Clube Português Motociclismo
Marcas de Motociclos => KTM => Tópico iniciado por: 2low em Novembro 07, 2019, 19:34:55, 19:34
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KTM 890 Duke R (2020)
A KTM tem recebido algumas criticas do seu publico habitual perante os "últimos" modelos e dos últimos anos, nomeadamente a 790 Duke que tem um ADN mais sem sal e virado para o uso diário.
Tentado contrariar essa tendência, a KTM pretende agora regressar à irreverência que sempre foi a imagem de marca.
(veja-se todos os novos modelos, com aumentos de potência, redução de peso, melhorias nas suspensões e travões...)
Assim... irá manter em comercialização a 790 Duke para os mais certinhos e para o restante publico menos melancólico terão hipótese de escolher pelo novíssimo modelo 890 Duke R.
E terão uma agradável surpresa de quando subirem para um bicho destes... em que a posição de condução é agora bem mais agressiva e "desportiva" (altura do banco subiu, guiador baixou, pisa-pés subiu...)... e com isto, estará mais preparada para garantir "curvas mais apertadas/deitadas" e juntando à própria configuração da moto que em conjunto com o "novo motor" garantirá aos reguilas os cavalinhos que tanto gostam de fazer... para não falar das explosivas acelerações e capacidades de travagem!
Posto isto, vamos então olhar para a renovada "supermotard" 890 Duke R (2020)...
(https://i.postimg.cc/HWNvR1kD/06-ktm-890-duke-r-my20-front-left.jpg)
(https://i.postimg.cc/d3NbShNz/07-ktm-890-duke-r-action-1.jpg)
E conforme o que alguém disse sobre a irmã crescida 1290 Super Duke R que seria excelente para os tipos na crise da meia idade, esta irreverente "supermotard" e que regressou às origens do seu ADN (KTM), será direccionada a que publico alvo?
- redução de peso para 166kg ( -3kg que modelo 790 Duke de 2019)
- mudanças com relações mais curtas para melhores acelerações
- aumento de potência para 121cv (9250rpm) e binário para 99Nm (7750rpm) (com aumento de 91cc face ao motor de 799cc da 790 Duke)
- melhoria da suspensão traseira e dos travões
Mais info:
https://motomais.motosport.com.pt/noticias/a-ktm-apresentou-esta-tarde-em-milao-a-nova-890-duke-r/ (https://motomais.motosport.com.pt/noticias/a-ktm-apresentou-esta-tarde-em-milao-a-nova-890-duke-r/)
https://moto-station.com/moto-revue/actu/nouveaute-2020-roadster-ktm-890-duke-r-retrouver-les-fondamentaux/456847 (https://moto-station.com/moto-revue/actu/nouveaute-2020-roadster-ktm-890-duke-r-retrouver-les-fondamentaux/456847)
https://www.moto.it/fiere/ktm-890-duke-r-a-eicma-2019-foto-dati-e-prezzo.html (https://www.moto.it/fiere/ktm-890-duke-r-a-eicma-2019-foto-dati-e-prezzo.html)
https://www.motorradonline.de/naked-bike/ktm-duke-890-r-2020/ (https://www.motorradonline.de/naked-bike/ktm-duke-890-r-2020/)
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O video promocional oficial tem como titulo "nitidamente mais acutilante"
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Preço previsto já disponível:
11.900€
Melhoramentos declarados:
Novo motor: 890cc, diâmetro e curso alterados!
Capacidade do cilindro: 890 cm3 (90,7 x 68,8 mm) / 790 Duke: 799 cm3 (88 x 65,7 mm)
Potência: 121 cv (89 kw) a 9.250 rpm (105 cv a 9.000 rpm na Duke 790)
Torque: 99 Nm a 7.750 rpm (87 Nm a 8.000 rpm na Duke 790)
Revisão da caixa de velocidades, relações mais curtas e desportivas
Nova estrutura melhorada, mudança de geometria
Distância entre eixos longa, geometria da direção ...
Novo garfo invertido WP 43 mm da gama APEX, totalmente ajustável
Nova gama APEX de amortecedores mono APEX, totalmente ajustável
Novos discos de travão, novas pinças radiais Brembo stylema, novo cilindro mestre ajustável Brembo MCS
ABS com modo turn e supermoto
Controle de tração do MTC que leva em consideração a inclinação
Controle de travão do motor MSR
Quickshifter + opcional
Banco mais alto (834 mm) contra 825 mm na 790 Duke.
Mais info: https://moto-station.com/moto-revue/actu/ktm-890-duke-r-2020-ce-sera-11-900-e/459762 (https://moto-station.com/moto-revue/actu/ktm-890-duke-r-2020-ce-sera-11-900-e/459762)
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O garfo wp não é totalmente ajustável, não permite ajustes de preload, apenas o amortecedor traseiro o permite.
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O garfo wp não é totalmente ajustável, não permite ajustes de preload, apenas o amortecedor traseiro o permite.
Bem...a verdade é que a marca não deixa de fazer questão de mencionar, oficialmente, ser "totalmente ajustável".
Se acaso está a incutir em erro na sua página, não deveria.
(https://i.postimg.cc/9X64x1Tn/Screenshot-20191125-074951.jpg)
Link (https://www.ktm.com/pt-int/naked/890-duke-r/ergonomia-e-conforto?color=ORANGE)
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Yep, porque nunca nenhuma marca usou marketing para induzir possiveis clientes em erro e assim obter mais vendas, através do bloating de funcionalidades que depois não correpondem bem à descrição.
Para bem da verdade eles não estão a mentir, o garfo é totalmente ajustável
... na funcionalidades que tem, rebound e compression, preload nao tem logo nao é ajustável :megafeliz:
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Bem...
No geral e não olhando para um caso ou outro quase não quantificável, sinceramente creio que não pudesse ser capaz de influenciar as vendas. Falando no caso desta moto, claro.
Isto porque não deixa de ter suspensões de grande qualidade e não sei até que ponto um comprador fosse capaz de a "colocar de parte", após a experimentar, por não ter preload adjustment, como acontece na 1290.
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Pois estás enganado, porque uma visita a qualquer forum ou grupo de duke 790 vai-te mostrar que é a "falha" número 1 apontada à mota, logo a seguir ao problema da junta da tampa da cabeça babar óleo.
O mesmo problema assomba a superduke, uma mota de 18k, com o lema "ready to race" e depois tem um garfo e amortecedor que é um cepo, e a primeira coisa a saltar fora até antes do catalizador.
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Então quer dizer que a KTM anda a vender produtos com publicidade enganosa ou pouco esclarecedora?
:pensador: :pensador: :pensador:
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Pois estás enganado, porque uma visita a qualquer forum ou grupo de duke 790 vai-te mostrar que é a "falha" número 1 apontada à mota, logo a seguir ao problema da junta da tampa da cabeça babar óleo.
(....)
Relato de problemas mecânicos é uma coisa que entendo perfeitamente, com um mais que natural apontar de falhas, se bem que, pelo que percebo, é relativo à 790.
Por acaso essa questão de babar óleo já tinha lido também o mesmo por um par de vezes.
São temas que se espalham como fogo em estado líquido, se é que me entendes... 8)
Quanto à suspensão - pergunto - aquele WP Apex da 890R é exactamente o mesmo da 790 para haver essa crítica nos fóruns?
Se sim, mas que naturalmente não acredito que o seja...é assim tão má a suspensão frontal da 790?
Pergunto isto porque, mesmo valendo o que vale (com tudo o que esta expressão possa significar), alguns testes parecem ser muito elogiosos da suspensão da 790.
"(....) O quadro é extremamente firme, as suspensões têm uma afinação muito bem conseguida, com uma enorme capacidade de minimizar os desníveis do piso, sem mostrar demasiado afundamento nem sob aceleração, nem sob travagem.
Apesar de a forquilha WP não oferecer qualquer regulação, o seu desempenho é mais do que suficiente para uma condução normal em estrada, mesmo em ritmos bastante rápidos.
(....) Por tudo isso, a confiança que a Duke 790 incute deixa antever um comportamento muito interessante em circuito, o que pode fazer dela também a “rainha” de qualquer Track Day.(....)"
Link (https://www.andardemoto.pt/test-drives/39467-teste-ktm-duke-790-simples-e-endiabrada/)
EDIT:
Neste artigo referem precisamente que foi feito um upgrade face à 790...
https://www.google.com/amp/s/yourstory.com/automotive/2020-ktm-890-duke-r-eicma-2019-spec-features-photo/amp
"If there was one gripe we had against the 790 Duke, it is the bike’s non-adjustable front suspension. Well, the engineers at Mattighofen have listened and introduced a sharper, upgraded KTM 890 Duke R."
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Sharper & upgraded != com preload.
Pode ser melhor, não invalida a anterior ser uma bosta e esta ser uma bosta melhorzinha.
E sim a KTM vende gato por lebre, na medida que apesar do seu lema ser "ready to race", se meteres uma 790 em pista de origem és papado até por r6's ou gsxr600's do tempo do Camões, e obviamente se esquecem de avisar que os forks são uma bosta e o shock assim assim, mas que têm para os clientes 790/890 a opção de comprar os magnificos cartuchos WP Apex Pro 6500, e o fantastico, amortecedor 6746, tal como se esquecem de avisar para a superduke, que precisas de comprar o pack performance e o pack track para desbloquear o controlo de níveis do tc bem como desligar o anti wheelie ou abs, ou até ter o qs up &down, mas yah tenho a certeza que a KTM não faz isto de propósito e tem sempre o melhor interesse dos clientes em mente e não a facturação anual :animated-smileys-angry-049:
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Até poderei perceber a facilidade na crítica existente no dito fórum da 790 Duke.
Mas neste caso em concreto, parece-me que é bastante prematuro dizer já que a 890R não vale grande coisa a nível de suspensões, até porque muitos que por lá o referem provavelmente ainda não andaram na moto para perceber as reais melhorias no produto.
No entanto uma coisa é certa.
Se com a 790 a produção (ou parte dela) se faz na Índia, agora com a 890R marcham para a China, em fábrica da Cf-moto. :pensador:
Veremos como será a qualidade. Só o tempo o dirá...
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