BigRep Nera...uma moto impressa em 3D!
(https://i.postimg.cc/2ST6sFPn/Screenshot-20210107-223555.jpg)
Aquilo que vêm nas fotos por aqui deixadas é um protótipo...mas um que é perfeitamente funcional.
E para lá do curioso design, o mais importante foi ter sido feita com técnica de impressão 3D!!
Foram usados diferentes materiais para peças estruturais, pneus e carenagens.
Claro que não são impressoras normais e a indústria automóvel já as usa há uns anos...mas conseguiram aqui produzir peças grandes e pequenas, tornando esta 'Nera' numa moto perfeitamente funcional.
Por aquilo que li, o que não foi feito com a impressão 3D foram o seu motor (eléctrico), a bateria e a cablagem.
Fizeram uso de diversos tipos de materiais, todos impressos, como por exemplo os guarda-lamas, assento e puxadores com polímeros soft-touch.
No caso dos pneus sem câmara de ar (sim, foram impressos!) foi utilizado um material termoplástico flexível...
No caso das suspensões e componentes de ligação estrutural foi usado um material de alta resistência, enquanto para o quadro e outras peças foi usada uma resina especial e muito rígida. Tudo isto impresso nessas caríssimas impressoras industriais 3D.
Daqui por umas décadas (agora em modo sonhador) :) a experiência de adquirir um motociclo - entre outras coisas - será ver o produto a ser impresso à nossa frente numa questão de minutos... :stuck_out_tongue_winking_eye:
Nota: ainda assim, a primeira em 3D foi a Light Rider. Link (https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=245.msg1141#top)
(https://i.postimg.cc/xd4dCjjC/Screenshot-20210107-223537.jpg)
(https://i.postimg.cc/zvmXCdgY/Screenshot-20210107-223513.jpg)