Clube Português Motociclismo
GERAL => Legislação e informações relevantes na área do motociclismo => Tópico iniciado por: saraiva em Setembro 09, 2021, 13:47:18, 13:47
-
Motomais: Madrid aperta o cerco a motos com mais anos.
https://motomais.motosport.com.pt/noticias/madrid-aperta-o-cerco-a-motos-com-mais-anos/
A partir de janeiro de 2025, na cosmopolita Madrid, todas as motos que não disponham do selo ambiental DGT (anteriores a 2003) serão proibidas de circular no centro da cidade.
Daqui a 4 anos, caso seja aprovado este projeto de lei municipal, todos os veículos que não possuam o selo ambiental DGT (motos anteriores a 2003) vão deixar de poder circular em toda a área central da capital espanhola, uma medida tomada pelo município por forma a cumprir a lei de Mudanças Climáticas.
Palpito que depois das eleições o Medina vai aproveitar a onda..
-
E só Madrid central.
Mas para circulares tens de ter um selo estupidamente grande com uma cor a indicar se contaminas pouco ou muito... mesmo nas motos.
E é um bocado chato, porque se estacionares num parque subterrâneo, o parque tem de ter camera com identificação automática de matricula e comunica-la, e no caso da camera ler a matricula errada recebes uma multa :???:
E estupido, mas é o caminho que isto esta a levar, quanto mais estupido for o motivo mais rapidamente alguém se vai dar ao trabalho de legislar com o unico objectivo de arrecadar dinheiro
(https://i.postimg.cc/FR7kHp7D/IMG-1788.jpg)
-
Não tem a ver com eleições nem com ondas nem com palpites, está calendarizado, aliás desde 2018 que a CML anunciou o que se vai passar e teria entrado em vigor em 01/06/2020 (Lisboa Capital Verde Europeia em 2020) adiado por causa da pandemia. desde 2016 que se discute e eu pessoalmente assisti aos primeiros debates nesse ano sobre as medidas a entrar em vigor.
já implementado e a funcionar há alguns anos com a 3ª fase desde 15/01/2015 nas ZER 1 e 2, veículos anteriores a 1996 e 2000 já não podiam entrar. Várias excepções e uma delas são os motociclos e ciclomotores.
O que foi anunciado em 2018 e que vai entrar em vigor brevemente é a proibição ou grande restrição de veículos com motor a combustão, salvo as exceções transcritas e uma delas continuam a ser os motociclos e ciclomotores, aliás nas discussões houve o compromisso do gabinete do presidente da CML de aumento de lugares de estacionamento para motos e aumento de vias BUS autorizadas o que tem estado a acontecer, devagar.
Em breve:
https://zer.lisboa.pt/faq/ (https://zer.lisboa.pt/faq/)
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/afinal-quem-vai-poder-circular-na-baixa-de-lisboa (https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/afinal-quem-vai-poder-circular-na-baixa-de-lisboa)
fase 3 em vigor desde 15/01/2015
https://expresso.pt/sociedade/transito-lisboa-tem-novas-restricoes-a-carros-poluentes=f906351 (https://expresso.pt/sociedade/transito-lisboa-tem-novas-restricoes-a-carros-poluentes=f906351)
-
É chato mas o futuro será assim, por motivos ambientes... Acho que já muitos de nós ouvimos a notícia de que a Europa já se comprometeu a proibir, apartir de 2035, a venda de novos carros com motor a combustão... Portanto ao longo dos próximos anos vamos ver estas medidas aparecendo com mais frequência
Link: https://observador.pt/2021/07/15/europa-quer-acabar-com-carros-novos-a-combustao-em-2035/ (https://observador.pt/2021/07/15/europa-quer-acabar-com-carros-novos-a-combustao-em-2035/)
-
Parece-me desproporcional....anos e anos a levar com fumarentos e vão às motas :toma: