Clube Português Motociclismo
Test-Rides / Comparativos / Contactos / Novidades no sector => Comparativos => O que escolher? Quando existem dúvidas... => Tópico iniciado por: Silvas em Setembro 16, 2022, 16:43:17, 16:43
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Boas pessoal do CPM,
Decidi iniciar a carta de mota há uns tempinhos e estando agora a terminá-la ando a ver as opções de compra para uma primeira mota.
O estilo adventure adequa-se mais ao uso que lhe tenciono dar (trabalho de casa logo não vai ter forte uso diário, seria mais para uns passeios de fim de semana).
Não tenho amor à camisola a nenhuma marca em específico portanto decidi fazer um levantamento do segmento das adventure +- 500 que tendo em conta o que tenciono gastar, vai bastante ao encontro do que procuro.
Sem mais demoras eis as candidatas:
- MACBOR XR5 (todos os extras + cases) - 7859€
- VOGE 650DSX (todos os extras + cases) - 8554€
- BMW 750GS (alguns extras, sem cases) - 12.210€
- HONDA CB500X (todos os extras + cases) - 10.335€
- TIGER TRIUMPH SPORT 660 (extras + cases) - 12.702€
- KAWASAKI VERSYS 650 GRAND TOURER (todos os extras + cases) - 12.190€
Conhecidos da área e reviews que tenho vindo a ler (inclusive algumas de posts feitos aqui do fórum, por exemplo https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7622.0) têm-me feito sentir muito bem acerca da Macbor XR5 e visto que vem com os extras todos e kit de malas por +650€, para uma primeira mota face ao valor parece ser uma aposta sensata.
Dito isto, poderá também valer mais a pena investir desde já inicialmente um pouco mais e subir de patamar para uma Triumph, Versys, ou BMW. Estas marcas com certeza que mantêm muito mais o valor a longo prazo, especialmente comparado com uma marca chinesa como caso da Macbor. Porém também pode ser um pouco pedalada a mais para uma primeira mota, digam-me vocês sff.
E é isto, gostava de algumas segundas opiniões. Muchas gracias!
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São todas boas escolhas, dependendo do ponto de vista... ;)
A Macbor é produzida na China mas é Espanhola.
Atenção que umas são 500 cm3, outras 650 cm3 e outras 750 cm, não pagam o mesmo IUC...
Já agora porque razão a VOGE 650 e não a 500?
Pessoalmente para 1ª mota, se o critério fosse o preço escolheria a Macbor XR5 ou a VOGE 500...
Se pretendesse algo mais conceituado no mercado seria a Honda CB500X.
As outras considero um investimento elevado para 1ª mota.
A fiabilidade estará presente em qualquer modelo, à partida... ;)
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A escolha factor preço/características, optaria pela voge 650.
A escolha factor irracional do coração, optaria pela Tiger 660.
A escolha factor lógica de manter mais tempo uma mota sem perder valor, optaria pela gs750.
A escolha cb500x é o compromisso lógico nas 500's não fosse o preço estragar a equação...
Neste conjunto optaria pela macbor apenas se o dinheiro fosse curto mas não deixa de ser uma boa 1a moto.
Experimenta ir a todos os stands para ver de perto qual delas mais te sentes confortável e depois olha para os preços para comparar entre os modelos que mais gostaste de estar sentado...
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Nesse grupo preço/potencia, já viste a Tracer 7, V-Strom 650 ou a NC750?
Em usado mantém bem o valor, em especial a tracer.
:convivio:
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São todas boas escolhas, dependendo do ponto de vista... ;)
A Macbor é produzida na China mas é Espanhola.
Atenção que umas são 500 cm3, outras 650 cm3 e outras 750 cm, não pagam o mesmo IUC...
Já agora porque razão a VOGE 650 e não a 500?
Pessoalmente para 1ª mota, se o critério fosse o preço escolheria a Macbor XR5 ou a VOGE 500...
Se pretendesse algo mais conceituado no mercado seria a Honda CB500X.
As outras considero um investimento elevado para 1ª mota.
A fiabilidade estará presente em qualquer modelo, à partida... ;)
Certo a Macbor tem papel é uma empresa espanhola, mas é de fabrico chinês e ainda é uma marca relativamente recente no mercado. Além disso ainda não tenho feedback relativamente ao serviço pós-venda...
Quanto à Voge 500 não a coloquei ali pelo mesmo motivo que não coloquei a Benelli TRK. Todos os comparativos que vi apontavam para que a XR5 saísse como vencedora das 3. Além de que a XR5 é a mais leve e a que consome menos. Já a 650 ponderei por causa do preço e ser de uma cilindrada um pouco maior, ainda que monocilíndrica.
Concordo com as outras terem um valor elevado para primeira mota, também fiquei um pouco com esse feeling.
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A escolha factor preço/características, optaria pela voge 650.
Entre escolhas de preço/características, também estou um pouco entre essa e a XR5. Se chegar a isso a decisão vai ter de ser feita com o test drive.
A escolha factor irracional do coração, optaria pela Tiger 660.
O raio da mota é linda e ronca bem, não diria melhor
A escolha factor lógica de manter mais tempo uma mota sem perder valor, optaria pela gs750.
A escolha cb500x é o compromisso lógico nas 500's não fosse o preço estragar a equação...
Neste conjunto optaria pela macbor apenas se o dinheiro fosse curto mas não deixa de ser uma boa 1a moto.
Experimenta ir a todos os stands para ver de perto qual delas mais te sentes confortável e depois olha para os preços para comparar entre os modelos que mais gostaste de estar sentado...
A cb500x quase que coloco de parte porque para além do preço, as specs de tanto uma TRK, Voge 650, ou XR5 parecem ser quase iguais ou melhores e a um preço muito mais acessível. A cb500x perde nos 2000€-3000€ que são precisos pagar nos extras para igualar as outras.
Já a gs750, essa está lá cima no topo das escolhas caso vá para a loucura.
Obrigado pelo feedback ;)
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Nesse grupo preço/potencia, já viste a Tracer 7, V-Strom 650 ou a NC750?
Em usado mantém bem o valor, em especial a tracer.
:convivio:
A NC750 saiu da lista quando o preço ficou ali no campo da Gs e da Tiger. Se bem que gostei bastante do facto da NC vir com um espaço para capacete extra na zona do tanque, mas suspeito que isso seja algo que dê mais jeito a alguém que utilize a mota diariamente e precise de espaço sem ter que montar a top case.
Quanto às outras, vou ver. Agradecido pelas sugestões! ;)
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Na minha opinião e para a lista apresentada escolheria assim:
500cc
CB500x sem os extras comprados na Honda.
650cc
Tiger sem os extras comprados na Triumph.
São dois "campeonatos" completamente diferentes um do outro (500cc vs 650cc)
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Se quiseres podes ler sobre esta mota no separador BMW, que está lá um DB da minha versão 40 anos antes de ter ido para a sucata. Estava linda...enfim uma pena, mas pronto já foi.
BMW 750GS (alguns extras, sem cases) - 12.210€
Os 77cvs falam pouco da performance da mota. De facto, como deves saber o motor é 850cc, portanto pouco binário perde para a F850GS. É um motor cheio.
Package eletrónico, ecrã TFT e acabamentos de uma forma geral deixam as restantes a léguas. Super confortável, fazia na boa um depósito cheio a depósito vazio sem problemas, optimas prestações, é verdadeiramente uma all rounder impecável (também come terra se quiseres)
A nível de condução, não sei como se compara com as outras, mas sei que é a F750GS é uma mota, no meu ver, sem falhas. A única coisa obrigatória que tens que fazer é meter um vidro alto em condições. Recomendo o MRA touring windshield que é o que tenho na minha mota atual.
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Tens aí uma salada de frutas low cost e high cost.
A minha opinião vai ser neutra, experimenta a que poderes e aquela te sentires melhor, olha compra. Não esquecer também custos de manutenção e reparação
Enviado do meu CPH2065 através do Tapatalk
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Eu vejo uma Macbor XR5 todos os dias ao pé de casa e realmente impressiona a qualidade dos componentes vs custo.
Agora, como já alguem disse e concordo, sendo uma moto acessível não deixa de ser dinheiro e a assistência / presença no mercado é ainda uma incógnita, é demasiado cedo para saber onde estará a marca daqui a 3, 5 ou 10 anos. Se é que ainda existe. Tudo isso influi no valor de mercado da moto na altura de vender. Compensa? Só o próprio pode saber.
Vou dar um exemplo também para se perceber que isto não é matemática: Eu tive 2 LML (feitas na fábrica que um dia foi uma joint venture com a Vespa na Índia) e houve uma altura no nosso mercado, há uns 10 anos, em que se vendiam como pães quentes. Havia quem encomendasse contentores de LML... Entretanto talvez há uns 4 anos a LML faliu e a assistência deixou de ser assegurada. Muitas peças são compatíveis com a Vespa PX, mas nas 4 tempos não é bem assim. A verdade é que, contra todas as expectativas, elas continuam a ter um valor de mercado interessante, mesmo com alguma falta de peças específicas...
Anyway, a escolha segura desse leque inicial é, na minha opinião, a CB500. Fácil, fiável, acessível, sem grandes invenções, com assitência oficial em todo o país, e com valor seguro na hora de vender.
Para mim a TRK está a meio da ponte. Há muitas e já tem implantação no mercado, mas acho-a demasiado (e desnecessariamente) pesada e volumosa para primeira moto (a de jante grande à frente), especialmente se a estatura do condutor não for acima da média...