Clube Português Motociclismo
GERAL => Legislação e informações relevantes na área do motociclismo => Tópico iniciado por: JoãoPVCarvalho em Abril 03, 2022, 15:58:17, 15:58
-
(https://i.imgur.com/rf2mcWV.jpg)
Boas companheiros,
Com a idade tudo chega! assim diz o Povo.
Pois é, agora que cheguei ao meio século sou confrontado com uma panóplia de ações que tenho de levar a cabo.
Já sei no que estão a pensar! :confused: pois lá terá de ser, tantos anos a preservar a dignidade do dito e agora sem apelo nem agravo :???: :oops:
Mas não é disso que vos venho falar...
Aos 50 todos temos que renovar a licença de condução e descobri que o processo pode ser muito simples, cómodo e nada caro caso não haja nenhuma sanção a decorrer (apreensão de carta).
1 - Basta aceder a: https://servicos.imt-ip.pt/login.aspx?ReturnUrl=/condutores/cartadecondu%C3%A7%C3%A3o.aspx (https://servicos.imt-ip.pt/login.aspx?ReturnUrl=/condutores/cartadecondu%C3%A7%C3%A3o.aspx)
2 - Entrar no site com o número de contribuinte para logo de seguida ser encaminhado para o site das finanças, aí fazemos a autenticação normal com a senha das finanças, damos a permissão solicitada para partilhar os dados com o IMT et voilá.
3 - Uma vez no site do IMT devemos optar pela aba "Condutores", de seguida pedido de carta de condução, preencher os dados e submeter.
4 - Depois vamos à aba "Os meus dados no IMT" e escolhemos "Dados Biométricos", damos permissão para utilizar os dados biométricos do BI e novamente submeter
5 - De seguida, em cima escolhemos "Lista de pedidos", clicamos no numero do pedido que efetuámos para gerar uma referência Multibanco (Atenção esta referência só está activa para pagamento ao fim de 24h)
6 - Depois de efectuar o pagamento recebemos uma notificação via email para regressar ao site do IMT e imprimir a guia de substituição do documento.
7 - Mais uma vez escolhemos "Lista de pedidos" clicamos no numero do pedido e desta vez surge a opção "Descarregar guia de substituição" Que pode ser impressa.
O Processo é muito simpleX, e está pronto em 24h, custa apenas 27€ e ao fim de 10 dias recebemos o título comodamente em casa.
Nem tudo é mau! :bandeiraportugal:
-
Excelente publicação, companheiro!
Vai ser muito útil porque faço os 50 anos em setembro deste ano.
:convivio:
-
Boas,
Tópico muito útil (para os cinquentas como eu) João.
Por acaso já tinha pensado em procurar essa informação pois tinha ficado com a ideia que a validade que está ns carta, tinha sofrido uma alteração há algubs anos.
Tens ideia se a carta setem de renovar antes do dia/mês da sua validade ou terá a ver com a data de nascinento da pessoa?
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Já foi feita a renovação em forma digital. 5 minutos e já evitei uma multa.
Uma vez mais, obrigado João, fico te a dever uma, no próximo encontro. Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
A carta tem de ser revalidada até ao dia anterior ao dia em que se completa os 50 anos. Quando tudo corre bem, é só seguir os passos descritos pelo João Carvalho. No meu caso deu erro (imagem em anexo) e, assim, vou ter de ir ao balcão mais próximo do IMT.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220403/7bbb0cefedf9dc0f6939b87a05f2c656.jpg)
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
JpContreiras,
Eu fiz 50 anos em janeiro e acabei de a conseguir renovar agora mesmo. Vou pagar os 27 EUR, vom a referência MB dada d enviam me a carta para casa.
PS: Andei foi estes 3 meses com uma grande sorte e não ter apanhado nenhuma operação stop!
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
JpContreiras,
Eu fiz 50 anos em janeiro e acabei de a conseguir renovar agora mesmo. Vou pagar os 27 EUR, vom a referência MB dada d enviam me a carta para casa.
PS: Andei foi estes 3 meses com uma grande sorte e não ter apanhado nenhuma operação stop!
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
João Cruz, Depois de confirmarem o pagamento é que te enviam a guia de substituição. Até lá, podes não ter tanta sorte... :stuck_out_tongue_winking_eye:
-
Ah, ok vamos então esperar.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Não é necessário um atestado médico e prova de visão para renovar a carta?
-
Para a renovação dos 50 não é preciso atestado médico. Para a dos 60 é que sim.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
:convivio:
Então aos 50 anos é apenas um processo burocrático e uma forma de cobrar mais uns euros.
-
Então aos 50 anos é apenas um processo burocrático e uma forma de cobrar mais uns euros.
Exacto! :-X
-
Bolas daqui a um ano estou também nesta situação... nem me lembrava que tinha que renovar aos 50.
Grande partilha João. :palmas:
-
Já consegui avançar com o pedido de revalidação e gerar a referência multibanco para pagar os 27€.
Só tive de enviar um email a pedir apoio com um printscreen do erro para:
imtonline@imt-ip.pt
:palmas:
-
que bela prenda... o aniversariante é que paga :(
-
que bela prenda... o aniversariante é que paga :(
Pois… nos países do terceiro mundo, onde nem é obrigatório ter carta de condução, ninguém paga prendas ao estado.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
que bela prenda... o aniversariante é que paga :(
Pois… nos países do terceiro mundo, onde nem é obrigatório ter carta de condução, ninguém paga prendas ao estado.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Pois, nós aqui renovamos a cada 5 anos com exame médico e teste psicotécnico. E pra dirigir qualquer veículo automotor deve-se passar nos testes para ter a sua CNH. (Carteira Nacional de habilitação) válida em quase todo o mundo. E se paga toda vez que renova, paga -se o exame e as taxas para emissão do documento. E após os 70 anos renova-se a cada 3 anos...com exames médicos.
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
-
mas com exames médicos ainda consigo compreender, agora só porque se faz 50 anos apenas se está a pagar a renovação burocrática... daí o meu comentário em tom de ironia pela prenda que o companheiro do post original teve :tornarseanjinho:
daqui a um par de anos também me vai calhar.... :o
vamos mas é rolar por essas estradas pra afugentar as mágoas :sportbike:
-
mas com exames médicos ainda consigo compreender, agora só porque se faz 50 anos apenas se está a pagar a renovação burocrática... daí o meu comentário em tom de ironia pela prenda que o companheiro do post original teve :tornarseanjinho:
daqui a um par de anos também me vai calhar.... :o
vamos mas é rolar por essas estradas pra afugentar as mágoas :sportbike:
Pois eu peço desculpa se a minha observação foi muito "cáustica". Compreendo perfeitamente o comentário, Quell. Eu também gostaria de viver num país com zero burocracia. Mas, de certa forma, a burocracia é tudo o que nos protege da anarquia.
Agrada-me constatar que cada vez mais mulheres aderem ao motociclismo :palmas:
Rolemos pelas estradas da vida.
:bandeiraportugal:
-
Pois eu peço desculpa se a minha observação foi muito "cáustica". Compreendo perfeitamente o comentário, Quell. Eu também gostaria de viver num país com zero burocracia. Mas, de certa forma, a burocracia é tudo o que nos protege da anarquia.
Agrada-me constatar que cada vez mais mulheres aderem ao motociclismo :palmas:
Rolemos pelas estradas da vida.
:bandeiraportugal:
Até podemos subdividir as burocracias em "necessárias" e "desnecessárias".
As necessárias serão boas para fugir às anarquias.
Já as desnecessárias não vejo utilidade nenhuma! ;D
Qual o interesse na obrigatoriedade em renovar a carta aos 50 anos (nestes moldes)?
O que ganha a sociedade e o individuo com este procedimento?
Este procedimento parece mais uma prova de vida...
Podem andar por aí uns maganos a conduzir com a carta de falecidos... deixa ver se filtramos alguns! :)
-
mas com exames médicos ainda consigo compreender, ...
Exacto. Nem que fosse um atestado.
O que se consegue obter facilmente sem sequer pedirem exames... é certo...
Mas pelo menos a renovação teria alguma legitimidade.
-
Ah, ok vamos então esperar.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Boas. Depois do pagamento esta 2° feira, já recebi e-mail a indicar que o processo já está em andamento e já tenho a guia de substituição da carta.
Realmente esta renovação aos 50, é nais sacar dinheiro ao pessoal, do que outra coisa.
É o mesmo do passaporte que passou de 50 eur e validade de 10 anos, para 80-100 eur e validade de apenas 5 anos.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
E já está. 17 dias depois e já recebi a carta renovada" em casa, por correio.
Uma vez mais, obrigado João pela dica e abertura do tópico, pois caso contrário passava me ao lado.
Abc
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
-
Bom dia, companheiros. Também recebi ontem a carta nova, válida até 2032.
O aviso do João Carvalho foi útil.
:palmas: :palmas:
-
https://www.jn.pt/nacional/mais-de-44-mil-pessoas-conduzem-com-carta-caducada-14799562.html?target=conteudo_fechado
Mais de 44 mil falharam renovação obrigatória do título de condução aos 50 anos em 2021. Ausência de habilitação legal cresceu nos anos da pandemia.
No ano passado, 44 566 condutores com 50 anos deviam ter renovado o título de condução e não o fizeram, de acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Isto significa que milhares de pessoas estão a conduzir nas estradas com a carta caducada e arriscam uma multa.
-
http://sinistralidadeportuguesa.blogspot.com/2011/07/tabela-de-renovacao-de-carta-de.html