Clube Português Motociclismo

GERAL => Legislação e informações relevantes na área do motociclismo => Tópico iniciado por: Sapiens21 em Julho 21, 2022, 15:40:58, 15:40

Título: O 112 passará a detectar o local exacto da origem da chamada...
Enviado por: Sapiens21 em Julho 21, 2022, 15:40:58, 15:40
O 112 passará a detectar o local exacto da origem da chamada...


(https://i.postimg.cc/P5RXDSJr/112.png)


Já lá vão cerca de 11-12 anos a esta parte que tive de ligar para o 112 por causa do abalroamento que foi feito ao meu irmão, quando ele seguia de moto.
Nessa altura e após ligar para o 112, fui eu quem teve de fornecer os dados (o mais exactos que me foi possível), quanto ao local da ocorrência, no sentido de uma ambulância ir ao local, pois ele tinha um golpe profundo na mão.

Passaram estes anos, as coisas têm vindo a ficar substancialmente melhores nesse particular, mas ainda ficarão melhores!

Isto porque o Ministério da Administração Interna (MAI) lançou esta semana um concurso internacional para a manutenção dos centros operacionais 112.pt, o serviço de chamadas de emergência gratuito, sendo que uma das novidades deste novo serviço de emergência será a deteção do local exacto de origem das chamadas.

Entre outras coisas, é introduzido o 5G e os centros operacionais passam a receber a geolocalização diretamente dos terminais móveis. Os centros operacionais vão continuar a receber a geolocalização oriunda de outras fontes já implementadas no 112 nacional (Cell ID, AML), mas esta actualização vai permitir uma localização muito mais precisa para um socorro mais rápido e eficaz.

Isto é especialmente importante, pois existem casos em que por exemplo a pessoa que liga para o 112 é um sinistrado rodoviário e pode estar numa zona de mais difícil localização pelos métodos actualmente ao dispor do 112.

A bem dizer, um sinistrado poderá não estar em condições de facultar a sua situação, quanto mais o local onde se encontra, sendo assim de uma enorme importância que esta tecnologia permita o socorro no menor tempo possível, com a precisão de saber o local exacto de onde partiu a chamada telefónica.
Título: Re: O 112 passará a detectar o local exacto da origem da chamada...
Enviado por: Joao_Cruz em Julho 21, 2022, 15:52:14, 15:52
Muito boa notícia. Em especial agora que alguns intercomunicadores teem um algoritmo que, em caso de detectaram uma queda, podem fazer una chamada para até 3 telefones pré estabelecidos (o caso dos Uclear Motion).
Esperemos é que nunca seja necessário usar esse serviço.



Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Título: Re: O 112 passará a detectar o local exacto da origem da chamada...
Enviado por: Sapiens21 em Agosto 20, 2024, 12:17:13, 12:17
Por incrível que possa parecer e passado todo este tempo....ainda não foi implementado.

Adiado para 2025. :toma:

A detecção automática e exacta do local da chamada, para agilizar a rapidez e eficiência do socorro, pelos vistos ainda terá de sofrer mais um atraso até estar definitivamente implementada.


Link para notícia que fala deste adiamento:
https://www.rtp.pt/noticias/pais/adiada-implementacao-de-nova-tecnologia-de-localizacao-de-chamadas-para-112_v1593899
Título: Re: O 112 passará a detectar o local exacto da origem da chamada...
Enviado por: Cross em Agosto 27, 2024, 09:51:44, 09:51
Interessante seguir estes tópicos e com o histórico ter uma noção de como se passa o tempo.
Mais um tema ping pong e de lobbies... como é para salvar vidas e eficiência da resposta dos serviços de emergência pois menos prioritário e chateia algumas pessoas, existe outras prioridades, aliás como meter radares em todo lado porque é bom negócio claro!

Sent from my SM-S918B using Tapatalk

Título: Re: O 112 passará a detectar o local exacto da origem da chamada...
Enviado por: saraiva em Agosto 27, 2024, 10:44:40, 10:44
Interessante seguir estes tópicos e com o histórico ter uma noção de como se passa o tempo.
Mais um tema ping pong e de lobbies... como é para salvar vidas e eficiência da resposta dos serviços de emergência pois menos prioritário e chateia algumas pessoas, existe outras prioridades, aliás como meter radares em todo lado porque é bom negócio claro!

Sent from my SM-S918B using Tapatalk

Estava a pensar nessa questão mesmo, de como temos evidências aqui da passagen do tempo quando às vezes se desenterram tópicos (O das inspeções é outro).

Não percebo como este tema não é urgente, pois quando as pessoas em emergência pedem socorro a questão da localização faz perder imenso tempo, às vezes precioso incluindo a má comunicação e deslocações dos meios de socorro para os sítios errados.