Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
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Abro este tópico pois poderão haver muitos que já ouviram falar e não sabem bem do que se trata ou das vantagens que se podem obter na colocação de azoto/nitrogénio nos pneus. Mas a verdade é que há quem o faça, tanto em motos como em automóveis e os resultados são francamente animadores para os seus utilizadores.
Breve descrição do mesmo: O nitrogénio é um gás inerte (não inflamável) – ou seja, trata-se de ar seco com o oxigénio removido. Por exemplo, o ar ambiente tem na sua composição cerca de 78% de nitrogénio.
Mas ao contrário do ar normal que se coloca com qualquer bomba, o azoto/nitrogénio é pago e nem todos os locais se encontra este gás.
No entanto são enormes as suas vantagens, em que se contam:
- Evita sobreaquecimento dos pneus;
- Como o azoto não contém vestígios de água, não existe evaporação e expansão, pelo que existem menos perdas de pressão;
- Estabilidade da pressão interna do pneu mesmo em situações de grande exigência para o mesmo;
- Devido à manutenção da pressão por períodos muito mais longos, diminui-se e muito o acto da verificação através dos manómetros das bombas de gasolina e afins;
- Não existe oxidação por via da ausência de água, permitindo uma maior vida útil ao pneu e respectivos compostos de borracha e previne-se a corrosão da jante;
- Em última análise e devido a todas as suas características que mantém a estabilidade do pneu, o consumo sai também beneficiado e, naturalmente, o ambiente agradece;
Existem até mesmo relatos de quem tenha feito + de 10.000Kms sem nunca precisar de verificar a pressão do pneu, devido à quase ausência de perdas de pressão, ou seja, em muitos casos dura a vida útil do pneu. Apenas para que se perceba, está calculado que, com o ar normal e que todos colocamos, as perdas de pressão se cifram em média nos 0,14Bar/mês. Mas o melhor de tudo é que não existe incompatibilidade em que, se fôr mesmo necessário, fazer acerto na pressão do pneu, pode ser colocado ar normal.
Para o uso diário do consumidor normal e em que também eu próprio me insiro, não é necessário insuflar os pneus com nitrogénio. Contudo, insuflar os pneus com nitrogénio não lhes provoca qualquer dano e pode contribuir marginalmente para reduzir as perdas de pressão provocadas por quebra de impermeabilidade.