Clube Português Motociclismo
GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: replicantz em Abril 04, 2020, 22:10:07, 22:10
-
Curioso artigo sobre uma questão frequente: potenciais consequências de deixar a moto parada muito tempo no descanso lateral vs. central.
Com um parte interessante de história de como evoluíram os descansos.
Fonte:
https://motorcycleonline.info/?p=15193 (https://motorcycleonline.info/?p=15193)
(https://i.imgur.com/MNqghAz.png)
boas curvas... quando for possível :(
-
Artigo bastante interessante.
Actualmente, no que toca a motos (não maxiscooters), não são muitas as que tragam as duas opções.
As motos mais aventureiras uma parte delas até trarão de série, mas de resto não serão muitos os casos de motos a ter os dois...descansos.
O artigo realça e bem uma solução, com o suporte específico, como o usado em motos mais desportivas ou de competição.
Porém, essa estrutura tubular que permite a possibilidade de ter a moto estável e apoiada no braço oscilante, acaba por não estar por norma nas opções.
Não é que seja caro, até porque existe quem por aqui tenha adquirido a preços bem baixos, mas...não é uma opção que veja com esse fim de não "sacrificar" o lateral.
-
Eu na compra da minha, pedi ao stand para instalar umas cenas R&G incluindo os spools e pedi para vir o stand traseiro, foi mais barato do que estava a espera
-
Penso que isto só faz real sentido para quem tem motos permanentemente paradas.
Ou seja, que chegam a ficar imensos meses ou mesmo anos sem sequer sair do local.
O que em regra geral, são motos antigas.
O descanso lateral, existindo, é mais do que suficiente.
Não existindo também não é drama.
Desde que não esteja num local onde leve encontrões. Siga..
A questão da deformação dos pneus é real e pertinente.
Mas não é 6 meses parada que o gajo vai ás filhoses. Quanto muito perdem pressão.
E por norma, na maioria das borrachas de hoje em dia, mais rapido o pneu se degrada porque "plastifica" do que propriamente deforma.
-
Mandei vir um suporte traseiro bem baratinho da Eurobikes (37€), com opção de suportes em borracha e ganchos spool.
Tem dado muito jeito para fazer a manutenção básica e limpeza.
Para deformar os pneus, na minha opinião acho tem que passar mesmo muito tempo. As motos não teem o mesmo peso dos carros, e desde que mantenham pressão devem aguentar.
Como escreveu o dfelix, antes disso a borracha envelhece, seja em que descanso estiver.
Curiosidade,
Numa das ocasiões que desmontei a caixa de admissão ar da GSR600, notei que o copo de condensados esta colocado no lado esquerdo da caixa, precisamente o lado do descanso central. Assim todos os condensados que surjam após o arrefecimento o motor só são purgados correctamente se a mota estiver inclinada. Ou seja, parece estar desenhada para repousar naturalmente no descanso lateral.
-
A mim dá jeito o central por várias razões
Assistir a corrente
Medir a pressão dos pneus sem ter de andar à mão até a válvula estar na melhor posição
Ver o nível do óleo pelo óculo só possível na vertical
Quando vou acampar deixo sempre no lateral quando fica em cima de terra ou relva ao lado da tenda e uso sempre uma pequena placa de PVC 10 mm para servir de base ao apoio impedindo que afunde, no central teria de colocar duas placas e mesmo assim tenho sempre receio que tombe para o lado da tenda.
Se por acaso uma toupeira fizer um respiradouro por baixo da placa tomba sempre para o lado contrário da tenda.
Quanto aos pneus deformarem é difícil porque a pressão dos pneus vai de 2,5 a 3 bares, os pneus dos carros andam pelos 2,2 bares em média e não deformam com mais de 250 kg cada pneu.
-
A minha moto, mesmo no Inverno e mesmo com a pandemia, nunca está tempo suficiente parada para equacionar outra opção que não seja o descanso lateral.
O descanso central ( que a minha não tem ), ou o tal cavalete ( que tambem não tenho, mas já pensei em adquirir para fazer pequenas manutenções ) teriam tanta utilidade para mim como um carregador de bateria. Não tenho um aparelho desses porque... se a bateria se for abaixo, não é por falta de uso da moto, é outro problema qualquer ( fim de vida util, ou algum problema de outro género ).
-
Em scooters com chassis de chapa prensada (Vespa, LML, e algumas outras antigas), o descanso lateral tende a empenar o estrado.
-
Depois do que já todos disseram...
Porque razão TODAS as motos (*) têm descanso lateral e nem todas têm descanso central ?! Acho que diz tudo... :tornarseanjinho: 8)
Será só porque as marcas foram forretas para obrigar a malta a adquirir o descanso central como acessório, quando muitos dos casos nem existe ?!
EDITADO: (*) motos de caixa são o meu campo de acção e de scooters, além da experiência durante a adolescência, só revivi as scooters por dois momentos, sem que tenha precisado em qualquer uma delas de utilizar o desanso... uma scooter peugeot que tinha compressor (aquilo voava mas nas curvas meu deus... mas era excelente para fazer corridas dragstar...) e a PCX que experimentei estando a fazer já quase 2 anos... portanto, quando digo "motos", "scooters" são "scooters" e "motos" são "motos de caixa tradicional"
-
Depois do que já todos disseram...
Porque razão TODAS as motos têm descanso lateral e nem todas têm descanso central ?! Acho que diz tudo... :tornarseanjinho: 8)
Será só porque as marcas foram forretas para obrigar a malta a adquirir o descanso central como acessório, quando muitos dos casos nem existe ?!
As Scooters todas trazem descanso central
Podes explicar porquê.?
-
Em scooters com chassis de chapa prensada (Vespa, LML, e algumas outras antigas), o descanso lateral tende a empenar o estrado.
Isto pode ser uma grande razão das scooter todas terem central. Bem pensado :tirarchapeu:
-
Em scooters com chassis de chapa prensada (Vespa, LML, e algumas outras antigas), o descanso lateral tende a empenar o estrado.
Isto pode ser uma grande razão das scooter todas terem central. Bem pensado :tirarchapeu:
Não é só por essa razão, numa Scooter não se consegue aplicar esta engenhoca na roda traseira para assistir o variador.
Numa mota consegues, por essa razão o descanso central é opcional, além de nem todos gostarem daquele peso a mais.
(https://www.worten.pt/i/81b384b66f71e5474d5b03111d0ad8c5d5fa97c0.jpg)
-
Depois do que já todos disseram...
Porque razão TODAS as motos têm descanso lateral e nem todas têm descanso central ?! Acho que diz tudo... :tornarseanjinho: 8)
Será só porque as marcas foram forretas para obrigar a malta a adquirir o descanso central como acessório, quando muitos dos casos nem existe ?!
As Scooters todas trazem descanso central
Podes explicar porquê.?
Porque não tem travão de mão nem se consegue bloquear o motor :D
-
Depois do que já todos disseram...
Porque razão TODAS as motos têm descanso lateral e nem todas têm descanso central ?! Acho que diz tudo... :tornarseanjinho: 8)
Será só porque as marcas foram forretas para obrigar a malta a adquirir o descanso central como acessório, quando muitos dos casos nem existe ?!
As Scooters todas trazem descanso central
Podes explicar porquê.?
Porque não tem travão de mão nem se consegue bloquear o motor :D
Nada que uma pedra não resolva :lolol:
-
Depois do que já todos disseram...
Porque razão TODAS as motos têm descanso lateral e nem todas têm descanso central ?! Acho que diz tudo... :tornarseanjinho: 8)
Será só porque as marcas foram forretas para obrigar a malta a adquirir o descanso central como acessório, quando muitos dos casos nem existe ?!
As Scooters todas trazem descanso central
Podes explicar porquê.?
Porque não tem travão de mão nem se consegue bloquear o motor :D
Nada que uma pedra não resolva :lolol:
Isso é muito à "Crocodile Dundee" :lolol: :lolol: :lolol:
-
Depois do que já todos disseram...
Porque razão TODAS as motos têm descanso lateral e nem todas têm descanso central ?! Acho que diz tudo... :tornarseanjinho: 8)
Será só porque as marcas foram forretas para obrigar a malta a adquirir o descanso central como acessório, quando muitos dos casos nem existe ?!
As Scooters todas trazem descanso central
Podes explicar porquê.?
Porque não tem travão de mão nem se consegue bloquear o motor :D
Nada que uma pedra não resolva :lolol:
Isso é muito à "Crocodile Dundee" :lolol: :lolol: :lolol:
:cool:
-
Acho que a melhor forma para que o pneu não grete é untá-lo generosamente de óleo, ou outra gordura ::P: tem a vantagem de com um pouco de força se levar a mota para onde queremos só empurrando :napodeser:
De qualquer maneira como a minha no máximo pára dois dias por semana excepto quando vou de férias, não se põe o problema, assim poupo o Fula de girassol :stuck_out_tongue_winking_eye:
-
Depois do que já todos disseram...
Porque razão TODAS as motos têm descanso lateral e nem todas têm descanso central ?! Acho que diz tudo... :tornarseanjinho: 8)
Será só porque as marcas foram forretas para obrigar a malta a adquirir o descanso central como acessório, quando muitos dos casos nem existe ?!
As Scooters todas trazem descanso central
Podes explicar porquê.?
Porque não tem travão de mão nem se consegue bloquear o motor :D
Nada que uma pedra não resolva :lolol:
Isso é muito à "Crocodile Dundee" :lolol: :lolol: :lolol:
:cool:
Enganei-me... queria dizer "Os Deuses devem estar loucos"...
-
Por aqui só tenho descanso lateral, mas em periodos de paragem prolongada (como agora, por exemplo) tento sempre metê-la no cavalete.
Acaba por sobrecarregar menos o descanso lateral e evita a deformação do pneu traseiro.
-
Central sempre em paragens maiores.
Evita deformações de pneus e desgaste maior de retentores.
Além de que ficam mais estáveis, num eventual encontrão...
-
Acima foi levantada uma questão pertinente sobre isto.
A estabilidade em que fica uma moto, quando se encontra no descanso central, também me parece ser maior.
Seja por alguém inadvertidamente lhe dar um encontrão, ou mesmo por acção meteorológica (que já aconteceu tantas vezes e temos por cá casos relatados), o descanso central, quando em uso, oferece maior estabilidade do que o lateral.
-
Acima foi levantada uma questão pertinente sobre isto.
A estabilidade em que fica uma moto, quando se encontra no descanso central, também me parece ser maior.
Seja por alguém inadvertidamente lhe dar um encontrão, ou mesmo por acção meteorológica (que já aconteceu tantas vezes e temos por cá casos relatados), o descanso central, quando em uso, oferece maior estabilidade do que o lateral.
Depende muito do ângulo do descanso lateral e onde está apoiado no chão, quanto mais inclinada ficar melhor mas sempre engatada.
Numa determinada altura coloquei uma base mais larga no apoio lateral para evitar enterrar na areia ou terra de cada vez que parava desta forma evitava procurar terra mais dura para descansar mas a mota ficava mais direita e não me inspirava tanta confiança até que...!
Em Porto Côvo estava eu a tirar fotos descontraido da vida e de repente levanta um mini ciclone e quase logo de seguida ouço um baque e Raposa no chão, felizmente estava em cima da areia e só riscou o meu orgulho.
Caiu para o lado direito mas se o descanso não tivesse a base creio que não tinha caído porque fica bem inclinada tendo de fazer algum esforço para a endireitar.
Nesse mesmo dia tirei a base, nos Parques de Campismo deixo sempre com o lateral ao lado da tenda e nunca caiu.
Também é verdade que os Parques estão mais resguardados do vento mas não sei porquê inspira-me mais confiança apoiada no lateral porque tem um bom ângulo de inclinação.
Na garagem fica sempre no central como é óbvio.