Clube Português Motociclismo
Convívio CP-MOTO => As viagens e passeios dos nossos membros... => Tópico iniciado por: jpcontreiras em Julho 29, 2020, 19:40:47, 19:40
-
Vivemos em tempos sombrios, sobretudo desde março de 2020, altura em que uma pandemia, uma inimiga invisível e insidiosa, provocou consequências inimagináveis nos quotidianos da maior parte de nós, a vários níveis. Uma das consequências da pandemia traduziu-se no cancelamento de praticamente todas as atividades ligadas ao motociclismo.
Assim, esta atividade, consistindo num passeio com motociclistas até à costa alentejana, promovida pelo Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana, no âmbito da Operação Moto 2020, afigurava-se como uma excelente oportunidade para, por um lado, dar início a um muito desejado desconfinamento motard e, por outro, continuar a defender uma causa que antes de ser minha, foi do meu Pai, durante muitos anos instrutor de condução em Beja, e que é a causa da segurança rodoviária.
Naquele 12 de julho, pelas 08h00, um domingo soalheiro de verão, estavam reunidas as condições para um passeio motociclista memorável: uma temperatura agradável (sempre inferior a 30º C), vento fraco, boa companhia, a singular beleza das planícies e do litoral baixo-alentejano e muita motivação para promover comportamentos favoráveis à segurança rodoviária.
Depois de um breve briefing no pátio interior do quartel da GNR de Beja, o capitão Monteiro deu início ao passeio, liderando o grupo desde o início. Este optou por um trajecto que passou por Ervidel, Aljustrel, Ourique, São Martinho das Amoreiras, Bemposta, Odemira, Zambujeira do Mar e, finalmente, Cabo Sardão.
Junto ao Farol do Cabo Sardão, em plena costa alentejana à beira do Oceano Atlântico, houve lugar a um momento de diálogo onde, entre outros temas, foram abordadas questões ligadas à segurança rodoviária.
Salientou-se que os acidentes com veículos de duas rodas, normalmente, resultam em consequências graves, e que os dados estatísticos indicam que, desde o desconfinamento geral, a partir de maio, no âmbito da sinistralidade rodoviária, cerca de um terço das vítimas mortais foram motociclistas.
Foram, também, recordados conselhos preciosos para os motociclistas em geral:
1. Usar o capacete, vestuário de proteção resistente e material retrorrefletor
2. Circular sempre com os médios acesos, para serem vistos
3. Não circular entre filas de veículos
4. Adequar a velocidade ao estado do piso
5. Garantir as distâncias de segurança
6. Praticar uma condução defensiva
Fiquei com a sensação, durante o convívio à mesa de um restaurante de Odemira, que o objetivo de sensibilizar aqueles motociclistas para a prevenção de comportamentos de risco durante a condução de motociclos e ciclomotores, foi plenamente atingido.
Segundo Albert Schweitzer, o exemplo não é a melhor forma de ensinar, o exemplo é a única forma de ensinar. E foi precisamente isso que o cabo Laurindo e o capitão Monteiro, motociclistas da GNR, fizeram naquele dia, com a sua soberba pilotagem defensiva. Por isso lhes rendo esta pequena homenagem.
Por fim, nunca é demais recordar que a “guerra” contra o sars-cov-2 está longe de estar ganha. É necessário continuar, durante mais algum tempo, a respeitar a etiqueta respiratória (uso de máscara), lavar/desinfetar frequentemente as mãos, evitar ajuntamentos e manter as distâncias.
João Contreiras
Beja, 29-07-2020(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200729/e2fec68061c4fed9970c117ba5731bd4.jpg)
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200729/3d2a856abd764d223b76f01651204d41.jpg)
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200729/a7cc4179b275569f4cbb1a433fdf4351.jpg)
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200729/ebcba2ede2a23b8bd5ed8f4da82e3644.jpg)
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200729/36d1c79acc0fb3e43d8015fe3a7cf8b3.jpg)
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200729/1ae595453a2c9f3b632a637aef961003.jpg)
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200729/399ee8b48948a010104a5b97cc5f6d25.jpg)
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200729/d665aebbcc076e7b968d13b4b303b92b.jpg)
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
-
:nice:
Gostei de ler o que escreveste.
Aprecio este tipo de aproximação que tem vindo a ser feito, nos tempos mais recentes, por parte das autoridades e dirigidas aos motociclistas.
Isto é o completo oposto a outras acções intituladas "operação moto" e que me dispenso de dizer qual o âmbito das mesmas.
Conselhos, passagem de experiência, demonstração de como se faz ou deve fazer, recordar de certas normas...
Tudo isso é extremamente positivo e espero que haja muitas mais acções do género por parte da GNR.
Muito bem... :nice:
Já agora uma pequena nota.
Aquele ponto 3 "Não circular entre filas de veículos" talvez não seja nada fácil de seguir à letra. ;)
-
O ponto 3 pode não ser fácil mas é extremamente importante. Eu diria que é quase criminoso usar o slogan "compre uma moto e livre-se das filas de trânsito" como eu já ouvi alguns vendedores de motos dizerem.
-
Se é para estar parado no trânsito para isso andasse de carro
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Já tive inclusive dois casos em que a PSP e a GNR (em ocasiões separadas) desviaram o carro/jipe para me dar passagem no trânsito.
Uma das grandes vantagens da mota no dia-a-dia é precisamente não ficar preso no trânsito, e se for feito com cabeça dificilmente há problema.
-
Conheço pessoalmente tanto agentes da PSP como militares da GNR motociclistas e...eles próprios circulam entre filas. :)
Não vejo grande problemática na questão.
Claro que comportamentos levados para o lado do excesso e andar entre filas à abrir, isso já é outra questão e aí sim as recomendações feitas neste tipo de iniciativas aqui indicadas no tópico, devem (mesmo!) ser levadas em conta. :nice:
Algo assim (ver vídeo) é inconsciência pura e bem diferente de uma circulação entre filas com andamento fluído e sem excessos.
-
Com esse dificilmente vão implicar porque não o apanham. :D
A não ser que se espete... :)
A dura realidade é que "circular entre filas" é aos olhos da lei uma infracção em muitos países, nomeadamente o nosso.
Por norma as autoridades toleram. Por uma questão de bom senso.
Mas não significa que seja um direito, a ponto de se andar por entre filas a buzinar e gesticular para os automobilistas que não facilitam... algo que todo o santo dia observo.
Por norma as autoridades não implicam com isto.
O que não significam que sejam todos uns porreiros.
Há uns anos atrás quando começaram a abrir a faixa do BUS na cidade de Lisboa também aos motociclistas, houve muitos que por agora existir uma faixa... já se sentiam no direito de multar quem ia de moto a filtra entre outras.
Porém, há algum tempo que não tenho conhecimento de situações destas.
A coisa deve estar mais calma.
-
Boa iniciativa!!!
Bem melhor do que a "sensibilização" das ultimas semanas! :nice:
Circular entre as filas de transito não é permitido pelo nosso cod. da estrada. Na pratica a não vejo mal algum, desde que se faça com velocidade comedida, +15 a 20km/h do que o fluxo de transito.
Aliás, se tiver que ir "entalado" no meio de dois carros nem consigo descontrair ou desfrutar da viagem...
-
Tenho este guardado nos favoritos para me lembrar que não sei nada. A probabilidade do motard já ter falecido é elevada.
Dei com este vídeo quando estava a pensar em comprar a primeira scooter na pesquisa "como filtrar"
-
Pessoalmente, não tenho qualquer problema em aguardar serenamente numa fila de trânsito. Aos motards que sofrem intensamente com as filas de trânsito, sugiro que optem por uma moto voadora... algo deste género:
https://www.motor24.pt/motos/a-moto-voadora-esta-pronta-e-ate-ja-tem-preco/579179/
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
-
Pessoalmente, não tenho qualquer problema em aguardar serenamente numa fila de trânsito. Aos motards que sofrem intensamente com as filas de trânsito, sugiro que optem por uma moto voadora... algo deste género:
https://www.motor24.pt/motos/a-moto-voadora-esta-pronta-e-ate-ja-tem-preco/579179/
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Olha que não era mal pensado :D...
Mas se não se pode passar pelos lados, provavelmente também deveria ser proibido por cima. :-\.
-
Pessoalmente, não tenho qualquer problema em aguardar serenamente numa fila de trânsito. Aos motards que sofrem intensamente com as filas de trânsito, sugiro que optem por uma moto voadora... algo deste género:
https://www.motor24.pt/motos/a-moto-voadora-esta-pronta-e-ate-ja-tem-preco/579179/
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Certamente essas filas de trânsito que aguardas serenamente deve ser aquelas do semáforos numa pequena localidade em que estão meia dúzia de carros.
E em relação á mota voadora eu prefiro as 2 rodas no alcatrão obrigado 
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Caro Contreiras,
De que forma se passou todo esse processo e que culminou no dia da formação, nesse pátio interior do quartel da GNR de Beja? :)
O que tiveste de entregar, quanto tempo levou depois a seres contactado, de que forma foi esse contacto (por escrito para uma morada previamente indicada; por contacto telefónico..) e já agora se esse convívio à mesa de um restaurante de Odemira contou somente com os inscritos, ou também com todo o pessoal da GNR envolvido nesta actividade..
Obrigado :convivio:
-
Sapiens, Tratou-se de um passeio informal, não tinha a natureza de um curso... penso que o texto é auto-explicativo.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Entendo o factor informal que agora indicas (não tinha ficado com essa ideia), mas de que forma te chegou ao conhecimento esta iniciativa promovida pelo Comando Territorial da GNR de Beja e que estaria integrada no âmbito da Operação Moto 2020?
Houve uma inscrição propriamente dita, ou simplesmente foi aparecer no dia e hora combinado?
Era mais nesse sentido que perguntava, ou seja, de como se desenrolou este processo.
As minhas desculpas se anteriormente não me soube explicar melhor...
-
O passeio foi anunciado no Facebook da GNR, através do flyer que vês no início do post.
As inscrições processaram-se por telemóvel até à sexta-feira anterior ao dia do passeio.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Tendo sido um passeio informal, ou não, é uma atitude de louvar e com certeza bem mais eficaz do que a
caça à multa acção de sensibilização que tem sido feita ultimamente.
Em Inglaterra, todos os anos têm por lá o Bike Safe Weekend onde os participantes são acompanhados pela policia motorizada que, além de ensinar umas coisas, também dá feedback sobre aquilo que vê as pessoas a fazerem.
-
Pessoalmente, não tenho qualquer problema em aguardar serenamente numa fila de trânsito. Aos motards que sofrem intensamente com as filas de trânsito, sugiro que optem por uma moto voadora... algo deste género:
https://www.motor24.pt/motos/a-moto-voadora-esta-pronta-e-ate-ja-tem-preco/579179/
Não há problema nenhum.
Apenas não oferece qualquer vantagem de mobilidade face ao uso do automóvel. ;)
Uma moto voadora seria muito interessante.
Só que a legislação aérea é bem mais restrita e complexa que a da estrada. :)