Clube Português Motociclismo
GERAL => Quadro dedicado à mecânica no geral => Tópico iniciado por: ALCLCF em Novembro 08, 2021, 12:31:18, 12:31
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Acontece até nos veículos elétricos e tive o primeiro precalço....mecânico. Fiquei com a rosca interior do bloco do motor, no parafuso que lá aperta (tudo feito com chave dinamométrica - 8Nm, portanto não foi do "utilizador").
(https://i.ibb.co/wNmLB3L/Inked254490082-1261780800993750-7537807419996605413-n-LI.jpg) (https://ibb.co/wNmLB3L)
Isto é tudo alumínio e aperta ali o cárter/junta. Soluções? helicoil ou similar para não alargar? Torneiro para nova rosca (mas isso poderá implicar alargar o cartér e aquela guia de fixação no bloco)?
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Pelo que sempre ouvi falar, alumínio é chato porque na maior parte das vezes não tem reparação e que as soldaduras só alguns conseguem fazer.
Sei que o problema é uma rosca moída mas que garante que a tampa do motor fique bem apertada (com respectivas juntas).
Suspeito que o torneiro mecânico possa ainda "moer" mais a rosca e piorar a situação.
Sobre a outra solução que tu indicas, podes tentar usar esses "helicoils" para tentar resolver a situação mas pelo que percebo terás de mudar a dimensão dos parafusos de aperto para a dimensão interior do helicoil, ou não? (neste caso, tens de ter cuidado com os parafusos que vás utilizar e que garantam resistência idêntica)
Nas especificações da marca é claro que a utilização se adequa ao que pretendes e que é suposto ter capacidade de resistência à temperatura.
Não sendo um motor moniciclindro tradicional, sem vibrações portanto, julgo que te safes desse modo.
https://www.boellhoff.com/pt-pt/produtos-e-servicos/elementos-de-uniao-especiais/insertos-roscados-helicoil.php (https://www.boellhoff.com/pt-pt/produtos-e-servicos/elementos-de-uniao-especiais/insertos-roscados-helicoil.php)
A terceira solução é se nenhuma destas funcionar, e que tu indicas, e aí terás de adquirir tampa nova.
nota:
- cuidado com as chaves dinamométricas baratas, às vezes é melhor nem as usar
- se as roscas forem em polegadas (americanas) cuidado que quase sempre moem as roscas
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Temperatura não é problemático, não há combustão. O problema é que este alumínio é "manteiga", daí os 8Nm (tenho uma chave nova da Forch)
A malta a quem perguntei recomendaram todos um sistema tipo helicoil do que entendo aquilo tem vários tamanhos e espessuras e funciona por prensa, ficando lá cravado e em princípio não preciso de trocar o parafuso » m5).
O problema é arranjar alguém que tenha e saiba aplicar isto, estou a perguntar....
Se nada funcionar, não é tampa nova....é um bloco novo (peça única do motor)
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Temperatura não é problemático, não há combustão. O problema é que este alumínio é "manteiga", daí os 8Nm (tenho uma chave nova da Forch)
A malta a quem perguntei recomendaram todos um sistema tipo helicoil do que entendo aquilo tem vários tamanhos e espessuras e funciona por prensa, ficando lá cravado e em princípio não preciso de trocar o parafuso » m5).
O problema é arranjar alguém que tenha e saiba aplicar isto, estou a perguntar....
Se nada funcionar, não é tampa nova....é um bloco novo (peça única do motor)
Bem... aqui em Carnaxide - Lisboa a www.manutan.pt tem helicoil mas não devem aplicar.
https://www.manutan.pt/pt/map/caixa-de-25-roscas-posticas-helicoil-plus-m5 (https://www.manutan.pt/pt/map/caixa-de-25-roscas-posticas-helicoil-plus-m5)
(coloquei o link para a dimensão da rosca m5)
Podes tentar entrar em contacto a marca a ver se te ajudam onde podes comprar mais perto da tua casa e se eles recomendam alguém que te possa instalar.
https://www.boellhoff.com/pt-pt/servico/pedido-de-contacto.php (https://www.boellhoff.com/pt-pt/servico/pedido-de-contacto.php)
Sobre a tampa não ser possível colocar nova porque tem de ser um bloco novo... OUTCH€€€€€€...
Olha um exemplo quase parecido...
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Tens a alternativa do postiço roscado deste tipo :
https://pt.rs-online.com/web/p/insertos-roscados/6647355/?cm_mmc=PT-PLA-DS3A-_-google-_-CSS_PT_PT_Fijaciones_y_Sujeciones_Whoop-_-(PT:Whoop!)+Insertos+Roscados-_-6647355&matchtype=&aud-821594433763:pla-343302300378&gclid=Cj0KCQiAsqOMBhDFARIsAFBTN3c7WteP-dltJjiG0_xEv9Lg71xPDDBhb8p3CuxLjKSi6QDRi5gVpCsaAgpSEALw_wcB&gclsrc=aw.ds (https://pt.rs-online.com/web/p/insertos-roscados/6647355/?cm_mmc=PT-PLA-DS3A-_-google-_-CSS_PT_PT_Fijaciones_y_Sujeciones_Whoop-_-(PT:Whoop!)+Insertos+Roscados-_-6647355&matchtype=&aud-821594433763:pla-343302300378&gclid=Cj0KCQiAsqOMBhDFARIsAFBTN3c7WteP-dltJjiG0_xEv9Lg71xPDDBhb8p3CuxLjKSi6QDRi5gVpCsaAgpSEALw_wcB&gclsrc=aw.ds)
(https://res.cloudinary.com/rsc/image/upload/b_rgb:FFFFFF,c_pad,dpr_1.0,f_auto,h_337,q_auto,w_600/c_pad,h_337,w_600/F6647355-01?pgw=1)
É auto-roscante e no aluminio deve abrir rosca sem grande problema, desde que haja espaço para abrir a furação á medida desejada.
Para colocar precisas somente de um varão roscado e contra-porca.
Não sei qual será a opção mais resistente, pois ainda não tive necessidade de nenhuma das soluções.
:convivio:
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os helicoils funcionam bem para essas situações e no fim pode continuar a utilizar o parafuso de origem (veriifcar primeiro o tipo de rosca).
Não sei se é mais barato ou não mas encontra kits na Amazon para varias medidas que já tem um conjunto de helicoils e as ferramentas necessárias a cada medida
por exemplo:
https://www.amazon.de/-/en/Thread-Repair-Sleeves-Helicoil-Threaded/dp/B08DR97MZ6/ref=sr_1_13?crid=M5NIV3O94S0O&keywords=helicoil&qid=1636410232&qsid=257-8674570-6321832&sprefix=helicoils%2Caps%2C101&sr=8-13&sres=B003ILZI0K%2CB01CV78NX0%2CB005N6D77E%2CB01H2XBKOM%2CB075FPT32R%2CB003A5X9R8%2CB002UNGXFG%2CB0848JWP26%2CB08DR97MZ6%2CB0046YIJNQ%2CB003Y3MCDI%2CB09CGNMKWT%2CB000ZEFHUY%2CB000ZEHGJY%2CB07WV6R76Z%2CB08QZFVYHQ%2CB07H8BTN6F%2CB099273FR3%2CB078Y9RY4Z%2CB07XLLHP7T
so tem de juntar o "desandador" para aplicar o macho e abrir a rosca nova que vai receber o helicoil
https://ferramentas.pt/desandador-macho-m4-m12-volkel-14020.html
boa sorte
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Obrigado pela ajuda, toda a gente me recomenda helicoil ou similar, mas telefono aqui para oficinas de motas e nunca ouviram falar e querem mandar tudo ao torneiro (só gostava de saber como mandam uma mota +285Kg ao torneiro ou se pretendem desmotar tudo, inclusivé motor e bateria elétricas)
Depois desde episódio e de outro (com a montagem do deflector de vento da mota ouve uma rosca lambida), isto é para quem sabe. Um amigo já me arranjou um contacto na zona para me resolver o assunto.
Tanto precisaram cortar no peso, que chego à conclusão que muito do alumínio que para aqui anda deve ser um 1100, se uma pessoa olha de lado, aquilo empena a rosca...
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O "mandar" ao torneiro é como mandar ao pintor, podem na oficina fazer isso secalhar podem mas preferem não arriscar e mandar ao profissional. O que o torneiro iria fazer é isso mesmo por um helicoil ou subir o tamanho do parafuso se a estrutura permitir - não consigo ver sem a tampa.
Sobre a liga de aluminio que está aí não é um 1100 e também não vejo porque não será a mesma que normalmente se utiliza numa gearbox... outra coisa é por exemplo esse parafuso (não vejo porquê mas coisas raras acontecem :) ) estar sujeito a algum esforço ou concentração de tensões e romper por fadiga, nesse caso podia estar melhor dimensionado e utilizar um M6 ou maior por exemplo. As vezes é ver o lado positivo que é, podia ser pior :)
Obrigado pela ajuda, toda a gente me recomenda helicoil ou similar, mas telefono aqui para oficinas de motas e nunca ouviram falar e querem mandar tudo ao torneiro (só gostava de saber como mandam uma mota +285Kg ao torneiro ou se pretendem desmotar tudo, inclusivé motor e bateria elétricas)
Depois desde episódio e de outro (com a montagem do deflector de vento da mota ouve uma rosca lambida), isto é para quem sabe. Um amigo já me arranjou um contacto na zona para me resolver o assunto.
Tanto precisaram cortar no peso, que chego à conclusão que muito do alumínio que para aqui anda deve ser um 1100, se uma pessoa olha de lado, aquilo empena a rosca...
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Se fores ao torneiro o que ele vai fazer é colocar a helicoil, pois para encher com solda de aluminio, é bastante complicado. Vi que és de Viseu, dá um salto a Sacnor, eles teem la kits com essas "molas".
O processo da colocação das mesmas é bastante simples, quando trabalhava no departamento da manutenção utilizava esse processo bastante vezes.
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Se fores ao torneiro o que ele vai fazer é colocar a helicoil, pois para encher com solda de aluminio, é bastante complicado. Vi que és de Viseu, dá um salto a Sacnor, eles teem la kits com essas "molas".
O processo da colocação das mesmas é bastante simples, quando trabalhava no departamento da manutenção utilizava esse processo bastante vezes.
Recomendaram-me outro sistema semelhante por ser mais fácil de remover se for mal colocado. De qualquer das maneiras para ser bem feito a mota tem de ser "deitada", óleo fora, junta fora....ao fim de +400km não há fuga de óleo, está bem selado. Na próxima revisão em vez de ser eu a fazer vai à Dinâmica, têm lá um torneiro (Retificadora Dias) ao lado para esses serviços e têm esses kits.
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Se fores ao torneiro o que ele vai fazer é colocar a helicoil, pois para encher com solda de aluminio, é bastante complicado. Vi que és de Viseu, dá um salto a Sacnor, eles teem la kits com essas "molas".
O processo da colocação das mesmas é bastante simples, quando trabalhava no departamento da manutenção utilizava esse processo bastante vezes.
Recomendaram-me outro sistema semelhante por ser mais fácil de remover se for mal colocado. De qualquer das maneiras para ser bem feito a mota tem de ser "deitada", óleo fora, junta fora....ao fim de +400km não há fuga de óleo, está bem selado. Na próxima revisão em vez de ser eu a fazer vai à Dinâmica, têm lá um torneiro (Retificadora Dias) ao lado para esses serviços e têm esses kits.
:cool: :cool: :cool: