Clube Português Motociclismo
GERAL => Informação sobre lojas / concessionários / oficinas => Tópico iniciado por: Canonista em Março 07, 2022, 10:28:27, 10:28
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Na compra de uma mota nova quais são os valores que normalmente são imputados ao cliente?
Já vi que há lojas que acrescem 100€ de transporte e outras não.
Umas cobram 250€ do processo de tratamento da documentação, outras 150€...?
No sábado, uma loja fez-me uma proposta em que com estes custos o valor sobe 375€ em relação ao preço tabela. É normal?
Achei um exagero....???
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Na compra da TRK as despesas de legalização, transporte e IUC foram de 415€.
Na Versys as mesmas despesas foram de 659,21€.
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Do site de uma entidade bancária que poderá ajudar um pouco (referem-se a carros mas penso que as motas entrarão neste campo)
https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/comprar-carro-despesas.aspx
O do StandeVirtual também é muito bom e explicativo:
https://www.standvirtual.com/blog/despesas-carro/
Quando está associado um crédito as despesas com o mesmo acrescem igualmente. Os valores dependem sempre da entidade com que estás a tratar do empréstimo.
Convém sempre, mas sempre saber quais os valores associados, pois quando vais confirmar tudo, aparecem outros valores a acrescentar ao custo inicial da máquina.
Pedir sempre o valor da mota com todas as despesas associadas, só assim podemos ter a perceção do que vamos pagar. E às vezes aparecem más surpresas. :pensador:
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Com os créditos, ainda acresce uma quantidade maior de taxas e taxinhas...
Mas nem falo dos créditos.
No sábado o que me deixou mais chateado, até foi na loja acrescentarem na proposta 100€ de despesas de transporte dizendo que faz parte do processo e quando cheguei a casa no site da Voge refere que os custos de transporte estão incluídos no preço tabela.
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Com os créditos, ainda acresce uma quantidade maior de taxas e taxinhas...
Mas nem falo dos créditos.
No sábado o que me deixou mais chateado, até foi na loja acrescentarem na proposta 100€ de despesas de transporte dizendo que faz parte do processo e quando cheguei a casa no site da Voge refere que os custos de transporte estão incluídos no preço tabela.
Vai a outro representante se te for possível para teres forma de comparar.
Olha para meu caso: resido em Lisboa e comprei a minha mota em Évora :smiley:
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Foi o que fiz hoje @JViegas. :)
Mas fiquei com a dúvida em relação a revisões e garantias.
Posso fazer a revisão em qualquer oficina? Não perco a garantia? Outras oficinas respeitam o plano de revisões da marca e modelo específico?
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Foi o que fiz hoje @JViegas. :)
Mas fiquei com a dúvida em relação a revisões e garantias.
Posso fazer a revisão em qualquer oficina? Não perco a garantia? Outras oficinas respeitam o plano de revisões da marca e modelo específico?
Olha do meu exemplo:
já comprei duas motas em Évora, as revisões anuais e por vezes outras (pastilhas de travões por exemplo), são ali feitas. Vou em passeio, por vezes vou com a família que vai de carro, vou dar uma volta e no final do dia está pronto.
Mas já fui a outras oficinas do fabricante onde as máquina foram intervencionadas. Nunca tive problemas.
Na minha opinião faz sentido ir apenas a representantes do fabricante da nossa mota, especialmente durante a garantia da máquina.
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A deslocação para a revisão como passeio é um bom ponto de vista. ;)
No meu caso com filhos pequenos, vejo a revisão como uma tarefa a fazer no menor espaço de tempo. ;D
Por isso, a proximidade também conta para mim.
Vou aguardar pela nova proposta, e ver se vale a pena uma deslocação maior.
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O outro representante da marca faz um preço mais baixo cerca de 100€.
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O outro representante da marca faz um preço mais baixo cerca de 100€.
Sempre são 100€ para a top case :nice:
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Pois... ;)
Já pedi para avançar na encomenda. :D
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Pois... ;)
Já pedi para avançar na encomenda. :D
Aguardemos então.
Muitos parabéns adiantados. :palmas:
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Foi o que fiz hoje @JViegas. :)
Mas fiquei com a dúvida em relação a revisões e garantias.
Posso fazer a revisão em qualquer oficina? Não perco a garantia? Outras oficinas respeitam o plano de revisões da marca e modelo específico?
Olha do meu exemplo:
já comprei duas motas em Évora, as revisões anuais e por vezes outras (pastilhas de travões por exemplo), são ali feitas. Vou em passeio, por vezes vou com a família que vai de carro, vou dar uma volta e no final do dia está pronto.
Mas já fui a outras oficinas do fabricante onde as máquina foram intervencionadas. Nunca tive problemas.
Na minha opinião faz sentido ir apenas a representantes do fabricante da nossa mota, especialmente durante a garantia da máquina.
Permite-me discordar, em parte, deste ponto.
Sim, durante a garantia, é conveniente que se visite SÓ oficinas da marca. Fora da garantia, já não penso bem assim.
Compreendo que vás de Lisboa a Évora fazer certos serviços. É representante da marca e a qualidade de atendimento e serviço é excecional. Eu nunca tive uma Honda e tambem fiz todos os serviços na minha moto nessa oficina, apesar de haver representante Yamaha aqui na cidade.
No entanto, e depois de ter tentado por mais que uma vez, nunca me senti atraido pelo atendimento ou pela qualidade/transparencia do serviço do representante da "minha" marca.
Isto aplica-se, claro, nas motos novas. Se for uma moto usada, já vai depender do acordo com o vendedor. No meu caso, que sou de Évora e a moto veio de um stand no Seixal, o vendedor meteu-me "á vontade" para fazer qualquer eventual intervenção em qualquer oficina perto da minha zona. Tive que trocar a bateria, ele assumiu. Teve que afinar válvulas, ele assumiu. Não digo que funcionem todos assim, foi apenas o que aconteceu no meu caso.
Sendo assim, ir só á marca dentro da garantia. Fora da garantia, ir ao sitio onde nos sentimos bem e onde depositamos confiança na equipa de trabalho, seja ou não da marca.
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Lá está, vai da confiança que vais criando (e sorte também). SE após o fim da garantia ter terminado a oficina/representante te inspirar confiança é claro que deves continuar a ir.
Já tive que ir a oficinas por aqui de Lisboa (da mesma marca) e o atendimento é totalmente destinto: um para mau outro para pior e outro ainda, seria aquele que levava lá sempre a mota.
Vamos descobrindo por tentativa e erro ou por recomendação.
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Aproveito para atualizar a situação...
Depois do atraso provocado pela greve dos motoristas em Espanha, recebi a mota no sábado passado.
Para já as primeiras impressões são boas.
Está neste momento a fazer a rodagem com cerca de 200 km.
Estou a passar as mudanças às 4000 rpm e uma ou outra vez vou às 5000 rpm.
O que me está a impressionar é o consumo! No computador de bordo indica 1,8L/100 km de média.
Custa-me acreditar que esteja próximo da realidade, até porque ainda está na rodagem.
Mas que era bom era! ;)
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Aproveito para atualizar a situação...
Depois do atraso provocado pela greve dos motoristas em Espanha, recebi a mota no sábado passado.
Para já as primeiras impressões são boas.
Está neste momento a fazer a rodagem com cerca de 200 km.
Estou a passar as mudanças às 4000 rpm e uma ou outra vez vou às 5000 rpm.
O que me está a impressionar é o consumo! No computador de bordo indica 1,8L/100 km de média.
Custa-me acreditar que esteja próximo da realidade, até porque ainda está na rodagem.
Mas que era bom era! ;)
Ainda bem que já está a rodar com a máquina!
Quanto à média :D como disse, ela ainda está em rodagem, mas acredito que isso não passe muito dos 3l/100 km e também acredito que o consumo médio consiga ir um pouco mais abaixo dos 3l
Tudo de bom! Principalmente com a máquina :nice:
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Fazendo a rodagem de acordo com as instruções do construtor é sinónimo de longevidade do motor e isenção de problemas.
Felicidades com a máquina.
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Obrigados pelos comentários.
JustGil, abaxo dos 3 esperava. Mas abaixo dos 2 nunca tinha imaginado...
JViegas, a rodagem está a ser feita mais ou menos segundo o construtor / stand. :)
O manual refere para não passar dos 45 km/h até aos 500km. O vendedor disse que não é necessário nada disso. Apenas evitar de passar as 5000 rpm, o que dá para ir +/- aos 70 km/h.
Entretanto vi na net um comentário a aconselhar não passar das 4000 rpm.
Por isso referi que estou a fazer um misto. Uso as 4000 rpm como referência e volta e meia vou às 5000 rpm.