Clube Português Motociclismo
GERAL => Tecnologia / Gadgets na área do Motociclismo => Tópico iniciado por: Lourenço em Dezembro 15, 2020, 19:05:43, 19:05
-
Um sistema a ser instalado na moto que visa evitar colisões entre motos e outros veículos na estrada.
BMW instalou um detetor de angulo morto na sua C 650 GT, vemos a instalação de radares na RT e também na Multistrada V4 e outras iniciativas semelhantes.
Neste caso será um sistema de instalação posterior em todo o tipo de motos, com um preço em torno dos 300€ (?) lançado por uma empresa Israelita que obteve 10 milhões de euros dos quais 7 milhões da Continental para desenvolver o produto a ser lançado em 01/2021.
Ângulo morto, distância do veiculo da frente, alerta para veículos na retaguarda, etc, com aviso sonoro no capacete e led no retrovisor ou outro, gravação em contínuo últimas duas horas com registo de imagem e percursos mapeados, velocidades, ângulos de inclinação, alerta SOS, etc.
https://ride.vision/ (https://ride.vision/)
-
"um olho no burro, outro no cigano", como se dizia outrora.... qualquer dia até podemos andar desabilitados...
A segurança começa em nós, com alguma proactividade. (condução defensiva, tomando mais cuidado com os outros que connosco).
Eu sou fã dos gadgets electrónicos e por aí fora, o meu carro está cheio deles a minha mota também, mas começo a achar que qualquer dia não precisamos fazer nada...
Sabe bem, mas acho um pouco a mais...
-
Parece que existe uma versão "PRO" que irá disponibilizar em breve (alertas de colisão, avisos sonoros por Bluetooth, chamadas de emergência, etc.). Não sei se ficará pelos 300 €...
A ideia está boa, a tecnologia é possível... será acessível a todos?
De facto a alerta de ultrapassagem é um must que gostaria de usar. :pensador:
-
Continuo a achar que, ao contrário dos carros, tanto sistema de alerta (luminosos, sonoros, ou outros que inventem) acabam por introduzir mais um factor de distração.
A cada alerta sonoro/visual, temos que desviar a atenção da estrada e de tudo o que dinamicamente se passa á nossa volta, para descodificar a nova informação que pede a nossa atenção.
Também eu uso alguns gadgets e apps no dia a dia, e já dou por mim por vezes a desviar a atenção durante 1/2 segundos para o écran do smartphone, ou a processar a informação sonora que chega via auriculares.
E já é demasiado.
Imaginem agora adicionar mais 2 ou 3 coisas destas ao barulho.
Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk