Clube Português Motociclismo
GERAL => Tecnologia / Gadgets na área do Motociclismo => Tópico iniciado por: Lourenço em Dezembro 12, 2021, 14:53:44, 14:53
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Já por aqui, em 2017, se tinha abordado esta tecnologia Honda de auto estabilização de uma moto
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1506.msg16301#msg16301 (https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1506.msg16301#msg16301)
Agora aparece a 2ª versão de auto estabilização
O conceito de Assistência Riding assist fica elétrico com um visual de Vultus
Um protótipo funcional
Na CES 2017, a Honda inovou ao apresentar uma moto autoestabilizadora com seu Riding Assist, um conceito ilustrado numa roadster movido por um motor NC 750 S permitindo que uma moto permaneça estável parada e em baixa velocidade, mas também para seguir o seu dono para simplificar as manobras de estacionamento.
Desde então, o conceito permaneceu discreto, mas a Honda não o abandonou. É assim que um Riding Assist 2.0 acaba de ser apresentado ao vivo pelo fabricante.
Se o princípio permanece o mesmo, o conceito já não tem muito a ver com o anterior, em primeiro lugar porque se baseia aqui na base de uma Vultus, uma moto com um centro de gravidade muito inferior o que deve simplificar o processo, mas também porque o motor térmico desapareceu para ser substituído por um motor elétrico.
O Riding Assist 2.0 apresenta um braço oscilante motorizado capaz de se mover horizontalmente para estabilizar a moto quando ela estiver parada. A operação é incrível, pois mesmo puxando o guiador ou empurrando a moto, ela fica perfeitamente vertical.
Depois de todas as assistências eletrônicas, caminhamos também para a moto capaz de ajudar seu condutor a tornar-se piloto, com um modelo que demonstra todos os avanços conquistados na dinâmica.
Resta saber se o sistema será um simples auxílio a baixa velocidade ou se irá evoluir para um auxílio à velocidade normal, nomeadamente evoluindo para a miniaturização, a sua composição implicando novos constrangimentos, ainda que apenas em termos de distância ao solo. O braço motorizado e a multiplicação das articulações geram peso adicional para uma condução diferente, assim como conduzir uma scooter de três rodas é diferente de uma scooter de duas rodas.
O projeto da moto autoestabilizadora está, portanto, progredindo bem, mas já estamos ansiosos para ver o que a V3 vai dar e a sua chegada aos modelos de produção.
http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2021/moto-autostabilisee-honda-riding-assist-2.php (http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2021/moto-autostabilisee-honda-riding-assist-2.php)
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Desconhecia totalmente esse projeto.
Parece estar com um bom avanço, e se for aplicado nas novas motas, futuramente o pessoal que for tirar a carta de mota já não se intimida a fazer os 8 :D
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E de repente fazer os 8's ficou tão...mas tão mais fácil. :stuck_out_tongue_winking_eye:
Interessante ver como a moto parece ajustar-se de forma super rápida aos mais pequenos movimentos do condutor.
Assim, até a pessoa que verbalize o maior dos receios, seja do peso ou da altura de determinada moto, tem todas as condições para ultrapassar essas questões.
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O pneu traseiro tb parece mais "plano" Tipo pneu de carro
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Horrível, para isto é andar de táxi ou comboio.
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Em terra de cegos que tem olho é Rei!!
No dia, não tão longínquo, que os carros forem autónomos nas estradas as motas (e os otros veículos) não vão poder andar em modo manual juntos... ;)
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