Clube Português Motociclismo
Convívio CP-MOTO => As viagens e passeios dos nossos membros... => Tópico iniciado por: NunoMt em Agosto 18, 2020, 23:46:12, 23:46
-
Boas companheiros.
Tenho estado a pensar agora no final de Setembro quando o calor acalmar um pouco estou a pensar tirar 3 dias de férias e aproveitando um do fim de semana fazer um passeio de 4 dias.
Já a algum tempo que ando a querer fazer a Serra da Estrela de mota, embora para isso não precise dos 4 dias... Pelo que se quiserem fazer algumas sugestões ou dar dicas de lugares a visitar estou aberto a sugestões.
Ou dicas e lugares a visitar tendo em conta a Serra da Estrela (por exemplo 2 dias na Serra mais dois dias noutro lado) e alguns percursos complementares na zona, ou mesmo um percurso completamente distinto para os 4 dias.
A minha ideia é viajar de manhã até perto da hora de almoço. almoçar perto do local a pernoitar de forma a poder usar o hotel para descansar um pouco e visitar alguma coisa nas redondezas e ir progredindo assim. Estou a contar fazer uns 300km por dia, provavelmente mais no regresso dependendo do percurso.
Abraço e venham de lá essas dicas.
-
Boas NunoMt,
Eu optaria por algo diferente, embora a região envolvente da Serra da Estrela seja muito interessante, com a Covilha e Guarda pelo meio.
A minha sugestão seria mais junto à costa, e rumo ao norte de país. Considerando os 4 dias, talvez a primeira noite fosse passada entre Aveiro e Porto, por exemplo na Feira ou S.Joao da Madeira, de onde podias partir para o lado da costa, num passeio a S. Jacinto, ou para a Serra, a Freita, depois Arouca (passadiços do Paiva) e almoço em Alvarenga, terra dos bifes...
destino seguinte, Porto, Viana do Castelo, Monção e Caminha. Dormir na zona de Arcos de Valdevez ou Ponte da Barca.
Dia seguinte visita ao Santuário da sra. da Peneda, passando pelo Mezio. De regresso passar por Soajo, barragem de lindoso e dormida novamente em Arcos, Barca. Eventual ida a Ponte de Lima.
Seguinte, destino (se valer a pena) Geres, por Vila Verde, Amares, Terras do Bouro. Eventual ida a Montalegre almocar.
Depois regresso a casa.
-
Boas
4 dias dá para fazer uma volta pelos picos da europa :yeah:
-
Boas companheiro.
Deixo te aqui um percurso espetacular ( já fiz algumas vezes pois passo férias nessa zona da beira alta), visto que te interessa fazer a zona da serra da estrela:
Segues pela Guarda e apanhas a estrada ( nacional, claro, pois as AE's só servem para estragar pneu
) que passa por Pinhel e visitas Castelo Rodrigo (vale a pena).
Segues depois até Almendra e aí inicias a famosa N222
( não vale a pena falar dela, vale sim ir fazê-la de mota !!!!
).
Visitas Vila Nova de Foz Côa e continuas na N222 até ao Pinhão (nova paragem ).
Continuas a deliciar-te com o percurso até á Regua (come-se bem por lá
).
Estamos a falar ( da Guarda á Regua ) de cerca de 170 KMS de estradas espetaculares e paisagens lindíssimas
Depois ficas com a hipótese de continuares na N222 passando por Resende e Cinfães ( zona da N222 mais "trabalhosa" ao nível motociclístico....hehehe


), até Castelo de Paiva onde te aconselho a passar para a margem norte do rio Douro e seguires até á zona do Freixo (Porto) pela também espetacular N108.
Em alternativa, da Régua começas a "descer" em direção a Lamego- Viseu-Coimbra, pois tens também nessa zona estradas/sítios muito bons para um passeio de mota.
Enviado do meu M2003J15SC através do Tapatalk
-
Eu cada vez mais acho que 4 dias não dá para ver assim tanto!
È como dizer que fazes a N2 em dois dias, fazes, mas não desfrutas!
Não te esqueças que em Setembro os dias já são mais pequenos!
Uma coisa é 4 dias andar de mota, outra coisa é 4 dias andar de mota e visitar os locais por onde passas!
Atenção, é só uma opinião, desfruta e aproveita!
Falas-te na Serra da Estrela, se pensares que do Seixal a Seia, ou Covilhã, depende por onde fores, são 4 horas de viagem para cada lado!
Um dia já foi!
A Serra não é só uma estrada, que atravessa a serra a meio!
A estrada da torre para Manteigas!
Manteigas a Gouveia, Oliveira do Hospital para a Covilhã!
Isto e muitas outras, além das paragens!
Mas a malta conhece bem a Serra da Estrela, mas nem sabem onde fica Unhais, Cortes, etc, etc!!!
Eu fiz a N2,
1º dia Lisboa - Faro (saímos de Lx as 7 da tarde, fomos dormir a Faro )
2º dia Faro - Abrantes
3º dia Abrantes - Chaves
4º dia Chaves - Lisboa
O único dia que senti que fiz a N2 foi no regresso, que fizemos novamente N2 até Viseu!
Umas paragens com sentido, desfrutar das paisagens e dos locais!
Faz boa viagem, e diverte-te acima de tudo!
-
Obrigado pelas dicas. De facto a N222 é a zona do Douro ganhem me têm cativado.
De facto concordo também que comer kms desenfreadamente não é conhecer os locais. Daí a minha ideia de levantar bem cedo, viajar de manhã é depois aproveitar a tarde para descansar e conhecer o lugar onde pernoito.
Enviado do meu RMX2063 através do Tapatalk
-
Podes sempre aproveitar a zona (Serra da Estrela) para "reconhecimento local" para possíveis locais de passagem/estadia em futuras viagens.
Existem locais muito bonitos da zona que provavelmente já visitaste no passado e que valem demorada atenção.
Vai atualizando.
-
Ainda recordo com saudades a concentração dos Lobos da Neve... Uma boa oportunidade para visitar a serra.
-
Obrigado pelas dicas. De facto a N222 é a zona do Douro ganhem me têm cativado.
De facto concordo também que comer kms desenfreadamente não é conhecer os locais. Daí a minha ideia de levantar bem cedo, viajar de manhã é depois aproveitar a tarde para descansar e conhecer o lugar onde pernoito.
Enviado do meu RMX2063 através do Tapatalk
faz a 222 comeca em gaia ate foz coa e top a viagem ..... eu tou a ver se faco com a minha e ver se junto malta ir ao douro mas vou por dentro desco de baiao mesao frio regua vamos a barragem a varosa ver as escadaria dar ali uma volta almocar e regressar vimos pela 222 desde a regua ate ao porto mas a estrada toda e top fazes ali boa viagem e com belos sitios
-
Sugestões do andar de coiso...
https://www.andardecoiso.pt/site/rota-das-aldeias-do-xisto
https://www.andardecoiso.pt/site/n2-a-estrada-mais-longa
https://www.andardecoiso.pt/site/rota-das-pirites-alentejanas
https://www.andardecoiso.pt/site/serra-de-francia-e-las-hurdes
https://www.andardecoiso.pt/site/picos-de-europa
Bom passeio!
-
Para mim, aconselho a N222 de Almendra até Vila Nova de Gaia, e refiro-me a este sentido em vez do contrário por ser quase sempre do lado da encosta onde se pode apreciar melhor o rio Douro a partir de São João da Pesqueira.
Já fiz a N2 e a 222 toda e sem querer melindrar ninguém dá mais prazer fazer os 226 kms aproximadamente da N222 percorrendo as suas infindáveis curvas com 70% de vista para o rio Douro tornando o passeio mais fresco nesta altura do ano.
É a minha opinião claro
Edit: Se fosse há uns bons anos atrás não aconselhava pois a tareia seria enorme, estava tão degradada que em vez dos 226 kms faziamos 300 de tantos ziguezaques para evitar os buracos, era como a nacional de Arganil a Coja neste momento ou pior.
-
Sugestões do andar de coiso...
https://www.andardecoiso.pt/site/rota-das-aldeias-do-xisto
https://www.andardecoiso.pt/site/n2-a-estrada-mais-longa
https://www.andardecoiso.pt/site/rota-das-pirites-alentejanas
https://www.andardecoiso.pt/site/serra-de-francia-e-las-hurdes
https://www.andardecoiso.pt/site/picos-de-europa
Bom passeio!
Mas o Homem vai de mota!!!
(estou a brincar) :convivio: :convivio:
-
Se pretendes mesmo andar pela Serra da Estrela aconselho uma visita a Poço da Broca e praia fluvial de Loriga, ambos têm bar para uma jolinha não sei é se no final de Setembro ainda estarão abertos.
Da Covilhã até Loriga passando por Unhais da Serra e Alvoco da Serra tens umas belas curvas para fazer com a tua CB500X que se vai sentir na sua praia e depois desces para Vide onde irás passar pelo Poço da Broca
Para pernoitar tens a Casa da Glória em Pomares uma das mais baratas da zona e aproveitas para visitar Avô que fica no caminho sendo umas da mais antigas aldeias de Portugal e tem praia fluvial.
O Poço do Inferno na Serra da Estrela também é acessível de mota e tem estacionamento perto.
-
O Poço do Inferno na Serra da Estrela também é acessível de mota e tem estacionamento perto.
Amigo Rodrigues, este Poço do Inferno é o que fica em Manteigas?
Abraço
-
O Poço do Inferno na Serra da Estrela também é acessível de mota e tem estacionamento perto.
Amigo Rodrigues, este Poço do Inferno é o que fica em Manteigas?
Abraço
Correcto, à beira de Manteigas. Estivemos lá há dias, por esta altura está seco corre um fiozinho pequenino.
(https://thumbnails-photos.amazon.com/v1/thumbnail/ICs2EFTIQ1Sj8AjmedcQjg?viewBox=800&ownerId=ABXKN6MGXP7XX&groupShareToken=SDEdNIFiQVi0XS4m7DoXnw.tctMw8L6xEGXfanA4J0PQ2)
-
O Poço do Inferno na Serra da Estrela também é acessível de mota e tem estacionamento perto.
Amigo Rodrigues, este Poço do Inferno é o que fica em Manteigas?
Abraço
Sim fica perto de Manteigas
Da última vez que lá estive foi de carro há uns 10 anos e salvo o erro foi em Maio, nessa altura devido ao degelo era uma cascata lindíssima.
Nesta altura é normal que corra um fio de água como no poço da Broca.
Para ver cascatas é na Primavera mas não deixa de ser um magnífico passeio né que seja pelas curvas.
-
O Poço do Inferno na Serra da Estrela também é acessível de mota e tem estacionamento perto.
Amigo Rodrigues, este Poço do Inferno é o que fica em Manteigas?
Abraço
Correcto, à beira de Manteigas. Estivemos lá há dias, por esta altura está seco corre um fiozinho pequenino.
(https://thumbnails-photos.amazon.com/v1/thumbnail/ICs2EFTIQ1Sj8AjmedcQjg?viewBox=800&ownerId=ABXKN6MGXP7XX&groupShareToken=SDEdNIFiQVi0XS4m7DoXnw.tctMw8L6xEGXfanA4J0PQ2)
O Poço do Inferno na Serra da Estrela também é acessível de mota e tem estacionamento perto.
Amigo Rodrigues, este Poço do Inferno é o que fica em Manteigas?
Abraço
Sim fica perto de Manteigas
Da última vez que lá estive foi de carro há uns 10 anos e salvo o erro foi em Maio, nessa altura devido ao degelo era uma cascata lindíssima.
Nesta altura é normal que corra um fio de água como no poço da Broca.
Para ver cascatas é na Primavera mas não deixa de ser um magnífico passeio né que seja pelas curvas.
Obrigado,
Então é o que eu conheço. Já lá fui umas 3 ou 4 vezes, sempre com um caudal pequeno...