainda nos encontramos por aí?
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Bom tópico, com excelentes dicas!
Boa viagem a todos (TMaxer, tenho uns amigos aí no Rodibook).
-
Bom dia a todos.
Chegou o dia, pelo que deixou de ser projeto e passou a viagem. Vamos sair cedinho, pois esperam nos 950 km e parece que vai haver trovoada pelo caminho da parte da tarde. Esta deverá ser a etapa mais aborrecida, mas o que é que se há de fazer? Estamos metidos aqui neste cantinho à beira mar plantado...
Abc e vou dando notícias (haja net).
-
De certeza irá decorrer tudo pelo melhor e a máquina estará sempre à altura.
Tomei conhecimento ontem que ias acompanhado da t-shirt do fórum. :palmas:
Assim, espero que essas fotos apareçam com o emblema do CP-Moto ao peito. :convivio:
E vais actualizando por aqui apenas quando tal for possivel.
O importante é aproveitar esse "de ponta a ponta" e sem azares ou contratempos.
-
Ora aqui vai o resumo dos 1050 km do dia.
Saída de Corroios pelas 08h00, parragens apenas para abastecimento depois de Badajoz, depois abastecimento e almoço já perto de Tordesilhas, novo abastecimento já perto de Vitória e chegada a San Sebastian pelas 20h30.
Acabamos por fazer uma pequena alteração nas etapas de hoje e amanha pois como hoje chovia pouco, aproveitamos para ir já ao Cabo Huiger e amanha ja vamos um pouco mais tarde.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Amanhã, coloco mais fotos(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190831/f48dd0fc17fdd376b7b40a1cb2f3de2b.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190831/4da4493f5979559e409ee7ffc1f11f56.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190831/50119285517debf14d0aa8a16493e94b.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Excelente. Grande passeio que isso vai ser... Boa sorte e que tudo corra conforme esperas.
Gostava de num futuro próximo de me aventurar assim.
. Abraço
Enviado do meu G3221 através do Tapatalk
-
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190831/4da4493f5979559e409ee7ffc1f11f56.jpg)
Acompanhado pelo fórum sempre junto ao peito.
Muito bem... :nice:
Quanto às mochilas e sacos que te acompanham (para lá das que estarão na moto) dá para ter ideia da carga que levas contigo.
Tudo a correr pelo melhor e aproveita os momentos de paragem para descansar corpo e mente. :nice:
-
E gozar...
Eu já gozei tudo, hoje e dia de regresso
(https://i.postimg.cc/LsDzGX81/6-B3-F579-D-3159-4-D6-B-9868-09-AC4-EC8-CBEB.jpg)
-
Boa viagem Tmaxer. Eu acabei de chegar s Formigal e pareço aqueles miudos da Disney quando saem das atrações dos Parques. Sorriso de orelha a orelha.
Vou tomar una banhoca e já ca venho fazer o relato. Deixo só este teaser abaixo(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/21cb93311beff3afe1cb4225dee8f2c0.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Deixo só este teaser abaixo(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/21cb93311beff3afe1cb4225dee8f2c0.jpg)
Estas são para mim as viagens mais interessantes, um pouco à antiga com mapa de papel para definições genéricas dos trajectos, sem GPS e engenhocas electrónicas, e depois é a aventura de curtir tudo, mesmo alguns enganos nos trajectos que por vezes fazem descobrir autenticas maravilhas!!!
Desfruta ao máximo e vai partilhando!
:nice: :convivio:
-
Boas,
Deixo aqui as fotos de ontem, que se resumiram a paragens para abastecer e comer. Fizemos logo o cabo Higuer, pois previa-se para hoje alguma chuva.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/b1bceac4b8750e07255a86dd3f606ecf.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/69fc6c94bf96cb09e19392c59a3aef00.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/086fad53a7d3c2a98ff9811174bcf500.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/9858d9f7a33aa173b584e835815fea7e.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/e8ec5b68427aa5b10b83ac5a2165b634.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Hoje davam chuva e saímos de San Sebastian/Donostia pela 08h30, na direção de St. Jean de Luz. Domingo em França e estava quase tudo fechado.
Mas não chovia e isso já ajudava bastante.
Em Sare, tomamos um pequeno almoço à maneira e fomos novamente para Espanha.
Hoje passamos 6 vezes a fronteira.
A Navarra é realmente uma zona fenomenal (quando não chove), para andar de moto. Boas estradas, excelente paisagem, pessoas simpáticas, grande gastronomia. Um must.
Fomos à Floresta/ Selva de Irati, que é uma estrada sem saída, de cimento portagada (2 eur as motos), com 10 km e onde se percorre o segundo maior bosque de Faias da Europa.
Ainda em Espanha-Navarra, a estrada que mais gostei de fazer hoje, foi a NA-140, à altura de Escaroz (ganchos, curvas rápidas, excelente piso e bem traçada a estrada).
A pior que fizemos hoje, foi a D-441 e o col de Labays. Nevoeiro denso, que não se via nada, bosta de vaca pod todo o lado e muita gravilha. As estradas "departamentais" francesas são muito, muito piores que as espanholas.
Fartamo--nos de apanhar animais na estrada. Vacas, cavalos, cabras, águias e abutres, venham eles.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/6016914663fd2230a02901fa0040e5e4.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/fe4476ebfc90e8fa01a6cf48dcadc656.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/c7c4b02d7c06e8bedc25475838f3beb2.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/8dc707fa4cac4c53bda30290e98fb70f.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
E mais ainda de hoje.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/881527b835522e8d36ee11b948562c64.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/adef3383790866c7dd94b83dd537c4f4.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/f56c8a9858b8f8a7b0d0d47988cfe4d4.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/418f7078e7840554cef74b76bd30a871.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/c7033a94f7776d586acf637ba7478318.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/12e81885ea33583b3172063634e089c7.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/5ce0acd2af0908ce49a8c9fec232b848.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/65fae1afcd67f4fb89e90c360be643e8.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/d1d90bfca73b2c5d3fc91029f220cd85.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/4de9b55a2608fd00181760f0150d6130.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/6a6ee1274ea4dea75c17fee6a71c2998.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/c3607d4cdbfbec653b4e39ebbf42090c.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Deixo só este teaser abaixo(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/21cb93311beff3afe1cb4225dee8f2c0.jpg)
Estas são para mim as viagens mais interessantes, um pouco à antiga com mapa de papel para definições genéricas dos trajectos, sem GPS e engenhocas electrónicas, e depois é a aventura de curtir tudo, mesmo alguns enganos nos trajectos que por vezes fazem descobrir autenticas maravilhas!!!
Desfruta ao máximo e vai partilhando!
:nice: :convivio:
Só mapa (à antiga) já não dá 2low.
Dos 480 km que fizemos hoje, mais de 350 foram por estradas que nem o Gogle maps nos dá como opção à primeira e nem à segunda...
Levo mapa e GPS como podes ver na imagem que retirei no mesmo local. É o melhor dos dois mundos. Abc(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/0bc8b592dda70a73e998cbc17594128f.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190901/4c508823ae83d964089698f3285110b3.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Paisagens maravilhosas.
Os primos nossos estão sempre a pedir que os visitemos em Peau (muito perto da fronteira com Espanha/França) e por um ou outro motivo estamos sempre a adiar.
Um amigo nosso mora em Bilbau e também diz que é uma zona maravilhosa.
Espero que corra tudo bem com vocês.
Obrigado pela partilha.
-
Bela viagem João! Também gostava, mas agora com a scooter é mais difícil...
Goza bem e boas curvas. Vou seguindo os teus relatos com muito interesse.
Abraço
:convivio:
-
Boas,
Hoje foram só 240 km, mas ainda assim das 12h00 às 19h00.
Os mentiorologistas diziam que de manha começava nublado, mas que rapidamente abriria o sol. Não sei o que é para eles rapidamente, mas até às 19h00, raramente se viu :-(
Bem, por esse motivo, saímos mais tarde do Hotel de Formigal, pelas 11h00, com uns 11°c, que rapidamente desceram para os 7°C no cimo do Portalet.
Descemos o vale e logo começamos a subir o que para mim foi o mais longo e penso que para os ciclistas, deve ser o pior porto de montanha de hoje, o Col d'Aubisque. São muitos, muitos kilometros de curva e contra curva e piso menos bom.
Depois fomos a Lourdes, onde ficamos 1 hora a visitar e voltamos aos Pirineus. Subimos a Cauteret, onde almoçamos já tarde (eram 15h00) e subimos a ver as diversas cascatas que existem nesse vale. No cimo de tudo, estava nevoeiro cerrado e não quisemos gastar os 7 eur da "portagem" para estacionar e "ver" a cascata de Pont d'Espagne.
Descemos e como estava nevoeiro no cimo das montanhas, antes de subir os 20 km de Gavarnie, usei a cabeça. Fui ver como estavam as web cams e ...estava tudo tapado com o nevoeiro. Abdicamos então desse ponto, até porque já sei que é a montanha que manda no homem e não o contrário.
Subimos então para o Tourmalet, com nevoeiro denso desde meio e a guiar me pelo GPS para saber para que lado era a curva....
Foto, video e toca a descer, mas...
Não fomos pelo Col d'Aspin, mas sim pela Hourquette d'Anzician, uma subida muito menos apinhada de turistas e brutalmente bonita.
Chegamos a St. Lary pelas 19h00, a tempo de banhoca e jantar.
Amanhã espera se ceu limpo em todo o lado. Será? Toca a ir para Espanha.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Pelos vistos fotos...Só mais tarde, pois atingi o limite do tapatalk...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Pois... é a parte má do tempo ser imprevisivel naquela zona.
Estive no Tourmalet na 5 e tambem desci a Hourquete para Val Louron e depois para Luchon e estava um tempo fenomenal :nice:
E na 6 estive aqui... acho que sabes onde é :D
(https://i.postimg.cc/xjRqBpKh/IMG-7931.jpg)
Espero que amanha o tempo esteja de feição :nice:
-
É em Cerler?
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Boas,
E continua a viagem espectacular !!!!!
Boas curvas para amanha.
:scooter: :scooter: :scooter:
-
Hoje foi o dia dos lagos, dos canhões e do SOL!
Saímos de St. Lary pelas 10h30, depois de comprar uns queijinho e fuets da "ferme".
Primeira paragem, lagos de Neouvielle, que é uma das paragens o mais naturais possíveis a 2000 metros, com uma vista dos 3000 metros maiores da zona e de ainda alguma neve no cimo das montanhas. Passagem pelo tunel para Espanha (só tem um sentido de cada vez e esperamos 10 minutos) e descida para o canhão de Añisco. ESPETACULAR.(nota: tivemos a sorte de o ter feito pelas 12h00, quando o sol incide a 100 % no estreito canal onde passa o rio, um must que nem tinha previsto).
Depois almoço e cafezinho em Ainsa, uma aldeia "medieval" de paragem obrigatoria.
Subida depois para Benasque e tentar ver a montanha mais alta dos Pirineus, o Aneto com 3400 metros e zona onde existem os 2 ou 3 pequenos glaciares dos Pirenéus.
Já vos disse que o Eixo Pirenaico EN-260 é um estradão magnífico. Para "despachar" é do melhor. E pelas 18h30, estavamos em Viella, a horas ainda de fazer umas compras/recuerdos.
Dica: todas as terças-feiras do ano, em Viella há o pincho-bote à noite ou seja, em todos os bares/restaurantes aderentes, pagas 3 eur e tens direito a una caña/copo de vinho e uma tapa. As ruas estavam bem compostas e é época baixa....
Amanha, vamos lá ver se passamos rm Montgarri...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
As fotos de hoje.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/3b5fe3ec057d8c840765173e7d30e7ef.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/c8c4a5ad9a6e04f9af56715c04250e3b.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/2df914c5379a10c278b923332bc9411a.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/1748a387c1846bc96f41d5737deef92c.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/b8cb5ec6d91df6ac3389efc3c4a970c6.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/1c5a9f55db14eb8c0ce4b7476c4ec5cb.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/eb0be105a920effd25be5c90ccabc068.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/7ee6fb766f5b32e41192130df706fc34.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/2f6f1da91dff8d32576f3d0c4d5914a7.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
E aproveitando que o tapatalk está a deixar, aqui ficam as fotos de ontem.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/c0646ffc5ba2101e1b65cac451240b31.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/e2b196c992f2ad46eef6651f127ef87f.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/53b6c52cb75d0b5cba29cf3f9518c2d1.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/86d7ab93803b3fd9f055eee1f43cdfa4.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190903/f4b6f9edd0adbf293de8a2ee4df9255a.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Pelo rosto de ambos vê-se que estão a adorar a viagem.
...e ainda bem. :nice:
E a Tracer? Irrepreensível não?
-
:nice:
Keep those photos coming!!!
-
bela volta ;)
-
Chegamos a Ribes de Freser, eram 18h00. Vamos jantar e já conto o dia de hoje (será que fomos ao Stelvio?)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190904/97bc08f7cc470a947912c1db669d7af1.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Sem duvida.... bela voltinha.
Cheguei no domingo e já voltava. Descobri estradas brutais.
Vai ser difícil escolher o destino de 2020 :???:
-
Ora vamos lá então ao relato de hoje. 10h00 a sair de Viella e do hotel fizeram umas quantas chamadas para saber como estariam as condições da estrada de Montgarri. Uns diziam que passava se com uma moto de estrada, outros que não, que ainda havia muita lama das trovoadas destes dias e...decidi não arriscar e ir pelo porto de Bonaigua, que por sinal estava em obras:-(
Descida para Sort(que vive nestas alturas do rafting), subida pelo Eixo Pirenaico EN-260/Puerto del Canto e ao descer, fui ver como era a tal estrada que parece o Stelvio, com curva e contra-curva. Lá em cima tem se uma bela vista sobre os Pirenéus, mas com uma vegetação tipo mediterranica.
Entrada rm Andorra para almoço (gasolina 95 a 1,13/1,15 eur...) e saida por Pas de la Casa, para logo de seguida fazer o Puymorens. Antes de Puigcerda, o GPS mandou-me dar a volta e entrei em Espanha por umas estradas meio esquisitas e sem o saber (será que o Google maps é feito para contrabandistas?)
Depois, subida para La Molina e descer umas das estradas mais perfeitas (para mim), para curvar. De collado de Tosas até Riber de Freser, são 30 km sempre a dar, como umas trajetórias certinhas, bom asfalto e uns vista muito boa.
Amanha é a etapa final deste costa a costa, com a chegada ao Farol e Cabo de Creus.
Será que o tempo meteo nos vai poupar?(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190904/ab09d6cd31d694b74655263a41a3d496.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190904/93aa7373a019c72f67f83fbc2a554aa5.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190904/2a83012fa9913168fdaf0850996a488c.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190904/a3717d2d547bb500f058cc127e5f2c7e.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190904/00208e8799af75f3f681a8b8ae9a14e3.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190904/ccaa65eb1a72839609962a4272748e7b.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190904/3f31afc466ed8a51393e3cca309f56c5.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190904/bbf15d3dc89f6b409736b0848ef2c88a.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190904/150e42f93650a971e13aa50b63ee6ede.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Boas a todos.
O dia começou muito bem, mas ia acabar mal.
Saída de Ribes de Freser, sem pequeno almoço pelas 09h30 e um dia limpo.
Fizemos a tal estrada do col de Jou, que é muito bonita paisagisticamente (mas foi 1 hora, para fazer 30 km, usando só 1°, 2° e de vez em quando uma 3°), depois pequeno almoco em Camprodon (bem fixe a vila com a ponte a lembrar Cangas de Onis), col d'Ares já com umas nuvens em cima das montanhas, depois mediterrâneo e aí...começa a ventania (dizem eles que é a Transmontana), com rajadas de 80 ou mais kilometros, que por 2 vezes estava a ver que iamos ao chão.
Nem deu para sacar uma foto de jeito no Cap de Creus.
Acabou bem o dia em Roses, onde chegamos pelas 16h00, sem almoçar, com direito a piscina, termos conseguido fugir à trovoada e um jantar à maneira.
O Transpirineus acabou.
Falta o caminho de regresso a casa, que ainda tem umas curiosidades? Sabem onde nasce o Tejo? Amanhã digo-Vos.
Abc(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/18dc9d159279848d0a8e4856a38f3e0b.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/4e912eb6b23c10ee881d7e94f298a3ad.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/1a9d445595abcbd2a3a999269d4cccd6.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/cb0cdcb6fb64c9e512258c426e6ea666.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/bfe023a27177ecb08fe13859925fd772.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/c7007c2acb5e44f7f4511fe3a9e99a46.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/7d74458f3987910b0d8ec92b0ed83732.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/1e708922ad32bd9155793def72572c1f.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/c211b0d0eddce4f875ed2dd51f3904a9.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Mais umas fotos de hoje(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/e2628ef31b1c64353ef3c751ee5b084e.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/fda652bd9af59a137f300620663e5716.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/da710246f66921f03e6a3a4ec814ae56.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/f5ef8d0b25fb7e29d0d679cacea5ffd9.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/a56927e7aaef7497af37f4de2c9f5365.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/49c1712e2df9712eba45ec6412d2a33e.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190905/b2198686b41b6d0ad81fb94e7c6cbf6b.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Essa é fácil e nem preciso ir ao Google: Albarracin :D
Em 2020 vou estar 15 dias nos Pirineus A bater essas estradas todas :nice:
-
15 dias já vai dar para ver tudo muito mais ao pormenor.
Hoje o penúltimo dia começou em Roses pelas 10h30 (saímos tarde), ainda com muito vento. Passamos por Empuriabrava (uma "Veneza " para ricalhaços), direcao Olot, onde iamos tentar ver o vulcão Santa Margarida, mas o acesso ao mesmo estava bastante complicado e...para não compremeter a viagem, decidimos não arriscar em subir, até porque já estávamos atrasados. Saímos de Olot, japassaca bem das 12h30 e foi papar vias-rápidas (benditos espanhóis) até Lerida, onde almoçamos. No final da tarde, estavam reservadas algumas surpresas. Albarracin é muito bonita, tem um rio e piscinas naturais e está encaixada num desfiladeiro. Recomendo.
Depois, uns quantos metros antes do desvio para a nascente do rio Tejo, passa por nos na estrada um veado. Mais à frente, uma raposa e uns quantos kilometros mais, mais veados a passarem na estrada. O dia estava a acabar e foi já sem luz que entramos (tarde, eram já 21h30) em Cuenca, uma cidade de una envolvência lindíssima e que vamos tentar conhecer amanha. (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/226c455447af67651fcd69f7b0526879.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/1894890859fb9723e1bf8341a7c29551.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/f2052670a5d90144ca8f96a56d57ebb6.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/b51f098589da2c20f369839bf65bb907.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/3e9ae426f79141ac9c77c0126ef87fc6.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/37039fab03f3754c9396bb57dfe393cc.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/f5e566f4b5153ac5d21784652fe5b8ad.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/e5e9a050d6eeaeb34f5d7d7a8c2c980c.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/5f4a827b1a4473816f32a9783bbfbe71.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/18c5ca39fdabea10cd5f6f1dc48bd77f.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/0e7bf0c9c83f03f3d40663e36bb8e50d.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/5a60f01bf382e0c8099f0f3ea7c6e66e.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/90888f7277f6720288630904b32de420.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190906/e284028573b01a48863131df81fabc10.jpg)
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Boas. Estou estoirado, depois de 800 km, s maior parte deles com 36°c e mais.
Amanhã, faço-Vos o relato fedte último dia e as estatísticas da viagem.
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Boas João,
Já tinha pensado se terias chegado bem.
Ficamos a aguardar essa fotos do último dia :nice:
-
Ora vamos lá finalizar o tópico.
Ontem, tivemos a manhã a visitar Cuenca. É extraordinário como um local tão bonito, não seja mais divulgado. É que não é só a cidade, é grande parte da região, mesmo para nós que adoramos estradas de curvas. Vindo de Albarracin e até Cuenca, que ainda são uns bons 100 km, é uma estrada lindíssima (ao longo de um rio qyd depois passa a desfiladeiro, depois sobe se a montanha e são curvas d curvas e curvas de um traçado maravilhoso um piso magnífico e a paisagem a mudar e vários "uaus" depois de cada curva. Não conseguimos tirar fotos a tudo, mas acreditem que a cada quilómetro, apetecia parar para guardar aquele momento.
Chegámos já de noite (21h30) a Cuenca e estando nos a apenas 2 km, não viamos luz nenhuma da cidade. De repente, saio do desfiladeiro e...lá estava ela, em cima da montanha. Lindo.
Conforme disse, deixamos a manhã de ontem para conhecer esta pérola e saímos , já passava das 12h30. Fomos diretos ao tal "grand canyon" de Toledo, que para lá chegar se tem de fazer um desvio de uns 2 km por estrada de terra e paramos antes de Talavera de la Reiba para almoçar/lanchar, eram já umas 15/16h00.
Depois foi comer quilómetros na EN-5 (benditos espanhóis em não cobrarem portagens) e com grande calor, tendo chegado a casa de rastos, depois de quase 800 km feitos e só na parte da tarde.
Aqui ficam as fotos de ontem.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Não consigo outra vez colocar fotos com o Tapatalk. Vou tentar mais tarde.
Aqui ficam as estatísticas:
Abastecinentos: 15 vezes(gastou desde 4,3 a 5,1 litros/100 km o que nem é mau com o peso que levava), num total de 270 eur
Kilometros realizados: 4220 km
Etapa mais longa: Corroios-San Sebastian, com 1058 km
Etapa mais curta: Ribes de Freser a Roses, com 235 km
Temperatura máxima/minima: 37° C ontem entre Trujillo e Elvas. 7°C no cimo do Tourmalet e duas manhãs a sair com 9° em Formigal e St. Lary.
Portagens: apenas em Portugal (é uma vergonha...) na AE-6.
Dormidas variaram entre os 35 eur da pousada de juventude em San Sebastian, até o Hotel Marina, em Roses, que ficou em 106 eur/quarto. No total, gastamos em dormidas cerca de 500 eur, para nos os dois.
Moto: tive de esticar a corrente 1 vez (a outra foi já hoje em casa) e olear a mesma 2 vezes e nem apanhamos chuva. Portou se lindamente, sendo que o pneu traseiro(ainda o de origem) veio mesmo nas últimas. Boa proteção aerodinâmica(para a minha estatura), bom motor para 2 pessoas e carga, consumos razoáveis, assim como a capacidade de carga (com as malas laterais da FJR).
A melhoras na moto: suspensão traseira e distância livre ao solo e pouco mais.
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Ainda bem que correu tudo bem e sem incidentes.
Quanto às estatísticas penso que estão dentro dos aceitáveis para uma viagem como a vossa.
Só por curiosidade João: a tua altura? O vidro penso que seja o original turing da Yamaha certo?
-
Boas Jviegas,
Tenho uns curtos 1,70 m e a Tracer tem as bielas atrás a rebaixa-la. Nota no entanto que levo um banco com gel e espuma visco-elástica que deve acrescentar uns 1,5/2 cm na altura ao solo.
O vidro que ela tem é o original e para a minha altura é suficiente. Melhor, só se fosse mais largo, não mais alto.
Continuo sem conseguir colocar as fotos com o Tapatalk. :-(
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Não consigo outra vez colocar fotos com o Tapatalk. Vou tentar mais tarde.
Aqui ficam as estatísticas:
Abastecinentos: 15 vezes(gastou desde 4,3 a 5,1 litros/100 km o que nem é mau com o peso que levava), num total de 270 eur
Kilometros realizados: 4220 km
Etapa mais longa: Corroios-San Sebastian, com 1058 km
Etapa mais curta: Ribes de Freser a Roses, com 235 km
Temperatura máxima/minima: 37° C ontem entre Trujillo e Elvas. 7°C no cimo do Tourmalet e duas manhãs a sair com 9° em Formigal e St. Lary.
Portagens: apenas em Portugal (é uma vergonha...) na AE-6.
Dormidas variaram entre os 35 eur da pousada de juventude em San Sebastian, até o Hotel Marina, em Roses, que ficou em 106 eur/quarto. No total, gastamos em dormidas cerca de 500 eur, para nos os dois.
Moto: tive de esticar a corrente 1 vez (a outra foi já hoje em casa) e olear a mesma 2 vezes e nem apanhamos chuva. Portou se lindamente, sendo que o pneu traseiro(ainda o de origem) veio mesmo nas últimas. Boa proteção aerodinâmica(para a minha estatura), bom motor para 2 pessoas e carga, consumos razoáveis, assim como a capacidade de carga (com as malas laterais da FJR).
A melhoras na moto: suspensão traseira e distância livre ao solo e pouco mais.
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
As estatísticas têm apenas um lado menos positivo pois não são capazes de indicar claramente o grau de satisfação que retiraste neste belo passeio!
A meu ver os consumos são excelentes e ainda por cima com pendura e carga...
De resto ainda bem que regressaste a casa antes do temporal que se deu por Espanha...
Sobre as melhorias a fazeres na moto, falas da suspensão traseira e altura ao solo, a suspensão de origem é insuficiente para pendura e carga?
A moto com pendura e carga bate por baixo ou achas ainda assim a moto alto para ti?
A Wilbers (tal como outras marcas mais conhecidas) têm suspensões aftermarket para grande parte dos modelos de quase todas as marcas.
Neste caso (Wilbers) tens três tipos de suspensões e cada uma em três linhas "Nightline, Blackline e Blueline" e para a tua moto ainda tens hipótese de escolher entre dois kits de rebaixamento (+15mm ou -30mm) mas ainda com hipótese de "ajustamento de altura" (+/-20mm extra no total) através das extremidades reguláveis da própria suspensão.
A versão Race com tudo o que se pode ter dispara para os ~950€ mas com 650€ já pode haver alguma coisa melhor que o de origem, não?!
https://www.wilbers-shop.de/en/Motorcycle/Yamaha/MT-09-Tracer-GT-RN57/shock-absorber-type-641-Competition.html?cur=1&year=2018 (https://www.wilbers-shop.de/en/Motorcycle/Yamaha/MT-09-Tracer-GT-RN57/shock-absorber-type-641-Competition.html?cur=1&year=2018)
Espero num futuro próximo conseguir "colar-me" a algum dos teus passeios e falando por terceiros, o Falcão de certeza que não ficará para trás :yeah:
:cool: :convivio:
-
Boas 2low,
Sim, esta semana em Espanha o tempo esteve/está muito mau e tive bastante sorte (pois exepto a chuvinha à chegada a San Sebastian, o nevoeiro em Gavarnie e no Tourmalet e vento muito forte no Cabo Creus, o resto foi sempre de bom tempo em 8 dias.
É de facto o calcanhar de aquiles da Tracer a suspensão traseira. Com a versão de 2018 aumentaram o braço oscilante e colocaram na regulável (na GT), mas por exemplo eu ia com o máximo de pré-carga na suspensão traseira e ainda assim por várias vezes bati com o descanso central/escape em lombas e logo que o piso começava a piorar, baixava consideravelmente o ritmo. Vai ter de ser uma despesa que terei de fazer a médio prazo, quase de certeza absoluta. Obrigado pela dica, vou analisar melhor as propostas dessa casa.
Quanto a próximos passeios grandes...provavelmente será a Marrocos, mas terá de ser de alguma empresa organizadora, pois só assim me disponho a lá ir.
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
A mt 7 e 9 sempre tiveram como calcanhar de Aquiles a suspensão traseira, tem de ser muito bem afinada e no caso de utilizações mais exigentes, o upgrade e obrigatório.
Este é um dos motivos por optar por motos com suspensão activa... se não gostas como está, basta uns quantos cliques num botão e fica perfeito.
As vezes leio alguns comentários de companheiros que não entendem, mas logo nas 2 primeiras viagens com a Tmax percebi logo que em poucos metros se passa de ter “a melhor moto do mundo” para “que m****a e está”
-
Resumindo...vou ter de gastar umas coroas antes da próxima viagem grande...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Reparem que a Yamaha disponibiliza para as Tracer, MT e XRV upgrades de suspensões. Tanto à frente como atrás.
Se para o utilizador "comum" o que estes modelos tem logo à saída do stand, para quem faz uma utilização mais... digamos que... divertida ou uma utilização em milhares de kms, acredito que seja um upgrade necessário.
Tanto mais que depois não se aproveitará bem o potencial dos modelos mais "energéticos": MT 09 ou MT 1o num encadeamento de curvas ou uma Tracer em viagens a dois, como é este caso.
-
Boas,
Em complemento desta viagem pelos Pirenéus, deixo vos o vídeo abaixo para explicar um pouco da essência da coisa.
i=4S9Xz6zsSdEBCZdi
Abc e boas curvas,
Enviado do meu SM-A546B através do Tapatalk