Clube Português Motociclismo
GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: Lourenço em Setembro 07, 2021, 21:09:59, 21:09
-
Uma iniciativa ainda embrionária, já funciona.
(https://i.imgur.com/IyiFQbn.jpg)
No Norte e centro da Europa o transporte de mercadorias é feito também via fluvial, numa vasta rede de rios e canais desde os portos marítimos do Norte, Países Baixos, Alemanha, Bélgica, passando pela Chéquia, Eslováquia, Hungria, Áustria, Suíça, Roménia, Serbia, etc. todos ligados por rios, canais livres e com eclusas.
É fulcral esta via de comunicação para todos estes países e uma grande vantagem económica que liga ao mar por milhares de quilómetros países sem costa marítima.
Há projetos e obras em curso para aumentar em muito esta rede que pode mesmo ligar a Grécia, o mediterrâneo e Mar Negro ligados ao Mar do Norte.
(https://i.imgur.com/5cjoHHP.gif)
Um exemplo a Heineken, cujo transportador é a empresa que está a ensaiar o protótipo, exporta anualmente a partir de Roterdão 70 000 contentores para o interior do continente via fluvial.
O que este projeto propõe é que transportando estas barcaças carga a granel, veículos, gado e dezenas ou centenas de contentores passem a transportar mais um, dois ou mais mas que mais não são que baterias com o formato standard dos contentores, libertando-se de pesados e poluentes motores diesel para passarem a ser movidas por motores elétricos, vários que proporcionarão maior manobralidade.
Estas baterias estarão dispostas em estações ao longo das margens, por agora cada contentor/bateria tem uma capacidade de 2 000 KWh que lhe permitem navegação entre 2 a 4 horas.
Nessas estações as baterias estarão prontas a ser trocadas, pelos mesmos métodos utilizados para vulgares contentores.
As grande baterias serão recarregadas em terra, com energia renovável aproveitando ao máximo a intermitência que lhe é própria.
Poderão ainda servir de ponto móvel terrestre de fornecimento de energia de emergência em caso de necessidade pois com o formato de contentores standard são facilmente transportáveis para todo o lado num camião.
https://www.clubic.com/energie-renouvelable/actualite-383202-la-premiere-peniche-electrique-circule-aux-pays-bas-grace-a-un-systeme-de-batteries-prometteur.html (https://www.clubic.com/energie-renouvelable/actualite-383202-la-premiere-peniche-electrique-circule-aux-pays-bas-grace-a-un-systeme-de-batteries-prometteur.html)
-
FENOMENAL.
Só continua a existir o problema das baterias. Extracção de matéria-prima, disponibilidade da mesma, reciclagem da mesma...
Esse nano-tubos de carbono - já funcionam?????
-
Interessante...
Aqui há uns meses li algo sobre o transporte marítimo dificilmente se ver livre dos motores diesel por vários anos.
Mas lá está.
Paralelamente vão sempre surgindo iniciativas que vão moldando o caminho.
A navegação ser feita apenas por esse tempo (2 a 4 horas) é que pode, em certas situações, ser algo limitada.
Mas se a troca de baterias (ou 'contentor bateria') é assim tão rápido, em princípio não é um problema assim tão difícil digerir por parte das companhias de navegação.
Aliás, sem ter visto números concretos, parece-me que pode vir até a ser mais económico fazê-lo assim do que com uso de dezenas de milhares de litros de combustível.
Querem lá ver que começam a enviar 'paletes de motociclos' através destes rios e canais.
-
(....) , reciclagem da mesma...
Se aqui há uns anos seria assim...
Agora as coisas já não são assim tão 'preto no branco'. :)
Já se percebeu como fazer para o desmantelamento ser quase completo e...o melhor de tudo...capaz de reaproveitar novamente os minerais/metais contidos nas baterias e colocar em novas.
A sério... :)
Já por cá tinha postado este vídeo há um par de meses, mas há mais exemplos a aparecer no Mundo e com grande taxa de reaproveitamento. :nice:
-
Com umas velas e vento nem precisam de baterias :D :D
Isaac, o transporte marítimo e sobretudo o fluvial são muito importantes na economia porque permite-te escoar mercadoria a uma pequena fração do preço do transporte rodoviário.
E esse o motivo pelo qual por exemplo os Estados Unidos são umas das maiores potências agrícolas… isso é o facto de terem o maior pedaço de terra arável junto em todo o globo, irrigado por 2 sistemas metereologicos diferentes e pelo facto de devido a terem neve no inverno as pragas serem naturalmente eliminadas… porque tem o maior sistema fluvial do mundo com cerca de 16 mil milhas (se não estou em erro) navegáveis… o que os coloca em vantagem com potências agrícolas como México ou Brasil onde devido a factores geográficos desfavoráveis que implica custos acrescido no transporte rodoviário.
Claro que já deves saber isto, mas escrever deu-uma uma boa oportunidade de fazer a piada que até temos de ter sorte no local onde nascemos :D :D :D :nice: