Clube Português Motociclismo
Marcas de Motociclos => Honda => Tópico iniciado por: Gentleman rider em Agosto 23, 2022, 12:05:59, 12:05
-
A Honda vai combater a Yamaha no seu próprio terreno já em 2023 e para isso está a desenvolver um bicilíndrico paralelo de cerca de 750cm3
A primeira moto a ser lançada com este motor é a Hornet 750 para fazer concorrência directa à Yamaha MT07 (moto que já tem o seu tópico dedicado)
A segunda será a trail XL750 Transalp que virá na sequência da já longa linhagem de modelos Transalp de motor V2. E uma directa concorrência da Ténére 700.
Especula-se, mas com grande probailidade vir a ser realidade, que os 3º e 4º modelos da marca a serem lançados com este motor serão uma naked retro Hawk75 e uma desportiva CBR750RR.
A Hawk 75 parece aderir à mais recente tendência da Yamaha XSR900 de ir buscar inspiração aos anos 80.
A CBR750RR será, claro, lançada para se bater de igual para igual com a Yamaha R7.
-
É aqui que devemos comentar ou no outro tópico ou então criamos cada um de nós um novo?
:D
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=8483.msg105066#msg105066 (https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=8483.msg105066#msg105066)
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=9548.msg117295#msg117295 (https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=9548.msg117295#msg117295)
Moderação, dá para juntar tudo num? :pensador:
-
Vamos ver....a Honda vai ficar com dois motores 750? Ou vai colocar o motor existente nas NC nestes novos modelos? Ainda não li nada sobre um novo motor 750...
-
Muito provavelmente será um motor inteiramente novo.
No caso da Hornet 2023 existe separador no website da própria Honda. https://www.honda.pt/motorcycles/range/street/hornet/history.html
Numa futura Transalp vejo perfeitamente expectável o uso desse bloco que estará (presumo) em fase de testes, mas aqui com menos potência, havendo uma preferência pelo uso do binário, nomeadamente na utilização mais adequada ao propósito e características do modelo.
Sejamos realistas...
A Yamaha Ténéré tem cerca de 73cv.
A futura Transalp não vejo que vá muito além disso. Provavelmente 80cv ou pouco mais.
-
O meu palpite é que a Hornet 750 tenha os 95cv da lei A2.
Creio que faz sentido a marca não mexer no motor e a Transalp vir exactamente com a mesma potência. Mas também poderá ter menos.
A Aprilia teve que fazer mudanças no motor 660 quando passou da RS660 para a Tuareg mas isso é porque com menos 90cc o motor Aprilia tem falta de médios regimes para uma trail. A marca italiana fez um motor a pensar na sua desportiva antes de qualquer outra moto.
Creio que a Honda fará como a Yamaha e o motor 750cc vai nascer mais mundano e poranto mais adaptado às diferentes motos em que for instalado.
A Yamaha não muda o CP2 em nenhuma das suas motos, quer a tracer, R7, MT07, XSR700 ou Ténére têm exactamente a mesma potência.
Creio que o mesmo vá acontecer com a família Honda 750 2 cilindros
-
O meu palpite é que a Hornet 750 tenha os 95cv da lei A2.
Creio que faz sentido a marca não mexer no motor e a Transalp vir exactamente com a mesma potência. Mas também poderá ter menos.
A Aprilia teve que fazer mudanças no motor 660 quando passou da RS660 para a Tuareg mas isso é porque com menos 90cc o motor Aprilia tem falta de médios regimes para uma trail. A marca italiana fez um motor a pensar na sua desportiva antes de qualquer outra moto.
Creio que a Honda fará como a Yamaha e o motor 750cc vai nascer mais mundano e poranto mais adaptado às diferentes motos em que for instalado.
A Yamaha não muda o CP2 em nenhuma das suas motos, quer a tracer, R7, MT07, XSR700 ou Ténére têm exactamente a mesma potência.
Creio que o mesmo vá acontecer com a família Honda 750 2 cilindros
É só estranho com o motor de 650cc com 95cv da actual CBR650R/CB650R não possam fazer a tal "baby africatwin/transalp" e ao mesmo tempo é estranha a posição de tornar a Hornet em algo com carácter diferente daquilo que fez a "verdadeira" hornet um sucesso de vendas... (4 cilindros 100cv)
Para relembrar: https://motomais.motosport.com.pt/noticias/dois-regressos-anunciados-honda-hornet-750-seguida-pela-transalp/ (https://motomais.motosport.com.pt/noticias/dois-regressos-anunciados-honda-hornet-750-seguida-pela-transalp/)
-
É só estranho com o motor de 650cc com 95cv da actual CBR650R/CB650R não possam fazer a tal "baby africatwin/transalp"
Podiam mas a moto não seria tão boa, nem venderia.
e ao mesmo tempo é estranha a posição de tornar a Hornet em algo com carácter diferente daquilo que fez a "verdadeira" hornet um sucesso de vendas... (4 cilindros 100cv)
A Hornet 600 foi um sucesso de vendas mas não tão grande quanto a Suzuki SV650 com 2 cilindros.
A Hornet 750 tem potencial para ser maior sucesso do que foi a Hornet 600, mesmo se actualmente existem mais concorrentes.
Quanto à nostalgia dos motores 600 4 em linha! Eu não tenho nenhuma mas mesmo para quem tem é melhor fazer o luto e andar para a frente!
-
É só estranho com o motor de 650cc com 95cv da actual CBR650R/CB650R não possam fazer a tal "baby africatwin/transalp"
Podiam mas a moto não seria tão boa, nem venderia.
e ao mesmo tempo é estranha a posição de tornar a Hornet em algo com carácter diferente daquilo que fez a "verdadeira" hornet um sucesso de vendas... (4 cilindros 100cv)
A Hornet 600 foi um sucesso de vendas mas não tão grande quanto a Suzuki SV650 com 2 cilindros.
A Hornet 750 tem potencial para ser maior sucesso do que foi a Hornet 600, mesmo se actualmente existem mais concorrentes.
Quanto à nostalgia dos motores 600 4 em linha! Eu não tenho nenhuma mas mesmo para quem tem é melhor fazer o luto e andar para a frente!
Por mim venham já as eléctricas mas mesmo assim tenho mais curiosidade pelas híbridas kawasaki com base hidrogénio... (ou então alinhar mais pela equipa do companheiro ALCF)
:cool:
-
A Hornet 600 foi um sucesso de vendas mas não tão grande quanto a Suzuki SV650 com 2 cilindros.
A SV650 nunca foi um sucesso de vendas...
Quanto muito é um "sucesso" no que diz respeito à "longevidade" no mercado...
Talvez as vendas acumuladas ao longo de todos estes anos representem números simpáticos.
Ainda assim... tenho dúvidas que sejam comparáveis com o que Hornet conseguiu nos seus tempos de glória.
Goste-se ou não, a Hornet revolucionou o mercado das nakeds de média cilindrada.
Tornou-o novamente jovem e apelativo.
Durante praticamente uma década foi senhora a rainha independentemente das excelentes propostas de outros construtores.
Não te esqueças que a própria Suzuki para responder ao sucesso comercial da Hornet... lançou a GSR600!
Ao mesmo tempo que transformou a SV650 numa coisa assexuada chamada Gladius. Um erro que pelos vistos foi reconhecido e que conduziu ao regresso da SV.
Algo muito inteligente por parte da Suzuki nos primeiros anos da SV foi lançarem numa versão semi-carenada.
Pois a SV650S até despertou bastante interesse numa altura que havia poucas opções deste tipo.
Mas também foi rapidamente abafada.
A Hornet 750 tem potencial para ser maior sucesso do que foi a Hornet 600, mesmo se actualmente existem mais concorrentes.
Acho que será muito difícil. Para não dizer praticamente impossível.
Ao contrário do que aconteceu há 25 anos... a Honda não está mais a apostar num segmento de mercado estagnado.
Só um milagre fará a futura Hornet imediatamente se tornar naquela moto que todos os jovens querem ter.
Até porque esse estatuto foi conquistado pela Yamaha com o "dark side of japan".
E tudo isto sem se considerar que há muito menos jovens a querer motos do que havia há 25 anos atrás. :)
-
A SV650 nunca foi um sucesso de vendas...
Estás a falar de Portugal ou do mercado global? A SV650 foi (e continua a ser) uma moto de culto nos EUA. Ainda hoje é das motos mais vendidas na Alemanha
E tudo isto sem se considerar que há muito menos jovens a querer motos do que havia há 25 anos atrás. :)
Não digo em números totais mas em quota do segmento.
Esteticamente a Hornet parece uma cópia da Duke 890 mas ainda assim não tenho dúvidas de que esta Honda vai disputar a liderança do segmento com a MT07.
E nos mercados europeus isso quer dizer estar no top5 das motos mais vendidas. Esta Hornet750 vai ser uma moto tão comum quanto a Hornet 600 foi no seu tempo. Ou a MT07 é actualmente.
-
A Hornet teve menos sucesso que a SV???
Só se for no "estrangeiro", em Portugal para cada sv que se via, existiam mais 14 Hornet's a rodar, no mínimo.
Quem veio preencher esse nicho foi sem dúvida a MT 07, a suzuki nessas médias cilindradas, por aqui não vendeu "nada".
A Hayabusa nos EUA tb vende muito, deve ser fetiche deles. Mas essa ao menos cá também vendeu bem.
Nenuma trail faz sentido, nos dias de hoje, com um 4 em linha, é demasiado peso e para binário mais vale um 2 em linha com cambota das engraçadas, estilo TDM.
Além de ser mais caro de fabricar, e já agora de manter e mais guloso.
4 em Linha é para motos que se queiram suaves acima de tudo ou no outro extremo, pontudos para pista a altas rotações.
-
Com a vinda deste novo motor de 750cc com 2 cilindros (estou a especular apenas), que em princípio servirá a nova Hornet e a nova Transalp, será que o motor que equipa a atual CB650R e a CBR650R poderá chegar ao fim?
Confesso que não compreendo muito bem a vinda da nova Hornet, visto que no mercado há a CB650R, que de alguma forma, é uma concorrente da atual MT 07 (creio que são as nakeds de média cc da atualidade mais vendidas em Portugal), apesar de possuírem um comportamento e uma forma de condução diferente.
A Honda com esta nova Hornet pretende oferecer emoções próximas a que uma MT 07 oferece? Outra questão, a Honda pretende ter no seu catálogo 2 motas de média cilindrada, com propostas diferentes? A nova Hornet de 2 cilindros e a CB650R de 4 cilindros.
Não sei se me fiz entender, mas parece-me que a Honda quer ter um catálogo onde não há "espaços vazios", onde consiga responder a todo o tipo de consumidor.
Esta Transalp até acaba por fazer sentido, pois atualmente, trails com capacidade off road de média cc, só estou mesmo a ver a conhecida Ténéré 700 e a Aprilia Tuareg 660.
-
A CB650R e CBR650R vão desaparecer certamente.
-
A CB650R e CBR650R vão desaparecer certamente.
Cada vez mais parece que os aumentos de cilindrada só servem um propósito - aumento de IUC cobrado - tanto que em termos práticos esses aumentos de cilindrada não significam aumentos significativos de perfomances (acelerações, velocidades ponta, cavalos, binário)...
Já aqui falámos da história da tal nova NC800X/NC850X que iria começar a pagar o IUC de luxo e que se voltaria a vender assim tanto por esse motivo...
"Antigamente" as novidades traziam melhorias em todos os campos, actualmente parece que cada vez são mais estranguladas e "toma lá assim que já não é nada mau e ainda levas aqui uns extras da moda para não chorares tanto"...
Já nas eléctricas a história é outra.... no entanto os preços elevadíssimos das respectivas propostas e a ainda pouca escolha possível faz com que por enquanto não sejam já uma forte alternativa...
Portanto, quem gosta de motos, talvez encontre no mercado de usados coisas bem mais interessantes! :D
-
Estás a falar de Portugal ou do mercado global? A SV650 foi (e continua a ser) uma moto de culto nos EUA. Ainda hoje é das motos mais vendidas na Alemanha
Mercado global, claro.
Obviamente que haverá mercados onde consegue ser mais sucedida.
Mas até nesses não deixa de estar na sombra das principais concorrentes.
Sempre foi assim.
Não digo em números totais mas em quota do segmento.
Como me despertaste a curiosidade, e ainda sobre o tema anterior, pesquisei e encontrei uma tabela com o ranking das motos mais vendidas (https://www.1000ps.de/businessnews-3008313-die-meistverkauften-motorraeder-in-deutschland-1-halbjahr-2021) na Alemanha em 2021.
Claro que lá está... estamos a falar dum mercado especifico e não do mercado global.
Mas parece interessante focar a quota do segmento da SV num mercado onde supostamente é sucedida.
Filtrando as mesmas...
3 Kawasaki Z 650 2.048
4 Honda CB 650 R Neo Sports Cafe 1.505
8 Yamaha MT-07 1.221
15 Honda CBR 650R 927
16 KTM 890 DUKE 901
19 KTM 790 DUKE 842
33 Triumph Trident 660 621
35 Suzuki SV 650 619
Tive dúvidas em incluir as Duke... porque não se enquadram bem no price tag das principais.
Tal como a F900R (em 5º) que exclui precisamente por essa razão.
Com não quero estar a tirar a razão... podemos sempre olhar para o ranking de 2020 (https://www.1000ps.de/businessnews-3007760-die-bestverkauften-motorraeder-deutschlands-2020) onde a SV aparece bem melhor colocada:
3 Yamaha MT-07 3.226
4 Kawasaki Z 650 3.086
9 Suzuki GSX-S 750 2.178
12 Honda CB 650 R 1.786
13 Suzuki SV 650 1.711
Esta Hornet750 vai ser uma moto tão comum quanto a Hornet 600 foi no seu tempo. Ou a MT07 é actualmente.
Pelo pouco que se vê, tem potencial para ser comercialmente sucedida.
Sobretudo se for colocada no mercado a um preço competitivo.
Porém, para representar o que foi a Hornet e actualmente é a MT.. tem de ser "cool".
Tem de ser a moto que os "putos fixes" querem andar!
E isso é algo que a Yamaha soube trabalhar muito bem com a conversa do "dark side of japan" bem antes de chegar a ser lançada.
E para já... a Honda não está a fazer muito por isso.
Só a designação Hornet não chega. Quem as teve no tempo delas, não vai hoje em dia buscar uma nova.
Mesmo que tenha DCT! :D
Espero que realmente venha a ser uma boa proposta.
Mas algo que a Honda nos tem habituado há uns valentes anos para cá... é ver a montanha parir um rato.
...em princípio servirá a nova Hornet e a nova Transalp, será que o motor que equipa a atual CB650R e a CBR650R poderá chegar ao fim?
O mais certo será a Honda a médio/longo prazo normalizar a generalidade do catálogo em novos modelos feitos a partir das mesmas plataformas seguindo a abordagem que começou nas NC e tem expandido a outros segmentos.
Cada vez mais parece que os aumentos de cilindrada só servem um propósito - aumento de IUC cobrado - tanto que em termos práticos esses aumentos de cilindrada não significam aumentos significativos de perfomances (acelerações, velocidades ponta, cavalos, binário)...
O problema do IUC é bastante especifico do nosso mercado, cujos volumes de vendas não têm qualquer expressão na decisão dos construtores.
-
O sucesso da SV650 na Alemanha é algo que me espanta e precisamente por isso me lembro disso. Pegando no teu link destaco isto
33 Triumph Trident 660 621
34 Aprilia RS 660 620
35 Suzuki SV 650 619
36 Ducati Scrambler 585
37 Yamaha MT-09 565
Como é que a SV650 (uma moto muito desactualziada) consegue vender na Alemanha praticamente tanto quanto modelos muito mais recentes como a Trident 660 ou RS660 é espantoso. E vender mais do que a MT09 é ainda mais incompreensível.
Mas voltando 20 anos atrás, quando dizes que a SV650 sempre viveu na sompra das concorrentes eu fico a pensar... que naked de média cilindrada vendia mais do que a SV650 nessa altura? Não é provocação, é curiosidade legítima.
O que havia na altura? Ducati Monster, Yamaha Fazer, Honda Hornet, Suzuki Bandit, SV650, Kawasaki Z750?. Estou a esquecer-me de alguma?
Destas, sem dúvida que a SV650 era a mais vendida
-
Cada vez mais parece que os aumentos de cilindrada só servem um propósito - aumento de IUC cobrado - tanto que em termos práticos esses aumentos de cilindrada não significam aumentos significativos de perfomances (acelerações, velocidades ponta, cavalos, binário)...
Não sei, tenho até algumas dúvidas, que a tabela de IUC portuguesa circule nos gabinetes de engenharia da Honda no Japão :lolol:
O aumento de cilindrada que temos vindo a assistir nos últimos anos é principalmente motivada pela cada vez maior restrição das normas anti-poluição nos motores.
Do meu ponto de vista, sinceramente, a performance de qualquer moto de estrada com mais de 100cv é cada vez mais irrelevante. Daqui em diante os controlos de velocidade significam que as oportunidades de acelerar uma moto serão cada vez mais escassas.
Fico sempre com a sensação de que quem se concentra tanto na performance das motos ou nunca conduziu uma moto com mais de 100cv ou já conduziu mas nunca abriu o acelerador completamente.
-
Como é que a SV650 (uma moto muito desactualziada) consegue vender na Alemanha praticamente tanto quanto modelos muito mais recentes como a Trident 660 ou RS660 é espantoso. E vender mais do que a MT09 é ainda mais incompreensível.
Não tenho respostas exactas.
Mas diria que a confiança do mercado na Triumph e Aprilia poderá não ser muito diferente da que se observa cá.
Tal como o preço terá certamente bastante influência nas escolhas para este segmento em específico.
Mas voltando 20 anos atrás, quando dizes que a SV650 sempre viveu na sompra das concorrentes eu fico a pensar... que naked de média cilindrada vendia mais do que a SV650 nessa altura? Não é provocação, é curiosidade legítima.
O que havia na altura? Ducati Monster, Yamaha Fazer, Honda Hornet, Suzuki Bandit, SV650, Kawasaki Z750?. Estou a esquecer-me de alguma?
Destas, sem dúvida que a SV650 era a mais vendida
Há 20 anos atrás, a ficha técnica tinha influência decisiva nas vendas.
A Suzuki teve de conceber a GSR600 para responder ao que o mercado realmente queria.
A Suzuki chegou inclusive a abandonar a SV650... convertendo-a na Gladius de forma a apanhar migalhas do nicho de mercado da Monster e atrair público feminino.
Goste-se ou não, a Hornet foi efetivamente a moto mais influente deste segmento nos últimos 25 anos.
E durante cerca de uma década foi praticamente dominante.
Propostas como a FZ6, a GSR e até a tua Street (vamos ignorar a Speed Four que foi um flop) surgiram para concorrer com a Hornet e não com a SV650!
A SV650 durante muito tempo foi subestimada.
Levou algum tempo até obter o devido reconhecimento.
Só que entretanto a Yamaha já tinha introduzido o CP2.
-
Como é que a SV650 (uma moto muito desactualziada) consegue vender na Alemanha praticamente tanto quanto modelos muito mais recentes como a Trident 660 ou RS660 é espantoso. E vender mais do que a MT09 é ainda mais incompreensível.
Não tenho respostas exactas.
Mas diria que a confiança do mercado na Triumph e Aprilia poderá não ser muito diferente da que se observa cá.
Tal como o preço terá certamente bastante influência nas escolhas para este segmento em específico.
Mas voltando 20 anos atrás, quando dizes que a SV650 sempre viveu na sompra das concorrentes eu fico a pensar... que naked de média cilindrada vendia mais do que a SV650 nessa altura? Não é provocação, é curiosidade legítima.
O que havia na altura? Ducati Monster, Yamaha Fazer, Honda Hornet, Suzuki Bandit, SV650, Kawasaki Z750?. Estou a esquecer-me de alguma?
Destas, sem dúvida que a SV650 era a mais vendida
Há 20 anos atrás, a ficha técnica tinha influência decisiva nas vendas.
A Suzuki teve de conceber a GSR600 para responder ao que o mercado realmente queria.
A Suzuki chegou inclusive a abandonar a SV650... convertendo-a na Gladius de forma a apanhar migalhas do nicho de mercado da Monster e atrair público feminino.
Goste-se ou não, a Hornet foi efetivamente a moto mais influente deste segmento nos últimos 25 anos.
E durante cerca de uma década foi praticamente dominante.
Propostas como a FZ6, a GSR e até a tua Street (vamos ignorar a Speed Four que foi um flop) surgiram para concorrer com a Hornet e não com a SV650!
Concordo.
O curioso é que se andarmos mais 10 anos para trás, vemos que a Suzuki liderou este "segmento" em portugal, primeiro com a GS500, uma moto importantíssima quando ainda estávamos a aprender a sair da contingentação, e depois agitou esse mesmo mercado com a Bandit 400 (uma moto um pouco diferente e com um motor mais evoluído, que os japoneses se enganaram a vender cá), embora essa já tenha sofrido com o boom das CB500.
-
Há 20 anos atrás, a ficha técnica tinha influência decisiva nas vendas.
A Suzuki teve de conceber a GSR600 para responder ao que o mercado realmente queria.
Uma moto que pouco vendeu, já a SV650...
A Suzuki chegou inclusive a abandonar a SV650... convertendo-a na Gladius de forma a apanhar migalhas do nicho de mercado da Monster e atrair público feminino.
A SV650 é como as baratas ou como o 911. A Porsche bem o quis matar mas não conseguiu.
Assim está a Suzuki com a SV650
Goste-se ou não, a Hornet foi efetivamente a moto mais influente deste segmento nos últimos 25 anos.
Discutível. Eu acho que foi a Monster pelo design e a Street Triple pelo motor.
A Monster influenciou muito a SV650 e a Street Triple a MT09
A SV650 durante muito tempo foi subestimada.
Levou algum tempo até obter o devido reconhecimento.
Só que entretanto a Yamaha já tinha introduzido o CP2.
A SV650 foi um sucesso imediato logo em 1999. Aliás, a moto mais vendida do segmento durante pelo menos a sua primeira geração.
-
Não percebo a teimosia em dizer que a SV foi mais influente ou vendida que a Hornet sendo que basta ver as tabelas de vendas para verificar o oposto.
Sim, a Hornet foi a referência da classe desde que surgiu com as rodas iguais às da CBR900RR e motor da CBR 600F devidamente "descafeinado".
Tenho lá as Motociclismo desses anos com esses números todos, se calhar ainda lá vou ler de novo...
E aqui só falo em Portugal, nunca vivi na Alemanha nem no Japão.
Deve ser para fazer deste tópico um sucesso de respostas... :lolol:
-
Não percebo a teimosia em dizer que a SV foi mais influente ou vendida que a Hornet sendo que basta ver as tabelas de vendas para verificar o oposto.
Sim, a Hornet foi a referência da classe desde que surgiu com as rodas iguais às da CBR900RR e motor da CBR 600F devidamente "descafeinado".
Tenho lá as Motociclismo desses anos com esses números todos, se calhar ainda lá vou ler de novo...
E aqui só falo em Portugal, nunca vivi na Alemanha nem no Japão.
Deve ser para fazer deste tópico um sucesso de respostas... :lolol:
No Brasil há dois sucessos garantidos:
Hornet
Titan (CG125)
Venha de lá quem quiser desmentir isto!
:lolol:
Nem o brasileiro TMXR consegue!
:D
-
Uma moto que pouco vendeu, já a SV650...
O problema da Suzuki foi ter chegado um pouco tarde à corrida.
A Hornet já tinha um estatuto bastante consolidado no mercado.
E principal concorrência vinha por parte da Yamaha com a FZ6 lançada pouco antes.
As specs mais conservadoras e aquela estética inspirada na bking não ajudou muito a GSR.
E penso que não será necessário repetir que a SV650 foi abandonada pela Suzuki nesta altura.
Não foi certamente porque vendia mais que as outras.
Discutível. Eu acho que foi a Monster pelo design e a Street Triple pelo motor.
Percebo o ponto de vista. Pois gosto bastante de ambas.
Da mesma forma que tenho um ódiozinho de estimação pela Hornet. Porque era a que todos os "putos fixes" tinham ou queriam ter!
Infelizmente Monster e Street Triple sempre foram daquelas que muita gente gostava mas poucos se atreviam a comprar.
A SV650 foi um sucesso imediato logo em 1999. Aliás, a moto mais vendida do segmento durante pelo menos a sua primeira geração.
Posso estar totalmente enganado.
Mas a ideia que tenho é que a mais sucedida no jurássico até foi a SV650S da segunda geração.
-
Não percebo a teimosia em dizer que a SV foi mais influente ou vendida que a Hornet sendo que basta ver as tabelas de vendas para verificar o oposto.
Sim, a Hornet foi a referência da classe desde que surgiu com as rodas iguais às da CBR900RR e motor da CBR 600F devidamente "descafeinado".
Tenho lá as Motociclismo desses anos com esses números todos, se calhar ainda lá vou ler de novo...
E aqui só falo em Portugal, nunca vivi na Alemanha nem no Japão.
Deve ser para fazer deste tópico um sucesso de respostas... :lolol:
No Brasil há dois sucessos garantidos:
Hornet
Titan (CG125)
Venha de lá quem quiser desmentir isto!
:lolol:
Nem o brasileiro TMXR consegue!
:D
Quando estive lá antes da pandemia, também vi umas boas dezenas de XJ6 e umas poucas Kawasakis ER 6N.
Passado uns anos, andei numa XJ6, que foi logo a 1ª 4 cilindros que andei, pena era o seu peso para se manobrar a baixa velocidade, principalmente sendo eu um principiante ;)
Mas eu sempre tive a ideia de que a Hornet sempre foi a rainha das nakeds. Aliás, ainda nos dias de hoje, é uma das nakeds que vejo com alguma facilidade, encontro mais rápido uma Hornet do que uma Suzuki SV650 ou uma Ducati Monster.
-
Já existem fotos de uma unidade em fase de testes...
A apresentação desta nova Transalp, depois de anos fora do catálogo da marca, está muito próxima...
https://www.actumoto.ch/2022/09/05/nos-images-exclusives-d-une-toute-nouvelle-honda-transalp/
(https://i.postimg.cc/B6H6Ts9K/IMG-20220907-232230.jpg)
-
Adoro a decoração inspirada nas Transalp 600
Já o farol à NC :???:
-
Li algures: ~75cv... :cool:
https://motojornal.pt/honda-transalp-750-apanhada-na-estrada/ (https://motojornal.pt/honda-transalp-750-apanhada-na-estrada/)
Vamos ver se terá alma capaz de fazer esquecer um pouco a concorrente Tenere700...
:nice:
O que poderemos olhar:
(https://i.postimg.cc/W3KZkrY8/TS-3.jpg)
-
Li algures: ~75cv... :cool:
https://motojornal.pt/honda-transalp-750-apanhada-na-estrada/ (https://motojornal.pt/honda-transalp-750-apanhada-na-estrada/)
Vamos ver se terá alma capaz de fazer esquecer um pouco a concorrente Tenere700...
:nice:
O que poderemos olhar:
(https://i.postimg.cc/W3KZkrY8/TS-3.jpg)
Painel muito idêntico ao da CBR650R e da CB650R.
Quanto à performance, se chegar com 75cv creio que será o ideal para rivalizar com a Ténéré 700 e com a Aprilia Tuareg (apesar de ser mais cara e contar com 80cv).
Muito provavelmente, e tal como a T7, irá ser comercializada uma versão de 35kw para os portadores da carta A2, ou pelo menos espero ;)
-
Li algures: ~75cv... :cool:
https://motojornal.pt/honda-transalp-750-apanhada-na-estrada/ (https://motojornal.pt/honda-transalp-750-apanhada-na-estrada/)
Esse painel não me acredito que seja porque pela foto esse painel é completamente igual ao da minha CB500X. Penso que será um pouco mais tipo o da nova NC....
Vamos ver se terá alma capaz de fazer esquecer um pouco a concorrente Tenere700...
:nice:
O que poderemos olhar:
(https://i.postimg.cc/W3KZkrY8/TS-3.jpg)
-
Esse painel não me acredito que seja porque pela foto esse painel é completamente igual ao da minha CB500X. Penso que será um pouco mais tipo o da nova NC....
Verdade...
Vi na diagonal um site com imagens "spyshots" da futura transalp e em letrinhas pequeninas por baixo dessa imagem dizia realmente CB500X... peço desculpa!
https://www.topspeed.com/motorcycles/motorcycle-news/spy-shots-an-early-look-at-the-new-honda-transalp-750-adv-ar197550.html (https://www.topspeed.com/motorcycles/motorcycle-news/spy-shots-an-early-look-at-the-new-honda-transalp-750-adv-ar197550.html)
-
Esse painel não me acredito que seja porque pela foto esse painel é completamente igual ao da minha CB500X. Penso que será um pouco mais tipo o da nova NC....
Verdade...
Vi na diagonal um site com imagens "spyshots" da futura transalp e em letrinhas pequeninas por baixo dessa imagem dizia realmente CB500X... peço desculpa!
https://www.topspeed.com/motorcycles/motorcycle-news/spy-shots-an-early-look-at-the-new-honda-transalp-750-adv-ar197550.html (https://www.topspeed.com/motorcycles/motorcycle-news/spy-shots-an-early-look-at-the-new-honda-transalp-750-adv-ar197550.html)
Se aplicassem esse painel na Transalp seria um retrocesso a meu ver, tanto que a NC já tá um pouco mais elaborado 😊😊
-
Aguardo esta moto com muito interesse.
Estive várias vezes ao longo dos últimos 10-15 anos para comprar uma Transalp que é um canivete suiço que muito admiro, mas nunca comprei, lembro-me que uma delas não a trouxe por causa de uma diferença de 100eur no preço. :animated-smileys-angry-049: No tempo em que se compravam TA a pouco mais de 1000eur. :???:
Por outro lado, esta nova será uma moto obviamente muito diferente, não será um V2, que é uma das características que mais gostava na antiga, um motor de veludo que casava muito bem com o espírito da moto.
-
(https://www.motoo.com.br/fotos/2022/11/1280_960/honda_xl750-transalp_2023_10_08112022_51264_1280_960.jpg)
(https://www.motoo.com.br/fotos/2022/11/1280_960/honda_xl750-transalp_2023_10_08112022_51262_1280_960.jpg)
https://www.motoo.com.br/honda-transalp-cl500-e-scooter-eletrico-lancamentos-no-eicma-2022/
-
Está gira.
Comparativamente à Ténéré e Tuareg.
:D
-
Bem fixe. Gosto da pintura mais nostálgica da branca com os grafismos antigos e as jantes douradas. E preços aqui no burgo, já se sabe ?
-
Aquelas suspensões de longo curso e a jante de 21´polegadas na frente não escondem as pretensões deste modelo.
Em preto não aprecio muito esteticamente, mas nas cores branco/azul/vermelho, fica bem melhor.
São cores que também estavam presentes nas Transalp de outros tempos. :nice:
(https://i.postimg.cc/MK9GMXXF/honda.png)
ENGINE
Engine Type
Liquid-cooled OHC 4-stroke 8-valve parallel twin with 270° crank and Unicam
Engine Displacement
755cc
Bore x Stroke (mm)
87mm x 63.5mm
Compression Ratio
11.0:1
Max. Power Output
67.5kW @ 9,500rpm (~92cv de potência)
Max. Torque
75Nm @ 7,250rpm
Noise Level (dB)
Lwot - 81.5; Lurban - 77.5
Oil Capacity
3.9L
Starter
Electric
FUEL SYSTEM
Carburation
PGM-FI electronic injection
Fuel Tank Capacity
16.9L
CO2 Emissions WMTC
103g/km
Fuel Consumption
23km/l
ELECTRICAL SYSTEM
Battery Capacity
12v 8.6Ah
DRIVETRAIN
Clutch Type
Wet multiple, assist slipper clutch
Transmission Type
6 speed Manual Transmission
Final Drive
Chain
FRAME
Frame Type
Steel diamond
CHASSIS
Dimensions (L´W´H)
2,325mm x 838mm x 1,450mm
Wheelbase
1560mm
Caster Angle
27°
Trail
111mm
Seat Height
850mm
Ground Clearance
210mm
Kerb Weight
208kg
Turning radius
2.6m
SUSPENSION
Suspension Front
Showa 43mm SFF-CA – 200mm travel
Suspension Rear
Monoshock damper, Pro-Link swingarm, 190mm travel
WHEELS
Wheels Front
21in (stainless steel) spoked wheels
Wheels Rear
18in (stainless steel) spoked wheels
Tyres Front
90/90-R21 M/C 54H
Tyres Rear
150/70-R18 M/C 70H
BRAKES
ABS Type
2 channel
Brakes Front
Dual 310mm x 4.5mm ‘wave’ discs with axial mounted
2 piston calipers
Brakes Rear
Single 256mm x 6.0mm ‘wave’ disc is operated by a single-piston caliper
INSTRUMENTS & ELECTRICS
Instruments
TFT
Headlight
LED
Taillight
LED
Connectivity
Honda Smartphone Voice Control
USB
Type C (under the pillion seat)
12V Socket
Optional
Auto Winker Cancel
Yes
Quickshifter
Optional
Security System
HISS
-
Agora é que vi: 755cm3 ??? :wtf:
Tabela maxima de IUC :animated-smileys-angry-049:
-
Tem exactamente o mesmo motor recentemente desenvolvido pela marca e que está em uso na Hornet.
Ora no caso concreto do imposto praticado por cá e na forma como está escalonado...pois...são mais umas dezenas de euros por ano (cerca de 72€ face a uma moto com 501cc a 750cc).
-
Bem fixe. Gosto da pintura mais nostálgica da branca com os grafismos antigos e as jantes douradas. E preços aqui no burgo, já se sabe ?
Li algures que irá rondar os 11.500€ (+documentação), apesar de haver algumas publicações alemãs a mencionarem valores próximos de 9.000€.
Mas vai a ver-se e deverá ter um preço parecido com o que será praticado em Espanha, quando lá for divulgado...
Nem é pelo preço nem pelo IUC... pois vai vender bem na mesma!
A concorrência que se cuide...
A Honda está de parabéns! Um bom produto e com características interessantes e finalmente uma "concorrente à altura" da Tenere700 da Yamaha!
:palmas:
-
A Honda está de parabéns! Um bom produto e com características interessantes e finalmente uma "concorrente à altura" da Tenere700 da Yamaha!
:palmas:
Finalmente? Porque consideras a Tuareg660 uma concorrente superior?
-
Com o escape naquela posição nunca será uma Transalp.
João Santos
-
Partilho as primeiras avaliações,
Esteticamente ficou acima do que era a minha expectativa.
Primeiro ponto "menos bom", claramente o escape... numa posição baixa para uma aposta numa vertente off-road
No mercado PT, claramente que por uns míseros CCs a mais, paga IUC superior, seria bom ficar abaixo mas não considero que seja condição para o verdadeiro interessado deixar de comprar
Curioso para "sentir" o motor, vindo da hornet, com 92cv, binário interessante e certamente uma relação na caixa vocacionada para o off-road, deverá ser bem interessante
Agora só falta conhecer o preço, diria de 10 a 12k
-
Penso que apontará armas à Tenere 700, pelo que 10k deverá ser o preço no mercado!
Isto porque a hornet 750 está muito bem posicionada comercialmente!
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
A Teneré está a 11.500 €
A Tuareg está nos 12.200 €
Será que vai ficar mais barata que a Teneré?
Não acredito.
Mais cara que a Tuareg?
Também não acredito.
Será que fica ali no meio?
Acho que, com estas 3 motas, se alguém estiver comprador terá certamente muitas dúvidas em escolher.
-
Em Itália falam num preço abaixo de €10.000.
A realidade portuguesa acredito que poderá ser um pouco diferente, mas mesmo assim não tenho dúvidas que a marca colocará a nova Transalp XL750 abaixo do preço praticado para a Ténéré, ou seja, algo a rondar os ~€10.500 + desp. É o meu palpite. ;)
LINK para publicação Italiana dedicada ao modelo e com várias fotos de pormenor... (https://red-live.it/moto/news-moto/honda-xl750-transalp-2023-come-e-fatta-caratteristiche-foto-prezzo-e-potenza/)
-
A Honda está de parabéns! Um bom produto e com características interessantes e finalmente uma "concorrente à altura" da Tenere700 da Yamaha!
:palmas:
Finalmente? Porque consideras a Tuareg660 uma concorrente superior?
O mercado nesta gama esteve muito tempo esquecido e praticamente a tenere700 "dominava" sozinha, mesmo sendo um bom produto.
Haver concorrência é sempre bom porque nem todos gostam do mesmo, há sempre o lado emotivo relacionado com o que cada marca transmite e daí que tenha dito "finalmente" porque como se sabe, o público Honda estava a ficar esquecido e isso é mau para a marca a médio prazo...
A honda não se conteve neste modelo e diria que arriscou bastante para o que tem sido normal para tentar agarrar oportunidade de dominar as vendas no segmento, julgo que tenha sido uma escolha acertada.
A Aprilia é talvez a que tenha um aspecto mais robusto, apesar da tenere ser um bicho bem capaz, até pela motorização... e a honda até nisso se aproximou, foi buscar o melhor das outras...
Well done Honda.
Eu é que não aprecio este tipo de moto mas oferecida... porque não?!
Com esta nova Honda não sei qual escolheria... é uma escolha difícil e a diferença de preço é quase ela por ela...
-
Esperava uma All Rounder mais versátil, ou pelo menos com mais opções...Mota com muita aptidão TT, temos a Teneré.
Uma roda 21 na frente torna a mota demasiado radical para viajar, compromete o comportamento em asfalto, penso que uma roda19 na frente não comprometia o conforto em viagem, e conferia à mota alguma aptidão para uma ou outra incursão fora de estrada. Basicamente a Transalp 700 era assim, o que nos deixa esta mota mais Africa Twin que Transalp,
-
Esperava uma All Rounder mais versátil, ou pelo menos com mais opções...Mota com muita aptidão TT, temos a Teneré.
(....)
Parece-me que foi óbvia a intenção da marca.
Por existir essa proposta da Yamaha, é que a Honda Transalp saiu assim e com estas características.
Houve intenção de ir por este caminho...
Se acertado ou não, se demasiado próxima à África Twin ou não, não sei.
O que é certo é que esta é uma moto mais leve, mais ágil e quase de certeza 4 mil euros mais barata do que a AT versão base sem DCT.
Só o tempo dirá como vai o mercado receber esta moto inteiramente nova, com um motor que também é completamente novo.e com uma potência que eu sinceramente não esperava que ficasse igual à da Hornet. Pensei que viesse um pouco mais 'castrada', o que não sucedeu...
É ver nos próximos meses como é recebida nos maiores mercados, como Itália, França ou Alemanha.
-
Também tenho algumas dúvidas sobre a necessidade de uma roda 21 à frente. Ficará mais apta para fora de estrada, é verdade, mas suspeito que quem compra a TA raramente vá utilizá-la fora de estrada a sério. Talvez a maioria nem a tire do asfalto... Mas aceita-se a opção. Estas motos são sempre compromissos.
-
Em França já há concessionários a aceitar reservas por €10.800 (versao cinzenta).
Mas "sous réserve du prix definitif" :pensador:
(https://i.ibb.co/h7KwVqh/Transalp-23.jpg) (https://ibb.co/C1nDQrN)
-
Não posso deixar de reparar nos poucos impostos que incidem sobre veículos novos em França. :pensador:
-
Não posso deixar de reparar nos poucos impostos que incidem sobre veículos novos em França. :pensador:
Para um valor base de €9.000, cá seria:
€9.000 + 2.070 (IVA) + 224,49 (ISV) = €11.294,49.
Não deve andar muito longe disto... >:(
-
https://www.honda.pt/motorcycles/range/adventure/xl750_transalp/specifications-and-price.html
Site em PT já se encontra disponível, preços é que ainda nada.
Sent from my SM-G973F using Tapatalk
-
https://www.honda.pt/motorcycles/range/adventure/xl750_transalp/specifications-and-price.html
Site em PT já se encontra disponível, preços é que ainda nada.
Sent from my SM-G973F using Tapatalk
Bom se as jantes fossem para pneus sem câmara.....é um absurdo ainda produzirem motos com pneus com câmara.
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
-
Em utilização off road, os pneus com câmara ar, ao que julgo saber, têm vantagens...
-
Bom se as jantes fossem para pneus sem câmara.....é um absurdo ainda produzirem motos com pneus com câmara.
Utlizar pneus com camera em offroad é comum, porque em contextos de TT os pneus são sujeitos a deformações muito maiores e também porque as pressões utilizadas em TT costumam ser bastante mais baixas do que as recomendadas para utilização em tubeless. É mais fácil evitar fugas de pressão ou esvaziamento rápido provocado por um impacto mais violento, por exemplo em pedras.
Questão diferente é saber se as TA vão ter verdadeira utilizção offroad, e se compensa não usar tubeless.
Provavelmente a maioria vai usar as TA 95% estrada/05 OR, às vezes nem isso...
-
Justamente, pelo uso que se faz, deveria ser sem câmara, com a oferta opcional da roda com câmara....pois uma moto desse porte, o uso é predominante no asfalto. E cá pra nós, esse ideia que o pneu com câmara suporta mais pancada sem esvaziar já nao condiz com a realidade. Com uso intenso e profissional já tem que ser com câmara e mousse....
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
-
Não sei se vão oferecer ou não como opção. Duvido.
Parece que a pintura branca irá ser opcional com acréscimo de preço (a confirmar).
Se assim for é a la BMW nos carros, quase tudo é extra...
-
Pergunta para os entendidos… é exequível colocar câmara de ar num pneu/jante tubeless?
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Claro que sim. Haja paciência!! Mas faz-se.
-
Já existe preço em Portugal e pelos vistos ficará abaixo daquilo que por aqui vínhamos a escrever...
Recebi esta manhã um e-mail do concessionário Honda da minha zona, com esta informação:
(https://i.postimg.cc/QxN7R1pM/Screenshot-2023-02-05-10-02-39-062-edit-com-android-chrome.jpg)
-
Muito gira e cativante. 10600€ é um preço muito competitivo. A questão agora é se irão aplicar a receita deste motor numa versão 1100 ou 1200.
-
Muito gira e cativante. 10600€ é um preço muito competitivo. A questão agora é se irão aplicar a receita deste motor numa versão 1100 ou 1200.
Sim, chama-se Africa Twin
-
Já existe preço em Portugal e pelos vistos ficará abaixo daquilo que por aqui vínhamos a escrever...
Recebi esta manhã um e-mail do concessionário Honda da minha zona, com esta informação:
(https://i.postimg.cc/QxN7R1pM/Screenshot-2023-02-05-10-02-39-062-edit-com-android-chrome.jpg)
10.600€ parece-me competitivo. ;)
Suficientemente longe da AT (€14.895) para evitar criar problemas de canibalização dentro da gama.
-
E mais ou menos 100€ da Teneré "normal"... :pensador:
-
Este motor é novo e tem um curso muito pequeno (87 x 63.5 mm).
A Africa Twin tem 92.0 x 81.5mm, portanto é uma abordagem diferente.
A Honda tem neste momento vários motores de capacidade semelhante mas com abordagens distintas.
Muito gira e cativante. 10600€ é um preço muito competitivo. A questão agora é se irão aplicar a receita deste motor numa versão 1100 ou 1200.
Sim, chama-se Africa Twin
-
Chegou a 1ª esta semana à Motorway, já pode ser vista.