Clube Português Motociclismo
GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: Nuno YB em Abril 18, 2020, 14:37:21, 14:37
-
Não fazia ideia de que existia tal coisa mas, pelos vistos, existe...
A FIM tem uma homologação propria para cascos que, ao que parece, "atira" as homologações ECE, DOTT e SNELL para o contentor do lixo.
Ao que parece, segundo relatos de vários "provadores" de capacetes, as agencias de homologação atrás referidas não estão muito contentes com a classificação FIM dada aos capacetes que eles proprios acabaram de homologar.
Isto é estranho? Talvez... mas será descabido?
https://www.frhp.org/circuit%20helmets/homologated-helmets
Todos sabemos que, havendo "r€cursos", tudo e mais alguma coisa passa na homologação. Testando os artigos bem a fundo e mesmo a sério... muitos deles talvez não o conseguissem ( sempre me fez confusão certos capacetes tipo jet com "casca" de plástico injectado obterem homologação, quando a mesma homologação é dada a capacetes de de fibra de vidro, multi-compósitos e fibra de carbono ).
E, já desde há muito tempo, me faz confusão serem quase sempre as mesmas marcas a terem boas apreciações e classificações em testes de revistas de motociclismo ou outros tipos de testes.
-
Os EUA e Canadá não aceitam todas as normas sei de um amigo que viajou para os EUA e levava um Caberg com a norma ECE / ONU 22.05 europeia e foi multado, teve de largar uns dólares e comprar um por lá.
-
Desconhecia por completo.
Mas parece-me ser uma homologação para efeitos de competição.
Ou seja, um vez da tradicional checklist descrita em regulamento e verificada pelos fiscais de prova... passam a considerar que determinados modelos já cumprem essas especificações.
E uma forma de sacar uns trocos aos fabricantes, caso se tenha entretanto necessário que estes paguem para obter esta homologação.
Não me parece que tenha efeitos na via pública, onde prevalece a ECE por ser legislação da UE e não propriamente duma federação desportiva.
-
Exacto... FIM e uma homologação para competição
Nos carros tambem existe homologação, para além da norma Snell 2015 também tens de ter homologação FIA 8859-2015
São usos específicos que tem homologações também específicas.
-
Exacto... FIM e uma homologação para competição
Nos carros tambem existe homologação, para além da norma Snell 2015 também tens de ter homologação FIA 8859-2015
São usos específicos que tem homologações também específicas.
Não necessariamente.
A AGV já se dá ao trabalho de meter essa homologação no seu "Pista" ( modelo de venda directa ao publico ). Com esta certificação ficam homologados para competição em circuito? É provavel, sim.
Mas o facto de um fabricante de capacetes como a AGV fazer "alarido" desse facto, parece-me um caso de estudo.
A questão aqui não é se a homologação ECE, DOTT ou SNELL é ou não válida. Continuará a ser, sem duvida ( ou não, depende da valorização que os consumidores finais dão a esse tipo de certificação, sabendo que já há muito tempo que a malta desconfia disso ). Mas, e tendo em conta que o factor segurança é o mais valorizado pelos utilizadores, haver uma certificação de uma entidade que testa capacetes em impactos frontais, laterais e obliquos, com experiencia na alta competição e com todas as consequencias que possam daí surgir, vai dar que pensar a quem paga valores astronomicos por capacetes de gama alta.
E, se a AGV faz questão de expor essa homologação nos seus produtos... quanto tempo demorarão os outros fabricantes a fazer o mesmo? E isso será bom... ou nem por isso?
-
Os capacetes de competição tem todos venda directa ao público. Não são disponilibilizados por nenhum outro canal específico.
Se quiseres comprar um Schuberth SF2 ou Arai GP6 igual ao que vês os pilotos na F1 tens acesso a comprá-lo.
No caso das motos e igual. Sei que o Schuberth SR2 tem a dita hologacao FIM e que o Shark Race R Carbon tambem tem pois são os modelos precisamente com vinco mais desportivos, outro fabricantes como Shoei ou Arai também os deverão ter mas não sei os modelos de cor :nice:
-
A AGV já se dá ao trabalho de meter essa homologação no seu "Pista" ( modelo de venda directa ao publico ). Com esta certificação ficam homologados para competição em circuito? É provavel, sim.
Dantes só te verificavam que se estava de acordo com o regulamento da FIM.
Ou seja, se é integral, duplo D, tem os encaixes das viseiras e bom estado e pouco mais.
Podias levar um capacete do aliexpress e que desde que cumprisse estes requisitos, ele levava com o autocolante e siga pra pista. :)
Mas o facto de um fabricante de capacetes como a AGV fazer "alarido" desse facto, parece-me um caso de estudo.
Não vejo razão para caso de estudo... :D
Mostrar ao mercado que é "de competição" ou "profissional" é sempre um argumento potenciador de vendas em alguns segmentos.
Mas, e tendo em conta que o factor segurança é o mais valorizado pelos utilizadores, haver uma certificação de uma entidade que testa capacetes em impactos frontais, laterais e obliquos, com experiencia na alta competição e com todas as consequencias que possam daí surgir, vai dar que pensar a quem paga valores astronomicos por capacetes de gama alta.
Não me parece que isto vá ser muito relevante aos motociclistas no geral. :)
Não testam para efeitos de circulação na via pública como a ECE.
Não testam para efeitos de informar o consumidor como a SHARP. (que é uma espécie de "Deco Proteste" dos capacetes)
Testam exclusivamente para os permitir em competições desportivas.
E sendo uma homologação competitiva, só irá abranger a oferta desportiva de cada fabricante.
Como o fabricante terá certamente que pagar pela certificação, irá só submeter os produtos que realmente acha justificar o investimento.
A única "vantagem" que vejo nisto é se decidir começar a brincar ás corridas já sei qual a lista de capacetes que me é permitido usar.
O que implica comprar um, pois o que tenho para o efeito pelos vistos já não é homologado para tal.
E, se a AGV faz questão de expor essa homologação nos seus produtos... quanto tempo demorarão os outros fabricantes a fazer o mesmo? E isso será bom... ou nem por isso?
Se ajudar a vender... porque não?
-
Apesar de ser (por agora) somente aplicável a capacetes de competição (querem alargar também ao OffRoad), acho muito interessante o sistema de classificação com níveis.
Atualmente sabemos que um capacete cumpre as normas mas não temos conhecido da performance real, se excedeu por larga margem ou se foi à tangente.
-
Apesar de ser (por agora) somente aplicável a capacetes de competição (querem alargar também ao OffRoad), acho muito interessante o sistema de classificação com níveis.
Atualmente sabemos que um capacete cumpre as normas mas não temos conhecido da performance real, se excedeu por larga margem ou se foi à tangente.
Onde está essa informação?
O link que o Nuno YB colocou apenas mostra uma lista. Há links para o que é testado mas não encontrei resultados de nada.
:-\
-
Em 2019, o actual presidente da FIM, o português Jorge Viegas, abordou esse tema da homologação e que passou a ser algo que, aparentemente, abarcou todas as competições: MotoGP, Superbike, Endurance, Motocross, Supercross, Trial, Enduro...
Pela leitura deste link que deixo abaixo, pelo menos ressalta que a partir de 2020 passou a ser obrigatório em todas as competições...
"(....)In addition to Grand Prix and Superbike racing adopting the new standard with immediate effect, it will be mandatory for all circuit racing competitions to adhere to the new FIM homologation process as from their first event of 2020.(....)"
https://www.roadracingworld.com/news/fim-racing-helmet-homologation-program-is-now-in-full-effect/