Clube Português Motociclismo
GERAL => Tecnologia / Gadgets na área do Motociclismo => Tópico iniciado por: Lourenço em Janeiro 23, 2021, 12:24:53, 12:24
-
A Michelin patenteou um sistema com um pequeno motor elétrico, em pós montagem e autónomo, que ajudaria a mover a moto em marcha atrás ou mesmo para a frente na subida de uma rampa para um reboque por exemplo
(https://i.imgur.com/ISoLrL5.jpg)
https://solomoto.es/michelin-sistema-de-marcha-atras-en-el-guardabarros/ (https://solomoto.es/michelin-sistema-de-marcha-atras-en-el-guardabarros/)
-
As ajudas a manobras deveria ser um "acessório" obrigatório para todas as motos com pelo menos mais de 500cc, mais de 200kg ou com altura acima de 75cm de modo a que qualquer moto seja potencialmente utilizada por motociclistas de todas as estaturas.
Este em particular é uma abordagem diferente do que acontece como motos como Goldwing ou K1600GT/GTL/B e pela forma de funcionamento acaba logo por criar algumas dúvidas:
- basta o pneu estar mais "careca" ou talvez com pouca pressão para que o sistema possa não funcionar convenientemente
- este sistema poderá criar algum desgaste ?!
Mas nada como comparar com o sistema presente nas outras motos...
Goldwing e aqui pode-se ir ao passado:
(https://i.postimg.cc/4yyTqks7/RS18-28.jpg)
(https://i.postimg.cc/XJ7MBSZH/reversecables.jpg)
(https://i.postimg.cc/fWVz8mLH/Reverse-Cable.jpg)
A actual Goldwing e a actual K1600 devem ter tecnologia não muito diferente:
(apesar do video ser sobre um mau funcionamento dessa marcha-atrás dá para ver o essencial, como se procede para...)
(https://i.postimg.cc/T3NGjPx8/P90237867-bmw-k-1600-gt-reverse-gear-10-2016-2123px.jpg)
(https://i.postimg.cc/L6NMRsnq/082517-2018-bmw-k1600b-reverse-gear-591x388.jpg)
-
Mais de 200 kg, não digo, mas acima de 280-300 kg já é difícil mexer una moto sozinho, sem a ajuda de um motor.
Mas é uma (boa) ideia da Michelin ...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Parece uma adaptação das antigas Solex!
(https://assets.catawiki.nl/assets/2018/7/31/c/8/b/c8be82da-8814-4762-a05e-02c33398cba6.jpg)
Agora com motor elétrico! :cool:
-
Mais de 200 kg, não digo, mas acima de 280-300 kg já é difícil mexer una moto sozinho, sem a ajuda de um motor.
Mas é uma (boa) ideia da Michelin ...
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Se os veículos no geral têm regulação de bancos, volante e espelhos, porque razão as motos não têm um nível equivalente de regulação?
E para não esquecer que existem automóveis que até têm regulação dos pedais...
E todos têm marcha-atrás! Até os mais pequenitos que não têm obrigatoriedade de se ter sequer carta...
"Descriminação, descriminação meus senhores!"
:D
Parece uma adaptação das antigas Solex!
(https://assets.catawiki.nl/assets/2018/7/31/c/8/b/c8be82da-8814-4762-a05e-02c33398cba6.jpg)
Agora com motor elétrico! :cool:
Ora bolas... uns dias antes andava eu a tentar lembrar-me dessa marca... acabei por escrever algures Raylex...
A única experiência que eu tive com uma Solex era um modelo talvez mais antigo, ainda com farol redondo...
Talvez fosse igual a esta:
(https://i.postimg.cc/8zSCCqn6/61fc1362-3049-4aae-b390-1af3be4c2ff0.jpg)
Mas pela pintura, estado em que estava e toda coberta de patine de pó... devia ter uns 200anos... :lolol: :lolol: :lolol:
Mas realmente o funcionamento é parecido...
E não esquecer que havia mecanismos parecidos para bicicletas ficarem com iluminação por "dinamo"...
-
A ideia já é usada há muito nas caravanas, para poder manobrar em garagens, parques de campismo ou levar o mesma ao encontro da bola de reboque.
(http://www.campilusa.pt/media/catalog/product/cache/4/image/298x398/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/0/4/040187_1.jpg)
De qualquer forma ter esse tipo de equipamento sempre montado numa moto pode não ser muito interessante.
-
As ajudas a manobras deveria ser um "acessório" obrigatório para todas as motos com pelo menos mais de 500cc, mais de 200kg ou com altura acima de 75cm de modo a que qualquer moto seja potencialmente utilizada por motociclistas de todas as estaturas.
Obrigatório? :-\
E para não esquecer que existem automóveis que até têm regulação dos pedais...
Ahhhh.... os automóveis!
Como sempre, as comparações aos automóveis! :D
-
As motos tb têm regulação de peseiras, pedais, manetes, guiador, écran, banco.
Essa cena da Michelin é capaz de funcionar para o velho da Goldwing, ou da Electra Glide.
Mas sem força nas pernas, eu evitaria comprar um bacamarte desses...
-
Acredito que em modelos "maiores" este "gadget" seja muito útil ou ainda para quem tenha dificuldades em movimentar a sua mota.
Pelo que entendi é um sistema que pode ser montado no para-choques de algumas motas (aquelas que têm o para choques junto à roda) e que dispõe de uma rodas que quando o aparelho entra em funcionamento "encostam" na roda para a fazer movimentar-se. :pensador:
É inteligente, mas adaptar-se-á a todos os pneus? Acho que não. Será certamente para aquelas turísticas que não tragam como "extra" o sistema de marcha-atrás.
Já tive momentos em que, montado na mota, lembrei-me que a mesma poderia ter marcha-atrás. MAS rapidamente desmonto e "empurro a mesma".
Mas já estive montado em outras motas que de certeza que não conseguiria mover para trás sem o sistema de marcha-atrás: BMW e Honda, foram aquelas que sentei.