Clube Português Motociclismo

GERAL => Equipamentos e Acessórios de Motociclismo => Capacetes => Tópico iniciado por: snap em Dezembro 26, 2021, 12:44:16, 12:44

Título: Shoei GT-Air
Enviado por: snap em Dezembro 26, 2021, 12:44:16, 12:44
Boa tarde a todos.

Tenho um Shoei GT-Air com cerca de 5 anos de uso.

De momento está a precisar de uma viseira, o pinlock já não está a fazer grande efeito.
Hoje ao desmontá-lo para limpar, reparei que uma das esponjas interior a superior, estava quase desfeita, entre suor e humidade "cedeu".

A pergunta para 1 milhão de euros é?
Vale a pena investir e comprar este material novo ou compro outro capacete?

Bom ano a todos.
Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: lferreira em Dezembro 26, 2021, 20:19:27, 20:19
Na minha singela opinião, se o exterior não apresentar muito desgaste (riscos e quincadelas) e o restante interior estiver razoável, penso que valerá a pena substituir o que apresenta desgaste, dado que é um capacete de um patamar acima da média.
Uns irão dizer que as marcas aconselham a troca ao fim de 5 anos, pela degradação do material, outros, que são contra essa versão, dirão que é marketing por parte das marcas e apelo ao consumismo, enfim, há opiniões para todos os gostos!!  ::P:

Caso tenha uns €'s a mais, como já saiu a versão GT-Air 2, se se quiser manter na 1ª versão, acredito que já deve haver esse capacete a bons preços, mas normalmente, uma pessoa tenta comprar o modelo novo, já com novos updates, mas nesse caso, é um investimento mais elevado, portanto, o dono deve fazer essa avaliação dependendo da carteira!  ;)

Boas festas
Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: snap em Dezembro 26, 2021, 22:00:56, 22:00
Estive a dar uma vista de olhos e viseira + pinlock + calota interior deve andar pelos 180€.
Acho que por este preço não arranjo nada melhor.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: ThatsMe em Dezembro 26, 2021, 22:10:29, 22:10
Estive a dar uma vista de olhos e viseira + pinlock + calota interior deve andar pelos 180€.
Acho que por este preço não arranjo nada melhor.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Não conseguirás mais barato que isso? Bolas, é muito dinheiro para investir num capacete com 5 anos.

É que por mais 40€ comprei eu o meu Scorpion Exo 1400 Air já com pinlock, e que pelo que li não fica muito atrás do GT Air 2.
Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: snap em Dezembro 26, 2021, 22:12:02, 22:12
Tenho de dar uma vista de olhos.
Há por ai alguns capacetes em promoção.
HJC por ex.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: dfelix em Dezembro 27, 2021, 03:10:39, 03:10
Vale a pena investir e comprar este material novo ou compro outro capacete?

As peças de reposição dos capacetes sempre tiveram preços absurdos.
Nomeadamente as viseiras.

Tenho na arrecadação capacetes que só não deitei fora porque... basta substituir viseira e/ou forro.
Mas que fazendo as contas, fica mais de metade do preço de novo.
E como tal, acabei a comprar outro.  :-\

Dependerá de quanto gostas desse capacete.
Também me parece que por esse valor não arranjas melhor.
Quanto ao dar um pouco mais e ir buscar outro será uma dúvida existencial que todos acabamos por passar.  :)


Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: Gentleman rider em Dezembro 28, 2021, 11:16:38, 11:16
Um capacete com 5 anos de uso deve ser substituído independentemente do estado aparente.

O meu HJC RPHA11 custou €250. É... só fazer as contas!
Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: snap em Dezembro 28, 2021, 12:32:07, 12:32
Por acaso tinha um desses em vista ….


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: Gentleman rider em Dezembro 28, 2021, 12:42:25, 12:42
Hoje ao desmontá-lo para limpar, reparei que uma das esponjas interior a superior, estava quase desfeita, entre suor e humidade "cedeu".

Espuma desfeita é cabeça desfeita em caso de acidente.
Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: dfelix em Dezembro 28, 2021, 13:41:50, 13:41
Suponho que seja a "espuma" do forro interior.
E não a camada de poliuretano (ou equivalente) que é responsável pela absorção do impacto.

Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: snap em Dezembro 28, 2021, 13:56:15, 13:56
Sim a espuma do forro está descolada.
Como retirei tudo para lavar, foi quando vi.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: EML em Dezembro 29, 2021, 00:06:08, 00:06
Se o capacete tem 5 anos, e muito uso, já não deve ter o plástico quebradiço e degradado pela luz do muito sol que apanhou.
Eu para o BTT tenho uma mochila que já está descolorida e o tecido a ameaçar ceder ao fim de 3 anos. Uma igual, de um amigo que a comprou antes de mim, está impecável. Eu ando entre 5 mil a 6 mil km/ano, faça sol ou chuva, enquanto ele,  no máximo, pedala metade dos quilómetros.
Se já andou muito, o melhor é substituir por um novo!
Boas curvas! :scooter:
Título: Re: Shoei GT-Air
Enviado por: dfelix em Dezembro 29, 2021, 23:18:14, 23:18
Se o capacete tem 5 anos, e muito uso, já não deve ter o plástico quebradiço e degradado pela luz do muito sol que apanhou.

É o shoei de multicompósitos... não um LS2 de plástico.
Tenho dúvidas que a espessura de verniz, tinta e primário seja suficiente para os UV afectarem a calota.

O único elemento dos capacetes que sou céptico quanto à degradação a longo prazo é a camada de EPS.
É a parte que deforma no impacto. E que uma vez deformado, não volta ao estado original.
Humidades, andar sempre a mexer, transportar coisas pesadas dentro do capacete como se fosse um cabaz, etc... podem afectar.
Ainda assim...

Sim... a generalidade dos fabricantes recomenda substituir o capacete ao fim de 5 anos.
Mas há capacetes e capacetes. Tenho um Suomy na arrecadação com 15 anos (q ja deve ter feito meio milhão de km) que ainda não tive coragem de deitar fora. Mais facilmente confio a minha cabeça a este capacete no estado em que está que muitos capacetes chineses novos que aí andam.