Clube Português Motociclismo

GERAL => Quando tudo é novidade... As Primeiras Dicas! => Tópico iniciado por: RafaelMG20 em Julho 26, 2022, 11:10:39, 11:10

Título: Primeira mota
Enviado por: RafaelMG20 em Julho 26, 2022, 11:10:39, 11:10
Boas, mais um tópico de primeira mota.

Tenho 22 anos e estou a acabar de tirar a carta A2.
Não tenho nenhuma experiência com motas e vai mesmo ser a primeira mota.

Visto que trabalho remotamente, a Mota será principalmente para passeio ao fim de semana, e deslocações pós trabalho.

O estilo que sempre me chamou mais a atenção foi as naked. No entanto, após falar com diversas pessoas, várias desaconselharam visto a medir 1.83m, pesar 80kg e também por querer mais passeio. E isto fez com que me virasse mais para o estilo adventure/trail.
Visto que muitas vezes também vou andar com pendura, também será melhor este estilo.

Andei a fazer alguma pesquisa e fiquei com dúvida se compensa mais ir para uma 500 ou para uma 700 limitada para quando tiver a A deslimitar.
Ou se compensaria mais comprar uma 500 usada, e posteriormente quando tirar a A comprar outra mais potente.

Os modelos que fiquei mais interessado foram:
- cb500x
- NC750X
- Versys 650
- Trk 502x
- Vstrom 650

Também gosto das gs750/850 mas penso que já seja demasiado puxado €.


Posto isto, qual a vossa opinião?
Título: Re: Primeira mota
Enviado por: Canonista em Julho 26, 2022, 12:24:52, 12:24
Viva Rafael, bem vindo ao fórum.  :welcome:

Em relação ao estilo... Trail Adventure é o modelo da moda e para muitas pessoas é realmente o modelo mais versátil e confortável!
Para passeios e conforto para o pendura será a melhor opção.  :)

Quanto à cilindrada...
Não sei se já tinhas experiência anterior em 125 cm3? Muitos km's ou poucos...?
O que te posso dizer é que existe uma curva de aprendizagem e uma evolução por etapas que deve ser feita.
Um piloto de F1 começa pelos kartings, e vai progredindo nas várias modalidades até chegar à F1.
Nas motas é igual e nem é apenas pela questão da potência... também pelo peso, dinâmica, manobrabilidade, etc.

Uma 500 será mais que suficiente para andar com pendura e menos exigente na condução do que uma cilindrada maior...
Penso que seria mais sensato fazer muitos km's numa 500, antes de pensar trocar para uma de maior cilindrada.

EDIT: Vi agora a tua apresentação onde referes que a tua experiência é nula... o que me leva ainda mais a vincar a ideia de ganhar experiência em cilindradas menores.
Título: Re: Primeira mota
Enviado por: Robson em Julho 26, 2022, 15:44:36, 15:44
Olá Rafael,

Concordo com o Canonista, porém em partes.

Se você não em experiência, convém começar com uma moto menor. A cilindrada afeta, porém há outros fatores importantes também. Posso citar meu caso: eu tinha uma TDM 900 e troquei recentemente por uma V-Strom 1050. Apesar de ser 150cc de diferença, a V-Strom me pareceu muuuito maior e, apesar da experiência, eu me senti um tanto inseguro no começo. Algo que passou depois de um tempo.

Outro fator é sua altura, e ter os pés no chão faz também uma diferença grande. Algumas pessoas vão dizer que isto não importa, e que usam somente um pé quando param, mas eu tenho minhas dúvidas quando você parar num lugar "não tão" reto ou parar numa emergência e precisar botar o pé no chão de verdade.

Por último, você disse querer andar com pendura. Provavelmente terá bagagem também? Calcule o peso disso e veja se a moto que você pensa em comprar está dentro. Minha moto tem 200 kg de buffer, se eu somar eu, minha esposa, mais todas as tranqueiras que coloco numa viagem, tá perto do limite recomendado pelo fabricante.

Se você comprar uma moto muito pequena, assim que ganhar experiência/segurança, vai querer fazer upgrade. Se for começar pequeno, procure algo usado (que já depreciou) e que seja boa de mercado, assim qualquer perda será minimizada.

Claro que estas são minhas opiniões e com certeza, serão diferentes de muitos aqui. Não há certo, nem errado. Há o que é melhor para cada um.

Boa sorte, boa escolha e se divirta.
Título: Re: Primeira mota
Enviado por: nfkart em Julho 26, 2022, 16:34:45, 16:34
Boas,

Eu sugiro-te que compres logo um Canhão! com pelo menos 150 cv!!! Aprendes rápido!

 :D :D
Título: Re: Primeira mota
Enviado por: JustGil em Julho 26, 2022, 22:33:06, 22:33
Viva Rafael!
Como já referiram aqui os companheiros, há outros aspetos a avaliar numa compra de uma mota, desde o peso da mota até a altura do assento que poderá proporcionar mais conforto ou mais confiança, principalmente quando esta será a nossa 1ª mota e não temos muita experiência.
Dentro dessa lista, e interpretando que tens a carta A2, eu escolhia a CB500X ou a TRK 502, mais tarde, quando já tivesses mais experiência e uma "liberdade" maior em cima da mota partiria para uma acima dos 35kw ou 48cv de potência, pois, para deslimitar uma mota acaba por ser mais um gasto.
Mas, entretanto, se aparecer um negócio favorável, é ainda melhor.
Entretanto, vai experimentando essas motas dessa lista, nem que seja apenas o sentar em cima delas para ver a ergonomia.
Boa sorte, pois nem sempre é fácil!  :nice:

Título: Re: Primeira mota
Enviado por: AndréAlves em Julho 27, 2022, 10:43:50, 10:43
Dentro dessa lista, e interpretando que tens a carta A2, eu escolhia a CB500X ou a TRK 502, mais tarde, quando já tivesses mais experiência e uma "liberdade" maior em cima da mota partiria para uma acima dos 35kw ou 48cv de potência, pois, para deslimitar uma mota acaba por ser mais um gasto.
Mas, entretanto, se aparecer um negócio favorável, é ainda melhor.
Entretanto, vai experimentando essas motas dessa lista, nem que seja apenas o sentar em cima delas para ver a ergonomia.
Boa sorte, pois nem sempre é fácil!  :nice:

Subscrevo isto.  :nice:
Podemos entrar aqui na discussão sobre o sexo dos anjos (se aprender com pesadas ou não é fazível ou não) mas a verdade é que o nosso colega Rafael só vai tirar a carta A2 e portanto, a não ser que encontre uma mota limitada a uma oportunidade incrível, nem faz sentido sequer levar a conversa para aí...
Eu aconselhava uma CB500X face à TRK502 por poucos detalhes (qlqr uma das duas ficas bem servido) : é mais leve e retêm mais o seu valor numa futura venda em 2a mão. Opinião pessoal, não me odeiem, a TRK ainda não me conquistou  :D
Título: Re: Primeira mota
Enviado por: Robson em Julho 27, 2022, 12:49:11, 12:49
não me odeiem, a TRK ainda não me conquistou  :D

Sem ódio. O que seriam das morenas se todos gostassem das loiras? 😉
Título: Re: Primeira mota
Enviado por: MotardFeio em Julho 27, 2022, 13:43:27, 13:43
Bem vindo!!

CB 500X, sem dúvida. Usada!

Depois vende se perdes pouco dinheiro, tem sempre procura no mercado de usados, e serve de boa aprendizagem sem ser "curta" para passeios com pendura e afins.

Será uma excelente "escola"!

Depois terás tempo de perceber o que mais se irá adequar a ti no futuro.

Boa sorte!
Título: Re: Primeira mota
Enviado por: belzebuh em Julho 28, 2022, 13:14:10, 13:14
Eu também compraria uma 500X...mas usada...

Vais-te sentir à vontade na mota rapidamente e, vais tirar a carta A e quererás trocar. Como tal, acho economicamente mais viável comprares uma usada, para depois na troca perderes pouco dinheiro.

Eu tive uma F750GS nova e é uma excelente primeira mota. Sim é mais cara que as concorrentes mas a nível de eletrónica oferece mais que as restantes. A nível de potencia 77cv, está em linha com a concorrência mas o binário é superior e isso nota-se. É um bocadinho top heavy mas geres.  Se fosse hoje não a tinha comprado...teria comprado uma mota mais barata, usada e, passado 1 ano, 1 ano e meio trocado por uma maior. Infelizmente fui mesmo forçado a trocar porque a mota foi para a sucata e, fui para uma mais potente, não a 1ª escolha mas a possiv€l. O plano agora é disfrutar da atual uns 5 anos para ganhar mais experiencia e, depois ir para uma maior e mais potente.

Eu vou para a segunda ADV e, sim para viajar é o ideal. Contudo estou a falar de viajar mesmo, fazer tiradas de 500/600kms. Se a tua paixão recai nas naked e, acho que fazes bem começar numa ADV para estabeleceres um patamar de conforto, mais tarde fazes um test drive a uma naked e já consegues comparar. Com uma naked também viajas com duas pessoas.. as marcas costumam ter kits de malas.

Eu também gosto de naked, mas prefiro ter uma faz tudo... só posso ter uma mota e, com a ADV certa não ficas limitado
Título: Re: Primeira mota
Enviado por: Paulo Fradinho em Julho 28, 2022, 13:23:18, 13:23
Para mim nas motos mencionadas, eu sou suspeito mas, acho que a CB500X é a adequada para primeira mota. Facilidade de condução, peso, maneabilidade.....
Depois com a pratica verias o que mais se adequa a ti e às tuas necessidades. As opções que puseste tens motores e comportamentos muito distintos.... Nada também se tiveres possibilidade de experimentares cada uma delas...