Clube Português Motociclismo
GERAL => Legislação e informações relevantes na área do motociclismo => Tópico iniciado por: saraiva em Agosto 09, 2020, 22:08:56, 22:08
-
Estão disponíveis no Autoinforma as vendas de motociclos até julho:
(https://i.imgur.com/T02lAHX.png)
Como podemos ver no gráfico seguinte, ocorreu uma queda óbvia durante os meses de confinamento, mas estamos agora em crescimento pleno.
(https://i.imgur.com/NES3b7d.png)
Interessante pode ser reparar que:
O TOP10 das Marcas representa 85% das unidades vendidas.
As 30 marcas menos vendidas representam menos de 5% das unidades vendidas.
Para 36 marcas, o mês de julho representou mais de 25% das vendas do ano.
As marcas mais baratas (à excepção da Peugeot) são aquelas onde o mês de julho representa mais em relação ao ano, na minha opinião está relacionado com as 125 e com o fugir de transportes.
Keeway 38%´
Benelli 35%
UM 37%
MITT 48%
Mondial 42%
A média do país é 27%. Mais de um quarto das motas que se venderam no país, foram vendidas em julho. (matriculadas).
Analisando números mais detalhados, mas apenas até maio temos para as 125CC
(https://i.imgur.com/UtKY9r5.png)
Como já referi num outro tópico sobre a United Motors esta marca é para mim a grande surpresa. Tenho visto num grupo do Facebook várias pessoas a queixar-se que estão a demorar muito a chegar, pelo que é possível que agosto continue a surpreender.
(https://i.imgur.com/okXXyEd.png)
Nas motos superiores a 125CC a grande surpresa é a Zontes. É certo que o crescimento é brutal 196% (quadruplicou) porque a base não era muito grande - passou de 28 para 83 motos - mas não deixa de ser uma grande performance estando a bater à porta do Top10 de vendas absolutas em Portugal.
-
Bom tópico. :nice:
A generalidade das marcas de facto ressentiu-se da pausa e...que não foi pequena.
Aliás, mesmo após o confinamento diria que a hesitação se prolongou no tempo.
Curiosa a leitura que se pode fazer de algumas marcas. :nice:
No caso da Daelim por acaso confesso que não esperaria um "tombo" tão grande, até porque numa consulta ao website da marca (que serve a península ibérica), os preços são muitíssimo atractivos e sempre com boas promoções.
Mas pronto...
Daqui para a frente creio que as coisas vão recuperar na maioria das marcas, apesar de vários factores da economia levarem a que seja uma recuperação não tão rápida quanto o desejável.
-
Estão disponíveis dados atualizados.
Até agosto temos então o top de vendas por marca (não inclui triciclos).
(https://i.imgur.com/eLTnlRd.png)
Já nas 125CC (dados até julho) a UM continua a ser a melhor em crescimento, 85% em relação ao ano passado, ultrapassou a Benelli en unidades vendidas no ano.
(https://i.imgur.com/nG9tdgd.png)
A Keeway mesmo tendo a herança "Superlight" continua a crescer - pelo que tenho visto na rua e nas redes sociais . devido essencialmente à RKF.
Outras curiosidades acerca das 125CC:
- A Keeway e a Benelli juntas venderam 30% das 125CC nestes 7 meses
- As cinco marcas que mais venderam representam 76% das unidades vendidas e se tivermos em conta as 10 que mais venderam representam 91% das vendas
- A Aprilia vendeu mais motas em julho (10 unidades) que no primeiro semeste 9 unidades
- A Honda já está em crescimento e ainda deverá recuperar e salvar o ano.
No que respeita aos restantes motociclos temos os seguintes dados:
(https://i.imgur.com/AfUaQL6.png)
A BMW continua a ser um caso de sucesso com o crescimento de 55% em julho (+ 98 motas que em julho de 2019). A Zontes está a
manter o crescimento e a consolidar o ligar no Top10.
Já a KTM teve um julho negro (- 33 motas que em julho do ano passado).
-
Acredito que a KTM vá crescer daqui para a frente, graças ao "fenómeno Miguel Oliveira"
-
A ACAP já deu a conhecer a tabela mais recente quanto a vendas de motociclos, ciclomotores e triciclos, ou seja, mês de Agosto, o conjunto de meses de Janeiro a Agosto e a sua variação face ao ano anterior.
Sem grande espanto e dada a situação que se tem vivido, os resultados globais mantêm-se negativos.
(https://i.postimg.cc/q7vppTnV/Screenshot-20200906-180610.jpg)
-
Venderam-se, em setembro de 2020, 3.205 motociclos 944 dos quais foram Honda (30%).
(https://i.imgur.com/b4QqFHy.png)
Nos números detalhados a Agosto podemos observar o seguinte:
Nas 125CC o destaque continua a ser para a UM, com um crescimento de 100% em relação a 2019. É fácil encontrar problemas nas pessoas com UMS mas elas continuam a vender bem. Estaremos a replicar o que aconteceu com a KSL?
(https://i.imgur.com/0TM5Pu1.png)
A UM consolida assim a 4ª posição nas vendas de 125CC deixando para trás a Benelli.
Será que as novas Zontes já estão a chegar em massa / ser matriculadas? Até onde irão chegar este ano?
Na venda dos motociclos de cilindradas superiores a 125CC, os números continuam maus para a maioria das marcas. A Yamaha chegou em agosto ao positivo YTD como previa; a BMW a manter o crescimento - o que não deixa de ser fantástico para os valores envolvidos na compra desta marca e a Zontes mantém o estatuto de marca em crescimento passando de 100 para quase 200 motas em 2020.
(https://i.imgur.com/U9Y9Lz1.png)
-
A Keeway mantém uma prestação comercial no nosso país, que é invejável.
Conseguir um 3° lugar das vendas no mês de Setembro e manter-se, ano após ano, sempre tão bem colocada na tabela nacional, é um feito que se deve não só ao preço baixo, mas também a uma gama suficientemente abrangente e de design apelativo q.b.
As SuperLight, com os sacos laterais e o pára-brisas alto, serão porventura do que melhor sai da sua gama. :nice:
(....) É fácil encontrar problemas nas pessoas com UMS (....)
Caro Saraiva, bem sei que aquilo que pretendias dizer é que existem problemas relatados nas UM, mas a forma como o disseste... :stuck_out_tongue_winking_eye:
Just kidding. :convivio:
-
Nas >125 a Zontes de facto está imparável, depois de entrar no top 10 já ocupa o 9º lugar com 97% de progressão; quando chegar a scooter irá incrementar.
-
Caro Saraiva, bem sei que aquilo que pretendias dizer é que existem problemas relatados nas UM, mas a forma como o disseste... :stuck_out_tongue_winking_eye:
Sim são as UM que costumam vir com problemas, não os seus donos.
:oops: