Clube Português Motociclismo
GERAL => Quadro dedicado à mecânica no geral => Tópico iniciado por: IS em Dezembro 14, 2020, 14:51:41, 14:51
-
Bom dia.
venho em busca de conselhos.
O meu problema é a chave ficar presa para ligar a ignição, a entrar e sair sinto alguma resistência mas não significativa, mas quando tento ligar a mota preciso de forçar um pouco a mesma para o fazer.
Na pesquisa que fiz encontrei um pouco de tudo mas gostaria do vosso feedback e experiencia neste assunto.
O maior numero de recomendações que vi falam de pó de grafite ou vaselina, mas enquanto quem recomenda vaselina alega que o pó de grafite pode trazer problemas pela sua condutividade elétrica quem recomenda grafite fala de poeiras e detritos agarrarem á vaselina e estragarem ainda mais a medio e longo prazo.
Obrigado
-
Boas.
Companheiro, quem fiz que tanto as massas de grafite e vaselina retêm as poeiras tem razão. A vaselina ainda por cima tem esse contra de ser inimiga de borrachas e, a prazo, dos plásticos.
Esta parece óbvia, se calhar até já o fizeste, mas já experimentaste colocar na ignição algo como o WD40?
Já o fiz na minha, lava e lubrifica as partes mecânicas e não afecta os contactos eléctricos.
-
Sempre usei o WD-40 e nunca houve problemas, lubrifica e não é inimigo dos contactos elétricos.
Verifica se a chave está torcida, se estiver é esse o motivo de forçar a entrada e saída.
Já me aconteceu porque a mesma chave era usada nas malas e top case e com o uso foi torcendo e custava a entrar.
Se for esse o motivo tenta corrigir a torção mas com muito cuidado.
-
Também diria WD40, que é o que uso.
A propósito de chaves, a Integra tem uma chave gigantesca, que é usada também para o acesso ao compartimento debaixo do banco, que fica numa posição lateral muito fácil de empenar/partir se por descuido encostar a perna à chave. A chave é tão comprida que deve ser muito fácil parti-la. Como ainda por cima tem código, mandei fazer uma chave sem código só para usar no banco.
-
O melhor produto para lubrificar os canhões das fechaduras é oleo singer. Pegas numa seringa com agulha e enfias o óleo lá para dentro. Os outros produtos não são solução de longo prazo.
-
Do que me aconteceu o ano passado:
Tive uma maxiscooter que com o uso a chave custava a entrar no canhão da ignição.
Como a chave era codificada tive sempre alguns problemas em "despejar" algum produto lá para dentro nunca fiz nada.
Como continuava a ter esse "problema" com a maxi e com receio de um dia chegar à mota e a mesma não andar ou pior ainda: entortar a chave de fazer força, cheguei a casa, agarrei no WD-40 e despejei umas "baforadas" lá para dentro e nunca mais tive problemas.
-
O melhor produto para lubrificar os canhões das fechaduras é oleo singer. Pegas numa seringa com agulha e enfias o óleo lá para dentro. Os outros produtos não são solução de longo prazo.
O óleo Singer é muito fino e é condutor, não pode ser usado em nada elétrico.
A minha mãe era costureira e usava esse óleo para lubrificar a sua máquina de costura profissional.
Acontece que um dia deixei pingar um pouco de óleo singer no motor elétrico e fez curto circuito.
O canhão de ignição tem terminais elétricos, aconselho não usar esse óleo.
-
Eu tb já tive o mesmo problema, mas como na minha moto a parte electrica é separada da parte mecanica, separei as duas e coloquei, primeiro wd40 com fartura dentro da canhão ( para limpar ), deixei secar e depois coloquei um pouco de oleo em spray, ( para lubrificar ). No dia a seguir voltei a montar tudo e tem funcionado sem problemas.
-
as casas de fechaduras tem um spray especial para lubrificar as fechaduras
ABUS Pflege-Spray (PS 88)
É o da embalagem azul?
Acho que já usei um produto dessa marca e que foi emprestado por um amigo para eu resolver num cadeado que fechava mal.
-
Boas pessoal,
Aconcelho vivamente a verificar se a chave não está torcida e depois usar WD40 no canhão.
WD40 é um oleo dielectrico, logo não conduz electricidade e pode ser usado no canhão de ignição. Para além de oleo lubrificante o WD40 também é um oleo de limpeza.
-
WD-40.
Não é preciso inventar.
-
A minha vespa, às vezes, tem o mesmo problema quando fica muitos dias na rua em ligares com muita humidade ou chuva. Com o WD40 o assunto fica resolvido.
-
Coloquei wd40 e a chave ja esta mais suave, a "tampinha" que tapa a ranhura nao fecha bem pelo que provavelmente vai ser um problema recorrente.
Obrigado pela ajuda. :nice:
-
Boa tarde,
A mim também me aconteceu isso e julgo que tal é devido á orientação do canhão (virado para cima) bem como pelo fato de não me privar de andar de moto mesmo quando chove a cântaros e em LX e o pó/lama não nega a sua dispersão.
Como correção/manutenção utilizo apenas e só óleos de base siliconica porque para além de lubrificarem criam uma pelicula nas partes de frição e evitam a acumulação de resíduos... até á data tem resultado bem